Bananas são frutas que sempre me pareceram meio obrigatórias numa casa brasileira, e elas sempre estão lá, mesmo quando eu não sei bem o que fazer com elas, mesmo quando só servem de acompanhamento para uma fruta "mais interessante". No último mês, no entanto, ao invés de serem apenas a fruta-obrigação do lado da fruta-especial-da-estação, elas andam com status de estrela. Ando comendo muitas bananas, em vitaminas, com iogurte e granola, de qualquer jeito. Talvez por isso tenha decidido fazer uma torta que sempre me despertou curiosidade: Banoffee Pie.
Banoffee Pie nasceu na Inglaterra, na verdade, e não nos Estados Unidos, e é uma torta de banana e caramelo (toffee) coberta de chantilly. Apanhei a receita do livro Sticky, Chewy, Messy, Gooey, que sempre entrega o que o título promete. De modo geral, suas receitas são bastante doces, mas sempre saborosas. Apenas fico atenta às coberturas de bolo. Qualquer calda ou buttercream que leve mais açúcar do que o próprio bolo is a no-no. Aprendi isso ao fazer um delicioso bolo de chocolate e estragá-lo com uma calda de chocolate tão doce que me lembrou as dores de dente que tinha quando criança ao mastigar aquele chiclete Pong. :P
De qualquer forma, era essa torta que eu queria. Na intenção de permanecer fiel às raízes da receita, a autora sugere o uso de Digestive Biscuits no lugar de Graham Crackers para a base da torta. Eu já aprendera que as Graham Crackers na verdade nada têm a ver com as bolachas Maria que usamos por aqui para bases de cheesecake, uma vez que a tal Graham Flour, usada nos biscoitos, aparentemente é farinha de trigo integral grossa. Noutro dia, vendo um episódio antigo de Nigella preparando cheesecake, num close da câmera, consegui ver impresso no biscoito o nome da marca de Digestive Biscuits que ela estava usando. E aquilo para mim foi uma revelação, pois me dei conta de que o Santa Luzia tinha aqueles biscoitos sempre. Corri para o mercado e comprei-os.
São definitivamente mais caros que a bolacha Maria, mas o lado bom é não ter nenhum ingrediente bizarro ou conservante. Se você tem acesso a esses biscoitos, vale a pena comprá-los uma vez, ao menos para ter uma base de comparação e poder buscar opções semelhantes nacionais. De qualquer forma, um pacote grande rende 2 ou 3 bases de torta.
Ao experimentá-los, percebi que sua textura de fato é mais grosseira, por conta do farelo de trigo, e seu sabor, ainda que suavemente adocicado, é definitivamente salgado. Logo, em seu próximo cheesecake ou torta, experimente usar algum biscoito de farinha integral de sabor neutro.
Bom, comprei logo um pacote grande e já deixei-o totalmente moído num vidro na geladeira.
Quanto ao recheio... ao ver a pataquada de cozinhar o leite condensado no forno, meu primeiro impulso foi comprar doce de leite e pronto. Mas confesso que fiquei curiosa ao ver a manteiga, baunilha e o dark brown sugar no meio. E fiz a receita ipsis literis. Acabei usando o açúcar demerara no lugar do mascavo, pois fiquei com receio de que o mascavo fosse forte demais. Mas você pode fazer seu próprio light brown sugar ou dark brown sugar, apenas misturando melado a um pouco de açúcar cristal, segundo a Joy ensina aqui. Também, depois de 2 horas, o caramelo não estava tão "tostadinho" quanto deveria, mas fiquei com muito receio de que ele endurecesse demais na geladeira caso cozinhasse mais, e preferi-o mais claro.
De qualquer forma, na pressa, acho que doce de leite claro e cremoso é uma opção totalmente válida para substituir o caramelo.
O chantilly. Da próxima vez, faria metade da quantidade ou apenas 3/4 dela. Conforme fui empilhando o creme em cima da torta, comecei a entrar em pânico, acreditando que ele transbordaria. De fato, é uma enorme quantidade de chantilly, que é puxado para baixo pela faca na hora de cortar a fatia, escondendo as camadas de caramelo e banana que eu tanto queria fotografar. Tanto que essa foto foi tirada dois dias depois, quando FINALMENTE consegui tirar uma fatia limpa. Daí o fato de o chantilly estar meio caidinho. Mas a boa notícia é que a torta de mantém super bem na geladeira por alguns dias, e o gostinho da banana só vai intensificando. A crosta não perde a crocância e o caramelo não endurece.
Veredito final: super doce, faz sujeira, mas é uma delícia! Matou completamente a minha vontade por uma torta melequenta. :)
E para quem ficou curioso com o título do post, tenho mais uma coisa em comum com Jenna além do gosto por tortas. E não é o marido patife, porque, graças a Deus, o meu marido é o melhor do mundo.
Pirulito de nabo pra quem acertar. ;)
Obs: Para quem acertou, fica a dica... já aprendi que gravidez é pior que futebol: todo mundo tem uma opinião. Quem já teve filhos se lembra de todas as histórias terroristas que gostaria de não ter ouvido. Então sejam solidárias e não as passem para frente. Tenho de ler todos os comentários para decidir se são ou não publicáveis. Mas se sentir que vem história terrorista pela frente, vou apagar, estando certa ou não, sem nem terminar de ler. Ok? Espero que gostem da notícia. Papinhas, aqui vou eu.
BANOFFEE PIE
(do livro Sticky, Chewy, Messy, Gooey, de Jill O'Connor)
Tempo de preparo: 3 horas
Rendimento: a autora diz 6-8, mas eu arriscaria uns 10 pedaços, pela torta ser bem doce
Ingredientes:
(recheio)
- 2 latas de leite condensado (395g cada)
- 1 colh. (chá) extrato de baunilha
- 1/4 xic. açúcar demerara ou mascavo orgânicos(o mascavo fica mais forte e mais escuro)
- 4 colh. (sopa) manteiga sem sal derretida
- 1/4 colh. (chá) sal
(base)
- 2 1/2 xic. de Digestive Biscuits ou Graham Crackers (algum biscoito de farinha integral de sabor neutro, nem excessivamente doce nem com grãos de sal)
- 1/4 xic. açúcar cristal orgânico
- 1/2 xic. (120g) manteiga sem sal derretida
(cobertura)
- 3 bananas médias, maduras mas firmes (ou o bastante p/ uma camada única)
- 2 xic. creme de leite fresco
- 1/3 xic. açúcar cristal orgânico
- 1/4 colh. (chá) de grânulos de café instantâneo dissolvido em 1 colh. (chá) extrato de baunilha
Preparo:
- Posicione uma grade no meio do forno e pré-aqueça a 205ºC.
- Para fazer o recheio, misture todos os ingredientes numa tigela refratária com capacidade para 6 xícaras, cubra a tigela com papel alumínio e coloque-a em uma assadeira média (20x30cm, mais ou menos). Preencha a assadeira com água fervente até metade da altura da tigela e leve ao forno com cuidado, e asse por 1h30 a 2h, mexendo com uma colher de pau a cada 15 minutos, até que esteja reduzido e caramelado. Retire do forno, retire a tigela da água e deixe esfriar.
- Abaixe a temperatura do forno para 180ºC. Enquanto o caramelo esfria, faça a base. Misture numa tigela o biscoito moído, o açúcar e a manteiga derretida, até que todo o farelo pareça úmido. Despeje numa forma de torta ou de bolo, de fundo removível, de cerca de 23cm de diâmetro e 7cm de altura. Aperte contra o fundo e as laterais (é mais fácil usando um copo de laterais retas) de forma uniforme. Leve ao forno por 5-7 minutos, ou até que os farelos pareçam secos e dourado-escuros. Retire e deixe esfriar.
- Quando a base estiver fria, espalhe o caramelo numa camada uniforme. Nesse ponto, você pode cobrir com filme plástico e levar à geladeira por até 24h para terminar depois. Senão, apenas leve à geladeira o suficiente para o caramelo terminar de esfriar.
- Corte as bananas em rodelas de cerca de 0,5mm e arranje-as sobre o caramelo, formando uma camada única. Parece pouca banana, mas é o suficiente para um sabor acentuado.
- Na batedeira, bata o creme de leite, o açúcar e o café dissolvido na baunilha, até obter picos firmes. Espalhe o chantilly sobre as bananas, cobrindo-as totalmente, para evitar que escureçam. Refrigere a torta até a hora de servir.
124 comentários:
Oi Ana,
Sou leitora ha tempos e ja aprendi muitas coisas contigo - ja ate consegui convencer o marido carnivoro que comer carne todo santo dia nao eh muito legal, gracas a suas receitas. Com vc e a Fezoca conheci o Michael Pollan - isso tb transformou a maneira como eu como e consumo.Por tudo isso soh tenho um comentario...PARABENS pelo baby!!!
Abcs. Tania Pereyra
Parabéns, Ana!
Você será uma mãe linda.
(Socorro, que vontade de torta me deu agora)
Como vc também assisti ao filme, mas nunca fiz torta na minha vida, vi que elas usavam uma massa, que não parecia ser essa dos biscoitos, você já fez torta com essa massa? E de resto, toda a feliciade do mundo. Abraços, Regina
Really?!?! Que notícia boa, querida ! Super fresca, parece. É isso mesmo? Bem que desconfiei ao ler o outro blog e constatar que vc anda meio afastada da prancheta... dica mais do que clara !
De mim vc não ouvirá nada terrorista sobre o assunto, mesmo pq se dependesse de mim, teria muuitos filhos. Minhas gravidezes (o plural de gravidez é muito estranho, não?) foram maravilhosas. E depois, foi melhor ainda.
Meus parabéns, Ana ! Felicidades para vc, o marido e quem mais vier.
Beijos
Dulce
Parabéns, Ana, que coisa boa! Alias, que coisas boas, a torta e a gravidez :-) Um beijo,
Parabens! Parabens!Parabens!!!!!
Que delicia Ana, um bebe e sempre uma excelente noticia. Fiquei felicissima, como se fossemos amigas de infancia. Olha, eu sempre achei que aqui no Brasil sempre se exagera tudo sobre dor de parto, porque temos a cultura da cesarea, minha irma teve dois filhos de parto normal, e eu nunca vi nada tão tranquilo.
Bjs
P.s: sempre fico feliz quando sei que tem um ser humano a caminho, com as melhores perspectivas possiveis de cidadania.
Ana, também ficava preocupada com as histórias terroristas, mas depois de ver como a esposa do meu pai se saiu com o seu primeiro filho estou bem mais tranquila; cheguei à conclusão de que uma mãe tranquila recebe o mesmo em troca, e acho que isso você tem de sobra! Parabéns!
PS: acho que o Gnocchi vai adorar a novidade!
Holaaaa a todos! me ha gustado muchisimo este blog! Soy una estimadora de la cocina especialmente la etnica! Si quieres dar la vuelta a mi blog te dejo mi direccion : http://whitedarkmilkchocolate.blogspot.com
ai que delícia... um bebê a caminho e uma torta dessas
Olá Ana, sou fã do teu blog e desse filme (e dos nomes das tortas!), e fiquei contente com a notícia. Não se assuste com as histórias sobre gravidez, parto e maternidade em geral, a realidade é bem mais suave do que parece - acabei de sair de uma gravidez tranquila e com um bebê de 2 meses a vida já está quase "normal", até dá pra cozinhar de vez em quando...
Boa sorte! E se planeje pra estocar comida (da boa, feita por você) no seu freezer, porque as primeiras semanas do bebê são realmente puxadas (mas todo mundo sobrevive, e é uma delícia).
Ligia
Não costumo comentar, mas o título chamou minha atenção, puxa, parabéns! Será uma jornada excitante e cheia de coisas novas!
Beijos!
Parabéns, Ana! Sempre passo por aqui e quase nunca comento, mas isso é motivo pra comemorar!
:)
de verdade mesmo, quero voltar no seu blog quando a idade escolar estiver chegando, porque eu quero é ver as histórias da lancheirinha. :P
parabéns! bebês são tudo na vida, aprendi neste ano, sendo recém-tia-babona.
vou até fazer a sua torta, em homenagem à divulgação da notícia (que, ó, eu desconfiei há tempos lá no forms, viu, com o povo especulando...).
tudo de bom, muita saúde.
abraços pra vc, pra Allex e pro Gnocchi... :)
Oi Ana,
eu tambem sofro desse mal, assim que acabo de ler um livro ou ver um filme que fala de comida preciso cozinhar!
Adoro seu blog e sempre aprendo muito aqui! Gosto muito das suas ilustrações tambem!
Fiquei feliz com a novidade, a internet cria essa falsa sensação de intimidade, pq de certa forma entramos um pouquinho na casa e nav ida de quem escreve. então fiquei feliz como se fossemos vizinhas!
sempre estou por aqui, mas nunca comento... desejo o melhor para vc neste momento tão especial da vida de uma mulher. saude e felicidades. bjs
Então, tinha te comentado há alguns meses sobre tuas idéias de gravidez/parto... Definitivamente tanto quanto comida, gravidez/parto é a minha onda... Tive um lindo parto natural domiciliar em Porto Alegre, na primavera de 2006, acho que a coerência de uma vida mais natural e menos industrializada (falando de mim) não pode acabar na perda do protagonismo feminino e na vitória da sociedade médica tecnocrata.
É isso... Estás rodeada de uma monte de humanizadas legais ... e tens muiitas leitoras que ensinaram os filhos a comer nabo, quiabo, inhame e gergelim, de uma forma legal, leve e natural como tudo ... que rodeia a maternidade e a gravidez .. é natural ... e gravidez nem de longe é doença, e exercício ajuda muiiiito ....
Muitos livros legais, e ondas legais pra ti ....
Beijos grandes
Tua leitora, sabes de qto tempo estás ??
JuliaDD
AHhhhhhhhhhhh
Eu tava num dia tão dor de cotovelo e aí terminei de ver felicity e começa aquele filme, ahhhh tão bom de ver não?que filme gostoso....ai, ai...
Adoro seu blog!
Parabéns!
Olá Ana! Sou provavelmente sua mais nova leitora e entusiasta!
Sou uma secretária-esposa-dona de casa de 19 anos que aaaamma cozinhar e você tem sido uma inspiração! Quem sabe um blog em breve, não??
...Com uma gravidez por aí, desejos e tal...seu blog vai estar com tudoo! Pelo bebê..TODAS AS FELICIDADES DO MUNDO!! FILHOS SÃO BENÇÃO! Beijo!
ÊÊÊÊÊÊ!
Aposto que vai ser o bebê mais bem alimentado do mundo :)
Parabens Ana! Muito!!!
Ana, não aço comentário muito often, as acompanho suas aventuras culinárias, e queria te dar os parabéns. Tudo de bom, e que venham os desejos malucos:)
Querida, parabéns! Você vai ser uma mamãe super do bem e fico super feliz por poder participar desse seu momento tão bacana.
Comi banofee pie com a Valentina mas nunca tentei fazer. Tb adorei a dica dos digestive cookies.
Beijão!
Que notícia boa! Parabéns! E que venham as papinhas, sopinhas, mingaus... e um montão de alegrias!
Beijos!
Ana, sempre quis fazer a tal da banoffee pie e acho que a banana é uma fruta muito subestimada (apesar de usar bem pouco). No entanto, passei aqui para deixar mesmo os parabéns e desejar felicidades. Então, parabéns pelo bebê que, sem dúvida alguma, vai herdar teu gosto pela culinária. :D
Parabéns ao casal gravidinho.
Tenho a dizer que minhas melhores lembranças são da época em que minha bambina estava a caminho.
Estar grávida é uma delícia, mesmo com os enjoos, as dores nas costas e os pés inchados...hahaha
Ela está prestes à completar 11 anos e me enche de orgulho e alegria. É minha razão maior de viver, de contruir e de aprender.
Brincamos, brigamos, conversamos. Nos preocupamos e aprendemos uma com a outra todos os dias.
Abraço bem apertado.
Cláudia
Que delícia de torta e mais delícia ainda é a notícia!! Parabéns pelo baby!! Não sei pq, mas sempre fico imensamente feliz qdo sei que uma criança está pra chegar..renova minha esperança no mundo e no ser humano..
Felicidades pra vocês!!
;)
Parabéns!!! Tenho dois pequenos e adoro cozinhar, mas confesso que o que mais gosto de cozinhar é comida para eles! Fico morrendo de felicidade quando meu filho realmente gosta de algo que fiz, é uma sensação muito boa!
Felicidades para a nova família!!
eee, neném! Parabéns Ana, tudo de melhor para a sua gestação, você, seu marido, o dog e é claro... o baby!
MUUUITO parabéns Ana!
Como o que muita gente disse, eu quase nunca comento no seu blog, mas esse post eu não podia deixar passar. Checo o blog quase diariamente...
tudo de bom pra esse familia nova =)
PS. a Amando não fica com o título de leitora mais nova do blog não... eu tenho 17 e acompanho o La Cucinetta a mais de um ano ;)
Como aqui rola divisão de tarefas e a minha irmã não sabe nem fritar ovo, a cozinha é só minha, e posso dizer que muito da minha relação com comida boa, de verdade, sem aditivos quimicos ou frescuras, vem do que eu aprendi aqui no seu blog. Ah, além disso, acabei de voltar de um programa de intercambio, onde engordei 10 quilos (!!!), e em dois meses de volta no Brasil já emagreci 4 sem cconsumir nenhum produto light sequer. Não teria conseguido sem você. Obrigada por tudo!
Já esperava este post há algum tempo, desde o momento em que vi uma ilustração tua... :)
Abraço apertado!!
Parabéns Ana!
Muita saúde e felicidades! =)
Um grande abraço!
Parabens..Muitas felicidades...E vai ser maravilhoso acompanhar essa sua nova fase. Afinal de contas não deixa de ser um milagre divino.
Pois admiro muito a sua alimentação equilibrada e muito saudavel, quero ser assim tbm, estou tentando mas um dia chego lá.
Boa Sorte com o pequenino que está para vir =)
Fico muito feliz por você, Ana! (às vezes me surpreendo em tratar "virtuais" como queridos "reais"m, mas é sincero). Divirta-se muitoooo durante a gravidez. Saia muitooooo. Não perca tempo na internet. Vá ao cinema, teatro, saia de bobeira, vá a lugares que crianças não entram. Te desejo meses sem enjôos, US perfeitos com o bebê acenando para você e uma preparação do lar para chegada do filhote com muita alegria. Abraços PS: Ter filhos é muito bom!
Adoro seu blog mas nem sempre comento. Mas hoje eu tinha q vir falar Parabens!! Que noticia linda!
Fico muito feliz por voce pois gravidez nao eh o q dizem nao, pelo contrario, eh algo maravilhoso e que so voce ira sentir.
Aproveite os meses com o bebe ai juntinho a voce, sentir o bebe mexer na barriga eh um sentimento impar, inexplicavel e precioso.
Voce sera uma linda mae! E ser mae eh muito bom viu, vc ira adorar tenho certeza!
Parabens a voce e seu marido!! Que noticia mais gostosa!
Ana
São pessoas como você que têm que ter uma cambada de babys bem alimentados e bem educados para esse mundão! :) Eu como “mãe na teoria” só posso dizer: parabéns! Agora além de foto de comida vai ter muita foto de bebê! rs Eu pessoalmente adoro fotografar os dois kakakaka
Realmente fiquei feliz com a notícia rs... =)
PARABÉNS!!! MUITA FELICIDADE NA NOVA ETAPA!!! Que o futuro lhe sorria sempre! Um beijão!
Sarah
Ana,
visito seu blog a tempos e adoro ler os posts, ver as fotos e as receitas! Parabéns pelo Baby e continue nos inspirando com essas receitas deliciosas!
Carol
Ana!!
Nossa, parabéns! Tudo de bom. Tomara que nasça com saúde.
É estranha essa faceta da internet... o único elo que há aqui, estabelecido entre nós nesse espaço, é o seu texto. Você escreve, eu leio (e muitas outras pessoas também, com certeza). Até aí, tudo bem. Mas, às vezes, quando leio suas postagens, sinto como se você fosse alguém da minha família. Por isso, estou muito feliz por você. De verdade.
Não se preocupe, porque você será uma mamãe maravilhosa, com a graça de Deus.
Desejo toda a sorte do mundo.
Semana que vem testo essa receita, parece deliciosa.
=]
Ana, só tenho a dizer que você vai ser uma excelente mãe! E seu filho vai adorar orgânicos e comida natureba! hehehehe
Só não vai fazer um monte de cookie da Nigella para ele, hem?
Parabéns, querida! Para você e para o Alex!
=***
Nunca comento (shame on me) mas tenho que te dar os parabéns. Voce com certeza será uma excelente mãe. Paz e muita saúde. Bjs
Parabéns, Ana! Um bebê é sempre uma notícia maravilhosa. Beijos! :)
Ana,
Que alegria! Tudo de bom pra vocês, muitas felicidades e que venham as papinhas...
bjs,
Que legal Ana Parbéns! Qdo li o título do post já adivinhei, nem consegui ler, fui direto ao final pra ver se estava certa, mãs não quero o pirulito não.
que bacana, adorei a notícia.parabéns ana!
Cousa mais fofíssima-do-mundo essa notícia!!!
E que venha logo logo o sanduiche de talleggio com pêra na lancheira!!!
Willkommen Baby!
Ana, que coisa bonita!!! Fiquei muito feliz pela notícia!!!
Torço muito para que você curta muito essa nova experiência!
Toda a bondade que você emana aqui no blog com certeza vai refletir pra que sua vida seja linda com o baby!
beijos
Ana!
Que LINDO! Muitas felicidades MESMO! Apesar da gravidez e da maternidade passarem longe daquela idéia de filme e novela, garanto q não há nada mais íncrível nesse mundo do que aquele serzinho que estica os braços e sorri quando te vê! Parabés pro Alex tb né!
Beijo Grande
Tudo de MUITO BOM!
Parabéns para si e para o marido, e muitas felicidades!
Eu tenho 2 filhas gémeas, tive uma gravidez muito feliz e as minhas bebés eram uns doces!
Vai ver, ser mãe é lindo...
Vem bebezinho por ai???????????????
Uebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ,que noticia maravilhosa!!!!
Sabe que precisei reler pra que a ficha caisse?Acho que a surpresa foi grande demais!!!
Parabéns Ana,que esse bebe venha com muita saude e que complete a felicidade de voces.Uma criança é uma benção!
To tão feliz que parece que esse bebe faz parte da minha familia...rsrsrs.
Só um conselho: não ligue para essas pessoas que ficam colando seus textos.Voce é inconfundivel!
E além do mais,nada de nervoso nesta fase tão maravilhosa que voce está passando!
Um beijo enorme pra voce,
Denise
Bem, parece que sou o primeiro homem comentando por aqui. Por que sera? Sera que os homens nao gostam da noticia de bebe? Bom, mulher eh mesmo maluca por bebe. Homens ja gostam das criancas mais grandinhas, aquelas que ja conversam. Olha, ate o ano passado eu trabalhava como professor de matematica. Desde de o sexto ano(antiga quinta serie) ate o colegial. Interessante que quanto menos idade mais facinante eh a crianca. Minha serie preferida era a quinta serie. O que eu dava de risada com essas criancas! Como eles eram afetuosos, dispostos, brincalhoes, etc! Agora que estou nos EUA sinto muita falta da sala de aula e do contato com a criancada. Aqui so se ve criancas nos finais de semana visto que elas passam o dia inteiro na escola. Bom, nao vou tentar a torta porque nao gosto de doces muito doces, mas vou assistir ao filme. Ana, parabens pela noticia. Minha cunhada desistiu de uma carreira de sucesso no mercado financeiro para "trabalhar" em casa (eh trabalho sim viu gente!) e cuidar dos meus sobrinhos. Ela diz que foi a melhor decisao da vida dela. E os meninos, aos cuidados "da mae" sao uma graca.
Bjs e felicidades!
Ps. Sai dessa de parto em casa hein!
Olá!
Parabéns!
Talvez você goste de alguns livros da Sonia Hirsch que trazem sugestões de como se alimentar com receitas vegetarianas, inclusive doces.
Visite o site dela: correcotia.com
Felicidades e tudo de bom para a família.
Nádia.
Oi Ana!!! Parabéns!!!!
Nossa! Que notícia linda!!!
Que Deus abençoe muito você, seu marido e seu bebê!
Não ligue pra comentários tolos... o que importa é a sua felicidade!
beijos,
Elisa
Que boa notícia, Ana!
Consegue ser melhor que a receita dessa torta de banana!
Beijocas e parabéns!
Ana,
Ser mãe é profissão. Detesto o mundo de hoje em que tudo fica para a babá. Espero que você tenha noção da responsabilidade que é criar e orientar um ser humano neste mundinho em que vivemos. Capacidade, você tem. Mas talvez algumas concessões venham a ser necessárias, e para isso, espero que você esteja pronta.
Torço por você,
Carla.
Sou leitora do blog, porém nunca fiz nenhum comentário, mas hoje....você merece né!! Parabéns pelo baby =)
Tenho 25 anos e uma irmazinha de 5 que é a alegria da nossa casa (somos irmãs do meeeesmo casamento rsrsrs mesmo pai e mesma mãe!).... verá a benção em sua vida!! Felicidades... Beijos.
Olá !
Sou uma leitora assídua do teu blog, embora não seja muito de comentar.
Já testei várias receitas suas e adoro a maneira como você escreve.
Hoje me senti na obrigação de comentar por duas razões: a primeira, pra te parabenizar ! A segunda é a grande vontade de te dizer que, sim, quando engravidamos só tem história triste e tem uma hora que a vontade é de sair dando chutes nas costelas dos faladores.
Tive minha filha, Maria Flor, de parto natural, sem nenhum tipo de intervenção. Fiquei na banheira durante as contrações e fui auxiliada pelo meu querido namorado ( que mora comigo e é o pai dela ) e por duas enfermeiras otimistas e tranquilas, que fizeram as 8 horas de trabalho de parto serem mais curtas. Apesar da dor ( e a dor é uma coisa surreal ! ) foi tudo fantástico e 1 ano e 5 meses depois do parto, aqui estou eu, doida pra engravidar novamente ( apesar da maldita dor ).
Olha, seja feliz, sorridente e um pouco surdinha durante a gestação, pq vale à pena.
Beijos, meu bem !
Muita saúde e tranquilidade pra vocês !
Ana, parabéns! Vc tem noção do tanto de gente que tá super feliz por vc? :o) Vc é muito querida, viu? Tá todo mundo na torcida por vc, Alex, Gnocchi e o bebeeeee! E esperamos que não abandone o blog! (ó a cobrança começando... hahah brinks)
Super beijo!
Mônica
Anaaaa,
Que lindaaaaa!!!!! Parabénsssss!!! Meu sobrinho nasceu dia 19 e eu estou completamente apaixonada!!!! Sua vida vai mudar completamente!! Te desejo uma gravidez tranquila e feliz!!
Beijos,
Mirella!!!
Oba, vai na frente e conta como é, hein? A gente gosta tanto de ti (mesmo sem te conhecer pessoalmente), que as vibrações vão ser super positivas, tenha certeza! Um beijão,
Neyara
p.s.: acho que esse vai ser o post mais comentado do blog. :)
Parabéns Ana, acho que isso define tudo.
Sou recém tio babão (Victória minha sobrinha nasceu ontem, na perinatal aqui no Rio caso bata a curiosidade de ver a fotinho, e é a coisa mais gostosa do mundo) e depois de viver essa experiência fica a lição de que tudo vale a pena.
bjo gde,
Tatoo
Ah!que fofo!
Quando eu lí o titulo eu já sabia, quando ví a foto da torta...tive certeza!
Tem um "Muffinzinho" aí!Que bonitinho!
Parabéns!!!!!!!!!
bjs
mãe de menina de 5a e menino de 8m (que já está comendo papinhas!)
Parabéns Ana, bem vinda ao mundo materno, minha sugestão é você criar um baby blog, pra podermos acompanhar suas peripécias na gravidez! Acalma, porque a fase das papinhas ainda demora um bom bocado. Muita luz nessa sua nova etapa de vida.
Roberta
http://betabiaeleo.blogspot.com
ANA!!! QUE FELICIDADE!!!
Ja acompanho silenciosamente a tua vida ha tanto tempo que assim que vi o cabeçalho do post tive a certeza! E que feliz fiquei!
Vocês ja eram uma família linda que agora será ainda mais iluminada.
Estou tb grávida do meu segundo bebe, acredita que parece que tenho uma irmã gravida, tamanha a felicidade e cumplicidade que tenho por ti.
A materninade é a viagem mais linda e louca em que se pode embarcar!
Que a tua gravidez seja gulosa e feliz!
beijos
Ana Paula Galvão
Ana, toda felicidade do mundo pra vc! Sou mãe de uma menininha linda e, no começo, foi bem isso q vc falou: histórias terroristas de um monte de gente se achando médico... Sabe o q faz pra isso? Cara de paisagem =)
Um beijo enorme pra vc e curta muito este momento, viu?! A-do-rei a novidade =)))
Fú
Oi, Ana! Só vou engrossar o coro e te dar meus parabéns. Fiquei super feliz com a notícia, mesmo não te conhecendo. A felicidade que você está sentindo transparece nos seus escritos, assim como o seu amor pelo seu marido. Admiro muito. E não vejo a hora de a minha vez de barrigão chegar.
Não se assuste com essa gente pessimista. Tenho certeza de que deve ser uma experiência incrível.
Muita saúde pro bebê!!
PS: só não vai abandonar o blog, hemmmm?? (sentiu o tom de cobrança, né?)
Ana que alegria!!!!
Não tenho filhos (ainda), mas eles são um grande sonho. Esse baby certamente vai te trazer muita alegria. Vejo pela minha irmã e sua filhinha de 6 meses. É fonte constante de preocupação, mas só porque a gente quer que SEMPRE só aconteçam coisas boas com eles, e nem isso não é possível, né?
Se tiver algum desejo de grávida (ou se quiser usar isso de desculpa pra alguma coisa) compartilha com a gente!
Beijos da tua fã que comenta muito menos do que deveria - e que faz MUITAS receitas publicadas por aqui...
olá!!parabéns!!pela maravilhosa,receita!!adorei..vou fazer.parabéns!!pelo baby!!sua fã do brasil!!
carol
ps__adoro suas receitas são otimas,estou aprendendo muito com blog.!!
Parabéns para toda a família!
Com certeza será uma gravidez muito paparicada por todos nós (leitores do blog...)
Minha filha está completando 19 anos e... eu diria que a maternidade é um MUST!!! Sempre!
Beijos com muito carinho
Parece que há coisas transversais à cultura e ao País. Gente que dá palpite sobre a gravidez e que aborda grávidas em qualquer situação para dizer autênticos disparates é só mais uma delas! Enfim....eu até já comecei a sorrir só de imaginar o monte de mensagens cómicas que você vai publicar aqui nos próximos meses! Na verdade, eu que sempre leio o seu blog, que adoro, só queria desejar muitas felicidades! Um beijinho :)
PARABÉNS!!!! Felicidades!
Ana,
jah a mais de ano acesso o blog e ja fiz inumeras receitas.. e jah indiquei a mtas amigas que hoje fazem o mesmo que eu... vendo a noticia do baby fiquei bem feliz, parabens!! Agora vamos ter uma fase de alimentaçoes ideais para gestante e depois para bebe.. que bom.. qro engravidar em breve e vou te ter para me guiar gastronomicamente, delicia!!
Parabens, e uma otima e inspiradora gestaçao!
=)
Não comento nunca aqui, mas por um motivo desses, acho que vale a pena.
Blog é uma coisa estranha. Às vezes nos faz sentir íntimos do autor, mesmo sem termos trocados uma palavra.
Cheguei aqui em junho através de um link para o post do sorvete de morango da Califórnia. Me identifiquei muito com seu estilo de escrever e pensamentos sobre comida.
Por coincidência, foi na mesma época em eu eu estava numa fase péssima do meu estágio onde eu não tinha nada para fazer, mas era "obrigado" a ficar muito mais das minhas 6 horas combinadas na empresa. Em uns 15 dias eu usei todo esse meu tempo "livre" para ler os dois ou três anos de histórico do blog. Quanto mais lia, mas me sentia como um amigo.
E agora me sinto na obrigação de dar os parabéns. Você será uma mãe incrível. Estou sorrindo aqui por essa criança que será tão bem acolhida.
=)
Não comento nunca aqui, mas por um motivo desses, acho que vale a pena.
Blog é uma coisa estranha. Às vezes nos faz sentir íntimos do autor, mesmo sem termos trocados uma palavra.
Cheguei aqui em junho através de um link para o post do sorvete de morango da Califórnia. Me identifiquei muito com seu estilo de escrever e pensamentos sobre comida.
Por coincidência, foi na mesma época em eu eu estava numa fase péssima do meu estágio onde eu não tinha nada para fazer, mas era "obrigado" a ficar muito mais das minhas 6 horas combinadas na empresa. Em uns 15 dias eu usei todo esse meu tempo "livre" para ler os dois ou três anos de histórico do blog. Quanto mais lia, mas me sentia como um amigo.
E agora me sinto na obrigação de dar escrever para dar os parabéns. Você será uma mãe incrível. Estou aqui sorrindo por essa criança que será tão bem acolhida.
Oi Ana,
Parabéns!!!! Incrível mas eu pressentia, talvez desde o post de NY, pois pra mim me pareceu uma "despedida"de uma vida pro início de uma vida totalmente nova, mas um filho é isso mesmo. Tenho dois e meu coração fica preenchido a cada vez que olho para eles.
E como disseram eu tive dois de parto normal e um deles foi em casa (sem anestesia) tudo Ok faria tudo de novo (também sou meio do contra: não entro em hospitais, nem que me paguem).
Muita luz Miti
Ana, minhas duas gestações foram maravilhosas, mesmo, sem demagogia. No que diz respeito aos percaustos, prefiro deletá-los, meus filhos compensam cada noite mal dormida e pronto. A única observação é que infelizmente muitas coisas teêm que ser postas de lado, e uma delas, no meu caso foi a culinária. Agora posso te garantir que meus filhos saborearam as melhores papinhas do mundo *rs*. Parabéns e muita SAÚDE para todos vc´s!
Adriana Farinha
Parabéns pelo blog e pelo baby :) que ele venha com muita saúde e paz :D
A cara está ótima e já peguei a receita para fazer no fds! Beijos
Ai, quase nunca comento aqui (erro meu, você nunca sabe o quanto ajuda essa goiana...)! Tenho uma princesa que está para completar 04 meses e é o novo amor da minha vida... É até engraçado ficar tão feliz por uma pessoa que nunca vi nem conversei diretamente! Uma ótima gravidez pra você, todo amor que houver nessa vida pra sua família e que só existam boas energias à sua volta! =)
Super parabéns, Ana!!
Aproveite muito pq eles crescem rapidinho!
Eu ainda estou no começo do casamento, mas estou amando! Inclusive me inspirei a escrever um blog sobre as felicidades e perrengues que passamos nesse inico!
Dê uma olhada quando puder!
www.depoisdosim.com
Beijos!
Olá Ana,
Leio o teu blog regularmente mas nunca comento, mas hoje nao podia deixar passar. Parabéns para ti e para o teu marido. E tudo a correr bem durante a gravidez.
jokas
ana
Parabéns pelo Baby Ana!
Realmente esse mundo virtual é muito louco... só porque acompanho seu blog, e porque trocamos algumas receitas (ainda faço o bolo de mel cuja receita você me mandou^^) eu me sinto como se tivesse ouvido a novidade de uma grande amiga minha, dessas de infância! :)
Espero que você tenha uma gravidez super tranquila, e teste muitas receitas de papinhas para eu copiar no ano que vem!!
Parabéns Ana!!!
Já leio seu blog a um tempão, não comento muito, mas definitivamente tinha que comentar nesse post especial! hehehe
Sou uma das tantas que passam sempre por aqui e não comentam. Tenho a tua idade, mas já tenho 2 filhas de 10 e 11... aproveita o teu momento, porque aquela história de que o tempo passa rápido é a mais pura verdade. Bebês são as coisas mais fofas desse mundo. Parabéns!
Ana, acompanho seu blog há um bom tempo, mas também nunca havia comentado por aqui. Sempre me identifiquei muito com suas histórias, porque além de compartilhar o gosto por uma boa comida, também sou designer e trabalho em casa. Fora que adoro suas receitas, e aprendi muita coisa boa por aqui!
Parabéns pela gravidez, tenho certeza que esse bebezinho trará muitas alegrias para você e seu marido! =)
Um abraço.
Renata
Eu raramente deixo um recado... Mas é uma ocasião extremamente especial. PARABÉNS!!!! Que Deus abençõe o rebento ou os rebentos que estão por vir. Comida gostosa já está garantida...
Acho que deu erro no meu comentário anterior :/
Que sua gravidez seja serena e que sua criança venha ao mundo cheia de saúde e alegria :)
Parabéns para vcs!
Oi Ana,
Há 3 anos leio o seu blog (já nem lembro como o encontrei...), mas, embora o abra quase diariamente, este é meu primeiro comentário. E não poderia deixar de fazê-lo diante dessa maravilhosa novidade. Tenho uma filha de apenas 3 meses e, ao contrário de assustadores relatos, deixo registrado meu deslumbramento com a maternidade. :)Parabéns!
Patrícia
P.S.: Aguardo idéias e receitas de papinhas no melhor estilo gourmet. rs
Parabéns, antes de mais nada e muita, muita, muita felicidade. Aproveite muito e conte cada passo dessa nova etapa (agora a família vai ficar completíssima).
Abracos
Eloise
Ana Querida, parabens por essa noticia maravilhosa!!! Nao liga pra nenhuma lenda que buzinarem na sua orelha. Segue a sua intuicao e sensibilidade, e vc dar tudo certo. O mais importante eh curtir cada passo, com muito amor e alegria. Beijos, da leitora Carol
Oi Ana!
Apesar de nunca haver postado sempre acompanho seu blog, que para mim é um dos mais bonitos e originais. Adoro seus textos e receitas. Fiquei muito feliz em saber que vai ser mamãe! Que pimpolho sortudo será esse!! Você era minha "amiga" bem casada e sem filhos como eu, vou ter que me agilizar agora!! rsrsrs Parabéns e felicidades na nova fase! Ah, e nos conte todas as emoções! Beijos, Myrthes.
Mil felicidades!!! Te acompanho ja algum tempo, nunca comentei aqui, mas não podia deixar te desejar tudo te bom nessa nova jornada.
Sucesso sempre e muita saúde.
Rosana Girão
Ana, adoooro seu blog!! Vivo querendo me atualizar e fazer TODAS as receitas, mas não consigo (infelizmente não sou tão multitarefa como você). No entanto, continuo lendo, porque acho bom demais ler as experiências e dicas de doces e salgados (menos apreciados, mas ainda assim)...
PARABÉNS pelo baby, espero que seja uma gravidez muito feliz e com muitos desejos e receitas (hehe)!! E que vc não nos abandone ao fim de tudo. ;)
Sério: boa sorte, e tudo de bom!!
Grande beijo,
(A propósito, outro dia assisti Julie & Julia e lembrei de você!)
Com certeza o título chamou a atenção. Parabéns pelo baby e pela torta maravilhosa :)
Parabéns Ana,
Ser mãe é o melhor presente do mundo! É indiscritível!
E ficar grávida também é uma delícia!
Super bjo.
Oie!!
Bom, sou uma leitora nenhum pouco ativa, só leio, nunca comento.
Leio o seu blog há um bom tempo, e agora tenho que comentar..
Parabéns!!Desejo muita saúde pra sua família..Apesar de não te conhecer, até imagino você cantando 'Baby Don't You Cry'...
Abraços.
Yasmin.
Nossa!!minha primeira visita e já me deparo com uma notícia dessas?
Só posso dizer PARABÉNS demaissss!!
Por acaso hoje fiquei vendo fotos do ultrasom da minha prima que também está esperando um baby!
E por acaso eu ando fazendo delícias e ela se matando de comê-las!rs...
Nada mais gostoso que cozinhar para grávidas!rs...
Enfim....torta de lamber os beiços hein!!rs...
Meu blog é novo! Passa por lá pra conferir!!
http://www.artedetemperar.blogspot.com/
Beijokas!!!
Linda, linda, linda, parabéns!
Parabéns pelo baby Ana!! E vc está certíssima em não dar trela pras histórias terroristas. É assim mesmo, no instante em que descobrem que a gente vai ter bebê, é um "Deus nos Acuda" e todo mundo acha que tá te fazendo um favorzão em te contar as barbaridades... Espero que vc tenha desejos bem gostosos pra gente acompanhar por aqui... Beijão!!
Ana, já comentei neste post, mas na empolgação do momento, deixei várias coisas de lado.
Acompanho o seu blog há uns três anos, comentei poucas vezes, mas estive aqui quando:
- você fez sua primeira ceia de natal
- seu primeiro panettone
- quando você ganhou o gnocchi
- quando o Alex virou seu marido
- nas padarias de domingo
- nas sextas-feiras frugais
- quando você começou a corrida
- quando você fez e venceu a dieta
- quando você ganhou seu processador
- no seu aniversário de 30 anos
- quando você cortou um naco de dedo junto com a salsinha
- quando você pegou a scotch bonnet
etc etc
Enfim, virei "flexi-vegetariana", em grande parte, por sua causa. Estou aprendendo, a cada dia que passa, a controlar a compulsão alimentar. Espelho-me em você para - quando tiver dinheiro - comprar só orgânicos, e você leva o estilo de vida que eu queria levar (morar perto da Paulista, ter um namorido maravilhoso, pais amorosos e dinheiro para bancar aventuras culinárias, sem falar no fato de ser boa cozinheira, né?)
Enfim, só queria deixar registrado que, apesar das nossas diversas diferenças, você foi - e é - muito importante na minha vida. Espero que você seja muito feliz. Você merece.
Nicole
PS: só não vai fazer a mesma coisa que a Fabrícia do Sopa Vermelha e deixar o blog às moscas...
PS2: demorei MUITO para me tocar que você estava grávida! hahahahaha
Parabéns, Ana!
É estranho mesmo isso de blog! Vim parar aqui atrás de uma receita de cupcakes (sim, sim... por causa da modinha, eu sei!) mas virei leitora assídua! Parece até que te conheço pessoalmente!
Quem sabe, até você começar a postar receitas de papinhas, eu tb já terei "encomendado" o meu baby?
Desejo tudo de bom pra você, seu marido e a pessoínha que está por vir!
ÊBa!!!! Que legal Ana, acompanho seu blog não faz 2 anos,mas já o li todo!!Nem sempre comento,mas esse evento não posso deixar passar em branco. parabéns!
Ei,não vai nos abandonar né?
E Ana, sobre aquele post sobre não ser uma boa mãe...tenho certeza que você será sim e seu bebê quando estiver na idade de comer coisas mais complexas vai adorar o bolinho de milho e os cookies com chocolate belga!,viu?
Beijinhos e nos atualize, ok?
Olá Ana,
Fiquei muito feliz com a notícia da gravidez.Parabéns!!!Que coisa legal!!!Tive q deixar registrado aqui a alegria de saber da novidade!
Com carinho,
Mariana(Rio)
Um baby é a melhor coisa que existe nesse mundao ... amoooooooooo ser mamae da Elissa ... Parabéns ao casal. Bjs.
Acabei de assistir Julie & Julia com a minha Mamma, que está de visita. Amanhã vamos ao cinema: comer, rezar e amar. Então, parabéeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeens.
Uma criança é sempre uma benção. Abençoados sejam todos
Ana
Parabéns,tudo de bom para vc e seu marido figura importante e quase sempre esquecidos nesses momentos.E sobre bobagens vcs vão ouvir de montes pois o que mais existe é gente sem noção.Curtam este momento.Bjs
Sansan
Adorei seu blog e suas ilustrações, vc é realmente uma artista e tanto! Parabéns!!! Esta torta já está na minha lista ....bjos
Oi Ana,
Que grande notícia! Parabéns!!!!
Olha, eu descobri seu blog assim que fiquei grávida, então você já imagina que minha filhota come muito bem desde a barriga! Ela agora tá com quase um aninho. Ando meio afastada da "sua cozinha" porque minha filha tem alergia alimentar (soja e leite) aí fica difícil fazer as receitas. MAs sempre venho visitar o blog porque adoro seu estilo de escrever, suas dicas, suas receitas...
Olha, procura se informar sobre a gravidez. É um período delicioso que deve ser vivido com muito gosto e sem aquelas histórias terroristas mesmo. Eu amei estar grávida e parir. Foi maravilhoso.
Espero que você tenha uma experiência muito gostosa e transformadora!
Mais uma vez, parabéns pra vocês!
ô criança privilegiada! só vai comer coisa gostosa!
parabééééns!!!!! que venha com muita saúde.
beijão!
Ana, quando você falou no twitter que estava pensando em recheio de bolos de aniversário... Imaginei que viria um bebezinho.Fiquei muito feliz! Deus abençoe vocês.
Abraço.
Tenho um blog de receitas em Ingles e gostaria de saber se você pode me ajudar
fazendo parceria de link comigo,desde já muito obrigado,e parabéns pelo trabalho que você faz com
seu blog,aguardo contato
http://recipeblogchef.blogspot.com/
Recipes
Tenho outros blogs que talvez possam interessar a você também para parceria,dê uma olhada:
Vida de bombeiro
http://www.heroisdavida.blogspot.com/
Fluzão
http://fluzaoeterno.blogspot.com/
Curiosidades
http://centraldascuriosidade.blogspot.com/
Mensagens
http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/
Um grande abraço e fico aguardo e torcendo para que você aceite a parceria.
Caso tenha interesse entre em contato pelo blog http://recipeblogchef.blogspot.com/ ou pelo email
lmturl@gmail.com
Parabéns, Ana!! Tudo de bom!
=***
Parabéns. Eba acabei de me casar e não vejo a hora de ver suas dicas para papinhas, vou catalogar tudo, pois se Deus quiser pretendo ficar grávida o ano que vem. Deus abençoe vcs. Bjos
Oi Ana! Parabéns pela gravidez e pelo aniversário, com um pequeno atraso (fiquei sabendo do niver através do Technicolor Kitchen, rsrs). Tudo de bom! Bjs
Oiiieee leio seu blog faz muito tempo e adoro nao so suas receitas mas o modo como vc conta suas historias, me leva pra um lugar calmo tranquilo sempre que estou nervosa ou estressada leio um post seu e me sinto no lugar mais seguro e tranquilo do mundo.... quanto a gravidez, tenho 21 anos e estou gravida do meu segunda filho o primeiro acabou de fazer um aninho e nao tem nada nesse mundo que pague ver o rostinho do seu bebe saber que vc gerou aquela vida e que ele te ama incondicionalmente e vice versa. Parabens pelo bebe e nos diga de quantos meses vc esta...
Oi Ana, parabéns pela maternidade e pelo seu aniversário! Soube da novidade através do blog Technicolor Kitchen, da Patrícia Scarpin. Há dias atrás eu já tinha dado uma olhada no seu post "I'm-having-a-baby pie" e nem reparei na informação sobre a gravidez! Fiquei só pensando na torta e nem vi a novidade rsrsrs. Espero em breve também ter essa boa notícia de gravidez pra contar :-)! Felicidades mil pra vc! Bjão
Ana parabéns!!
Seu bebê tem sorte! Vai comer muito bem!!
Beijos
Parabéns!!!
Sempre leio o blog, mas nunca comento, mas com uma notícia dessas... tem que dar muitos parabéns!!!
Tudo de bom pra vcs e continue nos dando notícias!
Olá Ana
Jamais acredite em nada de terror relacionado com filhos.
Eles são presentes pra vida toda.
Cada gravidez é um momento diferente, um momento mágico, curta muita a gravidez.
E principalmente cada momento com seu filhote.
Tenho tres filhos, hj são adultos, e morro de saudades daquelas mãozinhas, que pareciam pão de queijo.
Muita saúde e sorte pra vcs.
Bety
Oi Ana,
Parabéns pelo bebê! Minha filha nasceu em abril desse ano e quando a segurei pela primeira vez no colo senti a maior emoção de toda a minha vida.
Bjs,
Cynthia
Gostei da sua dica sobre o tipo de bolacha a ser usada na base da massa da torta... Digestive Biscuits ... eu sempre fiquei tentando imaginar o que poderia substituir os famosos Graham Crackers que a maioria das receitas dos livros que tenho pedem... e assim como onde comprar por aqui pois certos ingredientes são difíceis de encontrar. Aproveito a oportunidade e te desejo felicidades pelo baby!!!ser mãe é maravilhoso! abraço Stella
Olá Ana,
conhrci teu blog há pouco tempo, fuçando no Panela de Cobre, e a-d-r-e-i!!! Agora sempre passo por aqui...
Parabéns, e fique tranquila, tive minha filha de parto normal e foi maravilhoso, se tivesse + filhos gostaria que fosse tudo igual!
Beijos, boa sorte,
Silvia
Postar um comentário