sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Waffles de banana para a fase 2

A Fase 1 parece ter acabado. O que havia de azia das cinco da tarde e "apetite seletivo" – ainda que não tenha havido enjôos – parece ter ficado para trás. O sono monstruoso, que me colocava na cama, derrubada, impreterivelmente às sete da noite, também foi embora, ainda que eu tenha algumas recaídas que me deixam pescando nos fins de tarde em frente ao computador.

Agora, conforme uma inconfundível protuberância arredondada começa a aparecer cercando meu umbigo (finalmente!), pareço ter entrado definitivamente na Fase 2. Ah, Fase 2. Quando choro vendo desenhos animados, choro porque o pão de queijo acabou, choro porque... é terça-feira. O marido assiste inconformado, enquanto tento, soluçando, explicar o novo motivo esdrúxulo que me leva às lágrimas. Às vezes minha mente deturpada inventa que a culpa é dele. E mesmo enquanto o acuso me dou conta de que o fato de ele não ter levado a xícara de café para a cozinha não é motivo grande o bastante para 35 minutos de choro barulhento e ininterrupto. Então choro porque me dou conta de que estou à mercê dos hormônios e choro por me sentir ridícula.

Para aplacar toda essa choradeira, lambida de cachorro, abraço de marido e waffles de banana com nozes. Ah, waffles de banana. Se me dissessem que nunca mais poderia comê-los, choraria por isso também, mas o motivo seria mais do que justo. Porque eles são de fato uma delícia, fofos e com aquele delicioso perfume de bolo de banana. Feitos para uma manhã sossegada de fim de semana, pés cruzados em cima da mesinha, uma xícara de café quente, nenhuma pressa de tirar o pijama. De chorar, de tão bom.

WAFFLES DE BANANA E NOZES
(do livro KitchenAid - Best Loved Recipes)
Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
  • 3/4 xic. nozes ou pecãs
  • 2 xíc. farinha de trigo
  • 1/4 xic. de açúcar cristal orgânico
  • 2 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 1 colh. (chá) sal
  • 2 ovos, clara e gemas separadas
  • 2 xic. buttermilk
  • 2 bananas médias, bem maduras, amassadas (cerca de 1 xíc.)
  • 4 colh. (sopa) manteiga, derretida
  • 1 colh. (chá) extrato de baunilha

Preparo:
  1. Toste as nozes em fogo baixo numa frigideira, até que fiquem perfumadas, com cuidado para não queimá-las. Pique-as e reserve.
  2. Pincele um ferro de waffles com manteiga e aqueça-o (ou siga as instruções do fabricante, no caso dos elétricos).
  3. Enquanto isso, misture a farinha, o açúcar, fermento e sal numa tigela grande e reserve. Bata as gemas em outra tigela e adicione o buttermilk, bananas amassadas, baunilha e nozes picadas, misturando bem. Junte a mistura líquida à seca, mexendo com uma espátula apenas até não haver mais pontos de farinha. 
  4. Bata as claras na batedeira em velocidade alta, até que forme picos firmes, mas não ressecados. Misture as claras ao restante da massa, aos poucos, em movimentos de baixo para cima, girando a tigela, rapidamente. 
  5. Cozinhe os waffles até que fiquem dourados, com cuidado para não queimá-los. Sirva-os quentes, com maple syrup ou mel, e, se quiser, fatias extras de banana e nozes picadas.

29 comentários:

Laís Fraga disse...

Essa tal Fase 2 também te deixou uma fofa!! hahaha!!

Aline disse...

Ana, você está grávida! Que fofa! Eu não li a receita da torta de banana até o fim, então não me liguei no nome.
Parabéns! Espero que sua gravidez seja muito tranquila e feliz!

disse...

Parabéns!!!já sigo o seu blog há algum tempo e ainda não tinha dado conta que havia um pãozinho no forno!!! Desejo muitas felicidades...proporcionais ao quanto gosto dos seus blogues!..ah!...e um conselho de mãe de 2ª viagem...aproveite cada momento dessas calmas manhãs de fim- de- semana (para bom entendedor meia palavra basta, como dizemos por aqui em Portugal!). Muitos parabéns e muiiitas felicidades!

Leticia Castro disse...

ahahaha
minha irmã tava gravida na fase 2 tb!!! chorava até com comercial de margarina! ela foi assistir Up Altas Aventuras com o filho de 5 anos e ela disse que chorava taaaaaaanto durante o filme q o filho preocupado parou de assistir o filme pra saber o q tava acontecendo com ela! ehehehe
:)

ila fox disse...

E eu que tenho desejos e apetites seletivos mesmo não estando grávida! nhurf. -__-'

Estes dias quase briguei com o marido pq eu QUERIA-POR-QUE-QUERIA comer um cachorro-quente que só tem numa cidade há 1.200 quilometros daqui. :-P

Bichinha disse...

Mas será que existe melhor coisa que disfrutar da fase 2 com essas waffles maravilhosas... já fico imanginando o cheirinho da banana. Que saudades das minhas fases, de não me importar com a linha... só depois, muito depois achei que tinha comido demais :) mas valeu a pena e tudo voltou ao normal :)

Anônimo disse...

Lindo o texto,Ana!
Confesso que visitei o blog 3 vezes hoje pra ver se tinha post novo hahahaha :D
Beijo

idi disse...

oi Ana, sabe que esta melancolia é tao gostosa, pq sabemos de onde vem, e nos permitimos senti-la, pois isto é estar grávida!! eu fiquei tão nostalgica, que precisava muito do colo de mae e de mingau de maisena.. agora só precisa controlar a ansiedade por saber o sexo, por esperar cada eco, cada consulta, cada ausculta!! curta muito e seja feliz. beijos

Anônimo disse...

Ah... e eu quase que chorei de rir com esse post!!!!
Ainda não tinha dado os parabéns, por aqui vão!
Um grande beijo de Lisboa para os 4... ;)

Patricia

Leila disse...

ooohhhh eu acabei de ter bebê, é tão bom!... parabéns e felicidades!

Patricia Scarpin disse...

E eu que fiquei morrendo de vontade de comer waffle de banana e nem grávida estou? Sou um caso perdido. :D

Karen disse...

Ah Ana, que graça vc... rsrs... adorei esse post, é de chorar de rir!!

raquel disse...

Acho que esse foi o post mais fofinho que vc já fez. Fofo e engraçado. Duplo parabéns!

Yuri Stávale disse...

Sobre o texto: uma excelente crônica da vida. adorei!
sobre a receita: claro, água na boca, mas minha maquininha de waffle (era igual a sua por sinal) estragou, snif.

Anônimo disse...

hahaha

Estar grávida é assim mesmo, uma delícia esses choros. Eu que nem grávida estou quase chorei lembrando dessa fase, chore mesmo viu pq é o único choro gostoso, sentí até saudades de gravidez, de enjôo e choros. E olha q o segundo nem da fralda saiu.

Seu texto tá muito fofo, eu não vejo mas sinto q vc está com cara de mãe.

Beijos Miti

Lílian disse...

Ei, Ana, coragem : )
Pra quando é seu bebê? Última semana de abril? Abs

PS: Se você ainda não fez o morfológico de 12 semanas, lembre-se de perguntar ao moço do US como está o "ângulo do broto genital". Eles chutam o sexo com acerto de 75% a 85%. Os meus dois deram certo.

Eloisa Vidal Rosas disse...

Ana, você é uma fofa! eu já passei das fases há muito, agora é só fase avó de 5... e quem mais vier! (Mas sou uma avó trabalhadeira e namoradeira, só para ampliar as descrições de avó...)
Mais que fofa, você é inteligente, escreve muito bem e - a maior das qualidades! - tem senso de humor para rir das próprias (des)graças!
Um beijo carinhoso daqui do Rio de Janeiro

De volta à ativa...? disse...

Que legal, Ana! Faz tempo que não passo por aqui (e que comento hih), não sabia dessa notícia!
Espero que essa fase renda comidinhas gostosas pra vocês dois! ;)
Engraçado, quando como waffles ou panquecas, maple syrup ou mel ou Karo não ficam suuper do meu gosto, falta algo. Entããão, já comeste com melado bem molinho? NHAM! :D

Carolina Rosa disse...

Oi Ana... Descobri seu blog a pouco tempo e adoro ele, até comprei um passa verdura essa semana, depois que li sobre o molho de tomate e vou colocar em prática assim que puder... Me identifiquei com o seu post, me fez lembrar minha gravidez, meu filhinho tem 2 meses... É uma fase mágica a gravidez, pois é cheia de altos e baixos, mudanças, etc. Mas no final você percebe que tudo vale a pena...
Desejo a você uma ótima gravidez, um bom parto e tudo de bom nessa nova fase da sua vida. E desejo ao seu esposo tanta paciência e compreensão quanto o meu teve, rsrsr. Beijos!

Maurício disse...

Bom dia,
Frequento seu blog há tempos e sempre admirei seu prazer na criação. Sou um pouco mais velhinho que vc e pai de um casal de filhos. Quando leio vc falando do choro penso em lhe dizer para não ficar chateada. Isso é vc sendo criadora sem receita e sem roteiro. São suas responsabilidades , suas expectativas e seu orgulho de mãe.Curte isso mulher, vc não é mais mocinha....vc já tem um novo mundo aonde habitar
Abração e saúde para vcs três.

Andréa Potsch disse...

Parabéns pelo baby e pelos waffles! Fiquei com desejo e nem grávida estou II!
bjs

Flor disse...

Ana,

Parabens!!!!! Que lindo o texto e a fase...

Que Deus a abençoe!

Bjus

Ligia disse...

Ana, não se preocupa que a fase 2 passa bem rápido e logo você estará só sorrisos quando perceber as pessoas olhando com simpatia pra sua barriguinha. E se essa fase chata demorar muito, aproveite pra se entupir de waffles, porque mais pra frente eles não vão mais caber no seu estômago;-)

Ju R. disse...

HAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
morri de rir com a fase chorona. tadica! :/

eu já sou uma manteiga. se eu engravidar, coitado de quem ficar perto de mim uhauhauhauhaa!!!!

bjo e curta muito esses momentos.

Paula Steele disse...

Boa tarde, parabéns pelo bebê acompanho seu blog a pouco tempo e acho seu jeito criativo de escrever uma perfeição e suas receitas maravilhosas. Mesmo sendo semi-analfabeta na cozinha consegui fazer com graça uma de suas receitas de pão que por mais maluco que possa soar foi um sucesso. Acabo de comprar uma maquina de waffles em sua homenagem, vou fazer sua receita e depois escrevo pra contar como ficou. Um grande bjo e mtas felicidades!!!!!

a. luz disse...

Eu acho que choraria 24h por dia se estivesse gravida! Eu já choro sem estar!!rs...
Parabens pela gravidez!!!rs...
E tenho certeza que vai ser mais gostoso que esse waffles!!!rs

Beijokas!

Ana Luz
www.artedetemperar.blogspot.com

Daniella Carrara disse...

Olá! Passa lá no blog que tem um selinho para você! bjos

DricaPeixoto disse...

Chorei de rir com seu relato sobre a fase 2 :)
Receita divina!

Beijos

ps.: Outro dia me deparei com uma gestante, aproximadamente 8 meses, participando de uma prova de rua e lembrei de vc. Ela é maratonista, mas teve que diminuir o ritmo e a distância por conta do filhote ... mas precisou manter a corrida, por ela. Achei bacana!
E vc, continua correndo?

Livia Luzete disse...

kkkkkk
Ai Ana, ri muto agora com seu post. É menina é uma coisa de chorar por qualquer coisa!!! Lembrei agora que tb chorava por nada!..kkkk
Olha, eu tb tenho motivos para chorar mesmo não estando grávida, se não poder comer as coisas gostosas que copio do seu blog delicioso! E esse waflle de banana...hummm

em tempo: as palavras do Maurício quase me fizeram chorar, foi lindo! Sim, mocinha vc tem um lugar para habitar e está trazendo um lindo fruto para seu lado!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails