segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bebê sentado e bolo de mirtilos

"Bebê sentado é vida", disse-me uma amiga outro dia. Ri, mas logo compreendi. De fato, bebê que senta é igual à mãe com um pouco mais de vida de volta. Pimpolho fica ali, sentado sozinho no chiqueirinho, rindo à toa com sua bola de pelúcia, enquanto mamãe consegue alguns minutos extras para ler um email ou entregar um trabalho. Ou mesmo, quem sabe, maravilha das maravilhas, sentar no sofá e ler um livro sem equilibrar bebê no colo.

Nesses momentos de paz de bebê sentado, é bom também aproveitar e fazer um bolo. Tanto melhor um bolo fácil como esse. Já tive minhas cismas com esse livro da Magnolia Bakery, mas hoje percebo que eram mesmo isso: só cismas. O livro é de fato bom, e esse bolo ficou tão macio e saboroso, que ouso pensar em usar sua base com outras frutas, ou mesmo como um bolo de baunilha simples, sem fruta nenhuma. Meu glacê ficou moreninho porque usei açúcar cristal orgânico no lugar do de confeiteiro e fiquei misturando o bendito no fogo até dissolver no creme. Não tem problema. Combina com o bolo igualmente escurinho pela 1/2 xícara de farinha de trigo integral que tive de usar ao dar-me conta de que não havia farinha comum o suficiente na despensa. Coisas de quem tem que ficar de olho no bebê sentado.

OBS: minha lista de livros foi atualizada, agora separada por temas. Dêm uma olhada nas páginas lá em cima, logo abaixo do título do blog. :)

BOLO DE MIRTILOS COM GLACÊ DE BAUNILHA
(ligeiramente adaptado do livro More from Magnolia, de Allysa Torey)
Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 1 bolo de 26cm

Ingredientes:
(bolo)
  • 1 1/2 xic. farinha de trigo 
  • 1/2 xic. farinha de trigo integral fina
  • 2 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 1 colh. (chá) sal
  • 2/3 xic. óleo vegetal (de preferência de canola)
  • 1 xic. açúcar cristal orgânico
  • 2 ovos grandes, em temperatura ambiente
  • 1 xic. leite integral
  • 1 colh. (chá) extrato natural de baunilha
  • 1 1/2 xic. de mirtilos frescos ou congelados, passados ligeiramente na farinha
(glacê)
  • 1 1/4 xic. açúcar cristal orgânico
  • 1/2 xic. creme de leite fresco
  • 1/2 colh. (chá) extrato natural de baunilha

Preparo
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de furo no meio, de 26cm de diâmetro.
  2. Numa tigela, peneire as farinhas, o sal e o fermento. 
  3. Na tigela da batedeira, bata em velocidade média o óleo, os ovos e o açúcar, até que fique claro e espesso, cerca de 3 minutos. 
  4. Junte os ingredientes secos em 3 partes, alternando com o leite misturado à baunilha. Bata a cada adição até que fique homogêneo. 
  5. Misture os mirtilos com uma espátula. Derrame na forma e leve ao forno por 60-70 minutos, ou até que esteja dourado e um palito inserido no meio saia limpo. 
  6. Retire o bolo do forno e deixe esfriar na forma por 1 hora. Desenforme e deixe esfriar completamente numa grade. 
  7. Para fazer o glacê, misture os ingredientes numa panela pequena de fundo grosso (ou em banho-maria) e mexa em fogo baixo até o açúcar dissolver. Derrame sobre o bolo frio e espere 1 hora antes de fatiar o bolo.

20 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Eu adoro bolo com mirtilos e esse seu tá com uma cara de macio.... Que lindo, Ana!
Vou lá xeretar a tua lista de livros.
Beijo!

Mineirices no Rio disse...

Ana,
Acabei de criar um blog para poder interagir nesse mundo gastronômico virtual que tanto me inspira...e por falar em inspiração, passei aqui principalmente para agradecer suas dicas, vc me fez ficar apaixonada por pães caseiros. Adoro suas receitas, e seu bolo denso de chocolate...é o melhor que eu já fiz na minha vida.
Parabéns pela maternidade, e por esse momento lindo em sua vida!

Bjs!!

Luciana

Jux disse...

cousa linda esse bolo!
esses bolinhos de baunilha com frutas mergulhadoras sao show de bola! E valem a pena encarar, mesmo sem frutas!
Tivemos a estacao cheia de blackberries, colhidos livres e selvagens. As frutas mais-organicas-impossivel viraram muita geleia e fiz muitos bolinhos nesse estilo - free diving fruits - mas sem glacê!
E lembrei de vc dia desses: ganhei um baldao cheio de marmelos, lindos e perfumosos!
10000 yeahhhh pro o bebê sentado!

Helena disse...

Ana, fiquei com uma dúvida: você escreveu "Retire o bolo do forno e deixe esfriar no forno por 1 hora". Tem que retirar do forno para esfriar ou manter no forno desligado? A receita parece deliciosa, vou testar agora à noite.
Bjs.

Ana E.G. Granziera disse...

Oi, Helena.
É "na forma", e não "no forno". Já corrigi no post, obrigada.
bjs

Comidinhas lá de Casa disse...

Ana, eu ando numa fase frutas vermelhas (incluir mirtilo em vermelhas pode? hehe) e fiquei encantada com esse bolo. Vou ter que fazer né? Beijos

Renata D. Name disse...

Olá Ana,

Fiz a receita só que com maçã seca e realmente é excelente. O bolo é leve e muito saboroso.

Parabéns!

Renata

marli disse...

oi fiz um bolo de fuba q encontrei aq no blog, super facil e ficou uma delicia!!em menos de meia hora ele sumiu rsrsr. abraços

Nana Noleto disse...

Arrgh! Mirtilo é praticamente impossível aqui nesse fim de mundo.

Nossa... parece que o post "I'm having a baby pie" foi ontem... o bebê já está sentando sozinho!!! Passa voando!

Sabrina disse...

Ana, que delícia! Ainda não tentei essa substituição usando o fogo para derretê-lo, mas, quando o bolo combina com o seu sabor, substituo o açúcar de confeiteiro pelo mascavo, passando-o pela peneira, e o resultado fica incrível. O melhor que obtive até agora foi em um bolo de abóbora, em que acrescentei um toque de cardamomo; a cobertura escura fica ainda mais bonita do que a clara! Abraço!

Iv disse...

Ana, conheci seu blg quando procurava uma receita de sopa de abóbora. A sua é maravilhosa! e rendeu histórias, que me inspirou um blog.. mas essa é outra história... Na rela, quero te agradecr pelas receitas e pelos textos ótimos! Me identifico! Ah! e vou experimentar o bolo de mirtilos! Abraço, tudo de bom!

CRISTIANE LARA disse...

Oi Ana, tudo bem ? Que lindo seu bolo ! Gostei bastante ! Eu adoro mirtilo ! E que fofura seu bebê nessa nova etapa. Parabéns !
Ah...e gostei também da tua lista de livros. Bj

Simples Assim disse...

Oi Ana,
Gostei da sua lista de livros, muito bem organizada.
E esse bolinho de mirtilo vem a calhar com esse sábado chuvoso aqui em Brasília.
Bj e um ótimo fim de semana,
Lylia

Mariana disse...

Oi, Ana!

Fiz o bolo no sábado pra comemorar os 7 meses do Max, é realmente uma delícia!
Usei amoras azedinhas e contrastou muito bem com a massa doce. Tava pensando em usar favas de baunilha da próxima vez no lugar do extrato, tem alguma dica das medidas pra fazer a substituição??

Abraço!

BValério disse...

Ficou com muito bom aspecto :)

Carol disse...

Oi, Ana, td bem?
Vc acha que dá certo substituir o óleo por manteiga nesse bolo? Nesse caso, eu deveria usar a mesma quantidade?
Bjos e parabéns pela nova fase do bebê lindo!

Ana E.G. Granziera disse...

Carol,
não sei se funcionaria nesse bolo, pois nunca fiz a substituição. Óleo é 100% gordura, enquanto manteiga tem uma porcentagem de água. Então você precisaria redzir outros líquidos da receita, mas não saberia dizer com garantia de sucesso em qual proporção.
abs

Sra. N disse...

Fiz esse bolo domingo, amei a massa é ótima, e esse glacê fica perfumado e muito saboroso. adorei!

Mariana disse...

Oi ana
Escrevo na esperança q ainda responda comentários de receitas de 2011, mas quem sabe..
Eu fiz ontem esta receita com amoras congeladas e aconteceu algo já ocorrido uma outra vez com um bolo de milho: o bolo cresceu, ficou lindo, perfumou a casa e foi retirado do forno após 70 min. 1 hora depois desenformei e cortei. Alem de murchar, havia abatumado. Alguma dica?

Ana E.G. Granziera disse...

Mariana,
podem ter sido várias coisas: forno quente demais (o bolo cresce por fora mais rápido que por dentro, e colapsa), não ter batido os ovos o bastante (não criando volume), ter misturado demais a farinha (retirando o ar da massa e tornando-a pesada; essa é clássica, aliás – deve-se misturar farinha em velocidade baixa, apenas até que não se veja mais farinha solta na massa.), não ter incorporado o fermento de modo uniforme...
Aí você tem que analisar seus passos e descobrir qual dessas pode ter sido...

bjs

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails