terça-feira, 7 de agosto de 2007

Bolinhos de folha de cenoura


Eu já havia mencionado esses bolinhos num outro post sobre feiras. Eles não são lá muito bonitos, mas são com certeza gostosos e dummy proof. Como, no entanto, esta é a única receita que eu conheço para os ramos de cenoura, acabo sempre preparando uma quantidade abissal, muito maior do que Allex e eu poderíamos comer numa refeição. E mesmo que reduzisse a quantidade, só poderia fazer metade da batelada, por causa dos indivisíveis ovos.

Para mim isso não é realmente um problema, pois desde criança sempre gostei de comê-los frios no dia seguinte, quando minha mãe fritava dezenas de bolinhos de espinafre ou de arroz — bolinhos que sempre foram sinônimo de comida caseira, mas pelos quais alguns bares cobram mais caro simplesmente por chamá-los de arancini, os bolinhos sicilianos de sobras de risotto.

É claro que a receita é muito básica e você pode mesmo substituir as folhas de cenoura por espinafre ou qualquer outra folha que esteja murchando na sua gaveta de legumes. Já pensei em assá-los para deixá-los um pouco mais saudáveis, mas, sinceramente, dou de ombros e os frito mesmo, pois nunca faço fritura nenhuma e me recuso a sentir culpa por causa disso.

BOLINHOS DE FOLHAS DE CENOURA
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 30-35 bolinhos, mais ou menos


Ingredientes:
  • 2 xícaras de folhas de cenoura muito bem picadas
  • 1 punhado de salsinha picada
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colh. (sopa) fermento químico em pó
  • 1 xícara de leite
  • 1 punhado de parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • óleo vegetal para fritar

Preparo:
  1. Misture em uma tigela a farinha, o queijo, o fermento, uma pitada de sal e pimenta. Reserve.
  2. Em outra tigela, bata bem os ovos com um garfo. Misture as folhas, a salsinha, alho e cebola.
  3. Junte um pouco da mistura de farinha e misture bem. Acrescente um pouco do leite e misture mais, até começar a dar liga. Vá alternando a farinha e o leite até que acabem e a "massa" fique consistente. Experimente e acerte o sal e a pimenta.
  4. Aqueça 1 ou 2 dedos de óleo em uma frigideira pequena e coloque com cuidado porções de massa no óleo quente, do tamanho de uma colher de sobremesa. Se forem muito grandes, queimarão por fora e ficarão crus por dentro. Quando dourar embaixo, vire com uma espátula ou escumadeira. Não frite mais de 4 bolinhos por vez, para que a temperatura do óleo não baixe demais, ou os bolinhos ficarão encharcados.
  5. Retire os bolinhos que forem ficando prontos e coloque em uma tigela forrada com papel absorvente. Sirva o quanto antes. (Muito bom ficar na cozinha, comendo aqueles ainda quentinhos com um pouco de ketchup).

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails