quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um bolo de morangos (antes que eles sumam até o ano que vem)

Havia muito tempo não entravam tantas frutas ao mesmo tempo nessa casa. Culpa do pequeno-matador-de-dragões-devorador-de-frutas. Um ogrinho, que assim que me vê picando comida estende os braços e começa a mastigar o vazio. Sim, porque num belo almoço, percebi que ele estava puxando a papinha grossa para a lateral da boca e amassando com as gengivas, boca aberta, como um camelo. Não tive dúvidas e parei imediatamente de moer sua comida. Ela agora é picadinha, em bocados pequeninos, de texturas diferentes, para que ele entenda como melhor mastigar.

O menino é já melhor garfo do que eu ou meu marido jamais fomos quando crianças, e come de absolutamente tudo, desde que dada uma segunda chance para provar. Quase sempre o que tem uma textura nova é ligeiramente rejeitado num dia, para ser devorado no dia seguinte. Nos momentos de rejeição, intercalar colheradas do prato com pedaços de banana, sua fruta favorita, é o melhor truque, e ele raspa o prato.

Fico encantada e orgulhosa com sua curiosidade e seu paladar, vedo-o comer soba com berinjela e manga, flan de cenoura e espinafre, couscous marroquino com tomate, abobrinha e queijo meia-cura, curry de abóbora, batata e tofu, e uma miríade de frutas, das quais até hoje não desgostou de praticamente nenhuma.

Depois de ele já ter comido sua cota de morangos, no entanto, guardei esse punhado para os adultos. Doces e suculentos – obviamente orgânicos –, andavam aparecendo à mesa apenas combinados a chantilly batido na hora, talvez com uma colherinha de vinagre balsâmico. Depois de concluir que já bastava da combinação, resolvi usá-los nesse bolo, cuja fotografia me havia hipnotizado no Smitten Kitchen, há algum tempo atrás.

Na falta de farinha de cevada, acabei preparando a receita original, de Martha Stewart. Fiquei receosa de que meu prato de torta de 9 polegadas fosse muito baixo (com 4,5cm de altura), e que a massa fosse crescer além da conta e se derramar no piso do forno. Mas o tamanho ficou perigosamente exato e o bolo ficou perfeito.

Delicioso era o perfume dele saído do forno, da baunilha e dos morangos quentes. Abri-o apenas no dia seguinte, na ocasião da visita de minha sogra, para descobrir que seu fundo formara uma casquinha açucarada como o bolo de cenoura de minha mãe. Um bolo simples e saboroso a ser repetido muitas vezes. Todos os anos, quando os morangos chegarem. Para mim, um pedaço enquanto o bebê dorme. Pois é agora impossível comer qualquer coisa em frente a ele, sem que aqueles bracinhos alcancem seu prato e as mãozinhas ávidas tentem sequestrar seu jantar.

A receita fica apenas em link para o site original, uma vez que não adaptei nada. FYI, usei açúcar cristal, farinha, ovos e morangos orgânicos, e extrato de baunilha caseiro. Arrisquei e usei uma forma de torta de vidro, de 9" (22-23cm), com 4,5cm de altura, mas como a foto mostra, a massa não vazou por sorte. Recomendo usar uma forma de torta de 10" (25-26cm) ou uma forma de mola de 22-23cm. Vamos evitar desastres e desperdício de morangos. Certo? ;)

18 comentários:

caosnacozinha disse...

Este bolo é maravilhoso e também já apareceu na minha cozinha - na versão original e na versão alternativa, pêssegos com cardamomo. Ambas super aprovadas e a repetir.
E, quando o meu tempo chegar, quero um bebé assim. Que prova mais que provada que o paladar também se educa! Parabéns, Ana!

Beijo *
Mariana

Patricia Scarpin disse...

Eu tô com desejo desse bolo. Vou ter que fazer! Que vontade!
Tô rindo até agora de você comparar o Thomas mastigando a um camelo. Só você! :D

Bj!

Macagnan disse...

Sábado de manhã caminhando no parque da Água Branca comprei morangos por impulso, não sou muito fã da fruta, mas a namorida ama, um agrado sempre vai bem, mas o que fazer com eles? cata daqui, cata de lá, achei teu post, nossa, muito bom mesmo o bolo, acompanhado de um chantilly batido na hora com um pouquinho de aceto balsâmico ficou demais. Obrigado!

Fernanda Garcia disse...

Lindíssimo seu bolo, Ana!! Pena que os bons morangos já se esvairam da minha geladeira para virar um frozen yogurte de morango *____*...
Comprei um livro que achei a sua cara, quer dizer, não te conheço bem o bastante para falar isso, mas tenho a impressão que você iria gostar, chama: Da colheita para a mesa.
Tenho a impressão de que se você escrevesse um livro ele seria uma mistura entre esse livro e o Jamie at Home. =D

Beijos,
Fernanda.

Muriel Goldoni Rossi disse...

Delícia! Aqui em Porto Alegre a feira orgânica tá lotada de morango! Eu sou fã das receitas da Martha, quando faço ajustes são pequenos. beijo

CRISTIANE LARA disse...

Ana, tudo bem ? Que fofura esse bolo ! Morangos são sempre bem-vindos, nao é ? E no bolo ficam gostosos e lindos ! Parabéns ! Bj

Madry disse...

Como vc pode observar... já faz tempo que estou de olho no La cucinetta, e enquanto o bolo- sempre persigo um simples e bom bolo sempre. Amo os doces e acredito que eles são especias e tem a missão de nos fazer feliz.
Se vc puder ou achar que seria uma boa ideia poderia postar"um bolo de morangos( antes que eles sumam até o ano que vem)" de uma maneira traduzida?
bjs e sempre estarei por aqui mesmo que demore.Madry.

Carine disse...

Oi Ana! Parabéns pelo filhote-que-come-de-tudo! Meus 2 filhos comem até pedrinha se colocar no prato:)Eu não como de tudo (sou meio enjoada) mas pra eles sempre ofereci de tudo e repetidas vezes até ter certeza que gostavam, ou não...Fiz esse bolo hoje de manhã e o cheiro dele pela casa é de enlouquecer e o gosto faz jus ao perfume...obrigada por compartilhar conosco!

Luciana disse...

Fiz o bolo, que realmente ficou cheiroso, bonito e gostoso. E concordo que essa casquinha caramelizada do bolo é prova de um bolo bom! Mas apesar de todos os prós, eu achei muito doce... Alguém acha que daria algum problema na receita diminur o açúcar para pelo menos dois terços da quantidade original? Quer dizer, haveria algum prejuízo, além do bolo ficar menos doce?

Madry disse...

Ana, adoraria aprender fazer um daqules bolos (tortas) que vemos na vitrine genóise de qualidade,com aquelas laminas de chocolate, ganache brilhante, dois tipos de recheios super profissionais. Não sei se eu já falei, mas eu persigo um simples e bom bolo.
bjs

Cynthia Nogueira disse...

Olá ! Leio o blog há um tempão, mas fico intimidada em comentar diante de tanta diversidade culinária !
Adorei o bolo de morango e vou fazer logo. Eu sempre faço um bem parecido com este, mas é de maçãs e que aqui em casa tem de ser feito em receita dobrada. O seu bolo de morangos com certeza será receita tripla !
Ah sim, escolhi a sua receita de panetone para presentear os amigos no natal.

bjo

Bianca disse...

oi Ana!!
amo muito sua escrita, fotos e receitas.
Posso adicionar um link para o seu blog no meu blog?
beijo grande!

Sandra disse...

Oi Ana. Não aguentei e fui comprar morangos pra fazer o bolo. Gente, que simples, bonito e gostoooooooso. A vida é cheinha de coisas simples e saborosas. A gente é que complica. Fiquei toda orgulhosa do meu bolo ter ficado bem parecide com o seu. Receitinha a ser repetida. Beijos e parabens pelo filhote papa tudo!! rsrs
Sandra

Ana E.G. Granziera disse...

Luciana,
a mocinha do Smitten Kitchen também achou muito doce e reduziu um pouco o açúcar. Eu uso açúcar cristal orgânico, que acho mais saboroso e menos "gosto de doce pelo doce", e não achei excessivamente doce não. Se você (como ela) usou açúcar refinado, talvez seja esse o motivo (fora que geralmente 1 xíc. de açúcar refinado tem mais açúcar que a mesma xícara de açúcar cristal, por uma questão de acomodamento dos cristais). Senão, então é questão de paladar mesmo.

abs

Junji Takeda disse...

Faz tempo que não apareco aqui... Essa esta na lista! Antes de vir pro Japão fiz a sua focaccia e acabou em menos de um dia :)

Quando postar esse bolo, vou postar no blog

Luciana disse...

Obrigada pela resposta, Ana. Eu também prefiro açúcar orgânico. Infelizmente,a última vez que fui comprar açúcar, o orgânico tinha sumido das prateleiras dos mercados de BH. E eu procurei e procurei, viu? Eu usei açúcar cristal comum, então. Se eu ainda achar algum morango dando sopa por aí, farei o bolo com menos açúcar, para tirar a teima. =) Os esperaremos até o próximo ano, não sei...

Guilhermino disse...

Ana, parabéns pelo pq matador de dragão e pelo bolo, ficou muito bom

Luciana disse...

Só para constar que, apesar de estar fora da época, fiz novamente o bolo com menos açúcar e... simplesmente o bolo mais perfeito que já comi. Direto pro caderninho de receitas, agora. =)

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails