domingo, 7 de dezembro de 2008

Financiers aux framboises

Conversando com minha irmã outro dia, concluímos que vida saudável vicia. Você começa grunhindo para acordar cedo e fazer esporte, torce o nariz para o arroz integral e sente falta de um monte de fritura aqui e ali. Mas, um dia, como se seu universo de repente fosse alterado, percebe que não consegue mais ficar acordada na balada até tarde, não gosta de acordar às 10h da manhã com gosto de cabo de guarda-chuva na boca, e se sente desagradavelmente letárgica o dia todo quando falta ao treino.

Ainda há gente que não me entende direito, e acha que sou louca por levantar num domingo às 6h30 da manhã. Meu relógio biológico é praticamente britânico, no entanto, e mesmo que eu queira dormir até tarde, não consigo. Acostumei-me a acordar às 6h todo dia para correr, e por isso sinto um sono atroz logo às 10 da noite. Ainda bem que pelo menos na minha idade meus amigos estão começando a ir aos bares mais cedo, e não à meia-noite, como quando tinha 18 anos. Meu corpo já não sustentaria aquele estilo de vida.

A questão é... não sei se Deus ajuda quem cedo madruga, mas quem o faz com certeza aproveita melhor o dia.

Às 9h da manhã de hoje, já tínhamos tomado um café da manhã com panquecas, maple syrup, ovos mexidos, café preto e suco de abacaxi feito na hora, o cachorro já estava devidamente passeado e os financiers de framboesa esfriavam na grade, esperando para serem embalados e levados para o almoço de advento na casa dos meus sogros.

Nunca fizera financiers e nem tinha idéia de como deveriam ficar. Mas dada sua facilidade de preparo, já os considero imediatamente incorporados ao meu repertório culinário.

FINANCIERS AUX FRAMBOISES
(da revista francesa Saveurs)
Tempo de preparo: 35 minutos
Rendimento: 24 financiers


Ingredientes:
  • 150g de manteiga sem sal
  • 50g de farinha
  • 80g de farinha de amêndoas
  • 140g de açúcar
  • 10g de açúcar baunilhado
  • 1 pitada de sal
  • 4 claras de ovos
  • um punhado e framboesas frescas ou congeladas

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Derreta a manteiga e deixe esfriar.
  2. Em uma tigela, misture a farinha, a farinha de amêndoas, os açúcares e o sal. Junte as claras de ovos e misture até formar uma pasta. Derrame a manteiga derretida e fria e e misture bem.
  3. Despeje a mistura nas forminhas de mini-muffins ou mini-empadas (não precisa untar), até 3/4 da capacidade. Posicione uma framboesa no centro de cada forminha e afunde ligeiramente com o dedo. Leve ao forno por 15-18 minutos, observando sempre. Um palito deve sair limpo quando inserido, mas eles devem manter-se macios e úmidos. Retire com cuidado e esfrie sobre uma grade.

20 comentários:

Samara de Araújo disse...

Ana! Bom dia! Li sua receita e achei que os financiers são bem gostosos. Só nunca ouvi falar deles e fiz uma busca, mas não encontrei um site que explicasse o que são... Please, tire três dúvidas minhas: o que são financiers, especificamente. Já percebi que são bolinhos, mas gostaria de conhecer um pouco mais sobre eles. Tipo, originários da França, feitos por quem, etc. Segunta dúvida: as claras devem ser acrescentadas em ponto de neve?
Terceira dúvida: Aqui em Belém não se encontra determinadas coisas :o( A farinha de amêndoas acredito que será uma delas, pois nunca vi por aqui. Posso comprar amêndoas, torrá-las e triturá-las? Tenho que usar só o pó, bem fininho (como pra macarons) ou a farinha pode ter uns pedacinhos mais grosseiros?
Agradeço imensamente por sua atençao! E feliz domingo de advento! :o)

Goreti disse...

E mundo bom esse da blogsfera! Aprende-se dia a dia. Hoje foi mais um deses dias pra mim, não conhecia Financiers, mas já me encantei, ficaram lindos e me parecem ser bem saborosos.Vai pra lista!

Beijos!!!

Ana Elisa disse...

Samara,
como é a primeira vez que os preparo, não me sinto muito à vontade para criar um tratado a respeito. Sei que são... hmmm... franceses. E só. E que seu formato mais comum é retangular. Não, as claras vão in natura, sem ser batidas nem nada. Estranho, mas dá certo e é um ótimo jeito de usar claras sobrando. E sim, vc pode comprar as amêndoas, tostar e moer fino, até a consistência de farinha de milho.

Goreti,
Também gosto de blogs por isso. Mesmo que você não faça a receita do blog, pelo menos vc fica sabendo que aqui lo existe, abre sua mente, atiça sua curiosidade...

Beijos!

Dricka disse...

Ficaram lindos e apetitosos.Eu já me amarrei, pois amo tudo o que vai farinha de amêndoas.
E você tem razão, quando mudamos nossos hábitos, no início é sacrificante, mas depois é simplesmente natural.E eu nunca torci o nariz pro arroz integral, porque amo todos os cereais integrais, eu acho comida saudavel maravilhosa, só falta criar vergonha na cara e dar um basta em algumas porcarias que ainda rolam por cá.
Bjs e boa semana!

Leo disse...

já que não conheço, vou deixar assim: bonitos "bolinhos", hehehe.

Ontem (domingo), vi você passar ali pelos jardins. eu estava com a bia em uma padaria (lorena com rocha de azevedo) e reconheci seu inconfundível cachorro de olhos azuis. Ali é do lado de um dos meus restaurantes preferidos, o Balbek. A melhor coalhada do mundo inteiro, haha. E o melhor arroz de carneiro também.

um abraço, Leo.

Leo disse...

"olhos azuis" que não são exatamente azuis, mas deu pra entender, né?

Just disse...

Adorei o blog! as receitas também. Fiquei inclusive com vontade de enveredar-me em uma cozinha hahaha. Você prepara para pessoas que não sabem cozinhar? haha

abraços

Nysa disse...

que lindos que ficaram ;-) anotei a receita!!! beijocas

Fabrícia disse...

Ana ficaram um escândalo ..... miam, miam. Publiquei hoje sobre os liros preferidos....
Bjs para ti.

Gourmandise disse...

estas gostosuras estão entre a minha prefreridas...
bjo

Valentina disse...

Ah, friands sao a minha fraquesa.bjs e fica bem.

mesa para 4 disse...

Hummm que delícia e que fotos maravilhosas...beijinho

Babi Sznayder disse...

oLA sua receita parece incrivel só tenho dúvida de onde encontrar essa farinha em são paulo...
voce sabe aonde tem?
grata.
Barbara

Ana Elisa disse...

Dricka, Nysa e "Mesa p/ 4",
Obrigada! Boa semana para vcs tbm!

Leo,
Não duvido, estou sempre ali por perto! Da próxima vez dá um berro! :D

Just,
Que bom que vc gostou!

Fabrícia,
eu vi e fiquei super curiosa de folheas esses livros!

"Gourmandise" e Valentina,
pois é, acho que eles vão aparecer mais aqui em casa também!!

Barbara,
vc pode comprar as amêndoas inteiras, torrá-las, pelá-las e moê-las em casa.

Beijos!

Letrícia disse...

Opa, bolinho ideal para gente que, como eu, tem medo de claras em neve (foi a única resolução culinária para 2008 que eu não consegui cumprir).

Beijo!

Anônimo disse...

Olá Ana! Conhecemos seu blog através do blog do Beto (Receita passo a passo), parabéns!!! Tenho vontade de fazer todas as receitas!!! Por favor, onde encontro a farinha de amêndoas e o açúcar de baunilha?
Abraços e parabéns!!!
gi

Ana Elisa disse...

Gi,
basta moer bem fino as amêndoas sem pele (um processador dá conta). O açúcar, simplesmente coloque favas usadas e secas de baunilha no pote de açúcar.

Bjos

Delfin disse...

Olá Ana,
Muito boa a receita...eu gostaria de incluir os financiers em minha pequena casa de sucos e café...mas o ideal seria a terceirização, para manter o padrão...vc conhece alguma empresa/pessoa que fornece os financiers em São Paulo? abraços

Album disse...

Olá, eu já trabalhei em um café q tinha especificado a origem e porque do nome.
Financiers, Receita francesa comum nos arredores da Bolsa de Valores de Paris. Este fato e a riqueza dos ingredientes de base (manteiga e amêndoas) acabaram influenciando na definição do nome e formato (barrinha de ouro) da iguaria.
Não sei ajudei, mas era o que sabia sobre esta delicia!!!

Anônimo disse...

Ola! Me chamo Daisy e sou gastronoma e a historia dos Financiers é que sao originarios de Saint Emilion, na França, cidade que ja amanhece cheirando à baunilha, de ruas de pedras e moradores que se cumprimentam como se ja se conhecessem a vida toda. Pessoas de todo o mundo viajam a Saint Emilion todos os anos somente para experimentar iguarias como o Financiers e tambem Macarons. Bjo a todos!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails