quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pudinzinho de baunilha e morangos

Nisso de ficar esperando a época certa dos morangos aqui em São Paulo (agora, Agosto!), é claro que enfiei o pé na jaca. Ao ver os moranguinhos orgânicos sendo vendidos pela metade do preço do que estavam no fim de Junho, levei caixas e caixas para minha cozinha. Acho que já comi sozinha uns 3kg dos benditos. In natura, com chantilly fresquinho, com iogurte depois da corrida, com a panna cotta da Pat. Estava na esperança de que este fosse ser mais um mês de Agosto quente, para produzir aquele sorvete de morangos, mas a onda de frio paralisou meus planos. Não há santo que me faça botar sorvete na boca esses dias.

Então tive uma ideia. Assim, querendo algo cremosinho e gostoso para comer de colher, mas ao mesmo tempo sabendo que se fizesse outra sobremesa meu excesso de morangos iria acabar estragando, resolvi pegar aquela minha receitinha básica de pudim (livremente adaptada de um livro da Alice Medrich) e incorporar uma compotinha rápida de morangos. Vou misturar tudo? Fazer um pudim DE morangos? Neh. Vou deixar mal misturado, para ter um pouco de morango, um pouco de baunilha, os pedacinhos de fruta no meio daquele creme todo, como uma variação cozida de morangos com chantilly.

Testei. Deu tão certo que o marido comeu um em seguida do outro e eu mesma tive de me beliscar para conter a caminhada da vergonha em direção à geladeira. Não vejo a hora da época dos damascos, para fazer um pudinzim de baunilha e damasco. Ou pêssegos. Ou amoras. Ou.. ou...

Se seus morangos estiverem incrivelmente doces... bem, primeiro, sorte sua. ;) Se eles estiverem muito doces, use menos açúcar, até cerca de metade da quantidade (a gosto) para a compotinha. Se não, se estiverem com aquele zing! azedinho no fundo, ficarão na medida com o açúcar, principalmente porque o pudim não é excessivamente doce. Desta vez, não usei favas. Usei o extrato natural de baunilha que trouxe de viagem [enquanto o feito em casa não fica pronto, porque FINALMENTE aquele monte de fava e vodka estão descansando embaixo da pia]. Mas você pode muito bem ir na receita original e usar favas se quiser.


PUDINZINHO DE BAUNILHA E MORANGOS
Rendimento: 8 potinhos de cerca de 90ml
Tempo de preparo: 40 minutos + 1 hora de geladeira

Ingredientes:
(compota)
  • cerca de 20 morangos orgânicos, cortados em quartos
  • 1/4 xic. açúcar cristal orgânico
(pudim)
  • 1 1/2 xic. creme de leite fresco
  • 1 1/2 xic. leite integral
  • 1 colh. (chá) extrato natural de baunilha
  • 1/2 xic. açúcar cristal orgânico
  • 1/4 xic. menos 1 colh. (chá) amido de milho
  • 1/4 colh. (chá) rasa de sal
Preparo:
  1. Coloque os morangos e o açúcar em uma panela pequena e leve a fogo médio, mexendo de vez em quando com uma colher de pau para que o açúcar não grude no fundo. Quando os morangos começarem a soltar líquido, abaixe o fogo para mínimo e deixe cozinhando, destampado, por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando, até que os morangos estejam se desmanchando e o líquido em torno deles esteja vermelho-vivo e quase tão espesso quanto geleia. Desligue o fogo e reserve.
  2. Em uma tigela, misture o creme de leite e o leite. Reserve. Em uma panela de fundo grosso, misture o amido, o açúcar, a baunilha e o sal.
  3. Junte 1/3 xic. da mistura de creme de leite e leite e misture até formar uma pasta homogênea.
  4. Junte o restante do creme e ligue o fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau até que comece a ferver e engrossar. Reduza o fogo e deixe ferver, mexendo, por 1 minuto.
  5. Divida o pudim entre os potinhos. Pegue a compota de morangos e distribua cerca de 1 1/2 colh. (sopa) de compota em cada potinho. Com o cabo de uma colherzinha de café, misture ligeiramente a compota ao pudim. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails