
Acordei cedo para passear o cachorro, aproveitando para dar um pulo na padaria do Le Vin e comprar uma baguette de fermento natural, que iria muito bem com o patê de pimentão da Heloísa Bacellar, para o qual fiz a receita de cottage/ricotta caseira da Cris. Enquanto o queijo sorava na peneira, os pimentões enegreciam sob o grill do forno. Deixei que esfriassem em sacos plásticos, retirei-lhes as sementes e a pele chamuscada e reaqueci-os numa frigideira com um pouco de azeite, alho e tomilho fresco. Bati tudo no liqüidificador com o queijo pronto, temperei e levei à geladeira enquanto preparava a sobremesa.


Tudo correu maravilhosamente bem, e ficamos aliviados em constatar que os dois cães juntos (Gnocchi e a cachorrinha dos meus sogros) não destruíram o apartamento, como imaginávamos. Estou pegando o jeito desses almoços sossegados.


TORTA DE AMÊNDOAS E AMEIXAS
Quase nada adaptado do livro Pure Dessert, de Alice Medrich)
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 8 porções
Ingredientes:
- 70g de farinha de amêndoas ou amêndoas inteiras (com ou sem casca) e moídas em casa, no processador
- 3/4 xíc. açúcar cristal orgânico
- 1/4 colh. (chá) sal
- 1/4 colh. (chá) essência de amêndoas
- 100g (3/4 xíc.) farinha de trigo
- 1/4 colh. (chá) bem rasa de fermento químico em pó
- 1 ovo extra-grande orgânico
- 3 colh.(sopa) manteiga sem sal não muito gelada, em pedaços menores
- 4-8 ameixas maduras (dependendo do tamanho), de casca mais ácida
- Posicione a grade do forno no terço inferior e pré-aqueça o forno a 190ºC. Junte na batedeira a farinha, as amêndoas moídas, o açúcar, o sal e o fermento. Com a pá, misture um pouco em velocidade baixa. Junte a essência de amêndoas, o ovo e a manteiga e continue misturando até que toda a farinha esteja úmida e comece a formar pelotas em volta da pá da batedeira. Você pode fazer isso à mão, com um garfo, ou com o processador, se quiser.
- Unte generosamente com manteiga uma forma de torta com fundo removível de 24cm e despeje a massa nela. Aperte com as mãos até espalhá-la em todo o fundo, mas sem subi-la pelas bordas.
- Se as ameixas não tiverem mais de 5cm de diâmetro, apenas corte ao meio e retire os caroços. Se forem maiores, corte em quartos. Disponha as frutas sobre a massa, lado cortado para cima, pressionando-as ligeiramente na massa para que não tombem enquanto assam.
- Leve ao forno por 40-45 minutos, até que a massa tenha subido um pouco e esteja dourada nas bordas. Deixe esfriar por alguns minutos e então remova as laterais da forma com cuidado, para que termine de esfriar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.
14 comentários:
por acaso, já ha algum tempo, procurando uma receita entrei no seu blog, agora, sempre que posso, volto. alem de receitinhas muuuito apetitosas seu jeito de escrever é demais de gostoso e suas dicas ótimas.
e ainda tem as fotos desse fofo que é seu bebê cachorrinho...
obrigada por nos presentear com esses espaço lindo.
Adoro o nome desse cachorro. Gnocchiiii, cadê você? Scoobie que me perdôe mas o Gnochi já mora no meu coracao. Um beijo.
ana q almoço gostoso... realmente a tranquilidade reinou... e isso émaravilhoso pra vc imagino!
agora essa torta é um escandalo... parece deliciosamente saborosa... bjs
Não sei se é a intenção, mas esta torta tem uma cara de natal. E natal, para mim, é o feriado mais bonito do ano. Bjos.
Que fofo o Gnocchi com a cadelinha!
Bjs
Ana, acompanho seu blog há quase 2 anos e só agora estou tendo coragem de me pronunciar. Meu marido insiste para que eu faça isso há tempos, pois temos modos de pensar muito semelhantes, e algumas das batalhas em casa também parecem saídas do mesmo "filme" (a saga do sorvete de morango por exemplo, fez meu marido achar que havia combinado com você pois, poucos dias antes, o diálogo aqui em casa foi quase o mesmo...rsrsrs!). Já comentei isso no meu 1° post, mas queria te agradecer o texto delicioso que me apresentou o mundo até então desconhecido dos blogs.
Muitos beijos e sucessos,
Renata.
A GENTE SE SENTE COMO SE FOSSE "DE CASA" VENDO E LENDO SUAS MATéRIAS... Sò FALTA COMER, Né?
Approfitto per farti gli auguri di un serenìssimo Natale e un anno meraviglioso!!!!
Cristiane Sales
Milano, Italia
A GENTE SE SENTE COMO SE FOSSE "DE CASA" VENDO E LENDO SUAS MATéRIAS... Sò FALTA COMER, Né?
Approfitto per farti gli auguri di un serenìssimo Natale e un anno meraviglioso!!!!
Cristiane Sales
Milano, Italia
hum que torta apetitosa vou testar.
um beijo e boa semana.
delicia!
Amei este menu. tinha lido o teu outro post em que comentavas que querias largar o estresse quando de visitas para uma refeição. E que bom que pareces teres conseguido isso. Tudo o que descrevestes é bem saboroso. Fiquei salivando ao ler sobre cada course. e tenho que dizer que amei as cadeiras da tua mesa.
Oi Ana,
pra começar. Faltou a receita do sorvete de banana.
É ando enrolado nas receitas de sorvete. Fiz no outro dia a receita do sorvete de limão siciliano do livro do David Lebovitz. O sabor ficou show agora a textura não ficou legal. Ficou empelotado. Tipo bolas da gordura do creme. Não entendi o que fiz de errado. Alguma dica?
bjo gde,
Tatoo
Ana, é possível fazer essa torta só com farinha de trigo?
Um abraço, Socorro.
Ana amora,
Gnocchi é mesmo um nome lindo e ele é maravilhoso! Na casa do meu namorado temos a Salame, a gata mais gulosa da história! Experimentei fazer pasta a la Norma recentemente e já virou minha predileta. Ótimo texto, como sempre . Vou à Itália em breve e pensarei demais em vc! Beijão!
Postar um comentário