De todas as receitas que constam em meus livros, foi a de Darina Allen que me chamou mais atenção, pelo uso de maçãs para melhorar o sabor e a textura. Como havia ainda uma batelada de miolos e cascas no meu freezer (metade fora usada para geleia), achei que poderia facilmente substituir as maçãs inteiras pelo mesmo peso em aparas. E sim! Funcionou maravilhosamente! De modo que, guardando as aparas das maçãs comidas no outono e inverno, você tem o bastante para preparar ketchup e geleia no verão e na primavera sem precisar comprar frutas fora de época.
Se eu soubesse que era tão fácil fazer ketchup, teria começado há muito tempo atrás. Usando tomates em lata e aparas de maçã congeladas, o único trabalho foi picar as cebolas e depois bater tudo. Se é mais barato? No meu caso, sim. Com os preços da minha região, e usando tomates pelados em lata, consegui, pelo preço de uma embalagem Heinz de 500g, produzir quase o dobro em volume de ketchup caseiro. Metade foi direto para a geladeira, e metade está em potes esterilizados, na parte escura da despensa. (Preciso dizer que mesmo saindo o mesmo preço, vale a pena ter ketchup cujos ingredientes você controla, e sem high fructose corn syrup? Não né?)
Por conta dos miolos das maçãs, tive de passar a mistura no passa-verdura para separar a polpa dos cabinhos e sementes. Deveria então ter batido tudo no liquidificador para deixar a textura bem lisa, mas me bateu uma preguiça imensa. Fica para a próxima. Porque quando perguntei ao Allex o que poderia fazer para melhorar o produto, sua resposta foi: "Só deixar mais lisinho, porque de gosto tá ótimo!"
Ok, agora até deixo o homem colocar ketchup na lasagne...
:D
KETCHUP CASEIRO (meia receita)
(Adaptado do livro lindo Forgotten Skills of Cooking, de Darina Allen)
Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 3-4 xícaras, dependendo do quanto apurar
Ingredientes:
- 750g de tomate sem pele e picado (fresco ou em lata)
- 250g de aparas de maçã (miolos e cascas, guardados no freezer ao longo da estação)
- 250g de cebolas picadas
- 1 xic. + 2 colh. (sopa) açúcar cristal orgânico
- 1 xic. vinagre de sidra*
- 1/2 colh. (sopa) sal
- 1/8 colh. (chá) pimenta caiena
- 3 grãos de pimenta-do-reino
- 3 grão de pimenta-da-jamaica
- 3 cravos
*(confesso que usei vinagre branco + vinagre de framboesa + vinagre de xerez, porque precisava acabar com eles)
Preparo:
- Coloque todos os ingredientes numa panela de inox de fundo grosso. Leve à fervura e ferva em fogo brando por cerca de 1 hora, mexendo regularmente com uma colher de pau para evitar que grude, até que tenha a consistência de ketchup.
- Deixe que esfrie por uns 5 minutos e passe a mistura no passa-verdura com o disco de furos menores, para separar os cabinhos e sementes da maçã. Descarte esses restos.
- Passe o purê restante no liquidificador e bata até que fique bem liso e homogêneo. Se ainda estiver com consistência muito líquida, volte à panela e continue fervendo em fogo baixo, mexendo, até que engrosse. Lembre-se de que o ketchup engrossa um pouco depois que esfria.
- Distribua em vidros esterilizados e guarde em local fresco, seco e escuro por 3 meses ou mais. (Na dúvida, guarde na geladeira.)
18 comentários:
Obgda, obgda, obgda... amei esta receita e vou preparar na próxima semana... volto aqui para contar o resultado
Adoro encontrar aqui, receitas aprovadas como se fosses um consultor gastronomico que, nas verdade, para mim és :)
Teu blog é "Útil", além de "Humano" e "Transbordante de Talento Literário"
Boa Sorte e Parabéns
Nossa, será que é coisa de homem colocar molho nas comidas que nao precisam? O meu é igualzinho, e eu odeio quando ele faz isso nos meus pratos...
Ai, que delícia esse ketchup! Tão vermelhinho. Não imagina que a receita levasse maçãs - que interessante, Ana!
Beijo!
Ana, meu marido também adora colocar ketchup em tudo, mas o que mais me espanta é no alho e óleo... Abraço
Oi Ana, tudo bem ? Muito legal essa receita, hein ? Adorei ! E com maçãs deve dar um gosto muito bom mesmo ! Quero fazê-la também. Beijos e ótima sexta-feira para vocês.
Humm
Que Mara!
Bom findi!
Beijo Jê
Deve estar uma delícia, embora ketchup na lasanha seja no mínimo... estranho. As maçãs devem dar uma textura toda especial, vou ver se faço no próximo mês, antes da família partir para o supermercado :)
P.S.: Se essa que é a meia receita rende tudo isso, imagino então a inteira... Jesus.
Incrível! Vou testar!
Também costumo fazer uma receita que conquistou os homens da casa.
Ana,
porque voce usou tomate em lata???????????????
Natural? Molho?
Não entendi.
Me explica?
E outra dúvida se me permite, voce bate tudo incluindo o cabinho da maçã?
Amei sua receita de caldo de verdura e estou curiosa com o grau de aproveitamento de ingredientes.
Não quer dar mais dicas para nos?
Obrigada!
Lygia
Lygia,
porque se é pra comprar tomate que não é orgânico, pelo menos compro o italiano em lata, que tem gosto de alguma coisa. Tomate fresco, só compro orgânico, e aí sairia muito caro e não valeria a pena. E não, você não bate o cabinho da maçã; tem que usar o passa-verdura primeiro, como eu expliquei no post.
abs
olá... não seria legal guardar no vidro a vácuo? minha mãe faz assim: coloca o catchup bem quente no vidro, até a boca, fecha bem e vira ao contrário até esfriar. Pronto, fechamento a vácuo!
Gezus que delícia! Nunca mais compro ketchup na vida, adorei!
uau, uma receita testada e aprovada, que provavelmente agradará aos meus.
eu nao gosto de ketchup, apesar de adorar tomates rsrs acho doce demais
espero que seu baby já esteja um homenzinho
bj
eu fiz.. ficou perfeito!!! nunca mais compro o industrializado. _ rs (tenho andado assim com tudo ultimamente)
^^
ficou perfeito...
Ana, minha mãe fazia catchup caseiro e esta receita timha se perdido ao longo dos tempos. Vou fazer a sua receita, e ela terá um gosto de saudade junto. Tks pela receita! Abs
Adorei a receita Ana, obrigada! Como não tinha aparas de maçãs, fiz com maçãs inteiras (verde e gala). Só acrescentei alho e um pouco de erva doce. Bjs
Postar um comentário