quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Almoço às pressas com cevadinha e espinafre

O inferno astral tem sido dantesco. Com direito a topada no dedo do pé, mão colada com superbonder, job que não desempaca... E é claro que é só criar uma agenda mental organizada com todos os afazeres até meu aniversário para surgir um trabalho urgente que me tira dos eixos. [Obrigada, universo, por me mandar trabalho, é claro. Quem sou eu para reclamar?] Trinta anos com certeza exige festa. Mas apartamento pequeno exige festinha miúda. E para a reunião de amigos aqui em casa eu já tenho muitos planos de quitutes. "Pede uma pizza", diz o marido, querendo simplificar. E ele não me conhece?

O problema é que apartamento pequeno é igual a geladeira pequena. E a não ser que eu pretenda servir cerveja quente, é bom abrir espaço na bendita. É isso que tenho feito nos últimos dias: revirado cada cantinho da geladeira em busca de tudo o que resta e ocupa espaço para eliminar toda a comida e ocupar as prateleiras geladas com cerveja, bolo de aniversário e petiscos. Mas principalmente cerveja. ;)

Conforme os ingredientes vãos sumindo, os pratos vão ficando mais simples, mas nem por isso precisam ter gosto de restô d'ontêm. No jantar de ontem, para acabar com os pimentões vermelhos, cortei-os ao meio e os recheei com cevada cozid (que eu adoro!), pimenta dedo-de-moça, alho, salsinha e queijo parmesão, polvilhei mais queijo por cima, reguei com um fio de azeite e levei ao forno até que estivesse douradinho por cima e o pimentão estivesse bem doce e macio, ligeiramente chamuscado. Hoje apanhei o resto da cevada cozida sem tempero e misturei na frigideira a um punhado de espinafre refogado em azeite, alho e pimenta dedo-de-moça, temperei com sal e pimenta-do-reino, ralei grosso um bom punhado de parmesão e temperei com um fiozinho de azeite trufado. Nada mal para um almoço vapt-vupt no meio da entrega de um trabalho.

13 comentários:

Leo Beraldo disse...

Use o tanque de lavar roupas para gelar a cerveja, parece um esquema meio república de faculdade, mas dá bem certo para quem tem apto pequeno. Coloque as cervejas, cubra com gelo e daí é só relaxar e esperar os convidados.

Aninha Padredi disse...

Somos duas no inferno astral.. o meu veio acompanhado de gastrite nervosa, por causa do trabalho, por um MUNDO DE COISAS que eu tenho pra fazer e o outro MUNDO DE COISAS que nao param de aparecer na minha mesa gerando mais e mais trabalho.. ainda bem que ja fui avisada que no final do ano terei férias e aumento! UFA!
Mas o meu aniversário será mais íntimo. Só eu, meu noivo, um fondue de queijos, outro de chocolate e um muffin com uma vela pra pelo menos ter um tradicional "Parabéns a você" rsss

ninapicnic disse...

OBAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!
Aniversário significa bolo gostosos,
Bolo gostoso significa parabéns animado,
Fatia de bolo, foto bonita, receita delícia!
Espero que essa seja uma boa recompensa pelos obstáculos impostos pelo seu astral pré-aniverário!
Amo bolo de aniversário!
Parabéns!

Camila disse...

Ana, fazer 30 é uma delícia...
Curti muito o meu aniversário 4 anos atrás, entre poucos e bons.
Espero que o inferno astral passe logo!

Sarinha disse...

Ai jisus! Tô entrando no meu tb!

Mas no final dá td certo!

Faço 29 mas já tô pensando nos trintão! Exige festa mesmo, mas sofro do mesmo mal..ap pequeno!Snif

Bjo

João Campos disse...

A dica do tanque é boa, mas pode ficar um pouco melhor: sobre o gelo, polvilhe um pouco de sal. Se quiser saber por que, entre aqui: http://www.waynesthisandthat.com/saltice.html

Outra opção, se o número de convidados não for muito grande, é este cooler: http://www.doural.com.br/product.aspx?idProduct=4082630003&iddept=0

Conforme comentários na Amazon (http://www.amazon.com/Cooper-Cooler-HC01-Beverage-Chiller/product-reviews/B0007LJNB4/ref=dp_top_cm_cr_acr_txt?ie=UTF8&showViewpoints=1), usa *muito* gelo e (desgraçadamente) não é grande o suficiente para garrafas de espumante. Parece ótimo para latas e garrafas de vinho bem comportadas (mas adeus, rótulos). Investimento pesado, de R$350, mas pode ser valer a pena, dependendo do estilo da família.
Boa sorte, ótimos 30.

abstract lady disse...

Ana
Melhorando ainda mais a dica do tanque, se sua máquina de lavar roupas for com abertura em cima, use ao invés do tanque. O risco de sua área de serviço ficar imunda/nojenta é bem menor, porque a água acaba não escorrendo. E cabe bem mais bebida que no tanque (na minha brastemp de 9 quilos já coloquei até 15 garrafas de champanhe)
Fernanda

Guilhermino disse...

Que coincidência, acho que duas das blogueiras que mais gosto fazem aniversário próximo. Vc e a Fer do chucrute.

Parabéns!

Rita disse...

Ana, eu sei exatamente o que vc quer dizer, aqui em casa é tão pequeno que as vezes tenho que "cortar"a lista e convidados e fazer 2 festas separadas, senão não cabe todo mundo. A sugestão do Leo Beraldo é boa, eu aqui não tenho tanque de lavar roupa (americano não usa), mas faço a mesma coisa usando a pia da cozinha. Encho de gelo e taco a cerveja lá!
Feliz aniversário!

Dani - Paladar disse...

Sei bem oque é inferno astral, o meu esta ainda um mês distante de começar, mas é sempre assim que rola. Mas tb nessa fase eu costumo ter grandes resoluções.

Gostei das dicas dos comentários tb, o da máquina de lavar eu nunca havia visto, mas quem sabe serve para algo.

Que logo então sua geladeira tenha espaço para comportar essa boa comemoração, nos meus 30 não comemorei...rs

Bjs

Tatiana disse...

Se jogar àlcool sobre a cerveja e cobrir de gelo fica um espetáculo!
30 anos merece mesmo festa! E nós teremos muita coisa boa p/ ver aqui!
Bjs

Raquelwy disse...

Oi, sempre acompanho o seu blog, mas nunca deixei mensagens e essa semana vim pegar algumas dicas de bolos para o aniversário do meu esposo que é dia 03/10. Por sinal, cheguei aqui porque ele também é vidrado em XBOX e o amigo da live indicou o blog da esposa do xburguer...rsrs. Bom, queria te parabenizar pelo blog que é muito bacana! Estarei sempre por aqui!

Guilhermino disse...

Cerveja no tanque, ou até na maquina de lavar...

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails