terça-feira, 15 de março de 2011

Soba de chá verde com pepinos apimentados e cogumelos

Dizem que comida apimentada faz você entrar em trabalho de parto. Considerando a quantidade de vezes que comi esse prato nos últimos meses, mais toda a comida mexicana e asiática que andei preparando e comendo fora desde o início da gravidez, vou precisar engolir uma Scotch-Bonnet inteira para o expulsar o menino da barriga. O bebê já vai nascer pedindo pra botar Tabasco no leite.

A primeira vez em que preparei esse soba muito rápido e fácil, usei a quantidade inteira de pimenta calabresa pedida na receita (2 colheres de chá!). O marido, que come molho de pimenta brava de colher, lacrimejava a cada garfada. Então resolvi substituir as "colheres" de pimenta em flocos por "pitadas". E, mesmo assim, dependendo do tamanho da sua pitada, os pepinos absorvem o fogo da pimenta como uns loucos e você pode acabar exagerando na picância do prato.

Mas... vai do gosto do freguês. Gosto do apimentado que não mascara o sabor dos outros ingredientes. E você não vai querer mascarar os cogumelos no molho de ostra, a refrescância dos pepinos e o sabor interessantíssimo desse soba aromatizado com chá verde. O soba – que é uma massa feita de trigo sarraceno – pode ser encontrado na gôndola de produtos asiáticos dos bons mercados e empórios ou nos mercados da Liberdade, assim como essa variação com chá verde, que torna os fios esverdeados e seu sabor ligeiramente amargo. Mas, caso só encontre o soba comum, acho que o prato deve ficar igualmente bom.

Também troquei o caldo de legumes por água, não me importei em descascar ou retirar as sementes do pepino e já variei um bocado o tipo de cogumelos usado (shiitake, shimeji, enoki, às vezes misturado, às vezes um tipo só...), e sempre fica bom.

Fiquei feliz por ter encontrado no mercado um molho de ostra sem glutamato monossódico, um negócio que eu abomino e que me dá dor de cabeça. Na primeira vez em que fiz o prato, fiquei com preguiça de comprar o molho, pois estava de mudança e achei bobagem levar de um apartamento para o outro uma garrafa de molho de ostra recém-aberto. E preparei o soba com shoyu no lugar. Bem, o molho fez falta. Ele tem um sabor interessante e diferente e é bastante salgado, então nem se incomode em salgar o prato.

Aliás, se você gosta de pratos com um toque asiático, ter esses ingredientes em casa (mirin, molho de ostra, shoyu, nam pla, óleo de gergelim, soba e outras massas) é uma mão na roda para as noites sem tempo, pois há uma infinidade de receitas deliciosas que podem ser feitas em vinte minutos ou menos. :)


[A porção da foto é praticamente para duas pessoas; porção de mulher grávida de 38 semanas, urrando de fome...]

SOBA DE CHÁ VERDE COM PEPINOS APIMENTADOS E COGUMELOS
(ligeiramente adaptado da revista Donna Hay)
Tempo de preparo: 10 minutos (com o mis-en-place)
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
  • 1/4 xic. mirin (sake culinário, vinagre de arroz)
  • 1 colh. (sopa) suco de limão
  • 1 pitada generosa de pimenta calabresa em flocos
  • 1 colh. (sopa) sementes de gergelim, tostadas
  • 2 pepinos fatiados fino
  • 1 colh. (sopa) óleo de gergelim
  • 400g cogumelos (shiitake, shimeji, enoki, nameko, pleurotus...), fatiados, se necessário
  • 1/2 xic. molho de ostra (o do Panda é uma boa marca)
  • 1/2 xic. água
  • 270g soba de chá verde
  • 1 xic. folhas de hortelã
  • 3 talos de cebolinha grandes, picadas

Preparo:
  1. Cozinhe o soba conforme as instruções na embalagem, escorra e reserve. 
  2. Numa tigela, misture os pepinos fatiados, a pimenta, as sementes de gergelim, o mirin e o suco de limão. Reserve.
  3. Aqueça o óleo de gergelim numa frigideira grande e junte os cogumelos, cozinhando por 1-2 minutos em fogo alto. 
  4. Junte o molho de ostra, a água e o soba cozido e mexa bem por 1 minuto, ou até que a massa esteja coberta de molho. Desligue o fogo e junte os pepinos e seu líquido, a hortelã e a cebolinha. Misture bem e sirva. 

9 comentários:

Luciana Betenson disse...

Literalmente me deu água na boca rsrsrs... eu AMO os pratos orientais e apimentados, faço bastante comida indiana mas estou começando a me aventurar nas comidas japonesas quentes. Comprei minha primeira garrafa de molho de ostra esta semana :-) Quero muito provar este soba Ana!

Milena disse...

Amei o blog!!!! Parabéns!!

Sra Mercury disse...

Hummm, eu to acostuma com comida oriental, mas confesso que fiquei com agua na boca!
Sorte , felicidade e um bom parto!

beijo

PS: o pão ficou lindo obrigada pela dica ;)

Ágata disse...

Oi Ana! Adoro seu blog, acompanho sempre suas receitas! Essa receita de soba me deixou muito interessada, você pode me dizer onde encontra todos esses ingredientes maravilhosos? rsrs..

Muito obrigada e muita sorte com o bebê!!

Ágata

jack disse...

oi ana me chamo jackeline,e em um momento de crise e uma tristeza que teima em aparecer encontrei seu blog que provoca em mim uma sensaçao estranha de alegria as vezes acho q te conheço ha muito tempo,vc escreve muito bem e agora e um dos meus momentos alegres do dia.

Mariana disse...

Ana, mandei um email importante para o seu email profissional. Ele possui uma justificativa para esse procedimento. Grata, Mariana

MelaMelancia - Marcinha Breda disse...

Olá!, Sempre dou uma espiadinha por aqui e adoroooo...

Hummmm parece uma delícia este prato!!!
Aii menina deve ser ótimo estar gravidinha ein...
Tá mto anciosa?

Bjinhos...

Jux disse...

38 semanas já???
Passou rápido, moçoila!
Jájájá o pequeno metaleiro estará em seus braços, para infinitas alegrias e noites sem sonos... e sempre em saldo positivo no que será o antes e depois!
AMEI o Soba!
Está listado a ser feito dentre tantas receitas delícia que você divide tão generosamente... e assim sigo, por exemplo, viciando meu QG no melhor sorvete gianduia do mundo - o único sorvete de chocolate que meu pai come, come come e que não dá dor de cabeça na minha mãe!

Beijukkas e Bemvindo garotinho!

Jux
Sylt/DE

JACK disse...

AMEI ARECEITA DO PUDIM VOU FAZER PARA MEU MARIDO... ELE ADORA EU TAMBEM NUNCA ACERTO.
AMO LER SEU BLOG UM OTIMO FIM SE SEMANA.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails