
Bertinet e a experiência bem dizem: dia de chuva não é dia de fazer pão. De alguma forma, a umidade do ar interfere de forma negativa na massa, como nenhum frio tilintante ou calor sufocante poderiam.
Penso na alternativa para o café de amanhã. Mas amanhã é dia de acordar mais cedo e decerto não há tempo para panquecas, e ainda que muito me agrade uma tigela de aveia, sei que entre uma tigela de aveia e nada, meu marido vai para o trabalho de estômago vazio.
Muffins. Muffins, com certeza. Mais quais? São tantos! Apanho um livro da Deborah Madison, porque ah! como eu adoro os livros dela!, e pulo direto para sua receita básica. Muito, muito fácil. Vejo as variações. Spice. Ok. Decido por óleo de canola no lugar de manteiga e pela menor quantidade de açúcar, pois quero muffins mais pãezinhos e menos bolinhos. Adoro moer temperos no pilão. Adoro a poeira fina e perfumada se elevando até meu rosto e o cheiro bom que perdura na ponta dos dedos. Mistura isso com aquilo, a massa toma corpo, vai para as forminhas, forno, e o cheiro mais maravilhoso do mundo alaga, inunda minha casa, submersa em especiarias.
Consigo esperar até amanhã para escorregar um naco de manteiga por cima desse muffin tão redondo, moreno e macio?
SPICE MUFFINS
(do livro Vegetarian Cooking for Everyone, de Deborah Madison)
Tempo de preparo: 35 minutos
Rendimento: 12 muffins
Ingredientes:
- 2 1/2 xic. farinha de trigo
- 2 colh. (chá) fermento químico em pó
- 1 colh. (chá) bicarbonato de sódio
- 1/2 colh. (chá) sal
- 2 colh. (chá) canela em pó
- 1 colh. (chá) gengibre em pó
- 1 colh. (chá) noz-moscada em pó (ralada na hora)
- 1/8 colh. (chá) cravo em pó (moí 2 cravos no pilão)
- 1/2 a 3/4 xic. açúcar mascavo apertado na xícara
- 1 1/3 xic. buttermilk
- 1/3 xic. óleo de canola ou manteiga (derreta depois de medir)
- 2 ovos
- 1 1/2 colh. (chá) essência de baunilha
- Pré-aqueça o forno a 190ºC, com a grade no terço superior do forno. Forre a forma de muffinsforminhas de papel ou unte-as.
- Misture numa tigela grande todos os ingredientes secos.
- Em outra tigela, misture o restante. Junte o líquido aos secos e mexa com uma espátula o menos possível, apenas até que não se veja mais farinha.
- Distribua a massa pelas formas, enchendo quase até a boca. Leve ao forno por 25 minutos, até que estejam dourados e redondos. Retire das formas e sirva.
14 comentários:
Tem razao, muffins sao sempre a mesma formula, e so adaptar. Aqui gosto de fazer com blueberries. O seu muffin cresceu bastante, ficou lindo!
Ana!!!
Lembra da receita dos Nestle Toll House Chocolate Chip Cookies que você postou? Não sei se você já conhece, mas tem o site da Nestle Toll House.. tem um muuundo de receitas (doces e salgadas)!! Mto bom!!! Vale a pena!
http://www.verybestbaking.com/default.aspx
Beijocas!
Oi, Ana! Pra quem dizia que ia dar uma maneirada nos posts, você está mais ativa do que nunca. Que bom para nós, seus leitores assíduos!
Hummmm muffin pra mim só assim.Esses que algumas padarias vendem por aki, arrepiam só de pensar no quão doces são.
O seu tá muito apetitoso.
Bjs
u
oi Ana!!!
Adoro sua pagina, sempre venho aqui, amo sua habilidade de ilustrar e de cozinhar!!!
Seu muffin está liiindo e imagino que delicioso tbm!!! Deu vontade!
Já sou frequentadora daqui há bastante tempo e adorei ver a dica do blog na revista Menu. Arraso.
bjs
A.Poulain
Ana, gosto muito de receitas assim (como a sua do pudim, também), que permitem variações e o uso da imaginação. Entretanto, eu não mudaria nadinha - gosto demais de especiarias.
Beijo!
Oi Ana, fiz a receitinha como o recomendado, e achei que ficou um muffin ruizinho, sem sabor de especiaria nenhuma e seco que só, uma tristeza! QUem sabe numa próxima dá mais certo? Beijo
Que estranho, Beta. Os meus ficaram muito macios e perfumados. Eles só não são doces, e talvez isso seja estranho se a pessoa está acostumada a muffins com mais gosto de bolo. Bizarro. Mas é sempre bom saber se a coisa deu certo ou não com os outros.
Abraços!
Olhe que ficou maravilhoso,imagino a explosão de sabores, mas é curioso mesmo que com o tempo chuvoso, não se tem um bom resultado com os pães, eu que o diga rsrs.
Ana..
Cadê você mulher?? To sentindo falta das suas receitas!!
Beijocas!
Ana
onde acho buttermilk?
obrigada
bjs
Katia
Oi Ana, adoro seu blog e as receitinhas que vc posta. Ontem fiz os spice muffins e ficaram divinos, com um sabor especial e pouco doce, fez o maior sucesso aqui e casa.
Bjos
Olá! Primeiro acesso ao seu blog. Estou com água na boca!! Não encontro buttermilk em lugar nenhum, mas achei um site que explica como obtê-lo. Está em inglês, segue o link:
http://homecooking.about.com/od/foodequivalents/a/buttermilkequiv.htm
Postar um comentário