segunda-feira, 1 de junho de 2009

Oh, my darling Clementine... cake.


Oh, yeah, eu ousei e fui direto no cliché no título!!! ;)
Bolo de tangerina da Nigella.

Desde que as danadas das mexericas (orgânicas) surgiram no mercado, eu estava pensando em bolo de mexerica. E sempre quis preparar este bolo bizarro de Nigella, que leva mexericas inteiras, com casca, fiozinhos brancos e tudo.

No entanto, como há ainda outras gostosuras na fila, não quis preparar o bolo inteiro, e resolvi cortar a receita pela metade e estrear minha pequenina forma de 16cm. De tudo absolutamente certo, não fosse eu abrir o forno antes do tempo (uma vez que eu não sabia quanto tempo demoraria para assar um bolo tão pequeno), o que fez com que ele afundasse um tantinho no meio.

Sem problemas, o bolo ficou delicioso mesmo assim. Perfumado de mexerica, úmido, macio e com aquele gostinho inconfundível de amêndoas. Ótimo bolo para quem não quiser usar farinha de trigo.

BOLO DE TANGERINA
(adaptado daqui)
Tempo de preparo: 2h + 1h
Rendimento: 6 fatias pequenas ou 4 generosas


Ingredientes:
  • 1-2 mexericas (±190g)
  • 3 ovos
  • 115g açúcar
  • 125g amêndoas moídas
  • 1/2 colh. (chá) fermento químico em pó
Preparo:
  1. Cubra a mexerica inteira com água, leve ao fogo, tampe e deixe cozinhar por 2 horas. Escorra, corte a fruta ao meio e retire as sementes. Bata o restante da fruta (polpa, fiapos, casca) no liquidificador até que fique um purê homogêneo.
  2. Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte com manteiga e forre com papel-manteiga uma forma redonda e alta, de 16cm de diâmetro.
  3. Bata os ovos na batedeira até que fiquem claros e fofos. Ainda batendo, adicione o açúcar, em seguida as amêndoas e o fermento.
  4. Com uma espátula, incorpore rápida mas delicadamente o purê de mexerica.
  5. Despeje a mistura na forma e leve ao forno por 30-35 minutos, até que esteja dourado e um palito inserido no centro do bolo saia limpo.

29 comentários:

Verena disse...

Hummmmmm! Amo mexericas, de todos os jeitos e tamanhos, e orgânicas então...Nunca vi esse bolo de mexericas sem farinha! Deve ser maravilhoso!
Beijos!

fernanda disse...

Sério que não vai farinha??? Tô pasma!.. Deve ficar delicioso!.. Bjs!

Comidinhas lá de Casa disse...

Queridos e queridas blogueiras, desculpem a forma de comunicação e invasão, mas estou tentando avisar pelo menos aqueles blogs que eu sempre visito... Passei por um problemão com minhas contas de blog, e-mail, orkut, msn... afff, que desespero! O Comidinhas lá de Casa passou por uma pequena alteração de endereço (agora é ascomidinhasladecasa.blogspot.com), mas o nome continua o mesmo tá? Ainda estou "reorganizando a casa" mas logo, logo estará tudo no lugar - inclusive as fotos - e as novas postagens voltarão ao normal. Mais uma vez desculpe pela invasão. Beijinhos, Ni

gasparzinha disse...

Adoro mexericas e o bolo parece ter uma consistência óptima, a farinha de amêndoas dá nisso!
Uma delícia. :)

Fúlvia, Suzie e Letícia disse...

Achei seu bolg por acaso e já me apaixonei! Tantas dicas, tanta coisa gostosa, muito legal, parabéns!!!
Esse bolo parece ser uma delícia! Domingo fiz seu bolo de laranja e fez o maior sucesso aqui em casa!
Só uma perguntinha... porque usa-se o papel-manteiga neste caso e não se unta ele com manteiga e farinha? Algo em especial?

Miriam disse...

Ana, adoro fazer e comer :( bolo, mas esse é tão diferente, sem farinha, que deu vontade de experimentar agora. Mas vou esperar para fazer na festa junina no sítio, no próximo feriado, pq lá vou pegar as mexericas no pé ( assim espero). Receita anotada.

A DONA DO MUNDO disse...

ESSA RECEITA EU NÃO CONHECIA
AMEI
BEIJINHOS E UMA SEMANA SUPIMPA PROCÊ

Carolina disse...

Gente, que receita doida, mexirica com casca e tudo. Ja muito ouvi falar de bolo sem farinha, mas nunca testei nenhum.
Mas vindo a recomendacao de voce, logo penso: "coisa boa, na certa".
Parece delicioso,vou testar!
Beijocas,
Carol

Cucchiaio pieno disse...

Nossa que perfeiçao, adoro mexerica, quando tiver a fruta aqui farei! Um abraço
Léia

Patanisca disse...

Já tinha experimentado bolos com a clementina ou laranja inteira e sei que fica óptimo, mas com amendoa a substituir a farinha não conhecia nenhuma receita. Que ideia original!!

Anônimo disse...

Olá Ana, Bom Dia.

Mexerica é doce como a clementina ou mais citrica do género da tangerina ?

Heliantia :)

Acusações Irrisórias disse...

Ana, com a casca e tudo? Ahh...qual o tipo da mexerica, as grandonas ou as pequenas? Abs.

Andreia T. Farias Britez disse...

Estou com esse bolo na minha "to do list" faz mais de um ano!! Mas vc como sempre se adiantou e adaptou a receita para um bolinho pequeno, que é o preciso. Vou experimentar e depois volto aqui para dar o veredito. Beijão!

Patricia Scarpin disse...

Eu vi a Nigella fazendo esse bolo sábado passado e fiquei aguando, Ana! E ela disse que ele se conserva bem por alguns dias, se bem embrulhadinho, achei ótimo.

Amei a cor dourada do seu bolo!

Luciana K. B. disse...

Amooo mexiricas !! É a minha fruta favorita !!
E amanhã é dia de feira (orgânica, claro) e as da semana passadas estavam fantásticas ... vou comprar mais e fazer o bolinho .... com essa receita pequenininha pra poder deixar gostinho de quero mais !! hehe

Bjs

Núbia Gomes disse...

Então clementines são mexiricas? Jurava que era um tipo de laranja gringa. Eu vi essa receita domingo passado no Nigella Bites. Muito simples.
Abraços

miosotiis disse...

:D

Que nome engraçado! Por aqui chamam-se tangerinas!

Hoje mesmo comprei umas formas pequeninas! Como só somos dois, ando a reduzir nas receitas.

Bolo com casca? O primeiro que fiz cá em casa era de maçã e também levava cascas. Ficou óptimo!(ou isso, ou foi de ser o primeiro...:)

Assim que puder, expeimento! ;)*

Ju R. disse...

uau! e fica bom?

minha mãe costuma fazer um bolo de laranja....é o bolo que eu mais gosto.
outro bolo que minha mãe experimentou fazer uma vez e me surpreendeu foi o de maracujá, com cobertura de maracujá e tudo. ótimo!

eu nunca tentei fazer bolo na minha vida. prefiro coisas salgadas. :)

beijo.

Ana Elisa disse...

Fúlvia, Suzie e Letícia (qual das 3 é você??),
O papel manteiga parece absorver a manteiga da forma, não grudando no bolo. Algumas receitas mandam untar e enfarinhar, mas o negócio é seguir exatamente o que a receita manda, porque cada bolo tem uma textura e um jeitinho de "grudar" ou não... :)

Heliantia e "Acusações Irrisórias",
me pegou nessa. Eu usei mexericas Ponkan, que são as que estão na época. Usei-as bem maduras, e elas estão bastante doces.Segundo o Wikipedia, mexerica, tangerina, bergamota, mandarina, é tudo a mesma coisa. Aí as variedades têm outros nomes, como Ponkan, cravo, murcott, etc. Use as que estiverem mais docinhas. :)

Bjos a todos!

Neblina Orrico disse...

Que aspecto delicioso! Experimentei a sua receita do pão de milho e deu tudo muito certo! Adorei!

Stella disse...

Que bom! Eu não consegui anotar a receita!!!!!!

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Ana Elisa, tudo bom?
Ah, eu sou a Fúlvia: Letícia é minha filha e Suzie minha peluda.
Obrigada pelas dicas!!!

Anônimo disse...

Oi Ana, eu tb sou Ana (Ana Carolina).
A Ana Maria já fez um bolo Clementina no Mais Você. Depois você olha lá. Os ingredientes são os mesmos do seu bolo, mas a forma de fazer é totalmente diferente. O da Ana Maria bate tudo junto no liquidificador. Faça o dela e depois comente o que vc achou.
Beijos e adoro seu blog.

Luciana disse...

Aff tinha umas tangerinas em casa que não sabia o que fazer mas estão super doces. Voilá! Vc achou a receita perfeita pq tbm to com um tantão de amendoa moída!

Thanks again!
Lu

Jennyfer disse...

que delícia! (:

Anônimo disse...

Ana, quero experimentar, mas qual a o tamanho da mexerica ? Porque a Ponkan é grande e a Rio ( que adoro e são perfumadissimas) é pequenina...

Abraços
Guilhermino

Amo Música disse...

Toda vez que entro aqui e dou de cara com esse bolo minha boca enche d'água..rsrs vou fazer qualquer dia destes. Bjinho!

Ana disse...

Consegui anotar esta receita assistindo a Nigella e, por isso, nem pensei em conferir com o site dela. Este bolo está há um bom tempo na minha listinha "to do", mas, na TV, ela recomenda que seja usado o processador. Fui deixando prá depois... Achei seu blog procurando por uma receita de sour cream e... supresa! Não só você fez a adaptação, como coloca o link da original. Bem, foi aí que notei que no site ela recomenda bater uma parte da massa à mão mesmo, enquando no programa ela coloca todos os ingredientes no processador; e, o mais importante, manda abrir para retirar as sementes... No programa de tv ela simplesmente espreme um pouco, retira apenas o cabinho do fundo e coloca inteirinha no processador!!! É Ana, valeu a solidariedade. Compartilhar suas anotações e experiências também pode ajudar a quem já tem a receita... Sds, Ana

Patypi disse...

oi Ana....incrível como enrolei para fazer esse bolo de mexerica, afinal deixar cozinhando por duas horas....fiquei com preguiça, mas com muita vontade também porque fiquei imaginando o delicioso cheirinho que sairia do forno, especialmente agora no friozinho....Enfim, ontem resolvi fazê-lo. Acho que algo não saiu muito bem...rs...Ficou amargo.Por que? Eu teria comprado Tangerinas? E talvez não estavam muito doces ou teria a ver com o tempo de cozimento delas? Eu cozinhei cravado durante duas horas, a única coisa que fiz de errado foi diminuir a quantidade de açúcar. Não gosto de coisas muito doces. Mas acho que deveria ter colocado o que a receita pedia. Fiquei em dúvida também, em relação a quantia de laranjas...1 ou 2? Qual seria a diferença? Daria certo colocar 1 ou 2? Eu optei por fazer a receita original que vão 5....rs...queria um bolo maior....Bem, mas não vou desistir, tentarei novamente fazer este bolo, para isso aguardo seus comentários. Talvez eles possam me ajudar um pouquinho....bjs Paty

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails