quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Amor é receita de sorvete de doce de leite

Para quem anda me achando mal humorada, é verdade, estou meio de pá virada mesmo. Ando com uma preguiça imensa de tecnologia. Preguiça de câmera fotográfica, tratamento de foto, internet, email, twitter... enjoei. Tenho coceira só de olhar para o computador. Estou louca para terminar os trabalhos programados até o fim do ano e dane-se, declaro férias, boto os pés para cima e me esbaldo em litros e litros de sorvete caseiro. Porque, nesse calor, quem quer comer outra coisa?

E esse post é a prova de que eu me importo sim com vocês. Porque se não me importasse, eu guardaria as boas receitas às sete chaves, escreveria num caderninho secreto, ficaria famosa entre família e amigos por preparar essa delícia, e apenas meus netos e bisnetos, após minha morte, é que colocariam suas patinhas na receita. [Meu plano é morrer dormindo, bem velhinha, depois de ter corrido mais uma maratona. 120 anos, aqui vou eu!]

Então, é isso. Se você é um louco desvairado por sorvete de doce de leite, vai me agradecer de pé junto pelo resto da vida, porque esse sorvete não apenas é sensacional, mas é também muito fácil, uma vez que não leva ovos, e você só usa o fogão porque tem que dissolver o doce pronto no leite. Quer coisa melhor? Duro é a paciência para gelar o bichinho antes de colocar na sorveteira, mas é só lembrar do preço do Haagen-Dasz, que você fica calminho, calminho.

Use seu doce de leite favorito. O meu, graças a Deus, é dos mais fubangas. O doce de leite da minha infância sempre foi o da lata de leite Moça cozida na panela de pressão. Então mesmo sabendo que há uns argentinos e afins que são sensacionais, não resisto a esse prazer saudosista e mais barato.

A receita original produzia o dobro de sorvete, que não cabe na minha sorveteira (ela não faz mais de 1,5l) e transbordaria tudo, como já aconteceu uma vez. Eu poderia ter recalculado para usar a lata de doce inteira (os 395g), mas mantive o número quebrado para poder incorporar o resto de doce de leite ao sorvete pronto, produzindo aquelas deliciosas surpresas de doce cremoso no meio do sorvete geladinho. Nham...

SORVETE DE DOCE DE LEITE
(quase nada adaptado do livro Professional Baking)
Rendimento: cerca de 850ml, dependendo do overrrun
Tempo de preparo: 10 min. + 6 horas geladeira


Ingredientes:
  • 375g leite
  • 395 doce de leite cremoso (usei a lata de doce de leite para corte da Nestlé)
  • 95g creme de leite fresco
  • 1/4 colh. (chá) essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
Preparo:
  1. Leve o leite e 280g doce de leite ao fogo em uma panela de fundo grosso, até que o doce esteja completamente dissolvido. Mexa de vez em quando, para não queimar e ajudar a dissolver.
  2. Junte o restante dos ingredientes, misture bem e leve à geladeira por 4 horas ou até que esteja bem gelado.
  3. Prepare o sorvete na sorveteira, de acordo com as instruções do fabricante. Enquanto isso, deixe o pote em que vai guardar o sorvete no freezer, para gelar um pouco. Coloque o sorvete no pote geladinho, intercalando com colheradas do que restou de doce de leite. Leve ao freezer imediatamente, e deixe firmar um pouco por pelo menos 2 horas.

28 comentários:

Jun.~ disse...

Eu estou prestes a comprar uma sorveteira. Fato. Você, Patrícia e Vítor estão me convencendo, haha.

E esse sorvete de doce de leite deve ser amor no coração (estômago?). Anotado pra lista!

Mas primeiro eu tenho que me graduar direitinho :( Espero que eu consiga terminar até esse domingo minha monografia (falta só um cap, mas como eu considero "o cap fácil"...).

Ah, estou "craque" em fazer risotto. Outro dia eu fiz risotto de camarão com abobrinha pra minha mãe. Ela amou e até comprou mais pra eu fazer, haha. Ah, usei a "água onde o bacalhau ficou de molho" pra cozinhar o arroz. Acho que ficou bom... /hmm

Muito obrigado pelos ensinamentos e não esconder suas receitas a sete chaves :D

Bom descanso nas férias!

Junji

Jun.~ disse...

Desculpa pelo post duplo, mas isso aí é uma "vasilha japonesa"? ("chawan"?)

Se não for, é muito parecido =P

Ana Elisa disse...

Junji,
é um potinho japonês sim, presente de uma amiga japonesa. Adoro esses potinhos. Eles são pequenos, e não coloco mais sorvete do que devo neles... ;)

bjs

Renata disse...

Nossa Ana, que maravilhoso! Eu até postei um lá no blog que era bem parecido (a bem da verdade, acho que era igualzinho a esse) mas tive a indolência de não colocar mais doce porque já tinha gasto tudo.. Heheheh

Beijinhso!

Dani - Paladar disse...

Nossa Ana, com esse calorão, nada melhor que muito sorvete. Confesso que agora eu me lembrei desse famoso que vc disse, mas de creme, doce de leite e macadâmia. Nunca parei para imaginar que era só no final incorporar o doce.

Olha, eu mesmo sem sorveteira, to quase me entregando a tentar algo com a batedeira mesmo.

Selma Guerreira disse...

tem como fazer sorvetes deliciosos sem essa tal sorveteira?

cacahuete disse...

Este gelado tem um ar linderrimo, deve ser tao bom. Fiquei com agua na boca e tudo.

Bjs

P.S. Ja falta pouco para o final do ano.

Patricia Scarpin disse...

Só não vou correndo agorinha mesmo pra casa preparar esse sorvete porque o meu chefe não vai deixar - e como ele não gosta de sorvete (sim, ele é um alien), não tenho nem como oferecer um pouquinho em troca da folga. ;)

Ana do céu, meus irmãos vão ficar doidinhos por esse sorvete - acho até que vou poder usá-lo para chantagear a caçula a me visitar mais vezes. :D

Beijão!

Bigode de chocolade disse...

Há três dias que vou à uma sorveteria por aqui para comprar a novidade por lá. Viciei-me no sorvete de doce de leite com flor de sal. É de matar de tao bom. Assim que tirar o sorvete da máquina misture algumas pitadas de flor de sal. Vou fazer no final de semana. Ah, e meu doce de leite da infância era o Mumu. Esse sorvete aí parece um mumu de bom!

Mirela disse...

Ana, eu não encontro uma sorveteira Hamilton Beach ou uma Cuisinart pra comprar de jeito nenhum!! Nem na internet, nem nas lojas aqui da minha cidadezinha... Ai, que tortura!
Acho que vou tentar esse com a batedeira...
Fiz sua receita de sorvete de morangos, e ficou muito bom, mas a cada 40min lá ia eu bater o sorvete...rsrs 8 vezes!
Beijão e parabéns!

Valentina disse...

Oh, isto é pecado. vou testar. o meu maior presente para mim mesma foi a minha sorveteira.bjs e obrigada por compartilhar.

Carla Nogueira Kuramochi disse...

Ana, mais uma vez adorei a receita e vou fazer esse sorvete. Meu filho adora doce de leite e com certeza vai amar esse ai. Essa semana fiz um de banana que ficou muito suave e cremoso.
Obrigada pelas dicas.

carladuc disse...

Oi Ana,

Eu sou louca por doce de leite! Fico imaginando os nacos de doce de leite aparecendo no meio do sorvete. Que delícia!

Obrigada por compartilhar! :)

Beijos,

Carol Lube disse...

Sou apaixonada por culinária, outro dia conheci essa máquina de sorvete na spicy, fiquei doidinha, uma semana depois n me contive, comprei a bendita.
Cheguei em casa e me decepcionei com o manual, achei muito fraco e já estava me sentindo a única no mundo a ter essa máquina (nunca tinha visto nenhuma blogue Ra falando dela) que iria se tornar um elefante branco na minha cozinha pois n gostei de nenhuma receita do manual. Depois de algumas pesquisas no google encontrei seu blog.... Cada receita, me animei novamente, e o sorvete de doce de leite foi o escolhido para testar a máquina, parece divino e para completar é a paixão da minha sogra e meu cunhado. Morro de medo de ficar parecendo gelo, amanhã vou cedinho comprar os ingredientes e cruzar os dedinhos para ficar bererê mm cremoso.
Ah! Tem algum post com dicas gerAis? Tipo segredinhos, truques para conseguir um sorvete perfeito?

Ana Paula disse...

Olá tudo bem?Parabéns pelo blog!
Poderia,por favor,me tirar uma dúvida:o leite é por peso mesmo,devo colocar-lo na balança?

Ana E.G. Granziera disse...

Sim, Ana Paula. É por peso mesmo. :)

bjs

Ana Paula disse...

Olá!Estou voltando para dizer que fiz o sorvete e ficou MARAVILHOSO!UMA VERDADEIRA DELÍCIA!
Uma dúvida:posso usar creme de leite de caixinha quando não tiver o fresco?
Obrigada!

Anônimo disse...

OLA!
Onde comprar essa sorveteira, aqui no Brasil?
Grata.

majovale@uol.com.br

Mariângela Conti disse...

Oi Ana, Já fiz esse seu sorvete tantas vezes, que tinha o dever de vir aqui agradecer por essa maravilha. Fica muito cremoso e delicioso. Fiz ele tbm de Nutella, substituí pela mesma quantidade de doce de leite e tbm ficou muito bom. Mas o original é imbatível.

Obrigada.

Val Ebide disse...

Olá!
Mais uma vez estou fazendo sua receita. Ë mesmo a melhor! Em praticidade e, principalmente, sabor. Parabéns e muito obrigada!
A todas as pessoas que visitaram o post só posso dizer que, apesar do alto investimento, uma sorveteira pode nos fazer muito felizes...fazer seu próprio sorvete, sem aditivos quimícos, tem um sabor além do próprio doce...a magia de fazer algo com as próprias mãos que dá tanta alegria!
Valéria

adabyron disse...

Só pode ser feito em sorveteira? Posso usar batedeira?

Dani disse...

Muitíssimo obrigada pela receita! O sorvete (meu primeiro) ficou delicioso, mesmo eu usando creme de leite de lata - que aqui onde eu moro não tem do fresco. Dobrei a receita e fiz na mão pq não tenho sorveteira, e ficou ótimo (só um pouquinho duro).
Agora estou mesmo animando a comprar uma sorveteira (a minha LER não gostou muito de bater o sorvete com fouet...)

Carlos Eduardo Botelho disse...

Essa receita é ótima. Fica muito boa, também, sem a baunilha. Acabei comprando uma sorveteira, com compressor. Funciona muito bem!

http://www.williams-sonoma.com/products/breville-smart-scoop-ice-cream-compressor/?pkey=e%7Cice%2Bcream%7C29%7Cbest%7C0%7C1%7C24%7C%7C3&cm_src=PRODUCTSEARCH||NoFacet-_-NoFacet-_-Feature_Recipe_Rule%7CTop_Marketing_Billboard-_-

Anônimo disse...

Carlos Eduardo, voce que comprou uma sorveteira com compressor, minha duvida 'e: ficou satisfeito? Trouxe de fora? Estou querendo comprar a Ice-100 da Cuisinart que tb tem compressor, mas vi o video dessa sua e parece-me bem bacana e pratica!!!
Me de a sua opiniao do produto se possivel, por gentileza! Obrigada

Patricia Luck disse...

Oi Ana!
Essa é a receita mais pedida aqui em casa! Já virou até presente de Natal dos filhos de um amigo (gente rica que tem de tudo, comida neles! kkk)
Eu uso doce de leite que cozinho na panela de pressão...se você comprar um bom leite condensado (e nem precisa ser aquele famoso), fica muuuuito bom mesmo!
Vou fazer novamente hoje e realmente é muito simples.
Obrigada pela receita (já disse que sou sua fã, né?)

jozelaine silva disse...

Bom dia, adorei a receita, mas como não tenho balança, gostaria de saber se alguém que após pesar viu a quantidade de ML? Obrigada...

jozelaine silva disse...

Nn

Fer disse...

oi! eu estou fazendo as receitas de sorvete do seu blog , na verdade fiz a de iogurte e agora vou fazer a de doce de leite. queria te perguntar:eu noto que fica super cremoso o sorvete quando faz, mas se eu congelo e vou tomar depois fica muito duro, mesmo deixando um tempo fora nao volta a textura...é assim mesmo?? ou tem algum segredinho? tentei aumentar o sal mas ai ficou salgado rs...beijos e obrigada

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails