sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Pão quentinho



Há alguns posts atrás, eu escrevi sobre cheiro de pão quentinho na casa. Bom, esse trambolhinho dourado é o culpado. Agora que tenho uma bancada decente, um termômetro de forno, uma farinha mais adequada, e a batedeira com gancho para pães, dá vontade de fazer pão o dia todo. É claro, muito antes de ter a bancada, antes de comprar o termômetro, quando ainda usava farinha comum e antes da aquisição da batedeira, eu já havia feito esse pão algumas vezes, do livro Biscuits et Petits Gâteaux, e ele dá certo sempre, pois é muito fácil.

Basta aquecer um pouco 300ml de água. Metade disso, você junta a 7g de fermento ativo seco instantâneo (aquele de envelope) e 1 colh. (sopa) de açúcar e deixa quietinho por 10 minutos, para formar uma espuma. Então você junta isso ao resto da água e coloca no meio da farinha (450g) com 1 colh. (chá) de sal na batedeira com gancho ou em uma tigela grande. Na batedeira, aciona a velocidade 2 por 2 minutos e baixa para a 1 por 10 minutos até a massa desgrudar da tigela. À mão, basta ir misturando com os dedos até formar uma massa e depois sovar na mesa ou na pia levemente enfarinhada por 10 minutos. Faça uma bola em que não se enxergue vincos, coloque em uma tigela bem grande untada com óleo, cubra com um pano umedecido e deixe quieto por 1 hora. Depois disso, ela dobrará de tamanho, como na segunda foto. Afunde-a com as mãos, tirando o ar, e forme uma bola, colocando em uma assadeira grande untada com óleo. Cubra com o pano e deixe por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 190ºC e, dados os 30 minutos, tire o pano e coloque o pão no forno por 40 minutos ou até que doure e faça um som oco quando você bater com os nós dos dedos embaixo dele.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ana!

A qual a qtde de farinha de trigo?
É só farinha, água, fermento e açúcar?

Bejos

Henri

Anônimo disse...

Olá Ana! Sou eu de novo!
Sexta passada (24/08) tentei fazer esta receita, mas deu errado, acho que foi o fermento, bem....vai saber...mas valeu pela experiência culinária... Não desistirei!!!

Henri

Anônimo disse...

Vou fazer hoje...
Estou fazendo maratona com suas receitas....
Desde de o inicio do blog, quero fazer todos os pães!
Beijos e muito obrigada
Thatiana Bandeira

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails