sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Couscous de Maçã ao Curry


Isso parece absolutamente revoltante, mas demonstrou-se incrivelmente gostoso! Eu juro que esse é o último post do dia, já que tive de tirar o atraso de uma semana inteira sem meu computador ligado à internet.

Ontem, usando o laptop do Allex para pegar meus e-mails de trabalho, comecei a fuçar em outros blogs, buscando uma informação a respeito de crème fraîche. Acabei caindo no blog de outra natureba louca por comida, uma jornalista brasileira residente na California com muitas histórias de cozinha para contar. Adorei seu blog, Chucrute com Salsicha, e um post seu acabou me levando a um segundo, chamado 101 Cookbooks, de uma autora igualmente natureba mas sem medo de manteiga. Como eu disse em outro post, eu procurava àquela tarde qualquer coisa para fazer com minhas cebolinhas, e então me deparei com essa estranhíssima receita, que usava tudo aquilo que eu tinha em casa: couscous marroquino, maçãs, curry, cebolinhas, hortelã, manteiga e castanhas de caju (que usei em lugar dos pinolis sugeridos na receita).

O resultado foi completamente inesperado. Acreditava que teria um prato agridoce para paladares acostumados, mas em lugar disso, tive um couscous de sabores marcantes, envolventes e combinando maravilhosamente entre si. Deu-me uma vontade incrível de comprar o livro da moçoila, chamado Super Natural Cooking: Five Ways to Incorporate Whole and Natural Ingredients into Your Cooking. O interessante de suas receitas é que não são natureba-radicais, do tipo que bane manteiga e açúcar. Trata-se mais de banir industrializados e processados e buscar usar elementos cada vez mais frescos em seu dia-a-dia.

O link para a receita original em inglês está aqui. Como eu sei que nem todo mundo curte receita em outra língua, eu traduzo...

COUSCOUS DE MAÇÃ AO CURRY
Rendimento: 3-4 porções como prato único, ao contrário das 6 que ela indica
Tempo de preparo: 20 minutos


Ingredientes:
  • 4 colh. (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 colh. (sopa) de curry em pó
  • 1 maçã média com casca, cortada em cubos
  • 3 cebolinhas picadas
  • 1 xic. couscous marroquino integral ou comum
  • 1 3/4 xic. água
  • 1 colh. (chá) de sal marinho
  • 1/2 xic. de pinolis ou castanhas de caju (sem sal) torradas
  • Um punhado de folhas de hortelã picadas
Preparo:
  1. Numa panela, sobre fogo médio-alto, derreta 3 colh. (sopa) da manteiga e junte o curry e pitadas generosas de sal, cozinhando por um minuto até que o arom se desprenda.
  2. Misture a maçã e cozinhe por 3 minutos, para que a fruta amacie um pouco e absorva os temperos. Retire da panela e reserve.
  3. Na mesma panela, sobre fogo médio-alto, coloque o restante da manteiga e refogue brevemente as cebolinhas, até que elas murchem um pouco, e junte a água e o sal. Levante fervura, despeje o couscous, cubra e desligue o fogo. Deixe quieto por 5 a 10 minutos, até que o couscous tenha absorvido toda a água.
  4. Afofe o couscous com um garfo, para desfazer pelotas, junte a maçã, castanhas e hortelã. Tempere com mais sal e curry se necessário.

Um comentário:

fezoca disse...

oi, Ana Elisa! que legal descobrir outra super natural cook no pedaco. a Heidi eh realmente otima e eu recomendo muito o livro dela. Obrigada pelo link para o Chucrute! :-)

beijo,

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails