domingo, 26 de agosto de 2007

Lasagne de tudo um pouco

Neste domingo de sol e brisa refrescante entrando pela janela, sabia que queria almoçar algo que matasse minha fome muito bem matada, mas que também tivesse qualquer coisa de leve, refrescante. Na minha geladeira havia cenouras e beterrabas orgânicas, grana padano, e umas bobeiras aqui e ali; e no freezer, ervilhas, favas e couve de bruxelas. Não restara mais muitas opções de massa na despensa a não ser cannelloni e lasagne Barilla, então resolvi dar uma de inventora e juntar um monte de coisa em um prato só.

Comecei fatiando fino algumas cenouras, colocando-as numa frigideira funda com água bastante para cobrir, uma colher de mel, açúcar, sal, pimenta-do-reino e sementes de cominho, e deixando ferver, até que ficassem glaceadas. Enquanto isso, coloquei água e sal para ferver em outra panela e branqueei um punhado de couve de bruxelas, outro de ervilhas e o que restara de favas. Escorri e reservei. Em outra frigideira, dourei um dente de alho e uma cebola em fatias finas e misturei às couves.

Pré-aqueci o forno a 180ºc, e pus-me a preparar o molho branco, com manteiga, leite integral, farinha, sal e pimenta-do-reino. Untei uma travessa com manteiga, espalhei uma colherada de molho, uma camada de massa para lasagne da Barilla, as couves com cebola, molho, outra camada de massa, as cenouras glaceadas, folhas de tomilho colhidas da janela, molho, outra camada de massa, as ervilhas e favas, um punhado de salsinha picada, mais molho, a última camada de massa, molho e um punhado generoso de grana padano ralado, com mais um salpicar de salsinha. Deixei no forno por uns 20 minutos, até que dourasse, e nós dois nos esbaldamos, acompanhados por um Sauvignon Blanc simplesinho mas gostoso e o cachorro circulando aos nossos pés, todo curioso.

Não deixo aqui em formato de receita pois de fato fui fazendo no olho, experimentando. O resultado é um marido de barriga cheia capotado no sofá e eu aqui publicando esse post, orgulhosa da minha invencionisse de sucesso.

Um comentário:

Dinha disse...

Ana,
Que maravilha de lasanha, parabéns pela invensão, amei suas dicas também.
abraços.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails