segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Um andar de bolo para cada década de vida

Comecei meu aniversário com um enorme cappuccino, brioches e croissants com geleia no Le Vin. No almoço, levíssimos gnocchi gratinados na Osteria del Petirosso, e panna cotta com morangos e calda de chocolate. Ambas as refeições cortesia de meu marido, que sabe como me fazer feliz... :)

Volto para casa para os últimos preparativos para a reuniãozinha. Quase todo mundo compareceu e ajudou a lotar nossa pequena sala. Eu estava tão distraída conversando, que me esqueci de fotografar a comida, e quando apanhei a máquina era tarde demais. Não experimentei do meu próprio quiche, acho que comi duas torradinhas com tapenade de azeitonas e figo e pasta de pimentão, e meus dedos mal alcançaram os espetinhos de tomate e mozzarella. Aliás, o quiche era de brócolis. Uma brincadeira com um amigo meu, que há seis anos atrás levou uma menina ao meu aniversário que, ao ver um pão com recheio de pesto, fez cara de nojo e disse, sem notar que eu estava logo atrás dela: " Íiiiiuuuh! Quem é que serve brócolis numa festa de aniversário???" Hehehe... Bem... eu sirvo.

Do bolo, sobrou um quarto. Também, pudera, cada fatia era um almoço, assim, com três camadas bojudas. Agora posso comê-lo com calma nos dias pós-festa, em pedaços que se aproveitam do fato de não ter ninguém olhando.

A receita é de um de meus livros favoritos, Sky High, e já foi feita também pela Patrícia. Preparei-a exatamente como está em seu blog, com a diferença de ter usado as nozes pecan, como pedia o livro. Pena que deixei a cobertura tempo demais na geladeira, e ela acabou não escorrendo devagar como deveria, mas se dependurando nas laterais de forma pouco estética. Sem problemas, ficou delicioso mesmo assim. :D

Para não deixá-los sem receita nenhuma, no entanto, deixo aqui o que foi o hit da festa, para minha surpresa: a tapenade de azeitonas e figos secos. Achei que seria muito exótico, mas no fim todos gostaram. Como havia uma amiga vegan presente, omiti as anchovas da receita.

TAPENADE DE AZEITONAS PRETAS E FIGOS SECOS
(do livro Sweet Life in Paris, de David Lebovitz)
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 1 xícara bem cheia


Ingredientes:
  • 1/2 xic (85g) figos secos, com cabos retirados
  • 1 xic. água
  • 1 xic. (170g) azeitonas pretas, lavadas e sem caroço
  • 1 dente-de-alho descascado
  • 2 colh. (chá) alcaparras, drenadas
  • 2 filés de anchova (opcional)
  • 2 colh. (chá) mostarda de Dijon com grãos
  • 1 colh. (chá) alecrim ou tomilho fresco (usei tomilho)
  • 1 1/2 colh. (sopa) suco de limão siciliano
  • 1/4 xic. azeite de oliva extra-virgem
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:
  1. Em uma panela pequena, coloque a água e os figos e cozinhe, parcialmente tampado por 20 minutos, ou até que os figos estejam bem macios. Escorra.
  2. Coloque todos os ingredientes, menos o azeite e o suco, num processador e pulse até obter uma pasta pedaçuda. Junte o azeite e o suco de limão e misture bem, acertando o sal e a pimenta se necessário.
  3. Guarde num pote fechado na geladeira por até 2 semanas. Fica melhor servido pelo menos 1 dia depois de ter sido feita, e combina muito bem com torradas de pão pita.

22 comentários:

Dani - Paladar disse...

Essa do brócolis foi engraçado. Parabéns por mais essa primavera. E o bolo parece bem convidativo. Mas o melhor do bolo é isso mesmo, sobrar e saborear o resto dos dias sem ter que dividir...rs

Lau Verrengia disse...

É muito gostoso compartilhar esses momentos com os amigos. Deve ter sido muito bom o aniversário. (Parabéns!)
O bolo além de lindo parece delicioso. Pelo que descreveu, os outros pratos também.
Senti um clima agradável lendo esse post.
Já dei muitas risadas lendo outros posts seus, se não me engano um que fala do Pierre Hermé (apesar de lembrar que era trágico rs). Gosto do jeito que escreve e acho seus desenhos fantásticos.

Beijos e boa semana.

Neyma disse...

Ana Elisa querida,
Que delicia de bolo!! Acho que no meu caso uma camada para cada decada...ia ficar dificil de equilibrar o bolo...hahahahha!!
Parabéns pelo aniversário e pelo maridão que te enche de mimos!!
Foi um dia altamente gastronomico, fiquei com agua na boca!!
bjs

Letícia disse...

vc usou coca-cola no bolo???????

Carol disse...

Parabéns pelo aniversário e pelo frequente bom gosto!!!
Adorei a receitinha.
bjos

Thais disse...

Parabéns atrasado!! E foi muito bem comemorado, com comidinhas deliciosas!
Adorei a receita do Tapenade de azeitonas com figo... Isso deve ser bom demais! Aliás, só tem ingredientes ótimos nessa receita! rs
Anotada!
Beijinhos
Thais

Fabrícia disse...

Parabéns Ana ... muitas felicidades para ti. Mas que dia saboros ... café da manhã, almoço e jantar chiquérrimos. Mas que delícia colocar o figo seco ... anotadíssima para a ceia de Natal.
bjs.

Livia Luzete disse...

Menina,eu sei que "se come com os olhos",mas para quem já conhece seus dotes culinários, se a cobertura não escorreu delicadamente...isso é detalhe,detalhe comível.
E vamos aos parabéns!
Parabéns por essa data querida,
parabéns por dividir conosco essas maravilhas que saem em sua cozinha,
Feliz Aniversário!!!

Noémia disse...

Parabéns, parabéns, parabéns...um por cada década.:)

Gourmandise disse...

Nunca usei coca cola em doces, mas já usei para pincelar (depois de reduzida) costelinha e frangos assados.
Feliz aniversário.
bjo

DricaPeixoto disse...

Parabéns Ana!
Muita energia positiva e ainda mais criatividade para ti!
Um beijo enorme.

Carlos disse...

Voce viu que a Gourmet deve "fechar"? :((((

Rita disse...

Parabens pelos 30! Azeitonas e figos sao uma das minhas combinacoes favoritas:)

Carolina disse...

A historia do brocolis eh engracada, but it is sooooo true.
Vou dar minha festa de casamento em janeiro e a responsavel pelo buffet se recusa terminantemente em aceitar a minha encomenda de quitutes e jantar vegetarianos pois alega que os convidados nao vao entender... ve se pode?!
Parabens pra vc, Ana!!! Muitas alegrias e saude, hj e sempre.

Giovana Martini disse...

"A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar.”

Feliz Aniversário!

Beijos!

DJ BENE disse...

eu estava lá e comi. estava tudo muito bom mesmo.

Dea Balle disse...

Huuum!!!

Parecem ótimas, as duas :)

Parabéns pelo teu níver ^^

Beijo!

luiz disse...

Só agora, há uns poucos dias, descobri o blog da Cucinetta. Azar o meu por ser tão lerdo: o blog é bom pra caramba. Para recuperar o tempo perdido, fiquei horas lendo posts recentes e antigões. Parabéns! Se cansar, diminua o ritmo, mas não desista.

Talita disse...

Parabéns pra você, Ana! Eu também já fiz aquele bolo a partir do blog da Patrícia, pro meu cunhado, inclusive postei no blog, como o bolo do advogado (meu esposo fez uma suposta caricatura do irmão.
Só que fiz na maior pressa, o doce de leite não ganhou consistência e as pecans não grudaram em volta. E ainda tirei a foto à noite e ficou péssima.
Mas enfim, amei as comidinhas do dia! Gosto demais de brócolis, então não vejo porquê não servir.

beijos

miosotiis disse...

O bolo tem um aspecto divinal!

Um abraço de feliz dia de aniversário! ;D

*

Valentina disse...

Super parabens para ti. que tenhas muitos mais anos pela frente, nos dando o prazer de ver o trabalho lindo que fazes aqui no blog. Feliz Aniversario!!

Patricia Scarpin disse...

Fiquei tão feliz por saber que gostou do bolo - e que lindo ficou, Ana! Quando o preparei, não consegui fotografá-lo inteiro - o povo chegou pra festa bem na hora em que peguei a máquina... Acabei fotografando só uma fatiazinha que sobrou.

Ah, e estou atrasada, mas o carinho é o mesmo: parabéns e seja muito feliz!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails