domingo, 4 de janeiro de 2009

Chega de resoluções. Muitos brownies para você.


O ano novo passou [feliz ano novo, aliás!], minhas mini-férias terminaram, estamos no dia 4 de janeiro e me dei conta de que não tenho resoluções de ano novo. As de 2008 continuam coladas à geladeira por pura displicência. E os resultados?

Meditar mais. Meditei mais? Consideravelmente. Ponto positivo para mim. Mas ainda bem que a resolução não era "meditar todo dia".
Beber menos. Hmmm... pula essa.
Emagrecer (meta 62kg). Emagrecer, emagreci. Um bocado. 8,5kg até o momento. [Ou pelo menos até antes do Natal.] A 62kg não cheguei, mas a nutri disse que isso seria difícil, uma vez que ando ganhando musculatura... Ok, então. Dou essa como cumprida.
Não faltar na corrida. Estrelinha dourada na testa dela! Pelo menos no último semestre...
Ler um livro não culinário por mês. Caca. Não deu. Vergonha. Vergonha enorme. Não sou mais a rata devoradora de livros que costumava ser. Mas esse ano eu fui engolida pelo trabalho, então dou um desconto. Era mais fácil ler o dia todo quando minha única obrigação era estudar.
Duplicar faturamento da empresa. Algo está muito errado quando você trabalha mais e ganha a mesma coisa. :P
Comprar uma casa. Pula. Depressão total.
Reclamar menos e agradecer mais. Check that!
Luv, luv, luv. Com certeza ando mais... hmmm... compreensiva com o mundo, suas idiotices e os idiotas que o habitam.
Terminar de usar pelo menos um livro de cozinha. Peraí que eu preciso de um tempo para parar de rir. Não só não consegui terminar livro nenhum, como ainda acrescentei pelo menos mais dez à minha biblioteca. Alguém conhece um Compradores de Livros de Culinária Anônimos?

Foram... [fazendo contas nos dedinhos] cinco sucessos em dez. Hmmmm... Ok, não foi tão ruim. Mas esse ano será diferente. 2009 será o ano em que Ana Elisa cumprirá todas as suas resoluções:

Cozinhar um bocado – Fácil!
Trabalhar o suficiente – Porque trabalhar muito faz mal à saúde.
Ler bons livros – Se eu comprar os livros certos.
Ver bons filmes – Se houverem. Ultimamente tá difícil...
Brincar com o cachorro – Sussa.
Correr um monte – Não vai ser esforço, porque já sinto falta quando não tem treino.
Meditar o quanto baste – Note como é um objetivo suuuuper mensurável...

Tá bom assim?

Ah, claro, ficou faltando uma: testar tantas receitas de brownies quantas existirem no mundo.

Achava que havia encontrado a melhor receita de brownies já inventada. No entanto, conforme fui comprando livros e vendo as sutis ou gritantes diferenças de uma receita para a outra, fui ficando curiosa, e hoje em dia, ainda que repita aquela primeira versão para quem a requisita, gosto de testar cada vez uma diferente, e ir fazendo notas mentais acerca de minhas favoritas.

Para o reveillon na casa de um amigo, eu ficara responsável por levar algumas pastinhas para comer com pãozinho e, não me contendo, resolvi preparar uma receita de brownies de Alice Medrich. No entanto, a receita pedia uma forma quadrada de 8 polegadas, que é bastante pequena, e, na pressa, errei o cálculo mental da conversão de medidas e acabei usando uma forma muito maior do que deveria. Por conta disso, os brownies ficaram finos e densos como cookies, e queimaram um pouco embaixo. Uma pena.

Quando então vieram amigos almoçar conosco [um deles faz faculdade de gastronomia e resolver cozinhar para nós, o que foi ótimo], quis repetir a dose, mas não quis repetir a receita. Usei uma que estava logo ao lado da primeira, no mesmo livro, e que me havia chamado a atenção por ser um brownie feito apenas de cacau em pó, sem chocolate derretido. O processo é muito fácil, como para qualquer brownie, e perfeito para sobremesas de última hora, uma vez que a manteiga é derretida com o cacau e o açúcar e os ovos devem ser gelados. Como não tinha uma forma quadrada de 8 polegadas, usei uma redonda de bolo, e cortei o brownie pronto em fatias ao invés de quadradinhos. O resultado foi um brownie muito denso, úmido, escuro e saboroso, bem menos doce que a versão a que estou acostumada. Nota mental: um dos meus novos favoritos. Preciso dizer para usar o melhor cacau que você encontrar? E, para os desavisados: CACAU EM PÓ NÃO ADOÇADO. Não chocolate em pó. Pelamordedeus.

BROWNIES DE CACAU
(do livro Bittersweet, de Alice Medrich)
Tempo de preparo: 40minutos
Rendimento: 16 brownies


Ingredientes:
  • 10 colh. (sopa) manteiga sem sal
  • 1 1/4 xíc. açúcar cristal orgânico
  • 3/4 xíc. + 2 colh. (sopa) cacau em pó
  • 1/4 colh. (chá) sal
  • 1/2 colh. (chá) essência de baunilha
  • 2 ovos grandes gelados
  • 1/2 xíc. farinha de trigo
  • 2/3 xíc. nozes picadas (opicional)

Preparo:
  1. Posicione a grade no terço inferior do forno e pré-aqueça a 160ºC. Forre uma forma quadrada de 20cm com papel alumínio. Não é preciso untar.
  2. Coloque a manteiga, o açúcar, o sal e o cacau em uma tigela e leve a banho-maria, mexendo de vez em quando com uma colher até que esteja derretido e homogêneo. Retire e deixe que amorne um pouco.
  3. Junte os ovos, um a um, misturando bem com uma colher ou espátula até que estejam bem incorporados. Junte a farinha e bata vigorosamente com a colher, até que a massa esteja homogênea, brilhante e grossa. Junte as nozes se estiver usando, e despeje a massa na forma, alisando com a colher para que fique bem espalhada.
  4. Leve ao forno por 20-25 minutos. Teste inserindo um palito no meio: ele deve sair ainda um pouco úmido. Retire e deixe esfriar completamente sobre uma grade. Usando as abas do papel alumínio, desenforme e corte em pedaços para servir.

23 comentários:

Fabiana Lima disse...

Eu me somo nesse pedido para 2009: encontrar esta receita de brownie ideal. Inclusive, foi por um post sobre brownies que cheguei ao seu blog, faz um tempinho.
Quem encontrar primeiro avisa, por favor! ;)

Arte&Reciclagem disse...

Nooossa, deve ser maravilhoso. Vou colocar cacau na minha lista pra testar essa delícia. Ah, adorei seu blog, vou estar sempre por aq. Bom 2009 pra vc!

Noémia disse...

Esse brownie deu-me uma fome...hummm!
É porque já é um pouco tarde que senão ia direita à cozinha experimentar a sua receita.:)

Anônimo disse...

Oi Ana
Podemos formar o Compradores de Livros de Culinária Anônimos...já tem mais uma adesão...me senti bem agora, pois achava que estava ficando doida comprando tanto livro...e olha que eu já tenho muito livro de literatura, revistas...sou fotógrafa amadora, produtora cultural amadora, designer amadora e agora cozinheira amadora...o meu problema (ou solução) é que eu amo demais...rsrsrsrs
Adorei teu blog...beijos e um ótimo 2009 !!!
Cláudia Nantes
claudianantes@bol.com.br

carladuc disse...

Adorei o "Compradores de Livros de Culinária Anônimo". Também to precisando... hehehe

Feliz Ano Novo!

caosnacozinha disse...

Ana, um maravilhoso 2009 para ti! E acho que podemos nos juntar e criar os compradores de livros culinários anónimos! Duas já somos! :)

Beijão *
Mariana

Andreia T. Farias Britez disse...

Compradores de Livros de Culinária Anônimos, UNI-VOS!! Tô dentro! E estou ha duas semanas querendo comer brownie! Essa noite até sonhei com um bemmm gostoso!! Quando abri seu blog e vi essa receita, vi que era um sinal!! Vou ter que fazer essa semana! Beijão e um feliz 2009 com muita saúde, paz, din-din e receitas deliciosas!!

Suzana disse...

Ana, votos de um excelente 2009! E podem juntar-me ao clube dos compradores de livros culinários anónimos!! ;)

Bj

Allex - o marido disse...

Acrescentou pelo menos dez?
Acrescentou pelo menos vinte!
Se criarem esta associação, eu pago para você se inscrever nela, hahaha!

Heliantia disse...

Olá, Ana :)
Antes de mais, votos de um excelente Ano Novo.

A foto dos brownies está deliciosa, vou-me aventurar na confecção dos mesmos ainda esta semana.

Agora, uma questão: conhece a receita original dos cannolis sicilianos ?

Beijinhos de Braga, Portugal.

Espiões da Gula disse...

Como meta para 2009, ser MUITO mais feliz, aprender a cozinhar um pouco (não é um talento meu) hehehehe...
2009 de sucesso, que vc consiga meditar mais e comprar sua casa!!!

Beijos!

Jéssica - Espiã da Gula

Cintia Mara disse...

Oi Ana,

Feliz Ano Novo! Tenho lido muito seu blog e tenho me divertido um monte com ele. Você escreve muito bem e ás vezes caio na risada só de ouvir as suas histórias.
Aliás, o seu blog tem me salvo quando preciso de receitas novas. Estou morando co o meu marido na Alemanha e eu "louca" vim pra cá sem nenhum livrinho de culinária. Bom, também não cabia nem mais uma vírgula na mala. Depois vou experimentar este seu brownie. Beijos, Cíntia

Nysa disse...

adoro brownies simples... tenho uma receita, mas esta é diferente e também me parece bem. anotei ;-) beijocas

Patricia Scarpin disse...

Ficou tão pretinho! Do jeito que eu gosto.

Loisiana disse...

Ana,

Achei que tinha A MELHOR receita de brownies...(já te contei sobre esta minha neura), bom, acho que terei de testar esta também (damn it!).

Estou fazendo seu bolinho de banana para cozinheira banana neste instante (tá no forno)vamos ver como fica! Já testei sua receita de abóboras ao forno (AMEI).
Queria testar mais... mas o ano mal começou e eu já não tenho mais tempo para nada!!

Me conta seu segredo!!!
Como vc faz??? trabalha um monte, faz comida (pão, sorvete, queijo, iogurte...Ufa!), limpa casa (e kitchen, passeia cachorro, vai no mercado...E CORRE (hate you so MUTCH) Barbaridade!!

Fala a verdade existe a Ana Elisa CLONE te dando uma mão né!!

Hihi Brincadeiras a parte!!
Vc é incrível! Te admiro de verdade!

Tudo do Bom! Abraço Nani

Ana Elisa disse...

Fabiana,
ideal, ideal mesmo, acho que não haverá nunca. Existe o brownie pra quando vc só tem chocolate em casa, o brownie pra quando vc só tem cacau, o que vai os dois, o brownie para quando vc quer comer puro, o brownie pra comer com sorvete... hehehe...

A&R,
Experimente, que vc vai gostar.

Noémia,
Ele é rápido, dá prá começar à meia-noite numa boa... ;)

Claudia,
muito obrigada! Vai dizer... o melhor mesmo é continuar amadora. Só diversão! :)

Carla, Mariana, Andreia e Suzana,
Jéssica e Cíntia,
feliz 2009 e muitos brownies pra vcs tbm!

Allex (chuchu),
não resistiu, né? Ok, foram uns vinte mesmo. Só não quis parecer compulsiva, mas acho que já é tarde... :*

Heliantia,
tenho umas duas receitas, mas nunca tinha feito cannoli por não ter as canolas de metal para fritar a massa. Mas agora (insira risada maléfica aqui) estou só esperando uma oportunidade de prepará-los, pois achei as maledette! :D Quando fizer, coloco a receita.

Nysa e Patrícia,
testem essa, POR FAVOR! É de chorar.

Loisiana,
depois me diga como saiu e se vc gostou! :D
Não tem Ana Elisa clone não. Só uma Ana Elisa metódica que divide seu tempo mui-to di-rei-ti-nho. Hehehe...

Bjos!

Heliantia disse...

Obrigada, Ana :)
Fico a aguardar.
Desde que os vi num episódio dos "Sopranos" fiquei com vontade de os fazer :P

Quantos aos livros de culinária... eheheheh parece que "sofremos" do mesmo mal, com especial incidência para os que na capa surjam as letrinhas mágicas "Itália".

marcel gussoni disse...

Ana, mas uma receita testada, ficou delicioso! Logo vou postar a foto la no blog e te aviso..

abraços!

FERNANDA disse...

OI ANA!..

FIQUEI MUITO CURIOSA PRA SABER QUAL É A SUA RECEITA PREFERIDA DE BROWNIE, A QUE VC COMENTOU NO POST QUE É A QUE VC SEMPRE COSTUMAVA RECORRER ACHANDO SER A MELHOR!.. ELA ESTÁ NO BLOG?? SE NÃO, PODERIA POSTÁ-LA??
OBRIGADA!..

BJS, FERNANDA

Tatoo disse...

Ana,

que essência de baunilha vc usa? A qualidade tb influencia no resultado final, né?

bjo gde,

Tatoo

Thássia disse...

Parabéns, amei o blog e a receita é maravilhosa!

Renata disse...

Oi Ana,
Seu blog é o melhor. Parabéns! Sempre dou uma olhadinha e já fiz algumas receitas. Fiz os cup cakes de chocolate no domingo passado e ficaram realmente maravilhosos. Este domingo resolvi fazer esse brownie de cacau em pó, mas não deu muito certo. Fiz uma coisa diferente da receita:como eu nâo tinha 100% cacau, substituí por 2 xícaras de cacau 32% e nâo coloquei açúcar. Ficou gostoso, mas esfarelento...Será que foi por causa do cacau?
Obrigada

Fernanda disse...

Olá Ana!
Primeiro, parabéns pela gravidez, acompanho seu blog há algum tempo e fiquei muito feliz por você. Eu tricoto, e queria te presentear com um sapatinho, se desejar ganhar um, envie - me seu endereço que tricotarei com prazer.
Estou escrevendo apenas pra dizer que seu brownie fez MAIOR sucesso entre amigos, todos amaram, e amaram tanto que 5 pessoas acabaram com uma receita. Leitores, podem confiar!
Um beijo!
Que vc e seu bebê sejam muito felizes. O marido e o cachorro tmb!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails