

Ainda há gente que não me entende direito, e acha que sou louca por levantar num domingo às 6h30 da manhã. Meu relógio biológico é praticamente britânico, no entanto, e mesmo que eu queira dormir até tarde, não consigo. Acostumei-me a acordar às 6h todo dia para correr, e por isso sinto um sono atroz logo às 10 da noite. Ainda bem que pelo menos na minha idade meus amigos estão começando a ir aos bares mais cedo, e não à meia-noite, como quando tinha 18 anos. Meu corpo já não sustentaria aquele estilo de vida.
A questão é... não sei se Deus ajuda quem cedo madruga, mas quem o faz com certeza aproveita melhor o dia.
Às 9h da manhã de hoje, já tínhamos tomado um café da manhã com panquecas, maple syrup, ovos mexidos, café preto e suco de abacaxi feito na hora, o cachorro já estava devidamente passeado e os financiers de framboesa esfriavam na grade, esperando para serem embalados e levados para o almoço de advento na casa dos meus sogros.
Nunca fizera financiers e nem tinha idéia de como deveriam ficar. Mas dada sua facilidade de preparo, já os considero imediatamente incorporados ao meu repertório culinário.

(da revista francesa Saveurs)
Tempo de preparo: 35 minutos
Rendimento: 24 financiers
Ingredientes:
- 150g de manteiga sem sal
- 50g de farinha
- 80g de farinha de amêndoas
- 140g de açúcar
- 10g de açúcar baunilhado
- 1 pitada de sal
- 4 claras de ovos
- um punhado e framboesas frescas ou congeladas
Preparo:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Derreta a manteiga e deixe esfriar.
- Em uma tigela, misture a farinha, a farinha de amêndoas, os açúcares e o sal. Junte as claras de ovos e misture até formar uma pasta. Derrame a manteiga derretida e fria e e misture bem.
- Despeje a mistura nas forminhas de mini-muffins ou mini-empadas (não precisa untar), até 3/4 da capacidade. Posicione uma framboesa no centro de cada forminha e afunde ligeiramente com o dedo. Leve ao forno por 15-18 minutos, observando sempre. Um palito deve sair limpo quando inserido, mas eles devem manter-se macios e úmidos. Retire com cuidado e esfrie sobre uma grade.
20 comentários:
Ana! Bom dia! Li sua receita e achei que os financiers são bem gostosos. Só nunca ouvi falar deles e fiz uma busca, mas não encontrei um site que explicasse o que são... Please, tire três dúvidas minhas: o que são financiers, especificamente. Já percebi que são bolinhos, mas gostaria de conhecer um pouco mais sobre eles. Tipo, originários da França, feitos por quem, etc. Segunta dúvida: as claras devem ser acrescentadas em ponto de neve?
Terceira dúvida: Aqui em Belém não se encontra determinadas coisas :o( A farinha de amêndoas acredito que será uma delas, pois nunca vi por aqui. Posso comprar amêndoas, torrá-las e triturá-las? Tenho que usar só o pó, bem fininho (como pra macarons) ou a farinha pode ter uns pedacinhos mais grosseiros?
Agradeço imensamente por sua atençao! E feliz domingo de advento! :o)
E mundo bom esse da blogsfera! Aprende-se dia a dia. Hoje foi mais um deses dias pra mim, não conhecia Financiers, mas já me encantei, ficaram lindos e me parecem ser bem saborosos.Vai pra lista!
Beijos!!!
Samara,
como é a primeira vez que os preparo, não me sinto muito à vontade para criar um tratado a respeito. Sei que são... hmmm... franceses. E só. E que seu formato mais comum é retangular. Não, as claras vão in natura, sem ser batidas nem nada. Estranho, mas dá certo e é um ótimo jeito de usar claras sobrando. E sim, vc pode comprar as amêndoas, tostar e moer fino, até a consistência de farinha de milho.
Goreti,
Também gosto de blogs por isso. Mesmo que você não faça a receita do blog, pelo menos vc fica sabendo que aqui lo existe, abre sua mente, atiça sua curiosidade...
Beijos!
Ficaram lindos e apetitosos.Eu já me amarrei, pois amo tudo o que vai farinha de amêndoas.
E você tem razão, quando mudamos nossos hábitos, no início é sacrificante, mas depois é simplesmente natural.E eu nunca torci o nariz pro arroz integral, porque amo todos os cereais integrais, eu acho comida saudavel maravilhosa, só falta criar vergonha na cara e dar um basta em algumas porcarias que ainda rolam por cá.
Bjs e boa semana!
já que não conheço, vou deixar assim: bonitos "bolinhos", hehehe.
Ontem (domingo), vi você passar ali pelos jardins. eu estava com a bia em uma padaria (lorena com rocha de azevedo) e reconheci seu inconfundível cachorro de olhos azuis. Ali é do lado de um dos meus restaurantes preferidos, o Balbek. A melhor coalhada do mundo inteiro, haha. E o melhor arroz de carneiro também.
um abraço, Leo.
"olhos azuis" que não são exatamente azuis, mas deu pra entender, né?
Adorei o blog! as receitas também. Fiquei inclusive com vontade de enveredar-me em uma cozinha hahaha. Você prepara para pessoas que não sabem cozinhar? haha
abraços
que lindos que ficaram ;-) anotei a receita!!! beijocas
Ana ficaram um escândalo ..... miam, miam. Publiquei hoje sobre os liros preferidos....
Bjs para ti.
estas gostosuras estão entre a minha prefreridas...
bjo
Ah, friands sao a minha fraquesa.bjs e fica bem.
Hummm que delícia e que fotos maravilhosas...beijinho
oLA sua receita parece incrivel só tenho dúvida de onde encontrar essa farinha em são paulo...
voce sabe aonde tem?
grata.
Barbara
Dricka, Nysa e "Mesa p/ 4",
Obrigada! Boa semana para vcs tbm!
Leo,
Não duvido, estou sempre ali por perto! Da próxima vez dá um berro! :D
Just,
Que bom que vc gostou!
Fabrícia,
eu vi e fiquei super curiosa de folheas esses livros!
"Gourmandise" e Valentina,
pois é, acho que eles vão aparecer mais aqui em casa também!!
Barbara,
vc pode comprar as amêndoas inteiras, torrá-las, pelá-las e moê-las em casa.
Beijos!
Opa, bolinho ideal para gente que, como eu, tem medo de claras em neve (foi a única resolução culinária para 2008 que eu não consegui cumprir).
Beijo!
Olá Ana! Conhecemos seu blog através do blog do Beto (Receita passo a passo), parabéns!!! Tenho vontade de fazer todas as receitas!!! Por favor, onde encontro a farinha de amêndoas e o açúcar de baunilha?
Abraços e parabéns!!!
gi
Gi,
basta moer bem fino as amêndoas sem pele (um processador dá conta). O açúcar, simplesmente coloque favas usadas e secas de baunilha no pote de açúcar.
Bjos
Olá Ana,
Muito boa a receita...eu gostaria de incluir os financiers em minha pequena casa de sucos e café...mas o ideal seria a terceirização, para manter o padrão...vc conhece alguma empresa/pessoa que fornece os financiers em São Paulo? abraços
Olá, eu já trabalhei em um café q tinha especificado a origem e porque do nome.
Financiers, Receita francesa comum nos arredores da Bolsa de Valores de Paris. Este fato e a riqueza dos ingredientes de base (manteiga e amêndoas) acabaram influenciando na definição do nome e formato (barrinha de ouro) da iguaria.
Não sei ajudei, mas era o que sabia sobre esta delicia!!!
Ola! Me chamo Daisy e sou gastronoma e a historia dos Financiers é que sao originarios de Saint Emilion, na França, cidade que ja amanhece cheirando à baunilha, de ruas de pedras e moradores que se cumprimentam como se ja se conhecessem a vida toda. Pessoas de todo o mundo viajam a Saint Emilion todos os anos somente para experimentar iguarias como o Financiers e tambem Macarons. Bjo a todos!
Postar um comentário