quarta-feira, 9 de março de 2011

Bolo integral de bananas e framboesas

Tem dias em que queremos fazer tudo direitinho, by the book, dentro das regras, e só tomamos na cabeça. Há outros em que inventamos de fazer tudo do avesso e as coisas inexplicavelmente dão certo. Quando a gambiarra sai melhor do que o esperado. Quando parece que os planetas se alinham e o universo não deixa que você se estrumbique apesar da probabilidade alta.

Parece que com bolos acontece a mesma coisa. Num dia, segue-se a receita à risca e o bolo explode, transborda, afunda, transforma-se numa gororoba incomível de proporções épicas. E noutras vezes, lutando contra todos os instintos, resolvemos fazer uma receita que não especifica tamanho de forma, que usa "pote de iogurte" e "envelope de fermento" como medidas, mudamos o tipo de óleo e a quantidade de frutas, e parece que Murphy dá um tempo, e tudo sai maravilhosamente bem.

Este bolo de bananas ficou muito saboroso com o uso da farinha integral, que tem um gosto naturalmente amendoado, e me fez pensar em, na próxima vez, substituir as framboesas por gotas de chocolate. Na falta de um óleo mais neutro, como canola, acabei arriscando e usando azeite de oliva extra-virgem, bem frutado, não muito forte. Sente-se algo de diferente na massa, mas ficou muito gostoso mesmo assim, ainda que prefira usar um óleo mais suave da próxima vez.

BOLO INTEGRAL DE BANANAS E FRAMBOESAS
(livremente adaptado da revista francesa Saveurs)
Tempo de preparo: 20 minutos + 45 minutos de forno
Rendimento: 1 bolo de 20x30cm

Ingredientes:
  • 1/2 xic. iogurte integral caseiro
  • 3 ovos grandes, orgânicos
  • 1 xic. açúcar cristal orgânico
  • 1 1/2 xic. farinha integral fina (orgânica)
  • 1 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 1/4 xic. + 2 colh. (sopa) óleo
  • 2-3 bananas, dependendo do tamanho, maduras e amassadas
  • 1 punhado de framboesas
  • manteiga para untar

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 205ºC. Unte uma assadeira de alumínio de 20x30cm.
  2. Numa tigela média, misture o iogurte, os ovos e o açúcar, misturando bem com um fouet. Junte a farinha e o fermento, misturando novamente, até que não se vejam mais grumos de farinha, e então junte o óleo, misturando até que fique homogêneo. 
  3. Junte a banana amassada, misturando com uma espátula. Despeje na forma e distribua as framboesas, afundando-as um pouco na massa. 
  4. Leve ao forno por 40-50 minutos, ou até que esteja dourado e um palito saia limpo quando inserido no centro do bolo. Retire do forno e deixe esfriar na forma, sobre uma grade. Passe uma faquinha nas laterais e desenforme.

13 comentários:

CRISTIANE LARA disse...

Oi Ana,
Adoro Bolo integral de bananas (aliás, adoro tudo que é integral...rs). Nunca fiz com framboesas.Vou fazê-lo em breve ! O seu está muito lindo ! Parabéns e beijocas .

Ana Sabino disse...

Oi Ana,
Sempre acompanho seu blog e adoro as suas receitas, e sempre que dá testo elas por aqui, mas tenho um grande problema com bolos eles sempre ficam meio torto, gostaria de saber o que faço para nivelar meu bolo como o seu?
Beijos

moranguita disse...

que bolo bom, por acaso e uma combinaçao que ando com vontade de experimentar
beijinhos

Franci disse...

nossa , me deu água na boca ! parece muuito bom . adorei seu blog !

http://fashionforyoou.blogspot.com/

Patricia Scarpin disse...

Ai, querida, nem fale - no Carnaval fiz um bolo invertido de banana Bill Granger (não daquele livro, de um outro mais antiguinho) e ficou HORROROSO. Bem gostoso, mas feio de dar dó. Nem vontade de tirar foto deu. E segui a receita direitinho.

Mas este seu bolo, por outro lado, está lindíssimo! Adorei a cor dourada e a idéia de combinar banana e framboesa (com cranberries secas já combinei e fica bem bom).
Adorei e vou guardar a receita para a próxima leva de bananas maduras.

Beijo!

Anônimo disse...

na verdade na MINHA concepção não adianta não consumir nestlê, fazer seu próprio pão, próprias papas ... e se render à tecnocracia médica, ao aparato hospitalar, ao parto frank e à episio ... Acredito no papo do berço ... e como ...
Uma ótima hora para ti ... e continues empoderada
Lia seixas

paula MARIANA disse...

Que bolo delicioso Ana, me desculpa mas vou raptar a receita, não leve a mal não hehehe,

BEIJOS E BOM FIM DE SEMANA!

Lílian Brasileiro disse...

Oi Ana,
enfim achei um cantinho no qual podemos dividir boas receitas....
Adorei a receita de molho pesto e muito mais das outras receitas...
Agora acompanho cada post como se te conhecesse a anos.
Me sinto já a sua melhor amiga...rsrsrsrsrsrs
Mas não leve a mal..tava precisando dessas suas dicas para mudar a]um pouco a minha rotina.
Abraços.

Julia Malaguti disse...

Adorei o seu site! Achei ontem procurando recheita de ovo pochê pra fazer na casa do eu namorado e deu super certo, até ele gostou. hahaha
Vou favoritar e dar uma visitinhas de vez em quando, tem receitas otimas, e o que mais gostei foi o desenho no post do ovo pochê, explicando como fazia, sempre senti falta de um livro de colinária com algo assim, dando um toque de caseiro.

Letícia disse...

Oi Ana!!

A Lívia me indicou teu blog, pois como o "tema" é ser "felizes para sempre", estou sempre em busca de leituras gostosas, verdadeiras e amigas! E ela acertou em cheio! Teu blog é tudo isso: é delicado, honesto e delicioso (preciso fazer o sorvete de melão!). Seu texto é como uma conversa entre vizinhas e tu é linda!

Prazer imenso conhecer você!!

Bjux!

May disse...

Esse foi o primeiro bolo que fiz do seu blog, e ficou delicioso! Não coloquei as framboesas e fiz em forma de bolo inglês porque não tinha nenhuma baixa, mas mesmo assim ficou bom. Fiquei feliz! Todo mundo no meu trabalho comeu na hora do lanche e adoraram. Ainda vou fazer aquele de pêra caramelizada!!! Beijo!

Mari Toledo disse...

Olá Ana, há meses estava com água na boca para experimentar seu bolo, mas na minha cidade (Taubaté) não achava as framboesas de jeito algum. No último sábado estive no mercado municipal de São Paulo para encontrar as tais frutinhas. Pronto, matei a vontade e tenho que dizer que ficou igualzinho ao seu (thanks God) e ficou muiiito bom! Farei em breve com as gotas de chocolate :)

Gisela disse...

Obrigada Ana pela receita!
Fiz hoje e ficou uma delícia.
Não tinha framboesa e usei cranberry desidratado.
Ana sempre que preciso de uma receita corro para o seu blog que nunca me deixa na mão.
Beijinhos!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails