sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Noite de antipasto

Acho que toda família tem a noite do sanduíche. Na casa de meus pais costumava ser aos domingos, quando minha mãe estava sem paciência ou inspiração para cozinhar, e ela passava na padaria, comprava pão francês e frios e jantávamos sanduíches. O caso é que, se você não come frios (peito de peru, presunto, mortadela... tudo carne, claro), a noite do sanduíche pode ser bem, bem chata. Adoro queijo, mas pão com queijo, assim, só, não tem muita graça. E mesmo que você compre mozzarella, provolone, queijo prato... ainda assim, depois de tudo misturado, é só mais um sanduíche de queijo. :P

Por isso eu muitas vezes troco a noite do sanduíche pela noite do antipasto. Monto um prato com berinjela grelhada e temperada com azeite, sal e pimenta (o que sobrou da berinjela da pizza), pimentões sem pele (chamuscados na chama do fogão, descascados e temperados com bastante azeite), tomates bem maduros com sal moído grosso, azeitonas kalamata, mozzarella de búfala fresquinha e macia, e fatias de pão tostadinhas com alho. E é só ir montando pequenas bruschette, ou ir apanhando bocadinhos com um garfo, e bebericando um vinhozinho gostoso. Quem precisa de prato principal?

10 comentários:

cacahuete disse...

Belo prato. Acho uma optima opção para aqueles dias que não temos tempo para cozinhar ou simplesmente não nos apetece.

Bom fds.

Leo disse...

Show. Fazemos isso lá em casa direto. Posso dar umas incrementadas? Macere umas azeitonas azapas e coloque-as por cima das torradas. Fica uma loucura (escorra-as bem antes). Outra: pegue as fatias de tomate, coloque uma fatia da mozzarella de búfala, depois uma folhinha de manjericão, moa uma pimenta-do-reino por cima e regue com azeite. Cô de loco. Trabalho 0 e sabor 1000.

miosotiis disse...

Eu sou muito mais de petiscar do que comer...gosto de experimentar, misturar sabores ;D

Bigode de chocolade disse...

E tem ainda uma coisa de maravilhosa num encontro com antipasto que já confirmei: o papo rola bem mais solto. Essa constante troca de sabores dá uma dinâmica para a conversa que nenhuma batata-frita ou sanduíche a metro alcanca. Delícia.

Renata disse...

Que prato lindo, Ana! Realmente, um prato desse já é uma refeição!!!! Delícia!

Beijinhos!

roberta disse...

oi ana ,hum otima opcao pra sair da rotina ,ou seja se livrar do fogao ,tb faco minhas noites de sopa de legumes de tudo que tem na geladeira .
bjim

Guilhermino disse...

Ana, não querendo ser chato mas o correto é antepasto.. (antipasto é italiano)

Bigode de chocolade disse...

Vou meter o bedelho: antepasto é coxinha, pastelzinho, palmito, coisinhas brasileiras... já o ANTIpasto da Ana é totalmente italiano, sim.

Ana Paula disse...

Que fome, vou fazer uma boquinha, hummmmm!!!bjs. Antipasto é sempre uma boa saída, saboroso e saudável.

Patricia Scarpin disse...

Ana, lá em casa temos a "noite do barzinho" - em que apenas beliscamos. Geralmente às quartas, porque tem o futebol. :D

O seu prato de "belisquetes" (como dia o João) está colorido e lindo, do jeitinho que eu gosto. Acho que vou emprestar uns itens seus e deixar o nosso "barzinho" mais incrementado e saboroso!

Beijo!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails