sábado, 19 de novembro de 2011

Pfeffernüsse: se as lojas podem, também posso começar o Natal cedo

Ano passado, com a correria da mudança e do bebê que chegaria, não consegui preparar tantas guloseimas natalinas quantas gostaria. Agora, então, com o pequeno querendo minha constante atenção para ficar de pé e treinar seus passinhos desengonçados, ando vendo meu tempo de lazer na cozinha limitado aos fins de semana, quando posso deixar o matador de dragões nos braços do pai, enquanto este sim mata dragões no video-game.

Por isso, a comilança de Natal nessa casa está começando cedo, ainda em novembro. ;)

Nunca entendi muito bem essa mania americana de comer massa crua de biscoito, a ponto de existir até sabor de sorvete "raw cookie dough"; até preparar estas coisinhas alemãs deliciosas, e precisar me conter ao máximo para não ficar lambendo os dedos enquanto rolava a massa em bolinhas. Repletos de especiarias, eles têm uma casquinha ligeiramente crocante e um interior macio, quase como um pão de mel.

É sempre difícil agradar o marido quando o assunto são biscoitos alemães de Natal, uma vez que ele os comeu a vida toda preparados por... velhinhas alemãs. Hunf. Assim que ele os viu na cozinha, esfriando sobre a grade, já recobertos de açúcar, soltou uma interjeição de reconhecimento, dizendo que as velhinhas do clube alemão também vendiam Pfeffernüsse. Tremi na base, prevendo a inevitável comparação quando ele jogou um biscoito inteiro na boca, ainda morninho do forno.

"PHFFfffickou mnhuithfo bohnn...", disse, boca cheia, apanhando um segundo.

Além de gostosos, os Pfeffernüsse são também fáceis de serem feitos. A massa não precisa ficar resfriando na geladeira nem ser aberta com rolo, o que é ótimo para nós, brasileiros, que assamos biscoitos de Natal em plena passagem da primavera para o verão, com altas temperaturas na cozinha, enlouquecendo a cozinheira mais zen. Basta que manteiga e ovo estejam em temperatura ambiente, e o resto é alegria.

PFEFFERNÜSSE
(do fantástico livro Bon Appétit Desserts)
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: cerca de 30-35 biscoitos

Ingredientes:
  • 2 1/4 xic. farinha de trigo
  • 1/2 colh. (chá) sementes de anis moídas
  • 1/2 colh. (chá) noz-moscada ralada na hora
  • 1/2 colh. (chá) canela em pó
  • 1/2 colh. (chá) sal
  • 1/4 colh. (chá) bicarbonato de sódio
  • 1/4 colh. (chá) pimenta-da-jamaica moída
  • 1/4 colh. (chá) cravo moído
  • 1/4 colh. (chá) pimenta-do-reino moída na hora
  • 1/2 xic. manteiga sem sal, em temperatura ambiente (cerca de 115g)
  • 3/4 xic. açúcar mascavo, apertado na xícara
  • 1/4 xic. melaço de cana
  • 1 ovo grande
  • 2 xic. açúcar de confeiteiro (a quantidade é para facilitar, mas sobra um bocado, então guarde para a próxima leva de biscoitos)

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre duas assadeiras grandes com papel-manteiga ou silpats. 
  2. Com um batedor de arame, misture a farinha, sal, bicarbonato e especiarias. 
  3. Na tigela da batedeira, bata a manteiga, o açúcar e o melaço até que fique claro e fofo. 
  4. Junte o ovo e misture bem. 
  5. Misture em baixa velocidade a farinha, apenas até que fique incorporada. 
  6. Com a ajuda de uma colher de sopa,  faça bolinhas de massa e disponha na assadeira, distando 5cm entre elas. Leve a primeira assadeira ao forno por 15 minutos, ou até que os biscoitos estejam dourados na base e firmes ao toque. Enquanto isso, prepare a segunda assadeira.
  7. Retire os biscoitos do forno e deixe ainda na assadeira, sobre uma grade, por 5 minutos. 
  8. Coloque o açúcar num saco de papel ou plástico e jogue 3 biscoitos ainda mornos dentro. Chacoalhe bem para recobri-los de açúcar e disponha-os em uma grade. Repita com o restante dos biscoitos.
  9. Sirva morno, em temperatura ambiente ou guarde em pote hermético por 2 dias.

17 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Adorei seu Blog...muito caprichado e gostoso...
Vou fazer a receita, mas não tenho melado...e será que posso colocar chocolate por cima?
Um grande abraço e bom fim de semana!
CamomilaRosa

Luciana disse...

Noossa, não acredito que tem receita alemã aqui exatamente no dia em que acabei de fazer Streusselkuchen (ou Cuca, como chamam no sul). Obviamente, essa será tentada neste Natal também. Não vejo a hora do recesso de Natal chegar...

Vielen Dank! =)

Madri Annita Pereira disse...

Desculpa mais eu tenho que dizer que já estava meio ansiosa e com a cabeça cheias de perguntas: Cade ela com suas receitas? Certamente está trabalhando ("quem vai pagar minhas contas?"), qual será a próxima guloseima? tenho que ter mais calme, pois o bebe dragão está na área (lindo!).
Bem, certamente recebes muito elogios,admiro seu trabalho, foi muito bom conhecer La cucintta e saiba que sempre me terá como aquela leitora, sei que é difícil, mas prossiga sempre.
bjs de uma leitora distante : Madri Annita.

Anônimo disse...

Olá Ana! Fiquei com água na boca ao ver essa foto linda e ler essa receita inspiradora! Morei 6 anos na Áustria e tb comi muito essas guloseimas!!!! Deliciosas por sinal!!! Tb fiquei super inspirada! Estou louca pra experimentar essa tua receita... ainda mais q passaremos o Natal por lá... ;)
Mais uma vez, obrigada pela inspiracao!!!! (existem receitas tuas q já viraram tradicao aqui em casa!)
Bj grande e tudo de bom!!!!
Vanessa.

Claudia Fortunato disse...

Obrigada, há anos procuro esta receita, mas não sabia o nome. Sempre compro estas (bolachinhas meio pao de mel) na igreja alemã, mas nao sabia o nome. Fiz e comi bem quente antes mesmo de passar no açucar. Amei. Parabens , seu site é otimo!
Abraços Claudia

Fer Ayer disse...

Ficaram lindos Ana...bjs

Anônimo disse...

Ana,

Vim, mais uma vez, me inspirar paras as receitinhas de Natal no seu blog. Já tem se tornado uma tradição. A sua receita de panettone é sem dúvidas a melhor que já fiz.

Sinto tanta saudade dos teus posts!

Um grande beijo,
Carla Maicá

Sabrina disse...

que lindos, Ana; vou tentar!

Patricia Scarpin disse...

Esses biscoitinhos estão tão perfeitos que até a minha vó-azeda-Frida aprovaria com louvor ;)
Ando pensando no que vou fazer de goodie bag pro pessoal do trabalho no final do ano e acho que esses biscoitinhos seriam uma ótima idéia.

Beijo!

Cristina disse...

Conheço muito pouco da culinária alemã, mas se vc diz que são fáceis e deliciosos...acredito!
Boa semana...

♥ Nat ♥ disse...

Nossa, que lindos.. Parecem bem aromáticos... Vou testar com certeza!

AP disse...

Nunca comentei aqui, embora talvez tenha que pagar direito de uso pela quantidade de receitas do blog que experimento.

E passei para dizer que me empolgo mesmo é com as histórias, às vezes rio um bocado e compartilho algumas de suas manias e ideias sobre comida.

Além de tudo, se tem uma coisa que me agrada muito nos seus posts é o lado cultural deles que sempre me deixa mais curiosa do que satisfeita com tudo o que já sei sobre comida e culinária.

That's all! Parabéns pela dedicação e paciência!

CRISTIANE LARA disse...

Essa receita está muito linda e com uma carinha de bem fofa, Ana ! Parabéns ! Quero fazê-la também. Bj

Aurea Castro disse...

Fiz estes biscoitos ontem à noite. Não sou uma expert, então, tudo precisa ser bem fácil. E estes são. Adorei. O pessoal do escritório também. Obrigada. Áurea

Luciana disse...

Pergunta (a qualquer um) de dummie-cook só para tirar totalmente a dúvida e não fazer besteira: as sementes de anis são o mesmo que sementes de erva-doce, certo? Não são sementes de anis-estrela - ou por acaso são?

Saí no Mercado Central de BH a cata de sementes de anis e não encontrava de jeito nenhum. Aí um vendedor da Banca Santo Antônio, começou a cartar sementes de anis-estrela da soltas na gaveta... Até que eu tivesse umas duas colheres de chá de semente. [rs]

Não se fazem vendedores mais como antigamente... Mas, arrependida de não ter pesquisado antes sobre um ingrediente que não conhecia, resolvi fazer o para casa e acho que o gente boa trabalhou a toa ( nem quis me cobrar e ainda se ofereceu pra recolher sementes de anis que sobram, caso eu use sempre).

Bem, qualquer ajuda para solucionar o enigma é bem vinda.

Anônimo disse...

Essa receita é otima... Fiz ontem e ja vi que vou ter que fazer mais.... Obrigada

Luciana disse...

A novela só acabou hoje: ma-ra-vi-lho-sos! Tô mais que atrasada com guloseimas de Natal, mas quando são gostosas, quem se importa? Obrigada por mais essa, Ana!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails