segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Sorvete de Morango Perfeito e Definitivo

Desde minhas primeiras tentativas no reino dos sorvetes ando procurando pela receita perfeita de sorvete de morango. Uma que tivesse gosto de morango com chantilly, como o sorvete que tomei na Califórnia, ou como aqueles que tomávamos quando crianças, quando o sorvete de morango não era rosa-radioativo e ainda tinha pedaços de fruta. Quando recebi a Gourmet desse mês, fiquei enlouquecida com a receita de sorvete: morangos, creme de leite, açúcar e limão. Só. Era isso o que eu queria.

Aproveite esses dias de calor antes que o frio e a chuva retornem, vá até o mercado, compre morangos orgânicos bem maduros e prepare esse sorvete. Eu juro que você não vai se arrepender.

SORVETE DE MORANGO PERFEITO
(da revista Gourmet)
Tempo de preparo: 10 min. + 4 horas de geladeira
Rendimento: 1,5l


Ingredientes:
  • 500g morangos orgânicos bem maduros, sem folhas e cortados ao meio
  • 3/4 xíc. açúcar
  • 3/4 colh. (chá) suco de limão
  • 1/8 colh. (chá) sal
  • 2 xíc. creme de leite fresco

Preparo:
  1. Amasse os morangos com um garfo com o açúcar, o sal e o suco de limão. Deixe descansar, mexendo às vezes, por 10 minutos.
  2. Coloque metade da mistura no liquidificador e bata com o creme de leite até que fique homogêneo. Misture ao restante dos morangos com uma colher e leve a mistura à geladeira por no mínimo 4 horas. (É melhor de um dia para o outro.)
  3. Coloque na sorveteira e siga as instruções do fabricante.

Obs.: minha máquina aguenta apenas 1l de sorvete, então o sorvete subiu e a pá parou depois de um tempo. Nenhum prejuízo. Fez sujeira, mas deu certo. Se vc não quiser problemas, e sua sorveteira também for pequena, faça metade da receita.

Obs. 2: se os morangos que você comprou estiverem meio durinhos, passe-os num multiprocessador ligeiramente ao invés de amassá-los com um garfo, para obter um purê pedaçudo. E se eles não estiverem SUPER doces, acrescente mais 1/4 xíc. de açúcar.

34 comentários:

Mirela disse...

Ana, faz meses que eu estou namorando uma sorveteira, e enrolando pra comprar, quem sabe a vontade passa, né?
Mas não vai ter jeito: todos os sorvetes na minha cidade tem gosto de essência e emulsificante, além daqueles comprados no supermercado que são melhores em sabor, mas ainda assim muito artificiais. Logo logo vou preparar um desses!
Beijo

roberta disse...

oie ,lembra que pedi pra vc uma receita de sorvete de milho verde ,mais a que vc me passou ia leite condesado ,tenho diabetes tipo 1 ,(mais tudo bem ,como vc iria advinhar ) ganhei uma sorveteira pra poder fazer meus sorvetes diets ,vou colocar em pratica a receita do morango .
bjim

gasparzinha disse...

Gelado de morango é o preferido do meu namorado e temos duas receitas no top: uma com base custard e mascarpone e outra que eu chamo de gelado de morangos com chantilly.
É como esta: simples, os mesmo ingredientes e perfeita! :)

Talita disse...

Hummm... Babei! Sensacional! Amanhã mesmo vou ver se tenho os ingredientes pra fazer.
Ri sozinha: "rosa radio-ativo". Hahaha

cozinhas disse...

hummm sorvetinho é muito bom,,amo sorvete de morango..parabens pelo post.

Carla Nogueira Kuramochi disse...

Ana,
Há tempos procuro uma receita de sorvete que seja simples e gostosa. Nada de cheiro de ovo no sorvete! Adorei esta.

Bjs

Carla

miosotiis disse...

Eu quero! :)

Estou à espera da minha sorveteira quase há um mês... (pedi da kitchenaid). Já tenho o Perfect Scoop, mas acho que a vou inaugurar com esta receita. ;)

*

Tangerina disse...

Ana,

Como eu te entendo... a minha busca é pelo sorvete de manga perfeito, um que vende aqui nunca sorveteria super antiga com zero conservantes e zero adictivos... mas estou quase lá :)

Bjs,

Carlota

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Que maravilha este gelado..humm
maravilha

Lia disse...

Que bacana o sorvete ! Viste o site da dessert magazine? A edição atual é toda sobre sorvete. http://www.dessertsmag.com/desserts-magazine/issue9/

DricaPeixoto disse...

Não tenho sorveteira :( Dá pra fazer com batedeira ou liquidificador? (Pergunta de leiga, sorry)
Beijosssss

Fátima disse...

Maravilhosa receita de sorvete, só me falta comprar a sorveteira hehehe! *;*

Nat disse...

Oiii!!!

Adoro seu blog, descobri faz pouco tempo e esta é a primeira vez que eu estou escrevendo pra vc!! ^^

Adorei a receita!
Mas uma dúvida q eu tenho sobre sorvetes é a seguite: essa sorveteira q vc tem é profissional? Pq cheguei a ver outras receitas de sorvete por aí, e eu nunca sabia q tipo de sorveteira as bogueiras usam... entrei na internet, vi de vários tipo, desde R$120 até R$2500, e fiquei na dúvida se mesmo as mais baratas iriam ser úteis pra fazer sorvete!

Obrigada pelos posts maravilhosos, e fico no aguardo da resposta!!

Um superbeijo!

Aninha Padredi disse...

Oi Ana!!
O que vou escrever não tem nada a ver com sorvete... quero dizer, depende.. se você resolver fazer um sorvete, super-ultra-master-diferente.. Sei que você conhece milhares de frutas, verduras, sementes etc... mas achei esse site bem diferente (não sei se você já conhece), tem umas frutas que eu NUNCA ouvi falar..
www.tabutinssementes.com.br, fica no Sul mas eles vendem via internet...
Beijocas!
PS.: to tão feliz que você voltou!! :)

Carlos disse...

Alguma dica pra quem não tem sorveteira ?

Samara de Araújo disse...

Menina, fiz cream cheese hoje e ficou simplesmente maravilhooooso! Ana, você é absolutamente necessária na vida de todos nós, leitores!!! Com o buttermilk que restou, vou testar o queijo fresco, no entanto, só tenho encontrado coalho light, o que até considero sorte, visto que o leite fresco ou pasteurizado, não encontrei em lugar algum até agora.
Quanto ao sorvete de morango... que inveja! Não temos creme de leite fresco aqui na minha cidade. Estava pesquisando se há como produzir meu próprio creme de leite fresco e vi que ele nada mais é do que a nata do leite, aquela que "sobe" depois de algumas horas descansando... O site explicava que pode ficar ácido (como eu imaginei) mas, que antigamente o creme de leite era simplesmente assim, e que agora é tão gostoso por causa de todo o processo industrial (espessantes, blá, blá, blá). Dizia que se o chantilly ficasse ácido era só adicionar mais açúcar. O creme de leite fresco que vcs compram aí é ácido?
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

Liana disse...

Deve ficar muito bom esse sorvete. Faço um parecido , só que acrescenyo 2/3 xícara de iogurte natural. Fica divino

Aninha Padredi disse...

Anaaaa!
Eu de novo te enchendo!! hehehe
Sabe o que é, queria saber se avó do Allex ja te autorizou a passar a receita do apfelstrudel... comi um no sul e agora tô morrendo de vontade de fazer.. e pelas fotos a massa que vc fez ficou DIVINA!!
Mas se não puder, no problem!
Uma beijoca!
Aninha

Abelha Maia disse...

Espectacular este sorvete, tenho que experimentar, eu tb faço com mascarpone, mas assim nunca fiz, obrigado pela partilha.
bjsss

Dani Santos disse...

Nossa quando vi essa receita aqui publicada eu dei vários gritinhos de felicidade!!!!
amanhã mesmo eu vou preparar um desses para mim!!!!!!!
bjs

Renata Carvalho disse...

Sempre fui verdadeira fã de sorvete de morango, mas não desses q são apenas cor de rosa e com gosto de xarope.
Fiquei com vontade de fazer pr aproveitar q estamos na época de morangos ainda, mas não tenho sorveteira, nem sei como funciona. Daria pr substituir pela batedeira? Procurei alguma informação assim pelo blog, mas não consegui encontrar. Se foi falta de atenção minha, me desculpe.

um beijo e bom fim de semana.

P.S: Mas vi q tem receita de sorvete de abacate... me encheu os olhos. Se lá na roça tiver abacate tbm vou tentar fazer.

Danieli C. disse...

Menina, amei! Adoro sorvete de morango (adoro tudo que é sorvete heheeh). Me visita: www.nossacozinhadani.blogspot.com. Beijos

Anônimo disse...

tenho uma dica aos que ainda nao tem sorveteira, basta utilizar uma bacia maior com água e congelar nao esquecendo de encaixar a tigela da batedeira, depois de congelado é só bater na velacidade mínima entre 15 e 30 mins. O princípio é o mesmo de muitas sorveteiras.....

Maurício (Blog Máquina de Pão) disse...

Muito bom, perfeito este sorvete, fiz e adorei!

Fabio disse...

Ana,

Fiz esse sorvete, mas como vc deve saber existe várias espécies de creme de leite. Já comprei de saquinho (30% de gordura), de garrafinha (36% de gordula), e para este sorvete comprei num frasco de plástico escrito Nata - Creme de Leite (45% de gordura). Não achei o de 36% e levei o de 45% mesmo. Quando abri o cheiro lembrava o de manteiga (a cor também). Mas, seja o que Deus quiser. Segui as instruções. Ainda bem que não virou manteiga quando bati. Agora está lá no frezzer congelando. Mas ficou um desbunde de gordura.

Vamos ver na hora de comer.

elza novaes disse...

Oi Ana, por favor me dê uma luz. Comprei uma sorveteira e estava doida para estreá-la. Separei todos os ingredientes e resolvi fazer esse sorvete de morango. Só que, quando bati a mistura de morango com o creme de leite, ele talhou todo. É assim mesmo ou alguma coisa deu errado? O que eu devo fazer? Obrigada.

Ana Helena disse...

Ana,
Amei esse sorvete de morango, fácil de fazer e ficou uma delícia. Fiz também do de doce de leite, todos que comeram adoraram. Agora sou tua seguidora de receitas de sorvetes. Queria saber se vc tem alguma receita de sorvete de banana caramelada.

João Pedro disse...

Tentei fazer essa receita duas vezes e tive o mesmo problema da Elza, o creme talhou das duas. Primeiro achei que foi erro na medida do limão, mas na segunda botei menos da
medida e tive o mesmo problema. =(

Nathália Aguiar disse...

Eu fiz hojee, ficou uma deliiiiicia, super cremoso e saboroso! AMEI!
Só nao sei se usei o creme de leite certo.. senti que ficou meio gorduroso! Mesmo assim valeu a pena, ameeei seu blog, conheci hoje caçando a receita e pretendo acompanhar! =D

Patchwork da Mommy disse...

Fiz sua receita de sorvete de morango, ficou maravilhoso, o melhor que já provei, publiquei no meu blog com um link para o seu.
Obrigada pelas dicas sempre excelentes.

Deda disse...

Oi, Ana!
Com uma propaganda dessas resolvi fazer esse sorvete assim que vi caixinhas com morangos super vermelhos e doces no meu supermercado... o problema é que o sorvete ficou muito gorduroso, do tipo que deixa rastro na colher...
Outra receita que ficou muito gordurosa foi a de cookies n cream do livro sweet cream and sugar cones. Achei que o problema fosse causado pelas (:O) 5 gemas, mas estou começando a achar que o problema é o creme de leite, mesmo...
Estive pensando em, na receita do de morangos, substituir 3/4xic do creme a 35% por leite integral... Será que funcionará? Vc já fez esse tipo de substituição?

Patricia Luck disse...

Em minha opinião, esse sorvete tem um dos melhores custo-benefício EVER! (custo-benefício no sentido trabalho-recompensa)

Ele é extremamente fácil de fazer e delicioso! Mal posso esperar para a temporada de morangos...

Liliana Rocha disse...

Ana, já tem alguns anos que sempre acompanho seu blog mas nunca comentei. Já fiz diversas receitas mas está do sorvete de morango é imbatível! Só modifiquei o modo de fazer pq não tenho sorveteira. Bati o chantilly e incorporei a "calda". Adicionei extrato natural de baunilha também. Nossa... Perdição! Meu marido disse que é o sorvete que ele toma o pote todo numa sentada ( ele não é chegado a doce). Ficou muito cremoso!

Ana Clara veiga gomes disse...

Oi Liliana, tudo bom?
Estou vendendo minha Sorveteira Cuisinart, tem interesse?

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails