quarta-feira, 3 de junho de 2009

Torta de folhas de cenoura

Como esta é uma ótima época para comprar cenoura com as folhas, escolho sempre um maço bem equilibrado entre lindas cenouras e folhas fresquinhas, bem verdes. Sempre faço bolinhos com elas, o que fica uma delícia, mas desta vez resolvi transformar os bolinhos em torta. O único segredo está em picar as folhas o mais fino possível, até com ajuda de um processador se for o caso. Pois as folhas de cenoura são durinhas e fibrosas, e comê-las em pedaços maiores pode ser desagradável. Para a massa, substituí metade da farinha por integral por mero impulso, mas você pode fazê-la inteira inteira com farinha comum. E chega de jogar folha de cenoura no lixo! ;)

TORTA DE FOLHAS DE CENOURA
Tempo de preparo: 10min + 30min de geladeira + 1 hora
Rendimento: 6-8 fatias


Ingredientes:
(Massa: a de sempre, ou a sua favorita.)
(Recheio)
  • 2 xíc. de folha de cenoura muito, mas muito bem picadas
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 cebola picada
  • 1 punhado de salsinha picada
  • 3 ovos
  • 1/2 xíc. de creme de leite (normal, fresco, ou mesmo leite apenas)
  • 1/2 xíc. de parmesão ralado na hora
  • sal e pimenta-do-reino ralada na hora

Preparo:
  1. Prepare a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por meia hora. Abra-a numa superfície ligeiramente enfarinhada e forre uma forma de uns 23-25cm. Espete com um garfo toda a superfície. Cubra com papel alumínio, encha a forma com feijões e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos. Retire os feijões e o papel alumínio e asse por mais 10-15 minutos, até que a massa pareça sequinha.
  2. Enquanto a massa pré-assa, faça o recheio, misturando todos os ingredientes menos o queijo em uma tigela e mexendo bem.
  3. Retire a massa assada do forno, espalhe o recheio de modo uniforme e polvilhe generosamente com o queijo ralado. Leve ao forno por mais 30-40 minutos, até que o recheio esteja firme e dourado. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

14 comentários:

Amanda disse...

Oi Ana, achei o seu blog por acaso, procurando um bolo de limão, e adorei! Agora sempre q posso passo por aqui pra dar uma olhadinha nas receitas!
Gostei mto dessa receita, pois nunca comprei cenoura com as folhas pois não sabia o q fazer com elas...
Mto obrigada pelas receitas q vc coloca aqui, são todas lindas, fiz algumas de bolo e todas deram certo, e parabens pelas fotos, dão mais vontade ainda de preparar cada receita daqui!
bjos

Moira disse...

A minha mãe costuma fazer esparregado com rama de cenoura e é uma delícia. Tenho que experimentar essa torta também.

Edilia disse...

esta torta é muito interessante,é boa para fazer de qualquer talo de verduras e legumes.
Muito bonita a torta.
Edilia

Marcelo disse...

Ana, não sabia que folhas de cenoura eram comestíveis!
Uma vez vi no Top Chef que um aprendiz colocou uma folha de cenoura no prato, como decoração.
Levou um xingão dos juízes, pois deveria colocar apenas coisas comestíveis em um prato. E disse que eram amargas. Não são?

Marcelo.

Patricia Scarpin disse...

Ana, só você para dar esse belo upgrade às tão desprezadas folhinhas de cenoura - que delícia de receita!

Ana Elisa disse...

Marcelo,
as folhas da cenoura são comestíveis DESDE QUE MUITO BEM PICADAS E COZIDAS. Senão elas são muito fibrosas, indigestas e nada gostosas... :P Acho que o problema do aprendiz foi ter colocado a folha CRUA no prato... :)
Elas não me parecem amargas. Me lembram um pouco salsinha.

bjos a todos!

Elis teles disse...

Olá ana, o seu blog é mto gostosinho. Eu também achei seu blog por acaso, quando eu procurava coisas sobre o pinhão, que gosto mto. Ontem na feira comprei cenouras com folhas lindas e verdes e a senhorinha da banca me indicou refogá-las, fazer com massinha de tempurá ou os bolinhos. Ontem mesmo vi sua receita dos bolinhos, e hj pensando no que fazer com o tanto de folhas que sobrou, achei a torta, rs! No macarrão da janta de hj salpiquei as folhas de cenoura cortadinhas e ficou dez. Parabéns pelo, quando eu crescer vou ter um assim tb, rs!

Maurício disse...

Olá....viva as folhas!!!Beterraba,nabo, cenoura e etc.Tão desprezadas e tão valiosas.Adorei a receita, só que modifiquei "um tico".A massa fiz com duas medidas de farinha integral e uma de semolina e as duas de óleo fiz uma de manteiga e outra de óleo de milho.Junto com as folhas picadinhas acrescentei um pouco de orégano e tomilho fresco.Ficou uma delícia.....parabéns pela receita e um abração

Simplesmente Mariza disse...

Simples e maravilhosa!

Patrícia disse...

Olá Ana! Adorei o blog, ando aqui há quase uma hora completamente deliciada muito obrigada ;)
Patecas

Sarah Abreu disse...

Eu sabia que iria encontrar bom uso pras minhas folhas de cenoura aqui!!! Adoro suas receitas! Saúde! bjs

Elaine Resende disse...

Oi Ana, testamos três diferentes receitas com as folhas de cenoura: creme (como creme de espinafre), farofa e hambúrguer. As duas últimas ficaram melhores. Eu usei folhas e talos na primeira receita e realmente é muito fibrosa, tive que peneirar, e não aceitou muito bem os temperos... valeu pelas dicas, foi um estímulo ao consumo das folhinhas!

Bea disse...

Amei o seu blog. Eu o encontrei no Google ao procurar receitas com talos, folhas de cenouras, beterrabas etc, ou seja, tudo de bom que jogamos no lixo e não sabíamos o quanto importante elas são. Queria receitas para usá-las e as estou encontrando aqui no seu blog. Muito legal! Parabéns pelo blog e ... mais sucesso ainda com ele!

Silvana Rocha disse...

feijões? não entendi

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails