terça-feira, 20 de julho de 2010

Bolo caramelado de especiarias, nozes e peras de meia maratona

Voltei da meia maratona do Rio feliz e absolutamente exausta. Feliz porque bati meu tempo da meia anterior, em Praia Grande, em 1 minuto: 21km em 1 hora e 58 minutos. Exausta porque se fossem 22km, teria dado de nariz no chão ao ultrapassar a linha de chegada. Tudo o que eu queria depois da prova era um chopp e um docinho. O chopp foi imediatamente providenciado num bar qualquer próximo à chegada, antes de voltar para o hotel e tomar o vôo de volta para casa. O docinho esperou até segunda-feira, dia em que decidi não trabalhar e fazer um "domunda" ou "seguingo" (segunda-feira que virou domingo).

Minha primeira vontade era por chocolate. Qualquer coisa doce e melequenta de chocolate. Mas quando sentei para fuçar em meus livros e dei de cara com uma receita prometendo um bolo melequento de peras, mudei de ideia. Ainda bem, pois esse bolo foi facílimo de fazer e ficou tão bom que comi duas fatias enormes, uma em seguida da outra. Não me olhe feio, tá? Corri 21km e duas fatias de bolo é o mínimo que eu mereço. ;P

Normalmente não sou fã de bolos invertidos. Aqueles que já comera em minha vida tinham sua fruta cozida além do ponto, tendo gosto apenas de um caramelo meio queimado, meio puxa-puxa, e a massa tendia a ser seca e meio insossa. Esse no entanto, é perfeito. As peras são cozidas, mas conservam ainda um delicioso frescor em seu sabor, as nozes continuam crocantes, aromáticas, e o caramelo formado pela manteiga e pelo açúcar é úmido e se mistura à massa de especiarias formando uma camada cuja textura parece um pudinzinho (na foto, veja aquela linda camada entre a fruta e a massa, úmida e macia). Principalmente se saboreado ainda morno, como a receita sugere. Comi-o no meio da tarde, com uma xícara de chá, mas poderia facilmente servi-lo como sobremesa, ainda quentinho do forno. Tão bom...

OBS: eu comprara, meio a contragosto, uma lata de óleo em spray antiaderente (que nada mais é que óleo de canola e amido) por conta das formas de panqueca de Yoda e Darth Vader, que estavam me dando um trabalhinho de untar, então, quando a receita pediu para untar a forma com o spray, foi isso que usei. No entanto, acredito que uma camada leve de óleo de canola ou manteiga (sem enfarinhar!) já dê jeito. Use uma forma de ALUMÍNIO. A forma com antiaderente preto pode queimar o caramelo.

BOLO CARAMELADO DE ESPECIARIAS, PERAS E NOZES
(do livro Sticky, Chewy, Messy, Gooey, de Jill O'Connor)
Tempo de preparo: 20 minutos + 45 min. de forno
Rendimento: 1 bolo de 20 cm (cerca de 8 porções generosas)

Ingredientes:
(fruta e caramelo)
  • 4 colh. (sopa) manteiga sem sal
  • 3/4 xic. açúcar demerara (cristal dourado) orgânico, apertado na xícara
  • 2 peras maduras, descascadas e cortadas em cubinhos
  • 1/3 xic. nozes picadas grosseiramente
(bolo)
  • 1 xic. + 1 colh. (sopa) farinha de trigo
  • 1/2 colh. (chá) bicarbonato de sódio
  • 1/4 colh. (chá) sal
  • 2 colh. (chá) canela em pó
  • 2 colh. (chá) gengibre em pó
    1/4 colh. (chá) noz moscada ralada na hora
  • 1 pitada de cravo em pó (moa 1 cravo no pilão)
  • 1 ovo grande, orgânico
  • 3/4 xic. açúcar demerara (cristal dourado) orgânico, apertado na xícara
  • 6 colh. (sopa) melado de cana
  • 1/2 xic. buttermilk
  • 4 colh. (sopa) manteiga sem sal, derretida

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda, de alumínio, com 20cm de diâmetro, com óleo em spray (ou óleo de canola, ou manteiga). 
  2. Em uma tigela, bata a 1ª quantidade de manteiga com a 1ª quantidade de açúcar até que fique cremoso. Espalhe no fundo e nas laterais da forma, até a metade da altura. Não tem problema se houver falhas, pois isso derreterá e se espalhará. Espalhe as peras e as nozes sobre a massa de manteiga. 
  3. Em uma tigela, peneire a farinha, o bicarbonato, o sal e as especiarias. Em outra tigela, bata o ovo, o açúcar, o melado, o buttermilk e a manteiga derretida.
  4. Gradativamente misture os ingredientes líquidos aos secos, misturando com um batedor de arame apenas até que não haja traços de farinha. Não se preocupe com grumos.
  5. Despeje essa mistura sobre as frutas na forma, alisando a superfície. Leve ao forno por 35-45 minutos, até que a superfície esteja firme e brilhante, e o bolo esteja começando a se afastar das laterais da forma. 
  6. Retire do forno e vire o bolo sobre um prato grande. Retire a forma. Se houver frutas grudadas na forma, retire-as com uma espátula e devolva-as à superfície do bolo, alisando com uma espátula. Qualquer caramelo restante na forma, despeje-o sobre o bolo. Deixe que o bolo esfrie por alguns minutos e sirva morno, sozinho, com sorvete de creme ou chantilly. Se sobrar, espere que esfrie completamente (cheque a temperatura da parte de baixo do prato) antes de cobrir ou guardar. Se sua cozinha for muito quente, é melhor guardar o bolo na geladeira.

21 comentários:

Anônimo disse...

Ah!Que coisa linda prá comemorar o dia do amigo!
Eu frequentadora, anonima assídua (relação estranha, essa dos blogs, né?) considero vc minha amiga...
abcs!!!!
Dadi

Simone Arrais disse...

Oi, Ana! Adorei esta receita, vou fazê-la, apesar da insegurança com o tal buttermilk... Parabéns pela meia maratona. Fiquei com uma invejinha saudável... mas chego lá! Bjs!

capsaicina disse...

O buttermilk me dá um pouco de medo, mas está com uma cara tão boa que vou me arriscar!

pimenta disse...

Ana,
Esta receita parece óptima, se bem que eu prefiro substituir as peras por maçã reineta.

No entanto tenho uma dúvida, porque não sei o que é buttermilk, são natas ou o quê?
Aqui em Portugal não sei o que será, podes elucidar-me .
E além de boa cozinheira, ainda és uma atleta, isso é espectacular.

Um beijinho
Manuela

Patricia Scarpin disse...

Ana, que bolo delícia! Tem tudo o que eu gosto e ficou tão bonito... Eu tenho esse livrinho mas acho que até hoje só fiz uma receita dele (as madeleines de coco). Preciso usá-lo mais.
Beijo!

moranguita disse...

mas que maravilha
adotrei este bolo com esta cobertura tao boa de fruta
beijinhos

rapidasreceitas disse...

oi, tava procurando spatzel pelo gooogle e achei seu blog, adorei!! vou entrar sempre.. beijão.

DricaPeixoto disse...

Eu tb estava lá, mas corri a Family.
Você fez um tempo excelente! Parabéns! \o/
Vou correr a meia de Agosto, mas não pretendo fazer abaixo de 2 horas, não neste ano.

Sam Wüppsch disse...

Oi, ANA! Há algumas semanas eu estava na livraria Travessa e ví o livro "I know to to cook" e lembrei dos seus comentários sobre o livro, dei uma breve folheada e o comprei. Desde então estamos enamorados! Não consigo largar do livro de maneira nenhuma! Já fiz molho, já fiz torta... Que excelente dica! Obrigada!

Stefânia Barreto disse...

Oi Ana!

Como sempre: Foto linda e excelente receita!

Parabéns!

Stefânia
www.comumapitadadeacucar.com.br

SEM PRESSA... disse...

Ana! Lindo este bolo! Adoro bolos com especiarias! Parabéns pela meia maratona! Beijos, Ju

Giuliana disse...

QUERO MAIS!!!! FAZ MAIS!!! O PEDAÇO Q VOCE LEVOU LÁ EM CASA ACABOU :(

FAZ UMA INTEIRA E DEIXA LÁ EM CASA! POR FAVOR... ;)

Jun.~ disse...

Oi Ana, tudo bem?

É o Junji de novo aqui, hehe. Faz tempo que não passo pelo La Cucinetta, muitas coisas aconteceram e eu fiquei muito ocupado pra comentar aqui (o máximo que eu consegui foi ler).

Então, eu sei que tá meio (meio?) em cima da hora, mas eu lembrei de ti hoje de manhã: eu to indo pra São Paulo hoje para o festival de Yosakoi Soran que vai ter no dia 25 (amanhã, domingo). Eu queria te convidar pra você assistir a gente =D Vai ser no Via Funchal (http://www.yosakoisoran.org.br) É um estilo de dança japonesa, é bem legal (eu pelo menos gosto, eu não sei se você é chegada em cultura oriental).

Então é isso :D Meu convite tá feito, haha. Eu sei que deveria ter feito isso por email, mas eu não tenho seu email...

Se quiser apagar esse comentátio-convite (?) não ficarei incomodado de jeito nenhum!

Aliás, esse bolo aí deu muita vontade de fazer, viu? Só não boto muita fé nas peras, mas como você aprovou, acho que devo tentar.

Abraços,

Junji.

Cae Fernandes disse...

Minha primeira visita e já esse bolo divino!! Vou tentar fazê-lo...parabéns pela corrida...fico tentando me animar pra uma prova de 10km, mas tá difícil...rsrrs.
Beijos e voltarei...
Cae

caefernandes.blogspot.com

menudouxreves disse...

Nossa, ficou ma-ra-vi-lho-so esse bolo, deu água na boca.
Estou começando meu blog com minhas aventuras gatronômicas, gostei muito do seu e vou te linkar, ok?

Beijos, Jessica

Camila disse...

Que coragem em correr a meia maratona! Já conhecia o Rio?

Filipa disse...

Este bolo tem mesmo ar de coisa doce mas saúdavel! Aliás, como já é habitual por aqui! Acho que assim que parar esta vaga de calor que se faz sentir aqui em Portugal vou experimentar esta receita!
Bjs

Gabitus disse...

Ana,

fiz o bolo ontem à noite, mas achei que ficou bem doce. Não alterei em nada a receita, mas ainda assim achei um pouco enjoativo, porém maravilhoso!

Resumindo: coloquei na geladeira, e passo a cada uma hora para comer um quadradinho beeem pequeno! Assim não fico enjoada! Hahahahah...

Você que tem experiência com comidinhas, alterações e afins, o que sugere que eu possa substituir para que ele continue delicioso, porém um pouco menos doce?

Obrigada!

Ana E.G. Granziera disse...

Gabitus,
engraçado que você tenha achado doce demais. Eu odeio doce enjoativo e achei esse tão na medida... Quem sabe foi o açúcar? O demerara que eu uso é o orgânico da Native (açúcar cristal orgânico dourado). Bom, receitas em xícaras, mesmo mandando apertar o açúcar para tirar bolhas de ar, ainda podem provocar erros de medição. De repente, use 1/2 xic. de açúcar ao invés de 3/4...

bjs

Valentina disse...

Ana, estou super atrasada mas parabéns pela corrida! Oh, aquele chopinho deve ter sido deliciosíssimo. Refrescante. E esa receita está com uma cara tao boa. Eu amo peras. Aqui tem uma variedade inglesa que é absolutamente deliciosa.Bom, é do jeitinho que eu amo.

Anônimo disse...

Ana, eu tirei o melado da receita e mesmo assim ele ficou beeeeeem doce.
Mas a massa é deliciosa,suave...
meu marido ficou inebriado...
eu nem consegui esconder o orgulho ao ver a reação dele!rsrsrsr
Obrigada!
Dadi

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails