quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Moelleux au chocolat de Ludivine


Há umas duas semanas atrás, Ludivine levou à aula de aquarela um bolo de chocolate intenso e cremoso, do qual comi muitos pedaços, e que ficou ecoando em minha memória gustativa até hoje. Normalmente não gosto de bolos como esse, pois eles tendem a ser enjoativos. Uma fatia e basta, não quero mais. Este, no entanto, é diferente: feito com manteiga francesa salgada e chocolate a 70% de cacau, ele adquire uma complexidade inesperada, dados os tão poucos ingredientes. O sal da manteiga ao mesmo tempo exalta e controla o chocolate, e foi isso o que me conquistou.

Todos pediram a receita, e Ludivine foi ditando, assim de cor, confundindo termos com seu forte sotaque francês. Fui anotando, mas houve contratempos... Primeiro, ela usa uma forma de silicone não untada, coisa que não tenho. Segundo, ela especificou forno baixo, mas não soube dizer por quanto tempo, uma vez que a mesma receita cozinha em tempos diferentes aqui no Brasil e na França. Logo, tive de imaginar um modo de o bolo não grudar em minhas formas de alumínio e ao mesmo tempo desenformar fácil (uma vez que ele é bem molinho) e tive de ficar de olho no tempo de forno.

No fim, tudo deu certo e o danado ficou muito muito bom. Tanto que eu pretendia dividir com vocês o bolo de limão que preparei na semana passada, mas este de chocolate com certeza mereceu a dianteira. Ele é delicioso em temperatura ambiente, na qual pode ser mantido por 3 dias, ou saído direto da geladeira, onde ele firma um pouco. E é sensacional com sorvete de creme, como qualquer bom bolo de chocolate.

Não estranhe a textura. O bolo deve sair do forno firme nas laterais e ainda tremendo no centro, bem molinho (como o próprio nome diz). Ao esfriar, ele afunda e adensa, ficando mais fácil de cortar. MOELLEUX AU CHOCOLAT DE LUDIVINE
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 8 pessoas


Ingredientes:
  • 200g manteiga COM SAL (de preferência President, mas deve funcionar bem com Aviação, que é bastante salgada)
  • 200g chocolate amargo 70% cacau (sem gordura hidrogenada!)
  • 4-5 ovos (usei 4 extra-grandes)
  • 160g açúcar
  • 1 colh. (sopa) farinha de trigo
  • 50g chocolate amargo, ao leite ou branco para quebrar dentro da massa
  • 1 colh. (sopa) açúcar para polvilhar

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 160ºC. Se usar uma forma de mola, que vede bem, apenas unte e enfarinhe. Se for uma forma de fundo removível (como eu usei) ou comum, forre com papel alumínio que suba além das laterais e unte e enfarinhe o papel (que evita que a massa bem mole vaze no forno e facilita para desenformar). Se a forma for de silicone, não é preciso untar. Qualquer uma das formas deve ter entre 20 e 22cm de diâmetro (mais alta se for menor, mais baixa se for maior – a minha, de fundo removível, tem 20cm de diâmetro e uns 6cm de altura, e o bolo cresceu até uns 5cm antes de afundar).
  2. Corte a manteiga e o chocolate em pedaços e derreta em banho-maria. Enquanto isso, bata os ovos e o açúcar até que fique mais claro e fofo (uns 5 minutos).
  3. Junte o chocolate derretido aos ovos, misturando bem sem perder muito volume, e em seguida a farinha.
  4. Despeje a massa na forma. Quebre ou pique o outro chocolate em pedaços pequenos e distribua sobre a massa. Leve ao forno por 20-30 minutos, ou até que as laterais estejam firmes ao toque, mas o centro balance como um pudim.
  5. Retire do forno e coloque em uma grade para esfriar. Polvilhe o açúcar por cima, para que ele caramelize um pouco com o próprio calor do bolo. Conforme o bolo esfria, ele afunda no centro e se afasta das laterais. Desenforme quando estiver frio, sem virá-lo.

26 comentários:

Aninha Padredi disse...

Essa receita lembra a de brownie ne?! (ou é um absurdo eu dizer uma coisa dessas? Sei la, vai saber se eu não estou ofendendo o "Moelleux au Chocolat" rsss)
Deve ficar fantástico! Meu noivo AMA chocolate amargo.. a receita já está anotada pra eu fazer pra ele!
Beijocas!

Carmencita disse...

Dos deuses!!!Sabe que faço um brownie que fica mais ou menos nessa aparencia, é como como se estivesse comendo uma barra de chocolate, acho fantástico o sabor,e crocante nas bordas vou comendo bem devagarinho pra não acabar, degustar mesmo.
Essa receita de moelleux já está agendada, para meu deleite. As fotos estão pra lá de tentadora. Bjss

Carla Nogueira Kuramochi disse...

Ana, meus filhos são fãs de bolo de chocolate. Gostam tanto que eu até enjoei de fazer. Mas essa receita é bem diferente com a manteiga com sal. Vou tentar.

Bjs

Carla

brisa disse...

Ana, a foto (e receita) me lembrou de um bolo que ficou famoso nos blogs como Bolo de Chocolate do Pierre Herme (nao lembro o nome original, faz tempo que nao faco e nao estou em casa).

Enfim, a dica praquele bolo, era de untar uma forma de aro removivel, colocar "parchment paper" no fundo e laterais e untar de novo.

Sei que voce se virou (e deu certo - que bom!!) com o aluminio, mas fica a dica:)

Abs

Lau Verrengia disse...

Provavelmente vou gostar do bolo. Adoro bolos de chocolate de verdade, mais amargo e com sabor intenso.

Beijos

miosotiis disse...

Aiaiaiai....que estou de dieta! O.O

Há uns tempos fiz um bolinho com uma receita semelhante, mas em vez de farinha de trigo, levava amêndoa moída. ;D

Será que posso fazer um intervalo do tamanho desse bolo na minha dieta e depois retomar? :D

Carol disse...

Adorei!!!!!!!!!
Deve ficar uma delicia mesmo, hein!?!?
bjos

Dani Corrêa disse...

Tá, faz tempo que não dou as caras, nem as letras, mas não pude de deixar de comentar sobre essa receitita!
Meniiina, que é isso?
Tão fácil e tão gostoso.
Tá arrasando bunita!
A senhorita está sendo responsável por boas influências e reformas nas minhas pilotagens de forno e fogão!
Obrigada e parabéns!
Beijos, Dani Corrêa.

Andrea disse...

Ana,

Eu vi sua receita ontem e fiquei com muita vontade. Eu tinha todos os ingredientes em casa e, já que minha nutricionista me proibiu o chocolate, pensei que usando as barrinhas 72% de cacau que eu tinha em casa poderia colaborar com minha dieta, afinal, ao acabar o bolo, acabaria também o chocolate.
Forrei minha forma com papel vegetal e untei com um pouco de óleo de canola, bem pouco mesmo, só esfregando um guardanapo de papel molhado sobre a superfície. Deu super certo. Meu bolo ficou maravilhoso, mas não "desceu" como o seu. Ele ficou baixinho, bastante úmido (mas sem ser líquido) e com as bordas um pouco mais crocantes, mas não secas. A aparência ficou muito bonita. Vou fazer novamente e fotografá-lo, para colocar sua receita em meu blog.
beijos

Patricia Scarpin disse...

Dando uma rápida olhada, me lembrou o bolo Suzy do Pierre Herme. Adorei a idéia de colocar chocolate quebradinho na massa, Ana!

cacahuete disse...

Este brownie de chocolate parece ser uma verdadeira delicia!

Bjs

Margarete disse...

Ana, vc.sabia que tem uma pessoa no twitter como La Cucinetta?...Pensei que era vc.,mas a pessoa se chama Carolina.

Ana Elisa disse...

Margarete,
não sabia não. Eu tenho Twitter mas não uso para nada relativo a cozinha, então...
Bjs

michelkhodair disse...

tem uma aparência ótima. Parece muito com um brownie que faço.

ninapicnic disse...

Fiquei com água na boca!
Amo bolo bem cremoso e principalmente comer váaarios pedaços!!!
Aliás, queria agradeçer pelo seu FAQ, eu uso muito muito mesmo! é perfeito e super prático!
Beijinhos
Nina

PAULO RT disse...

Meu tipo de bolo.
Anotado.

Camila disse...

Testei a receita com a manteiga President (nao conhecia, adorei!) e chocolate 60%. QUE DELÍCIA DE BOLO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Adriana disse...

Anaaa!!!!PELAMORDEDEUS!!!Posta logo uma receita de legumes, pra tirar essa tentação do primeiro plano. EU preciso resistir! Eu preciso resistir. Eu preciso resistir... Eu preciso...

mazimiranda disse...

Oi!
Acabei de conhecer seu blog, por acaso, e preciso dizer que estou muito inspirada com suas fotos e receitas! Não consigo parar de ler!!!
Parabéns!!!

Marília

Guilhermino disse...

Oi Ana, fiz o bolo no feriado e acabei colocando na forma onde faço brownie, ficou delicioso. O Miolo ficou cremoso, uma delicia com sorvete de creme. Foi o bolo de chocolate mais fácil que já fiz.

Nanita disse...

Hola Ana,

Fiz o bolo ontem, usei uma forma redonda de aro removível, forrada com papel alumínio untado e enfarinhado, assei durante 30 min forno 160/170º, ficou delicioso, vai virar trivial em casa...
As bordas se afastaram da forma, mas o meio nao baixou assim como o seu, foi muito fáil desenforma...
Valeu pela receita, por essa e outras é que eu sou sua fan...
Nani

renata disse...

Hmmmm que delícia!! Conheço esse bolo como Fondant au chocolat! Comparando com o tal bolo que você fez do Pierre Hermé (da saga do livro Larousse), qual você preferiu? :-)
Abs

Ana Elisa disse...

Renata,
a princípio prefiro esse, principalmente pela manteiga salgada. Mas confesso que quando preparei o do Pierre Hermé, não sabia que textura o bolo deveria ter (GRANDE defeito do livro), e acho que o estava assando demais. Preciso refazê-lo.

Bjs

Tetê!!! disse...

Uma delícia esse bolo, fácil e rápido de fazer, sabor intenso, textura incrível!!!
Certamente repetirei muitas vezes a experiência!!!
Obrigada pela receita!
bjs

ninapicnic disse...

Ana,
Já tinha passado por esse post pra contar a vontade que fiquei de comer esse doce, e no fim acabei me rendendo a tentação e ficou maravilhoso!
Já fiz algumas vezes e toda vez fica super cremoso e rico!
Só não acertei com os pedacinhos de chocolate por cima, eles sempre grudam no fundo! Mas ficou um delícia mesmo sem eles.
Obrigada por compartilhar,
Beijinhos
Nina

Patricia disse...

Adorei. Suas receitas são bem explicadas e por isso tenho vindo aqui com frequencia. Parabéns pelo trabalho.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails