sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Uma sexta frugal: homemade ketchup

Ketchup é uma coisinha tão mandatória aqui em casa (e que frequentemente acaba enfeitando lasagne e tortas, o que me deixa cabreira), que toda vez que mencionava a vontade de preparar em casa, Allex torcia tanto o nariz que eu desistia. Mas os experimentos dos últimos meses têm amaciado o marido para homemade stuff, e quando o Heinz acabou, decidi que era o momento. Afinal, todos os ingredientes esperavam por mim na despensa. "Quero só testar", expliquei. "Se não ficar bom, a gente volta a comprar." Ele concordou.

De todas as receitas que constam em meus livros, foi a de Darina Allen que me chamou mais atenção, pelo uso de maçãs para melhorar o sabor e a textura. Como havia ainda uma batelada de miolos e cascas no meu freezer (metade fora usada para geleia), achei que poderia facilmente substituir as maçãs inteiras pelo mesmo peso em aparas. E sim! Funcionou maravilhosamente! De modo que, guardando as aparas das maçãs comidas no outono e inverno, você tem o bastante para preparar ketchup e geleia no verão e na primavera sem precisar comprar frutas fora de época.

Se eu soubesse que era tão fácil fazer ketchup, teria começado há muito tempo atrás. Usando tomates em lata e aparas de maçã congeladas, o único trabalho foi picar as cebolas e depois bater tudo. Se é mais barato? No meu caso, sim. Com os preços da minha região, e usando tomates pelados em lata, consegui, pelo preço de uma embalagem Heinz de 500g, produzir quase o dobro em volume de ketchup caseiro. Metade foi direto para a geladeira, e metade está em potes esterilizados, na parte escura da despensa. (Preciso dizer que mesmo saindo o mesmo preço, vale a pena ter ketchup cujos ingredientes você controla, e sem high fructose corn syrup? Não né?)

Por conta dos miolos das maçãs, tive de passar a mistura no passa-verdura para separar a polpa dos cabinhos e sementes. Deveria então ter batido tudo no liquidificador para deixar a textura bem lisa, mas me bateu uma preguiça imensa. Fica para a próxima. Porque quando perguntei ao Allex o que poderia fazer para melhorar o produto, sua resposta foi: "Só deixar mais lisinho, porque de gosto tá ótimo!"

Ok, agora até deixo o homem colocar ketchup na lasagne...

:D

KETCHUP CASEIRO (meia receita)
Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 3-4 xícaras, dependendo do quanto apurar

Ingredientes:
  • 750g de tomate sem pele e picado (fresco ou em lata)
  • 250g de aparas de maçã (miolos e cascas, guardados no freezer ao longo da estação)
  • 250g de cebolas picadas
  • 1 xic. + 2 colh. (sopa) açúcar cristal orgânico
  • 1 xic. vinagre de sidra*
  • 1/2 colh. (sopa) sal
  • 1/8 colh. (chá) pimenta caiena
  • 3 grãos de pimenta-do-reino
  • 3 grão de pimenta-da-jamaica
  • 3 cravos
*(confesso que usei vinagre branco + vinagre de framboesa + vinagre de xerez, porque precisava acabar com eles)

Preparo:
  1. Coloque todos os ingredientes numa panela de inox de fundo grosso. Leve à fervura e ferva em fogo brando por cerca de 1 hora, mexendo regularmente com uma colher de pau para evitar que grude, até que tenha a consistência de ketchup.
  2. Deixe que esfrie por uns 5 minutos e passe a mistura no passa-verdura com o disco de furos menores, para separar os cabinhos e sementes da maçã. Descarte esses restos.
  3. Passe o purê restante no liquidificador e bata até que fique bem liso e homogêneo. Se ainda estiver com consistência muito líquida, volte à panela e continue fervendo em fogo baixo, mexendo, até que engrosse. Lembre-se de que o ketchup engrossa um pouco depois que esfria. 
  4. Distribua em vidros esterilizados e guarde em local fresco, seco e escuro por 3 meses ou mais. (Na dúvida, guarde na geladeira.)

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails