quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Muffins de painço garantindo que meus filhos vão me odiar um dia

Como alguém que gosta só um pouquinho de cozinhar, é claro que eu fantasiava ansiosamente com lanchinhos de escola. [Doida de pedra.]

Corri atrás de uma garrafinha térmica que fosse de inox por dentro, uma vez que plástico absorve cheiros e sabores e engordura, e alumínio é reativo, e limitaria o uso de ingredientes ácidos nos sucos e chás, a não ser que quisesse meu filho consumindo doses diárias de alumínio em sua limonada. Hmmm... não, obrigada. No fim, minha boa intenção voltou pra me morder na bunda, e ainda que a térmica seja ótima (mantém o chá gelado até o fim do dia, o que a torna excelente pra levar coisas como iogurte), ela vaza quando chacoalhada em qualquer posição que não de pé. :P Então eu que estava sendo muquirana e usando a bolsinha térmica de bebê como lancheira e minha mochila de ataque como mochila dele, agora vou atrás de uma mochilinha infantil que tenha um compartimento pra manter a danada da térmica em pé. Fazer o quê? Pelo menos os potinhos de inox com tampinha plástica para levar os quitutes têm funcionado lindamente.

No quesito "cardápio", as escolhas têm sido bem simples, pois Thomas não é um morto-de-fome de manhã; quando mando qualquer coisa maior que dois biscoitos, alguma comida retorna intacta. Isso na verdade tem facilitado minha vida, pois não tenho que seguir o enorme cardápio de lanche que mais parece almoço recomendado pela escola: sanduíche, biscoito, fruta e suco de caixinha. Sou só eu, ou isso lhes parece coisa demais para uma criança no meio da manhã?

De qualquer forma, mando sempre um potinho com algum quitute que ele já tenha comido em casa e gostado, e a térmica com limonada azedinha, laranjada (1 laranja + água), lassi, chá de erva-cidreira, capim-limão, hortelã, vermelho, preto com limão e canela, etc... O que ele não toma na escola, bebe no almoço ou à tarde, uma vez que a temperatura é bem conservada.

Na primeira semana, mandei biscoitos de aveia e passas (da Alice Medrich), uva, manga, barrinhas de cereais caseiras (do Bill Granger) e muffin integral de gengibre e pêssego (da Kim Boyce). Preparei pãezinhos de queijo e congelei (da revista Menu, da qual tenho gostado um bocado), para assar noutro dia quando não tiver tempo de preparar outra coisa, e hoje estou preparando uns pãezinhos de beterraba (da revista Casa e Comida) para fazer sanduichinhos com Catupiry. Ainda tenho um pão de cevada congelado e manteiga com rabanetes congelada para futuros sanduichinhos, e tenho toda uma lista mental de pãezinhos, muffins, biscoitos, barrinhas e bolos para ele levar. Por enquanto estou deixando as frutas de lado, pois ele as come toda tarde em casa, e quero mais é que, nesse período de adaptação, ele associe a escola a suas coisas favoritas.


Não costumo ser paranoica com comida integral e "saudável" no sentido "nutricional" da coisa. Para mim, sendo feito em casa com itens pouco processados, é saudável e ponto, mesmo que seja feito de açúcar, farinha branca e frito. Um doughnut feito em casa é infinitamente menos doce, gorduroso e porcaria do que um comprado pronto, e meu filho não vai comer uma caixa com 9, ele vai comer apenas um. No entanto, tenho fases em que me interesso um bocado por farinhas integrais ou diferentes. Daí que virei piada em casa. E quando digo ao meu marido que Thomas vai levar de lanche lassi de água de rosas e muffin integral de painço, ele imediatamente começa a cantar Killing me Softly e eu tenho certeza de que meus filhos vão me detestar um dia. Com suas térmicas de inox que não são do Bob Esponja, suas mochilas genéricas, seus cabelos cortados em casa e seus muffins integrais de painço. ¬_¬

Este muffin é de um dos meus livros favoritos, Super Natural Everyday, e eles são pouco doces, macios, com o pontilhado crocante de painço. Gostosos assim simples, melhores com manteiga e geleia. Perfeitos para os mais naturebas, pois são integrais e adoçados apenas com mel. Quando disse ao moleque que ele precisaria esperar que esfriassem para comê-los, ele sentou-se na cozinha e pôs-se a esperar, ansiosamente. :)

MUFFIN INTEGRAL DE PAINÇO
(do livro Super Natural Everyday, de Heidi Swanson)
Tempo de preparo: 30 min
Rendimento: 12 muffins

Ingredientes:
  • 2 1/4 xic. (280g) farinha integral fina
  • 1/3 xic. (30g) painço descascado cru
  • 1 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 1 colh. (chá) bicarbonato de sódio
  • 1/2 colh. (chá) sal
  • 1 xic. (225g) iogurte integral caseiro
  • 2 ovos grandes, orgânicos
  • 1/2 xic. manteiga derretida, ainda quente
  • 1/2 xic. mel
  • casca ralada de 1 limão siciliano
  • 2 colh. (sopa) suco de limão siciliano

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 205ºC e unte 12 cavidades de uma forma de muffins com manteiga (alternativamente, use forminhas de papel, sem untar). 
  2. Misture os ingredientes secos com um batedor de arame numa tigela grande. Em outra tigela, misture todos os ingredientes líquidos até que fique homogêneo.
  3. Misture os líquidos aos secos com uma espátula, apenas até que não se veja mais farinha. 
  4. Divida a massa entre as forminhas, preenchendo praticamente toda a cavidade. Leve imediatamente ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que estejam dourados. 
  5. Deixe que esfriem na forma por 5 minutos, então desenforme com a ajuda de um talher e deixe que terminem de esfriar apoiados na diagonal nas próprias cavidades (como na foto); isso ajuda a manter a parte de baixo dos muffins ligeiramente crocantinha. 

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails