terça-feira, 7 de agosto de 2007

Bolinhos de folha de cenoura


Eu já havia mencionado esses bolinhos num outro post sobre feiras. Eles não são lá muito bonitos, mas são com certeza gostosos e dummy proof. Como, no entanto, esta é a única receita que eu conheço para os ramos de cenoura, acabo sempre preparando uma quantidade abissal, muito maior do que Allex e eu poderíamos comer numa refeição. E mesmo que reduzisse a quantidade, só poderia fazer metade da batelada, por causa dos indivisíveis ovos.

Para mim isso não é realmente um problema, pois desde criança sempre gostei de comê-los frios no dia seguinte, quando minha mãe fritava dezenas de bolinhos de espinafre ou de arroz — bolinhos que sempre foram sinônimo de comida caseira, mas pelos quais alguns bares cobram mais caro simplesmente por chamá-los de arancini, os bolinhos sicilianos de sobras de risotto.

É claro que a receita é muito básica e você pode mesmo substituir as folhas de cenoura por espinafre ou qualquer outra folha que esteja murchando na sua gaveta de legumes. Já pensei em assá-los para deixá-los um pouco mais saudáveis, mas, sinceramente, dou de ombros e os frito mesmo, pois nunca faço fritura nenhuma e me recuso a sentir culpa por causa disso.

BOLINHOS DE FOLHAS DE CENOURA
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 30-35 bolinhos, mais ou menos


Ingredientes:
  • 2 xícaras de folhas de cenoura muito bem picadas
  • 1 punhado de salsinha picada
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colh. (sopa) fermento químico em pó
  • 1 xícara de leite
  • 1 punhado de parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • óleo vegetal para fritar

Preparo:
  1. Misture em uma tigela a farinha, o queijo, o fermento, uma pitada de sal e pimenta. Reserve.
  2. Em outra tigela, bata bem os ovos com um garfo. Misture as folhas, a salsinha, alho e cebola.
  3. Junte um pouco da mistura de farinha e misture bem. Acrescente um pouco do leite e misture mais, até começar a dar liga. Vá alternando a farinha e o leite até que acabem e a "massa" fique consistente. Experimente e acerte o sal e a pimenta.
  4. Aqueça 1 ou 2 dedos de óleo em uma frigideira pequena e coloque com cuidado porções de massa no óleo quente, do tamanho de uma colher de sobremesa. Se forem muito grandes, queimarão por fora e ficarão crus por dentro. Quando dourar embaixo, vire com uma espátula ou escumadeira. Não frite mais de 4 bolinhos por vez, para que a temperatura do óleo não baixe demais, ou os bolinhos ficarão encharcados.
  5. Retire os bolinhos que forem ficando prontos e coloque em uma tigela forrada com papel absorvente. Sirva o quanto antes. (Muito bom ficar na cozinha, comendo aqueles ainda quentinhos com um pouco de ketchup).

6 comentários:

Luiz disse...

Só para constar: adorei teu blog. Vou me diplomar nas tuas receitas.

Cris - joaninhak disse...

parabens pela receita, acabei de fazer e os bolinhos ficaram uma delicia!!

Luana Lopes disse...

Parabéns pelo blog. Excelentes receitas, muito bom gosto. Escreves maravilhosamente bem. Gosto muito de ler os teus posts e testar os quitutes...

Anônimo disse...

Bom dia...sim, parabens site bem detalhado e rico em sua explicativas, mas, seria melhor na minha opiniao, junto dele ou da receita um video, da forma de add os ingredientes, bem pratico e traduzido.
Boa sorte, obrigado

Anônimo disse...

muito pratico mas creio que na minha opiniao seria bem mais rico com mais inlustraçoes bem como um clip pratico da forma de add os ingredientes. boa sorte.

Vanessa disse...

Olá! Minhas filhas de 8 e de 2 anos adoraram seus bolinhos parabéns.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails