quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Direitos Autorais, coisa que ninguém mais parece saber o que é (UPDATED)

A coisa que mais se discute em fóruns de ilustração e design hoje em dia é direito autoral, plágio, apropriação, etc. Para quem não sabe, direito autoral funciona da seguinte forma: eu desenhei/fotografei/criei, é meu, é meu patrimônio, é patrimônio dos meus descendentes. Quer usar? Por um valor X você pode imprimir aquela imagem na sua camiseta, você pode usar num livro, pode tatuar na testa se quiser.

Eu não sou fotógrafa profissional, o que só quer dizer que eu não tenho um cartão de visitas onde se lê "fotógrafa". O que não quer dizer que eu não tenha investido em cursos, equipamento e que eu não trabalhe com isso. Ou mesmo que meu tempo e meu esforço não tenham valor. Para evitar maiores úlceras estomacais de ódio, minhas fotografias e textos do La Cucinetta (MAS NÃO AS ILUSTRAÇÕES) estão sob o Creative Commons. Quer usar a foto no blog? Usa. Coloca um link ou diz que foi a Ana que tirou a foto. Sem problemas. Quer usar o texto? Idem. Não há nenhum problema, ninguém se machuca.

Agora o que fazer quando é uma empresa que resolve usar sua fotografia? Ela está usando para quê? Para deixar a área de receitas de seu site mais vistosa, gerar visitação, empatia com a marca e, logo, mais vendas. ELA ESTÁ LUCRANDO COM A FOTOGRAFIA.

E se alguém está ganhando dinheiro com meu trabalho, nada mais JUSTO do que quem fez o trabalho ganhar uma parte.

LOGO, SE A EMPRESA NÃO ESTÁ ME PAGANDO PELA FOTOGRAFIA (e nem mesmo dando créditos, diga-se de passagem), ELA ESTÁ ME ROUBANDO. E ISSO É CRIME. É VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS.

Eu vivo de criação. Ilustração (e muitas vezes fotografia) paga meu aluguel. Se todo mundo olhar para meu trabalho e achar que "tá na rede, então o uso é livre", COMO SE ESPERA QUE EU PAGUE MINHAS CONTAS????

O pior de tudo, é que a foto roubada nem mesmo corresponde à receita ao lado.

Aos ladrões, queimem no inferno, porque KARMA IS A BITCH!

É por causa dessa gente mesquinha e ignorante que não dá valor para o trabalho alheio, e que gosta do roubo como saída fácil para cortes em verba de comunicação, que a maioria das pessoas que trabalha com qualquer espécie de arte precisa de um segundo emprego para poder pagar as contas. E não se engane: aquela loja legal de camisetas cheia de fotos do Poderoso Chefão, do Homer Simpson e etc, não pagou cessão de direitos de impressão para os donos das imagens também. Essa prática tem se espalhado numa velocidade alarmante, e quando até empresas que deveriam ser nossos clientes estão nos roubando, eu duvido que haja um único ilustrador ou fotógrafo profissional daqui a 200 anos, pois não vai valer a pena financeiramente fazer cursos ou faculdades se ninguém vai te pagar pelo seu trabalho.

Mandei um email à empresa bastante educado, muito mais civilizado do que esse post-desopila-fígado. Mas quero que vocês visitem o site e vejam as imagens das receitas. Pois eu tenho certeza de que encontrarão muitas fotos suas ali também.

VEJA O ROUBO AQUI.

UPDATE: Olha só como a empresa foi LEGAL [note o tom de sarcasmo aqui]. Bastou que eu fosse alertada por uma leitora [obrigada, aliás!], e escrevesse um email reclamando para que eles dessem o devido CRÉDITO AO FOTÓGRAFO. UAU! Quão magnânimo da parte da empresa... Da próxima vez, que tal FAZER ISSO ANTES???? OU QUE TAL PERGUNTAR SE PODE???? Eles me responderam, no entanto? Não. Não recebi NENHUM email pedindo desculpas pelo "mal entendido".

Depois de escrever esse post, contei a meu professor de aquarela, que me aconselhou a processar a empresa. Mas eu sou muito boazinha e me contento com créditos, SÓ PORQUE É FOTO E NÃO ILUSTRAÇÃO. [PORQUE SE EU VIR ALGUÉM USANDO DESENHO MEU SEM MINHA PERMISSÃO, EU VOU ARRANCAR CADA CENTAVO DO FDP E SEUS DESCENDENTES.] Mas dentro do assunto do meu último post do Desenhoquê, ele me contou que quando resolve usar uma fotografia como referência para uma pintura, ele entra em contato com o fotógrafo para pedir permissão primeiro. Afinal, ele só consegue pintar aquela cena ou detalhe por conta do trabalho do fotógrafo, então, nada mais justo. ISSO É ÉTICA.

Pergunta: vocês que também tiveram fotos roubadas... vocês têm créditos ali também?

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Risotto de abobrinha e ervilhas com alcachofras fritas

Havia tanto tempo eu não preparava risotto... Mas fiquei vidrada na fotografia do livro Venezia, da Tessa Kiros, assim que o abri. [Livro lindo, lindo, lindo, cheio de fotos maravilhosas e coisas gostosas, principalmente frutos do mar!] A única coisa que não havia em casa eram aspargos, mas aquela última abobrinha esquecida e a pobre e rejeitada alcachofra de minha geladeira imploravam para serem usadas nesse prato.

Tudo muito simples. Arranquei todas as folhas duras da alcachofra, deixando apenas o fundo e aquelas folhinhas bem macias do centro. Cortei-a ao meio, passei uma faquinha afiada na base daqueles espetos cabeludos e os retirei com facilidade. Então fatiei as metades de alcachofra bem fino, 4 ou 5mm, deixando os pedaços imersos em água com limão.

Fatiei uma abobrinha e piquei meia cebola. Refoguei a cebola em azeite até amaciar bem, então juntei a abobrinha e 1/2 xic. ervilhas congeladas. Temperei com sal e pimenta-do-reino e cozinhei por alguns minutos, mexendo sempre. Juntei 1 xic. de arroz arbóreo. Mexe-mexe-mexe. Estala-estala. Uma taça de vinho branco. Ok, uma para mim, uma para o risotto. Deixei evaporar até virar um xarope. Então caldo de legumes caseiro. Cozinha, cozinha, cozinha. Risotto veneziano costuma ser um pouco mais caldaloso do que em outras partes da Itália. All'onda.

Enquanto isso, escorri as fatias de alcachofra, sequei um pouco com uma toalha de papel e passei em umas duas colheres de farinha. Aqueci óleo vegetal numa frigideira grande e fritei as alcachofras por uns 5-7 minutos, até que estivessem macias e douradas. Deixei escorrendo no papel toalha.

Risotto pronto? Um naco generoso de manteiga, um punhado ainda mais generoso de parmesão ralado na hora e um pouco de salsinha picada. Mistura-mistura-tampa-deixa-quieto. Depois de alguns minutos, distribuo colheradas generosas no prato, disponho as alcachofras por cima, polvilho mais parmesão, um fio de azeite e folhas frescas de hortelã.

Um dos melhores risotti que já fiz. Achei que fossem dar 2 porções, uma vez que fiz metade da receita do livro, mas deram três, por conta da abobrinha grande que fez volume. Delicioso, aprovadíssimo e altamente recomendável. Já tenho uma lista mental de pelo menos 80% das receitas do livro que quero testar nos próximos meses. :)

Não descrevi aqui todos os passos do risotto, porque quem já sabe fazer risotto percebeu que a única coisa diferente de um risotto de legumes normal são as alcachofras fritas. Se risotto ainda é um mistério para você, leia isso.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails