segunda-feira, 25 de maio de 2009

Retorno com uma sopa de legumes

Depois de três semanas muito, mas MUITO, atribuladas, sinto que estou conseguindo retomar minha rotina. Rotina retomada quer dizer também abrir a geladeira e averiguar o estrago causado por dias sem fazer almoço ou jantar. O stress faz com que comamos muita porcaria, e tudo o que eu queria hoje era voltar aos meus adorados legumes. Quando vi o que sobrara na gaveta da geladeira, lembrei-me imediatamente desta sopa.

Coloquei em uma assadeira 4 cenouras médias cortadas em pedaços de 2cm, um bulbo pequeno de funcho sem as folhas, cortado em fatias grossas, 1 cebola roxa descascada, cortada em quartos e despedaçada com os dedos, 2 dentes de alho inteiros e na casca, 1 batata média cortada em cubos, com casca, alguns ramos de tomilho, pimenta-do-reino, sal e azeite de oliva bastante apenas para recobrir os legumes com uma fina película de óleo. Misturei tudo muito bem e levei ao forno médio (180º) até que os legumes estivessem macios e chamuscadinhos nas pontas (uns 35 minutos).

Retirei os ramos mais lenhosos do tomilho, jogando-os fora, espremi o alho para fora da casca e bati-o no liquidificador com todos os outros legumes e 2 1/2 xícaras de caldo de legumes. Coloquei em uma panela e aqueci, acertando o tempero e servindo com um fio de azeite e fatias de pão. Serve 3 porções.

Exatamente o que eu precisava. Só não sei o que fazer com o enorme ramo de rabanetes que continua na geladeira olhando para mim... :P

15 comentários:

Calvin & Hobbs disse...

Fatie finamente os rabanetes, tempere com sal e azeite, coma com pao :-)

Cucchiaio pieno disse...

Adoro sopa e a tua tem uma cor que da' vontade de experimentar. Gostei muito!
Léia

miosotiis disse...

:)

Ontem o jantar também foi sopinha, mas a seguir, bacalhau em cama de pimento, cebola, alho e tomate. Humm!

Volta devagar, mas volta sempre! :)*

gasparzinha disse...

Eu gosto muito de sopa com legumes assados. Os sabores ficam mesmo mais concentrados e tornam a sopa uma delícia!
:)

Giuliana Marchetti disse...

Ana, essa receita veio na hora certa pra mim também! Estamos vivendo de sopa durante o jantar em casa (pra ser uma refeição um pouco mais leve).
Adoro seu blog, as fotos e a forma de como expõe as receitas.

Parabéns! E continue com suas receitas maravilhosas!

Um beijo com muito carinho!

Aline Luz disse...

oi ana elisa... me tire uma dúvida, vc diz "assadeira", mas leva ao fogo e não ao forno... fiquei na dúvida. É isso mesmo? Vc usa uma assadeira no fogo? Lógico que fogo pode ser forno... mas, como não é o habitual, fiquei na dúvida.. e fiquei louca para experimentar essa sopa! obrigada.

Anônimo disse...

oi ,bom ana aqui(japao)estou plantando eu mesma meus legumes e entre eles tb estao os rabanetes nao tao ardinhos como os dai mais tb muito gostosos quando lavadinhinhos e ainda inteiros molhados num patezinho de miso(bem simples miso,acucar e maionese)beijos roberta

Patricia Scarpin disse...

Eu estava morrendo de saudade das suas sopas e saladas super coloridas e saborosas! :D

Quando você descobrir o que fazer com o rabanete, me conta? Estou com o mesmo problema. :)

Um beijo, querida!

carladuc disse...

Essa sopa parece ótima. O fato de assar os legumes deve dar um sabor... Nnham nham. :)

Uma dica para o rabanete. Eu faço uma salada de couscous marroquino onde uso o rabanete refogado como um dos ingredientes. Fica uma delícia! Pelo menos uma parte deles dá pra usar.

Se quiser dar uma olhada eu publiquei essa salada: http://www.entrepanelas.net/2008/07/23/salada-de-cuscuz-marroquino/

Abraço,

Fernanda disse...

ainda bem que está de volta!!!
seus posts gastronômicos fazem falta!!
bjs!

fernanda

Andreia T. Farias Britez disse...

Essa sopa veio na hora certa, acabei de sair do consultório da nutricionista e terei que fazer uma revolução no meu jantar!! Com esse friozinho, dá-lhe sopinha de legumes!! Nunca fiz assados, sempre preparo na panela. Vou experimentar!! Beijão!!

manjericota disse...

Ola Ana,

Acompanho semanalmente as suas receitas. Adoro sopas e caldos, mas confesso q nunca fiz com legumes assados. Vou tentar essa sua receita..

Bjs,
Dani

Ana Elisa disse...

Aline,
já corrigi o texto. Era "forno" mesmo.

Calvin & Hobbs e Carladuc,
boas dicas! Brigadinha...

bjos

Luciana disse...

Oi Ana, eu sou uma visitadora anônima que apareço por aqui vez por outra!
Não sei bem o que me trouxe, mas a verdade é que agradeço, porque tuas ideias são uma inspiração!
Desde que vim morar na Argentina, cozinhar se tornou uma obrigação e ao mesmo tempo um prazer enorme, e tô nessa de descobrir novas formas e sabores.
Ando "sazonal" graças à tabela que vc colocou aqui (que maravilha!), e também tratando de desfrutar mais do saber dos legumes...com o friozinho e a vontade de pegar mais leve no jantar, esta sopa (que andava de stand by pra ser usada) foi a pedida de hoje...posso falar? Êxito total!
É verdade que adaptei ao que havia em casa, mas ô maravilha hein? Não podia deixar de sair do anonimato pra te dizer isso.
Mil obrigadas, principalmente pela inspiração!
Abraço enorme!

Trio parada dura + duas. disse...

Ameeeeeeeei essa ideia. Usei os legumes que tinha em casa: batata, mandioquinha, cenoura, abobrinha e alho. Optei por não usar o caldo de legumes. Pra mim ele tem o gosto muito predominante. Reguei tudo com azeite e coloquei pouco sal. Bati pouco no liquidificador. Os micro pedaços deram um tchan!Ficou divina!!!! Valeu!! Ah, como sou vegetariana vou fazer os legumes dessa maneira ao forno para um almoço bem saudável e delicioso.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails