quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Sorvete de laranja sem gosto de pirulito

Há muito tempo atrás, antes da chegada da sorveteira aqui em casa, eu tentara preparar um sorvete de laranja de um livro que considero, na verdade, excelente para todos os sorvetes cremosos, e um desastre para tudo o que concerne às frutas. O livro garantia que o suco de laranja natural não iria bem com nenhum laticínio e que apenas o pasteurizado funcionaria, de modo que a receita levava suco de laranja concentrado. Lá fui eu fazer o bendito e bater na mão, hora após hora, apenas para descobrir, desconsolada, que o sorvete tinha gosto de pirulito. Claro, o que se podia esperar de suco de laranja concentrado??

Por isso demorei a me arriscar com essa receita de Lebovitz.

Porém, num dia desses de extremo calor e vontade de tomar algo refrescante, abri a geladeira e vi que possuía tudo de que precisava para fazer aquele sorvete: laranjas frescas, suculentas e perfumadas, licor de laranja... mas nada de sour cream. Mas agora já estava louca pelo tal sorvete de laranja, e foi aí que resolvi sair substituindo coisas sem pensar muito a respeito. Sour cream virou iogurte integral caseiro e half-and-half virou leite integral. Uma pitadinha de sal para garantir que tudo ia bem e... ficou ótimo.

Para fazer o sorvete, bata no liqüidificador 2/3 xíc. de açúcar, a casca ralada bem fina de 3 laranjas, 310ml de suco de laranja, 1 xíc. de iogurte integral, 1/2 xíc. de leite integral, 2 colh. (chá) de licor de laranja (usei Cointreau) e 1/4 colh. (chá) de sal. Bata bem até que esteja homogêneo e tudo bem dissolvido. Coloque para gelar na geladeira por algumas horas e então faça o sorvete na sorveteira.

13 comentários:

Noémia disse...

Apesar de não estar calor nenhum aqui, até eu comia esse sorvete.
Receita apontada.
Preciso de boas receitas para treinar na minha sorveteira porque tenho pouca prática.

miosotiis disse...

Hummm
Este gelado faz-me lembrar um de tangerina (com cheiro de tangerina!) que comi a par com uma fatia de bolo de chocolate... :D

Bigode de chocolade disse...

Mas o outro sorvete, o que deu errado, parece cozinha do Ferran Adria, coisa meio performática... sorvete com gosto de pirulito!!! Concentrado de laranja... Bah! Original seria se tivesse que derreter pirulitos em banho-maria e colocar para gelar na sorveteira. Não conta pro Adria. Melhor que uma bola desse sorvete, só duas.

caosnacozinha disse...

Gostei muito! Sorvete de laranja nunca foi coisa que me animasse muito, mas ando com vontade de fazer um com as tangerinas caseiras que enchem a minha cozinha neste momento. Acho que vou experimentar!

Beijo *
Mariana

Jun.~ disse...

Esses sorvetes que você faz sempre me fazem pensar em comprar uma sorveteira, mas acho que eu não usaria tanto assim. xD

Mas que deu vontade de comprar pra fazer esse sorvete de laranja, deu.

lunalestrie disse...

Passei pra dizer que fiz o sorvete de uva e já encontro outra receita aqui, que bom! :D

clau disse...

Laranja é tudo de bom, principalmente com raspinhas da casca!
Vou ter que adaptar a receita pq a minha sorveteira é pequena, sò cabe 600ml. Mas é seguro que vou fazer, qdo chegar o calor.
Valeu pela receita!
Bjs!

luka disse...

Gostei da receita. É mais leve do que as receitas de sorveteira que tenho visto.
Essa base deve ficar muito boa com polpa de outras frutas.

Minha pesquisa agora é como substituir açúcar mantendo uma boa textura.

Fernanda Balbi disse...

Oi Ana Elisa, nada a ver com o post mas eu tenho uma perguntinha básica.
Como não tenho balança e gostaria de fazer um pão integral seu vc poderia me dizer a quanto equivale (em ml) 210g de água, 20g de leite e 15g de azeite?
Muito obrigada. Beijo e bom carnaval ;)

Ana Elisa disse...

Fernanda,
água é sempre igual, 1g=1ml. Leite, mais ou menos também. Agora o resto... vixe... eu precisaria fazer a receita de novo e medir tudo... Geralmente já meço o peso de tudo diretamente nas tigelas (para sujar menos tranqueira... hehehe...) e não vejo o volume.

Bjos

Fernanda disse...

Obrigada pela ajuda Ana, já vai dar para pôr a mão na massa esse fim de semana!! Bj
P.S.: Tenho que arranjar uma balança ;)

Everson disse...

Ana, cheguei no site pela receita de sorvetes (e já dei uma vasculhada nas demais receitas de sorvete).

Sou fanático por um bom sorvete, tanto que nas últimas férias no Uruguai e Argentina eu fiz o tira-teima do "helado argentino" (deu Persicco na cabeça).

Queria saber que sorveteira você usa e se tem algumas dicas de marca/características, pois estou querendo comprar uma (tá difícil de achar, por sinal, não tem muitas alternativas).

Obrigado!

[]s
Everson

Carolina Frîncu disse...

Tabajara da minha cozinha! Estava olhando desconsolada para 5 laranjas "querendo passar" na fruteira mirrada de quinta-feira quando lembrei de que já vira algo refrescante com laranjas no seu blog. Achei esse sorvete e fiz logo cedinho. Ficou uma delícia! Prá o calorão dessa cidade e da minha casa foi perfeito. Tem umas goiabas mais prá lá que prá cá que talvez virem sorvete tb. Obrigada - sempre - por compartilhar. A família e visitas agradecem em uníssono!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails