segunda-feira, 7 de abril de 2008

Strozzapreti alla carbonara di porro

Na falta do creme de leite para preparar um molho de alho-poró que se tornou figurinha fácil em casa, improvisei uma massa alla carbonara. O prato original, spaghetti alla carbonara ("à moda dos carvoeiros"), leva pancetta salteada em azeite, que é misturada à massa cozida com muito queijo pecorino (ou uma mistura de pecorino e parmesão), gemas cruas (que cozinham ligeiramente com o calor da massa), salsinha fresca e muita pimenta-do-reino. As gemas, unidas à água da massa e ao queijo, formam um molho fino e cremoso que simplesmente adoro. Mas a verdade é que você pode substituir a pancetta pelo que quiser. Muito antes de Jamie Oliver colocar a receita em seu livro, eu já experimentara, em um restaurante à beira mar de Positano, um prato de massa alla carbonara de abobrinhas. Acredito inclusive que o mesmo tenha surrupiado desavergonhadamente sua receita de uma italiana que publicara no fórum de seu site, há anos atrás, uma receita de carbonara de aspargos sensacional que rendera inclusive uma menção especial do chef.

Para preparar essa versão, substitua a pancetta por cerca de 2-3 alhos-poró médios fatiados fino, refogados em azeite e uma pitada de sal até que murchem bem. Cozinhe a massa (usei 200g de strozzapreti porque era o que havia na despensa), escorra, e reserve uma ou duas colheres da água do cozimento. Junte o alho-poró, 2 gemas, um punhado de queijo pecorino ralado, outro de parmesão, salsinha fresca picada e a casca ralada de meio limão. Misture bem, muito rápido, até que toda a massa esteja recoberta por uma fina camada de molho. Polvilhe pimenta-do-reino moída na hora e sirva. As "medidas" são para duas porções.

[Vamos poupar todo o bafafá do "horror das gemas cruas", e simplesmente aceitar que eu não ligo para isso.]

3 comentários:

carladuc disse...

Ana,

Preparei essa massa num jantar e ficou uma delícia! Usei penne integral no lugar do strozzapeti e ficou ótimo. :)

Parabéns pela receita!

Obrigada!

Abraços,

Anônimo disse...

Por que vocé sempre dá "alfinetadas" no Jamie Oliver em seus posts? =( Juliana

Ana E.G. Granziera disse...

Juliana,
eu adoro o Jamie Oliver. Mas teve uma época em que fiquei meio deceocionada ao "descobrir" que ele era super bem intencionado, mas não tão inovador assim. Quando vi que as receitas que mais gostava de seus livros eram ipsis literis clássicos italianos pouco conhecidos, ou mesmo ver que havia coisas em seus livros tirados dos foruns dos seus fãs. Normal, hoje não ligo, mas na época fiquei meio ressabiada.

bjs

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails