quarta-feira, 28 de maio de 2014

Masala Chai esquentando por dentro


Masala Chai é uma bebida (até onde sei, me contaram, dizem por aí) indiana, a base de chá preto, leite e especiarias, muitas especiarias. Coisa que comecei a beber há uns dez anos atrás, numa era yoga-babadauê, bem quando resolvi virar vegetariana (naquela época, vegetariana de verdade; e naqueles dias conhecia só como chai mesmo, sem o masala).

É uma delícia.

E esquenta por dentro nesses dias em que o frio vem para gelar os ossos e você PRECISA ficar sentada a manhã inteira no seu escritório frio trabalhando. E você pode guardar na geladeira e requentar no dia seguinte numa boa. (Não é o ideal, mas funciona se você não quiser tomar 4 xícaras de chai numa sentada.)

Para 1 litro de chai, moa no pilão 10 bagos de cardamomo (retire e descarte as cascas), 1 pedaço de canela em pau de uns 3cm, 4 bagos de pimenta-do-reino (branca, de preferência), 1/4 colh. (chá) sementes de erva-doce. Não precisa virar um pó muito fino. Aqueça 2 xic. de leite, e quando começar a ferver, junte as especiarias moídas, 1/8 colh. (chá) de sal (ou a gosto), 1/2 colh. (chá) gengibre em pó e 3 1/2 colh. (sopa) de açúcar mascavo. Reduza o fogo e deixe cozinhar em fervura branda por 3 minutos, mexendo para dissolver o açúcar e o leite não subir nem pegar no fundo. Enquanto isso, ferva 2 xic. água com 5 colh. (chá) chá preto. Ferva por 1 minuto e desligue.
Derrame o chá por uma peneira, na panela do leite, descartando as folhas. Mexa para misturar o chá ao leite, cozinhando por mais 1 minuto. Passe novamente pela peneira, para retirar pedaços de especiarias, e sirva, bem quentinho.

Já testei várias receitas, mas essa, da revista Gourmet, depois republicada no livro Gourmet Today, da Ruth Reichl, é minha absoluta favorita.

Nham. Quentinha, quentinha. Agasalho também ajuda.

Madame-Bochechas pirou no chai, diluído com água, por conta do chá preto.

7 comentários:

Pietra Perry disse...

Miaam, também estou na onda de bebidinhas quentes para espantar o frio. Adoro Chai (ou Masala Chai, dá igual...)e buscava uma receita testada e confiável, obrigada!

Ana Lucia disse...

Eu adorava o chai com leite de soja mas depois desisti por causa da marca (aquela que todo mundo sabe) ter dado problemas e no fundo por ser cheio de coisas que vc nem sabe que existe dentro da caixinha. Comprei uma mistura alemã de uma loja de chá em São Paulo mas como o leite de vaca me dá um pouco de intolerância ainda não fiz, mói um pouco para por como tempero de bolo com iogurte.Não tem como ficar ruim.Adoro tudo que tem cardamomo, canela, cravo, etc...
Ps:que bom que vc está nessa fase mais animada, e eu acredito que a madame bochechas deve pirar com qualquer coisa como a minha filha que NUNCA deu problemas para comer... quem sabe vc tem a mesma sorte...A diferença é que ela tem 22 anos :)

Maria Zamith disse...

Amo !!!
Tudo de bom e as ervas aromáticas usadas fazem muito bem à saúde .
Aí no Brasil quentinho aqui já estou tomando com umas pedrinhas de gelo feita com o próprio chá !
Uma boa pro verão num final de tarde com uma fatia daquela TORTA DE FOLHAS DE CENOURA que você postou a muito tempo atrás .
Vou testar mais esta receita.
Obrigada linda,
Beijo

Lele disse...

Hmmmmm!! Vou experimentar com o leite de amêndoas feito em casa.

Fernanda Kojima disse...

Ana, onde você costuma comprar cardamomo e outras especiarias? Lembro de ter lido alguma dica sua em post antigo, busquei, mas não encontrei (acho que era uma loja de São Caetano que faz venda online).
Amei a receita - apesar de não tomar leite, não resisto a um chai num dia frio =)

Lica Cunha disse...

Também adoro Chai mas não tomo leite..:)
Fernanda dá um pulo na Rua Santa Rosa no Brás, tem vários empórios onde as especiarias são vendidas a granel, o meu preferido é o Empório Santa Filomena.

Fernanda Kojima disse...

Lica, vi comentário só agora. Agradeço muito pela dica! O engraçado é que vim ler a receita do Chai pois fui ontem justamente ao Sta. Filomena comprar especiarias =)

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails