sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Uma Sexta-Feira Frugal 4: faça seu próprio requeijão

Não sei se requeijão entra aqui como algo que é mais barato fazer em casa, uma vez que tudo dependerá do preço dos ingredientes no seu supermercado versus o preço de um pote de requeijão industrializado. Mas merece um lugarzinho nessa sexta-feira por conta de seu caráter simples, delicioso e saudável. Isso com certeza.

Há anos quero preparar esse requeijão, que eu via sempre em um livro antigo de meu pai, daquela coleção que ensina auto-suficiência que já mencionei aqui antes. Mas enrola dali, enrola daqui, esqueci de comprar os ingredientes... Ok. Chega disso. Hoje é dia de fazer requeijão.

Foi uma bobagem demorar tanto, uma vez que é quase mais fácil fazê-lo em casa do que sair para comprá-lo. Ricotta, manteiga e leite batidos juntos. Só. E ficou perfeito. Um requeijão muito saboroso e cremoso, que pretendo fazer muitas vezes mais. Não ficou mais barato que o requeijão comprado. Confesso, comprei minha ricotta favorita, e não a mais barata (ainda que ela também não seja a mais cara). Mas compensou. Entrei em alguns sites de supermercado para ver os averiguar seus ingredientes de diferentes marcas de requeijão. E, em alguns casos, são 3 contra 11. "Ah, mas eles não usam 'ricotta', e sim os ingredientes da mesma", alguém diz. Ok... Grosso modo, temos o seguinte:
  • ricotta = soro de leite + coalho + sal
  • manteiga = creme de leite
Mesmo que o requeijão caseiro seja leite, creme de leite, soro de leite, coalho e sal, ainda tem menos ingredientes do que os requeijões industriais, com estabilizantes, conservantes e espessantes. Concluo que prefiro gastar uns reais para comer algo natural e economizar outros muitos reais em médico no futuro. ;)

REQUEIJÃO
(adaptado do livro Vida, Um Guia da Auto-suficiência)
Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 3 xícaras (uns 3 potinhos de requeijão industrializado)


Ingredientes:
  • 500g ricotta fresca
  • 200g manteiga com ou sem sal em temperatura ambiente
  • 1/2 - 3/4 xic. leite fervendo
Preparo:
  1. Coloque a ricotta e a manteiga em um liquidificador ou processador e pulse algumas vezes para misturar os ingredientes mais ou menos.
  2. Despeje um pouco do leite (1/4 xíc., mais ou menos) e bata bem, até ficar homogêneo. Vá acrescentando o restante do leite, até atingir a consistência desejada. Use todo o leite se quiser um requeijão mais molinho, e menos se quiser que ele fique mais firme.
  3. Acerte o sal, se necessário ou acrescente os temperos que quiser, ainda batendo.
  4. Guarde em potinhos bem fechados na geladeira.
Obs.1: a receita original não diz quanto tempo dura o requeijão na geladeira. Aconselho ficar de olho e sentir o cheiro. Como ricotta não costuma durar muito, acredito que com o requeijão caseiro seja o mesmo caso.
Obs.2: o livro indica que se pode substituir a manteiga pelo mesmo peso em óleo de milho (200g).

21 comentários:

Nanita disse...

Ana,
Vc já viu esta receita do david Lebovitz de como fazer Ricotta http://simplyrecipes.com/recipes/homemade_ricotta_cheese/???

Adorei a receita do requeijão, vou fazer esta semana...

Dani - Paladar disse...

É, as vezes o preço pode mesmo não valer o esforço de preparar em casa, mas se pensar a longo prazo e por saber exatamente oque está consumindo eu diria que tb faria. É que requijão eu também não consumo tanto quando antes.

Fiz novamente a sua receita de iogurte usando o leite mais gorduroso e o iogurte com menos tranqueiras no rótulo, e também coloquei menos que o pote todo, e não é que ficou firme?! eu acho que como colocava o pote todo antes, não conseguia um iogurte tão firme. Ja sorei ele todinho e dessa vez guardei o soro, pois pela ignorância não sabia como era muito bom para nosso corpo.

To adorando essa suas receitas, nos fazem pensar em tudo que compramos e podemos economizar.

Aninha Padredi disse...

Hummmmmmmmm! Com certeza é uma receita que eu vou me atrever a fazer pro café da manhã desse domingo!!!
Beijocas

João Campos disse...

E se usássemos aquele queijo cottage no lugar da ricota? O site de onde você tirou aquela receita (From my Home to Yours) faz mais ou menos isso para produzir um patê de requeijão e agrião (http://fromourhometoyours.blogspot.com/2008/07/pat-de-requeijo-caseiro-e-talos-de.html). Acho que vou fazer um teste.

A propósito, Ana Elisa, já que este é o meu primeiro comentário aqui: blog sensacional, histórias também, receitas idem. Obrigado pela imensa generosidade em compartilhar com os leitores o seu tempo e o enorme talento como escritora e cozinheira.

Um abraço,

João Campos

Patricia Scarpin disse...

Ana, vou tentar fazer usando a ricota caseira que sempre preparo (receita da Donna Hay). Depois te conto!

Fátima disse...

É como você escreveu, o requeijão caseiro não tem os contra do requeijão industrializado, e o melhor de tudo o prazer de fazer! :j

Cris disse...

Adorei a ideia de usar a ricotta fresca... agiliza o processo. Bjs!

Kelps Leite de Sousa disse...

Finalmente uma coisa que sei fazer e faço a bastante tempo. Isso me sentir um pouco menos inépto ao ler o seu blog. Em casa eu faço bem diferente (aprendi com minha mãe, quando eu tinha uns 10 anos), de uma forma super simples:

1 - Ferver 1 ou 2 litros de leite integral (normalmente os de saquinho da padaria dão melhor resultado).
2 - Depois que ferver, colocar 4 colheres de sopa de vinagre no leite e mexer bem. O leite vai talhar e separar o soro.
3 - Coar o soro com uma peneira. colocar a "massa" (parece ricota) no liquidificador com um pouco de manteiga (as vezes uso só azeite. dependo do humor...), sal e, se quiser, algum outro tempero como queijo ralado, azeitona, ...
4 - Bater. e guardar em uma vasilha bem fechada.

Ele não dura muito tempo mas aqui nunca estragou (as vezes acaba antes de ir pra geladeira, principalmente quando faço pão). Eu acho uma delícia comê-lo ainda quente com pão fresquinho.

Talvez assim seja mais barato do que comprando ricota. Já surpreendi minha esposa (na época, ainda era namorada) e vários amigos com esse requeijão.

Renata disse...

Ana, será que fica legal com a ricota feita em casa?

Fernanda disse...

UI!!! Tenho ricota na geladeira!
Olha, mesmo que seja mais caro do que os do supermercado, o que vale é que fazer em casa e bem mais compensador.

Talula disse...

De amanhã essa receita não passa aqui em casa!
Adorei.

ROBERTO (ANTICA OSTERIA MARINO) disse...

oLÁ ANA, TUDO BEM? COM É SEU REQUEIJÃO EM COMPARAÇÃO AO CREAM CHEESE? DÁ PRA USAR COMO SUBSTITUTO DO MASCARPONE NO TIRAMISÚ? BELA E SIMPLES RECEITA.DÁ PRA AROMATIZÁ-LO COM ERVAS OU...?
ABBRACCI!

Carlos disse...

Parece muito bom, vou experimentar em uma folguinha.... tenho uma pizzaria gourmet em Campinas, quando vier para Campinas me avise, será um prazer recebe-la!

Aline disse...

Olá!!!

Sua receitinha de requeijão "salvou" minha vida na Itália! Rs...
Sou apaixonada por requeijão mas por aqui não se encontra :( A "brasileirada" por aqui vai amar!

Obrigada por postar! Beijos!

Livia Luzete disse...

Ola Ana, vi essa receita no orkut , testei e fiz uma modificação acrescentando gorgonzola, ficou parecendo o polenguinho:
250 ml de leite com 2 colheres de maisena - fazer um mingau no fogo;
Depois levar essa mistura pro liquidificador e acrescentar 250 gr de ricota, 2 colheres de manteiga e um pouco de sal.

Como falei, acrescentei uma colher de sobremesa rasa de gorgonzola e ficou muito bom.

Dea Balle disse...

Eu fiz, com algumas diferenças no preparo: como meu liquidificador não é grandes coisas, eu amassei a ricota e bati com a manteiga na batedeira. Coloquei o leite e misturei um pouco e bati mais na batedeira.

Ficou FANTÁSTICO. Talvez um pouco mais granulada que a sua, mas mesmo assim é o melhor requeijão que eu já comi, com gosto de queijo mesmo, não aquela pasta industrializa com gosto de... Bom, com gosto de nada.

Aliás, com pouco leite a consistência ficou de catupiry. Não é o mesmo gosto, mas é uma alternativa muito mais saudável e infinitamente mais barata (aqui no RS, 250g de catupiry custam absurdos 7 reais, em média).

Muito boa! Vou repetir com certeza!

Carlos disse...

Adorei!

IPBV disse...

Bom dia, gostaria muito de colocar o link de seu blog e meu blog...

vc permite?

alias vou fazer essa receita e colocar lá, dizendo de onde tirei ...

grato
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/

Ana disse...

Ola Ana Elisa!
Queria falar um oi e falar q gosto muito do seu blog, visito ja ha um tempinho. Voce escreve super bem, eh muito divertido e agradavel ler seus posts!
Fora as receitas e ideias vegetarianas, q eu adoro tbem!
Super bacana a receita do requeijao, assim como a de queijos anteriores q vc postou.
Eu faco ricota caseira com leite e buttermilk, eh a ricota mais gostosa q ja comi. Tem a receita no meu blog se vc quiser dar uma olhadinha.
Prazer! Meu nome tbem eh Ana e sou fa do cucinetta viu!
Abracos!
Ana

Celma disse...

Ola... Amei a ideia de fazer requeijao! Hoje vou tentar fazer, aqui na Italia nunca achei nada que se pareça com o Requeijao!
Muito obrigada
Celma

Andréia disse...

Adorei a receita, mas tenho uma duvida: posso substituir a manteiga por margarina?
adoro o blog!
bjsss

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails