quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cinnamon Bubble Buns para uma Padaria de Domingo adiantada

Pretendia postar essa receita no domingo, na Padaria de Domingo, onde ela pertence. No entanto, o resultado foi tão bom que foi como uma novidade incrível que você não vê a hora de dividir com alguém, e faz com que você acabe contando a história da sua vida para o motorista do táxi que acabou de conhecer.

Esses pãezinhos de canela são assim bons!

A massa é fácil de fazer, e para quem não tem uma Kitchen Aid com pá, deve ser facilmente adaptável para um processador ou mesmo para a boa e velha colher de pau, uma vez que o equipamento só serve para misturar os ingredientes. Quem sova mesmo é você. A massa começa grudenta, mas vai tomando corpo rapidamente, mantendo-se ainda bastante úmida mas incrivelmente elástica e acetinada. Ela é tão gostosa entre os dedos, tão agradável de manipular, que, parafraseando Tracy Jordan, do 30Rock, dá vontade de levar pro matinho e fazer filhos com ela. ;)

Quando você lê toda a matemática da coisa, entretanto, parece complicado. Dividir a massa em doze, dividir cada bolinha em outras seis bolinhas, e rolar cada uma das 72 bolinhas em manteiga, canela e açúcar e então montá-las nas formas. Mas o processo é rápido, principalmente se você enrolar as bolinhas não nas mãos, como brigadeiros, mas com a mão em concha, diretamente na bancada limpa, sem enfarinhar. Pá-pum. Enquanto rolava a minha 57a bolinha na manteiga, as pontas dos dedos melecadas de canela, senti-me como uma daquelas avós que fazem coisas gostosas como bolinhos de chuva. Esses pãezinhos têm gosto de avó. Eles parecem com algo de que um neto se lembraria com saudades. Os pãezinhos de canela da vovó, macios e perfumados, ainda quentinhos do forno.

Unte e enfarinhe muito bem as formas de muffins, pois o açúcar vira um caramelo na base e gruda sem dó. Use uma faquinha para ajudar a desenformá-los, com cuidadinho, pois eles saem do forno tão incrivelmente macios, que você tem certeza de que se rasgarão ao primeiro puxão para fora da forma.

A receita original tinha ainda um glacê de açúcar, manteiga e leite, mas o omiti. Gostei deles assim, simples, e desta forma eles podem ser congelados (depois de terem esfriados) e reaquecidos no forno, embalados individualmente em papel alumínio, a 150ºC por uns 10 minutos.


CINNAMON BUBBLE BUNS
(ligeiramente adaptado do livro Baking for All Occasions, de Flo Braker)
Tempo de preparo: 2h30m-3h
Rendimento: 12 pãezinhos


Ingredientes:
  • 2 1/4 colh. (chá) fermento ativo seco instantâneo
  • 1/4 xic. água morna
  • 3 colh. (sopa) manteiga sem sal, derretida e fria
  • 2/3 xic. sour cream
  • 3 colh. (sopa) açúcar cristal orgânico (usei o baunilhado)
  • 1 ovo grande, orgânico
  • 1 colh. (chá) essência de baunilha
  • 2 1/2 xic. farinha de trigo + 1-2 colh. (sopa) para sovar
  • 1/2 colh. (chá) sal
  • 1/4 colh. (chá) bicarbonato de sódio
(cobertura)
  • 2 colh. (sopa) cheias de açúcar cristal orgânico
  • 4 colh. (sopa) cheias de açúcar mascavo
  • 1 colh. (chá) canela em pó
  • 2 colh. (sopa) manteiga sem sal, derretida

Preparo:
  1. Na tigela da batedeira, misture a água morna e o fermento, e deixe descansar 5 minutos. Junte o sour cream, a manteiga derretida, o ovo, a baunilha e o açúcar e misture com uma espátula até ficar bem incorporado.
  2. Junte 2 xic. de farinha, o sal e o bicarbonato e bata com a pá da batedeira, em velocidade média-baixa, por 30-45 segundos, até que esteja homogêneo. Junte a 1/2 xic. de farinha restante e bata novamente, apenas até que a massa esteja homogênea e mais ou menos molenga. Ela fica com cara de massa de biscoito tipo "chocolate chip cookies".
  3. Transfira a massa para a bancada e sove por uns 3 minutos. Não se assuste com o fato de ela ser grudenta. Acrescente NO MÁXIMO 2 colh. (sopa) de farinha, caso tenha dificuldades. Coloque a massa de volta na tigela, cubra com filme plástico e deixe dobrar de tamanho por 1 hora.
  4. Enquanto isso, unte e enfarinhe cuidadosamente 12 formas padrão de muffins. Numa tigela, misture os açúcares e a canela. Coloque a manteiga derretida em um prato raso.
  5. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  6. Coloque a massa numa bancada limpa, afundando-lhe o punho para lhe retirar o ar, e forme um cilindro. Divida o cilindro em 12 partes iguais e forme bolas.
  7. Com a ajuda de uma faca ou espátula de metal, divida cada bola em 6 partes. (O jeito mais fácil é dividir como uma flor de 6 pétalas, como se faz com scones.) Forme bolinhas e role cada uma primeiro na manteiga e depois na mistura de canela.
  8. Acomode 5 bolinhas no fundo de cada forma, apertando a 6a bolinha no topo, com a ponta do dedo. Cubra sem apertar com filme plástico e deixe fermentar por cerca de 40 minutos, até dobrar de tamanho.
  9. Leve ao forno pré-aquecido por 20-22 minutos, até que os pães estejam dourados. Retire e deixe esfriar por 5-8 minutos. Com a ajuda de uma faquinha, retire os pães e sirva-os, ou deixe que esfriem sobre uma grade. São melhores consumidos no dia.

8 comentários:

Talita disse...

Ahhh, que chato! Ia começar a fazer agora mesmo. Comecei a ler os ingredientes e vi que vai sour cream. Bom, o jeito é anotar e esperar pela compra de creme fresco.
Ficaram lindinhos e com certeza deliciosíssimos!

Ah, fiz os pães de milho e centeio. Não acreditei na receita desde o princípio do procedimento. A massa me pareceu diferente, grudenta mas ao mesmo tempo seca. Fui em frente. Mesmo assando achei que ficariam ruins. Pincelei com água quente antes de ir pro forno e no finalzinho do processo.
Quando provei o primeiro pedaço me surpreendi. Não só deu certo como ficou divino! Diferente dos outros pães que já fiz, um sabor especial. E ficou com uma casca muito gostosa pela água quente.
Tinha pensado que ia te escrever pra contar que comigo não tinha dado certo, mas escrevo pra agradecer por compartilhar tão boa receita. Farei de novo com certeza.

Um beijo

miosotiis disse...

Que vontade de correr para a cozinha! Mas ainda ontem fiz pão de Deus... :D

Parecem deliciosos e sente-se mesmo isso: cheiro a casa da avó. :)

Anônimo disse...

O Tracy Morgan está sempre certo. E suas receitas sempre ótimas, então, vou ter que fazê-la esse domingo sem falta! Obrigada!!

Patricia Scarpin disse...

Que bom que você não esperou até domingo - estou salivando com estes pãezinhos, Ana! Além de serem lindos e delicados, eu não resisto a nada com canela... :)

Beijo!

Anônimo disse...

Ana, fiquei pensando se vc conhece como se prepara extrato de baunilha natural em casa e achei q vc gostaria de saber - se já não sabe! veja em http://pat.feldman.com.br/?p=199

Ah, e esses pãezinhos são tentadores, q delícia! Já foram para o caderninho!

bj,

Lala.

Julie disse...

Ana, diferente de voce paezinhos nao sao minha praia... Mas confesso que essa receita me deixou com agua na boca hein!! Mas fazer essa bolinhas dá uma preguiçaaaa.. rs.

Mas sei que essa é A receita pra quando der vontade de comida que cheira a casa toda! Especialmente quando chove adoro!

Beijao

dodo disse...

Esses paes sao uma delicia, adorei sua receita, muito bem explicada. Fiz na MFP na opçao Massa, e no final deixei fermentar por mais 30min. Ficou otimo, e bem facil.
troquei o sour cream por yogurt, e acrescentei castanha moida na cobertura. Acho que um pouco de canela dentro a massa tambem ficaria bom. Obrigada pela sua receita, amanha serao servidos no cafe da manha para os hospedes na pousada...

Glenda disse...

Ana! fiz sua receita hoje! Ficou divina!! Confesso que seu blog inspira essa "nunca-achei-que-fosse-cozinhar-nada-alem-de-miojo" a ir para a cozinha e a comer de maneira mais saudável! Parabens e obrigada!!!!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails