quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pudinzinho de baunilha e morangos

Nisso de ficar esperando a época certa dos morangos aqui em São Paulo (agora, Agosto!), é claro que enfiei o pé na jaca. Ao ver os moranguinhos orgânicos sendo vendidos pela metade do preço do que estavam no fim de Junho, levei caixas e caixas para minha cozinha. Acho que já comi sozinha uns 3kg dos benditos. In natura, com chantilly fresquinho, com iogurte depois da corrida, com a panna cotta da Pat. Estava na esperança de que este fosse ser mais um mês de Agosto quente, para produzir aquele sorvete de morangos, mas a onda de frio paralisou meus planos. Não há santo que me faça botar sorvete na boca esses dias.

Então tive uma ideia. Assim, querendo algo cremosinho e gostoso para comer de colher, mas ao mesmo tempo sabendo que se fizesse outra sobremesa meu excesso de morangos iria acabar estragando, resolvi pegar aquela minha receitinha básica de pudim (livremente adaptada de um livro da Alice Medrich) e incorporar uma compotinha rápida de morangos. Vou misturar tudo? Fazer um pudim DE morangos? Neh. Vou deixar mal misturado, para ter um pouco de morango, um pouco de baunilha, os pedacinhos de fruta no meio daquele creme todo, como uma variação cozida de morangos com chantilly.

Testei. Deu tão certo que o marido comeu um em seguida do outro e eu mesma tive de me beliscar para conter a caminhada da vergonha em direção à geladeira. Não vejo a hora da época dos damascos, para fazer um pudinzim de baunilha e damasco. Ou pêssegos. Ou amoras. Ou.. ou...

Se seus morangos estiverem incrivelmente doces... bem, primeiro, sorte sua. ;) Se eles estiverem muito doces, use menos açúcar, até cerca de metade da quantidade (a gosto) para a compotinha. Se não, se estiverem com aquele zing! azedinho no fundo, ficarão na medida com o açúcar, principalmente porque o pudim não é excessivamente doce. Desta vez, não usei favas. Usei o extrato natural de baunilha que trouxe de viagem [enquanto o feito em casa não fica pronto, porque FINALMENTE aquele monte de fava e vodka estão descansando embaixo da pia]. Mas você pode muito bem ir na receita original e usar favas se quiser.


PUDINZINHO DE BAUNILHA E MORANGOS
Rendimento: 8 potinhos de cerca de 90ml
Tempo de preparo: 40 minutos + 1 hora de geladeira

Ingredientes:
(compota)
  • cerca de 20 morangos orgânicos, cortados em quartos
  • 1/4 xic. açúcar cristal orgânico
(pudim)
  • 1 1/2 xic. creme de leite fresco
  • 1 1/2 xic. leite integral
  • 1 colh. (chá) extrato natural de baunilha
  • 1/2 xic. açúcar cristal orgânico
  • 1/4 xic. menos 1 colh. (chá) amido de milho
  • 1/4 colh. (chá) rasa de sal
Preparo:
  1. Coloque os morangos e o açúcar em uma panela pequena e leve a fogo médio, mexendo de vez em quando com uma colher de pau para que o açúcar não grude no fundo. Quando os morangos começarem a soltar líquido, abaixe o fogo para mínimo e deixe cozinhando, destampado, por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando, até que os morangos estejam se desmanchando e o líquido em torno deles esteja vermelho-vivo e quase tão espesso quanto geleia. Desligue o fogo e reserve.
  2. Em uma tigela, misture o creme de leite e o leite. Reserve. Em uma panela de fundo grosso, misture o amido, o açúcar, a baunilha e o sal.
  3. Junte 1/3 xic. da mistura de creme de leite e leite e misture até formar uma pasta homogênea.
  4. Junte o restante do creme e ligue o fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau até que comece a ferver e engrossar. Reduza o fogo e deixe ferver, mexendo, por 1 minuto.
  5. Divida o pudim entre os potinhos. Pegue a compota de morangos e distribua cerca de 1 1/2 colh. (sopa) de compota em cada potinho. Com o cabo de uma colherzinha de café, misture ligeiramente a compota ao pudim. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.

28 comentários:

Edilia disse...

Achei lindo e gostoso, já anotei.
Edilia

Filipa disse...

É Lindo e tem toda a cara de ser Gostoso, mas aqui em Portugal, morangos orgânicos puros, de sabor a morango de verdade.....só no próximo ano.....vou ficar à espera com mais esta receita anotada....será o sucesso de 2011!

Patricia Scarpin disse...

Ana, quando chegou a época dos morangos eu estava doida pra fazer o teu sorvete (pensando nele havia tempos!), mas nesse frio não tive mesmo coragem.
Amei a idéia do pudinzinho - bonito e delicioso!

Talula disse...

Delícia de sobremesa, Ana. Os morangos aqui no sul estão caros e feios.

Aninha Padredi disse...

Amei, amei, amei! Estou com 2 caixinhas na geladeira! Ainda não sei o que fazer, mas essa idéia é muito boa! Abriu meu apetite!! :)

Inês Fontes disse...

Huummm!!

Deu água na boca.
vou experimentar.
Bjs.

pimenta disse...

Que óptimo aspecto que esse pudim tem.
Mas penso que pode ser feito com morangos de estufa, não tem o mesmo sabor certamente para serve.

Manuela

Carla disse...

Lindíssimo pudim e imagino que bem saboroso. Por aqui estamos em pleno Verão e não falta fruta para experimentar variadíssimas versões...vou levar a receita.
Beijinhos.

Quéroul disse...

não achei os orgânicos ainda - aqui perto de casa, ao menos. tô comprando os, hum, não-orgânicos? e eles estão bem gostosinhos até. os agrotóxicos este ano estão doces, hehehe.

adorei o pudinzinho. simples e nom nom nom.

ninapicnic disse...

Esse pudinzinho é o meu favorito no mundo! Só posso imaginar a delícia que é com morangos!
Acho engraçado a época dos morangos em SP ser em Agosto, pq aqui em Lisboa é em Julho e estamos em pleno verão, exatamente o oposto dai... Nunca compreendi isso, mas está fora da minha alçada, só que faço é comê-los quando suculentos!
Beijnhos
Nina

Ana E.G. Granziera disse...

Nina,
pois é, já matutei muito a respeito disso. Aqui o morango fica bom no fim do inverno e começo da primavera. Deve ter muito a ver com nossos verões chuvosos, que provavelmente mofam os coitados dos morangos, ao contrário dos verões europeu e americano. Daí imagino que os produtores se "adaptem" um pouco. Talvez por isso seja tão difícil produzir morango orgânico por aqui e por isso eles sejam tão caros.

Pessoas,
quem fizer variações com outras frutas, por favor me conte o resultado! :D

Bjs a todos

Thia disse...

adoro suas receitas, mesmo, sempre leio o blog
pena que os ingredientes sao inachaveis (inventei essa palavra)
podia tentar algum dia assim
algo com coisas achaveis? rs
tipo moro no rio de janeiro
e mesmo aqui. muitas coisas sao inacessiveis

=p

suderius disse...

Ana,

Acabei de fazer os meus pudinzinhos, estão na geladeira e essa 1 hora não passa!

Parabéns pelo site!

Ana E.G. Granziera disse...

Thia,
Estou ciente de que em outras cidades ou estados alguns ingredientes são mais fáceis de achar do que outros. No entanto, é assim mesmo... a gente usa o que tem à disposição, adapta conforme necessário e possível. Eu ficaria louca se tentasse descobrir a cada receita se TODOS os meus leitores (do Rio, de Recife, de Porto Alegre, de Sorocaba, etc...) têm acesso a todos os ingredientes que estou usando. O máximo que posso fazer é presumir a respeito de ingredientes realmente difíceis, como farinha de castanha portuguesa. Isso eu SEI que ninguém vai achar, porque eu mesma só tenho porque me trouxeram da Italia.
Agora, fiquei muito curiosa a respeito do tipo de ingrediente que você não encontra no Rio. Quando fui p/ aí os supermercados me pareceram tão abastecidos, e vocês têm excelentes restaurantes...

Beijos

moranguita disse...

que pudins tao bons eu adoro quando tem fruta assim
sabem tao bem
beijinhos e boa semana

Valentina disse...

Ana, fico boba como da morango no Brasil quase o ano todo. Por aqui a safra eh pequena. e ficamos nos agarrando com unhas e dentes. Os do PYO sao os doces, perfumados..os morangos de verdade como digo eu. e ja comi tantos este ano que poderia morrer feliz amanha por ter vivido a minha melhor safra de morangos. Gosto demais de sobremesas cremosas.para mim alimentam a alma. estou adorando esta receita, e me encheu de curiosidade.

Fernanda Crippa disse...

Oi Ana Elisa
Acompanho o seu blog sempre e adoro! Considero um dos melhores! :)
Fiz o pudinzinho no domingo e ADOREI! O sabor lembra um creme de chocolate branco...com textura bem aveludada!!! O marido tambem se deliciou! Beijo grande

Renatinho disse...

Olá Ana, qual o momento de colocar a baunilha?

Anônimo disse...

Sempre visito SEUS blogs.. e não comento pq não tenho BLOG.. sou consumidora.. rsrs.. mas achei este blog a sua cara..não sei se vc conhece..
http://www.theydrawandcook.com/

claudia_ana@hotmail.com

Thomaz disse...

Fiz.E gostaram aqui em casa.

Alias, sei nata no lugar de creme de leite fresco.

Rebeca Jacuniak disse...

Oi Ana!
Amo seu blog! acompanho sempre e estou mudando muitos hábitos por influência sua! =D
Fiz esse pudim e realmente ele é maravilhoso!
bjoos

Bru disse...

Hmm.. que blog mais gostoso!!!
Adorei a recomendaçao do google reader!

Achei divertidissimo achar alguém que tem mais ou menos os mesmos interesses que eu!
Fiz ha pouco um blog de cozinha facil; Também estou envolvida com a publicidade, também tenho a fotografia como hobby e também me considero uma nona trainee (mas bem em começo de carreira).

Ja adicionei teu blog nos feeds e prometo acompanhar sempre! :-D

Auguri! ;-)

Bru

Anônimo disse...

Ana, fiz a receita esse fds e devo dizer .. não sobrou nem o cheiro !!!

Deliciosos e super fáceis de fazer !! Aqui na minha região, os morangos orgânicos estão começando a chegar ... oba ! ;'D

Anônimo disse...

Ana, parece que os deuses da comilança estão do meu lado. Achei creme de leite fresco em Belém e minha bondosa cunhada trouxe morangos orgânicos de Brasília (aqui só tem uns sem graça, machucados e tristes). Fiz o pudinzinho e ficou muito, muito gostoso. Brigadinha.

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Oi Ana indiquei o La Cucineta no #blogday lá no meu blog e já te linkey.

http://www.aquinacozinha.com/2010/08/hoje-e-o-dia-do-blog-blogday/

Beijos
Patty

Tatiana Abbud Ratto disse...

Ana, fiz e ficou incrível!

idi disse...

Olá, as receitas do teu blog são sempre praticadas na minha cozinha, obrigada por compartilhar. fiz este pudim, e na falta da fava e do extrato, usei cacau em pó (belga), ficou maravilhoso!! este pudim será minha sobremesa por muito tempo. abraços

Flor de Maio disse...

Amo suas receitas e seus desenhos!
Gostaria de seguir seus dois blogs.
Beijos,
Flor

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails