domingo, 13 de março de 2011

Curry de peixe de raspar o prato

Faltam apenas dois dias úteis para minha "licença-maternidade"; assim, entre aspas, porque freelancer tirando licença é quase tão improvável quanto a promessa da Unilever de que se comprando a margarina deles diminue-se a quantidade de doenças cardíacas no mundo. [Aliás, como eles ainda não foram processados por essas campanhas mentirosas, eu ainda não sei.] De qualquer forma, ainda mais agora que temos quase certeza de que o bebê venha um pouco adiantado, não vejo a hora de ter uma semaninha – só uma já estaria bom – de assistir a filmes com pé pra cima e fazer docinhos.

Chega de trabalhar. Já deu.

O quarto do bebê está pronto, a mala da maternidade (finalmente) também, e meu freezer está abarrotado de sopa veneziana de feijão, penne gratinado com espinafre e abóbora, torta de verduras e queijo, burritos, pães integrais, cookies de aveia, bolo de ameixa, de banana, brownies... tudo pra tentar facilitar os momentos sonâmbulos por vir.

Mas independente do que anda acontecendo dentro do freezer, o que tenho tido vontade de comer AGORA são mesmo temperos asiáticos. Já preparei diversas vezes um soba de chá verde com cogumelos e pepinos apimentados, macarrão chinês com peixe grelhado e legumes, e ando maluca para ir comer em um restaurante tailandês que um amigo recomendou.

Quando voltei da feira com dois filés enormes de Namorado, não tinha muita ideia do que fazer com eles. Até entrar no site do Jamie Oliver para reclamar de duas revistas minhas que extraviaram [e que serão enviadas novamente, porque eles são uns fofos e nem colocaram a culpa no correio brasileiro, como normalmente outras empresas fazem] e dar de cara com um Keralan Fish Curry.

Hmmmmmmm....

Cuuuuuurryyyyyyy...

:)

Não deu outra. Seria um excelente prato para estrear a lata de leite de coco tailandês que eu comprara a preço de ouro na Bombay. Explico: fico enfurecida de sermos um país em que se produz tanto coco, e não termos uma desgraça de uma garrafinha de leite de coco que seja de verdade. Todas as marcas têm água como ingrediente principal e gomas e estabilizantes para engrossar o caldo que pouco coco têm. Quando peguei aquela lata de aço na mão e li "extrato de coco, água e ácido cítrico", fechei os olhos para o preço e mandei bala. Sinceramente? Vale cada centavo. A textura é de creme, e o gosto é sensacional: como se eu tivesse aberto um coco maduro e raspado a carne branca para comer. É fresco e delicioso! COMPLETAMENTE diferente da textura aguada e do retrogosto ligeiramente amargo das nossas garrafinhas brasileiras. O que me deixou ainda mais enfurecida.

Sei que posso fazer o leite de coco em casa, muita gente já me disse isso. Mas numa quinta-feira à noite, de supetão, quando não posso sair e comprar um coco fresco, é bom saber que existe uma alternativa que fique me esperando na despensa.

O prato é facílimo de fazer e, enquanto mexia a panela e experimentava o caldo espesso em torno do peixe, não conseguia acreditar em como aquilo estava delicioso! Quando raspei o último resquício do molho da tigela, fiquei triste por não ter feito uma porção maior, pois, contrariando toda a minha política culinária, deus! como queria ter repetido o prato! ;)

CURRY DE PEIXE
(porções adaptadas daqui)
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes:
  • 2 filés grandes de namorado (ou outro peixe branco firme), sem pele, cortado em pedaços de 2,5cm
  • óleo vegetal
  • 1/4 colh. (chá) sementes de mostarda
  • 5 folhas de curry (encontradas na loja Bombay)
  • 1 cebola pequena, fatiada fino
  • 1 dente de alho, fatiado
  • 1 pedaço de 2cm de gengibre fresco, ralado
  • 1/2 pimenta chilli verde, sem sementes e picada (usei meio jalapeño)
  • 1/8 colh. (chá) pimenta caiena em pó
  • 1/4 colh. (chá) cúrcuma
  • 1/2 xic. leite de coco
  • 1/2 xic. tomates italianos em lata, com seu suco (amasse um pouco o conteúdo da lata, antes de medir e guarde o que sobrar na geladeira)
  • coentro fresco

Preparo:
  1. Aqueça um fio de óleo numa frigideira grande e junte as sementes de mostarda e as folhas de curry. Sem deixar queimar, espere que as sementes comecem a estourar. 
  2. Junte a cebola, o alho, o gengibre e o chilli e cozinhe em fogo médio-baixo, por uns 5 minutos, até que a cebola amoleça. 
  3. Misture a pimenta caiena e a cúrcuma em uma colherinha de água e junte à panela. Mexa tudo por 1 minuto e junte o peixe. Tempere com sal. 
  4. Junte o leite de coco e os tomates, misture muito bem, e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não pegar no fundo, por 15-20 minutos, ou até que o peixe esteja cozido e o líquido, reduzido. 
  5. Acerte o tempero, polvilhe com bastante coentro picado e sirva com arroz basmati. (Ficou ótimo com arroz integral!)

21 comentários:

AnaLuiza disse...

Hummmm, parece delicioso mesmo! Será que dá para usar a pasta de curry ou curry em pó ao invés das folhas?

Anônimo disse...

Essa latinha encontro no mercadinho asiático por 1,-Euro, Seriam uns 2,4 reais. E cada vez que eu abro uma, penso nas garrafinhas da sococo, achando que elas seriam mais concentradas. O que a memória emocional faz!


Desejo os últimos dia da espera, com os pés pro ar... mesmo sabendo que o dia a dia nos devolve ao chão da realidade rapidinho...
Cris

Verena disse...

Deve ficar excelente com camarão e lula também!

Vc tem uma receita de leite de coco para passar? Tentei fazer uma vez em casa mas não ficou saboroso.

Ana E.G. Granziera disse...

AnaLuiza,
não, a pasta e o pó são completamente diferentes: eles são uma mistura de vários temperos diferentes.

Cris,
já foi o tempo em que as garrafinhas eram de qualidade. Aqui no Brasil parece que isso vai de mal a pior: tem empresas que têm como meta anual cortar custos de produção dos alimentos, e isso influencia diretamente na qualidade... :(

Verena,
me lembro de terem falado de simplesmente bater a polpa fresca do coco com um pouco de água no liquidificador e passar por um pano, mas confesso que ainda não testei.

abs

raquel disse...

Ana Elisa,
Recentemente me descobri grávida, ainda nas primeiras semanas. Thanks God você está à minha frente nessa empreitada. Certamente os seus posts ficarão menos frequentes, mas o La Cucinetta será uma mão na roda desde já!
Boa sorte por aí!

Julia disse...

O pessoal da Finococo bem que podia fazer leite de coco, né? Eu uso o Sococo aos baldes pq estamos em exclusáo de leite aqui há 2 anos (minhas filhas são alérgicas e eu amamento, ou seja, não entra leite em casa). O Sococo ainda continua mais aceitável pq pelo menos não é desengordurado. TODOS os outros são muito diluídos, é só olhar o número de calorias por porção.

Lau V. disse...

Parece muito bom. Adoro curry.
Já está bem preparada para quando o baby chegar, né? Boa sorte!

Eu não consigo entender como podem falar que a margarina faz bem à saúde, basta ler a lista enorme de porcarias e já da para entender um pouco como aquilo é perigoso.
Sempre senti alguma coisa errada no leite de coco artificial que experimentei quando era criança, mas não tinha muita noção ainda. Hoje não consigo mais, esses dias experimentei um doce que tinha e eu não sabia e senti um gosto bem forte de alguma coisa estranha. É muito ruim. Nunca vi um no mercado que fosse decente, vergonhoso.
Só sei que é caminho sem volta quando acostumamos com o sabor natural dos alimentos.

Beijos!

Tee disse...

meu deus deu até um trosSo aqui as lombrigas saltaram TENHO QUE FAZER

miosotiis disse...

Parece delicioso! :)

Eu ando deliciada com este livro http://www.play.com/Books/Books/4-/14444621/India/Product.html?ptsl=1&ob=Price&fb=0&searchtype=allproducts&searchsource=0&searchstring=india+cookbook&urlrefer=search .

Conheces?

Patricia Scarpin disse...

Que vontade monstra de comer essa comidinha! Que cor linda, Ana!

paula disse...

ana, vou ser obrigada a fazer essa receita hj. ja comprei até o peixe. ah,já que vc ta na onda do tempero asiático, recomendo ir no Kazu Lamen, na Liberdade. Tenho ótimos momentos com o lámen deles... É DIVINO! feito com produtos asiáticos mesmo. Não preciso nem dizer que o tempero é incrível. Deve ter versão vegetariana, com certeza. Bjos!

Livia Luzete disse...

Ana Elisa e Verena, o leite de coco é isso mesmo, simples assim. Bater a polpa do coco no liquidificador com um pouco de água. Se quiser coa, conforma a receita. Aqui no Ceará o leite de coco da peixada, do cuscus(que não é o cuscus paulista!!)da tapioca é feito assim! Perfeito!

ana, já que seu freezer está abastecido para a chegada do metaleirozinho, então vc vai sempre vir aqui né?
Beijo minha flor e boa gestação.

Eli disse...

Ana certa vez estive com vc em um encontro de blogueiros e nem se quer sei se lembra de mim mas quero deixar aqui o meu carinho e o desejo que tudo corra bem com vc e seu filhote eu que já passei por isso duas vezes e que agora tenho o meu mais novo a correr e subir em tudo que é coisa pela casa te falo que você vai amar essa viagem. Super beijo.


Lica - www.saboresdalica.blogspot.com

Tania P. disse...

Oi Ana. Acabei de fazer o curry e tenho que concordar que raspei o prato. No mercado perto de casa nao tinha folhas de curry, mas mesmo assim adorei. Adicionei pimentao verde e amarelo e lula. Ficou MARAVILHOSO!!! E acabei matando as saudades das peixadas do Brasil....e meu marido que nao eh muito chegado em pratos ensopados ate repitiu. Boa sorte com o filhinho que esta chegando.
Tania

mundodamari disse...

Ana Elisa,
Td bem? me identiquei na hora ao descrever o leite de coco Tailandês. Atualmente moro na Suécia e qdo usei pela primeira vez leite de coco, minha reacão foi de espanto ao abrir a lata: parecia manteiga de coco de tão grosso; ao misturar o liquido emergiu e se transformou em algo tão cremoso...tão fora da realidade brasielira. Usei essa lata para fazer uma falsa moqueca de camarão, já q o camarão daqui está longe de ser como os brasileiros (isso tenho saudade, o nosso é mil vezes melhor). O caldo da moqueca ficou cremoso e tão saboroso, nossa, dá água na boca só de lembrar!!!
Estou adorando descobrir seu blog...aproveite a semana de descanso!
beijos

EduLuz disse...

To com voce quanto ao leit de coco.
Nem no teu vizinho sex shop tem!
Abs

miosotiis disse...

Experimentei ontem e foi um sucesso!! ;)
O jantar foi de inspiração indiana e, quando vi esta receita, não hesitei. Maravilhoso! ;)

Fiz com tamboril. ;)

Marina disse...

Olá Ana, já faz um tempinho que leio seu blog e vivo colocando em prática suas dicas (aliás parabéns pelo blog, pelas receitas e claro pela disposição em manter o blog sempre atualizado!). Hoje quando estava lendo o post do curry de peixe fiquei surpresa ao você comentar que assina a revista do Jamie Oliver eu apenas lia esta revista pela internet, não sabia que a versão impressa eles entregavam no Brasil! Você pode me passar como faço para receber a revista dele em casa?

Marina

Deborah disse...

que delícia de receita!!!!
tô com um peixinho branco congelado aqui, que com certeza vai virar curry!
bjs

tatiane disse...

Ana, tava procurando aqui sua sopa de abóbora, aí lembrei desse leite de coco tailandês. Encontrei o mesmo produto num mercadinho na Praça da Liberdade por 5 reais, quer dizer, mais barato que dois vidrinhos nacionais com cheiro de detergente.

Alice disse...

Olás! Apesar de já conhecer por auto o blog, encontrei esta receita pesquisando sobre leite de coco tailandês. Que delicia!!! Obrigada por compartilhar sua experiência!!Abraço!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails