terça-feira, 4 de outubro de 2011

32 e um bolo


Trinta e dois anos.

*Suspiro*

É difícil não lembrar meus dezesseis anos e os anseios que tinha naquela época. Imaginava que depois dos trinta anos eu seria uma grande diretora de criação de uma mega agência de publicidade, dirigiria um carro fenomenal, teria um apartamento sensacional, um(ns) namorado(s) gostosérrimo(s) e seria uma daquelas mulheres poderosas e fod*nas que o mundo de hoje diz que precisamos ser para sermos felizes. Em momento nenhum passou pela minha mente adolescente que aos 32 anos eu estaria casada, com um bebê de 6 meses, um cão, trabalhando em casa como ilustradora e querendo para mim uma vida cada vez mais caseira e simples. Nada poderia estar tão distante da imagem que tinha do meu suposto futuro.

Então, nesse momento, poderia entrar o texto "mas estou feliz por como tudo acabou acontecendo". E não haveria nada de errado com essa frase, a não ser pela adversativa. "Mas" não se encaixa aqui. O que acho realmente interessante ao comparar o cenário fictício com o real, é o fato de que eu em momento nenhum "não consegui" ser a mulher que eu vislumbrava naquela época. Não há frustração nesse quesito. Ao contrário, todas as oportunidades se apresentaram para que seguisse aquele caminho. Interessante mesmo foi ver como, na hora de decidir o que de fato queria para mim, fui declinando essas oportunidades em detrimento dos meus princípios, que foram amadurecendo ao longo dos anos e me mostrando o que era de fato importante para minha felicidade.

Hoje não reconheço mais aquela pessoa que achava que seria "tudo" ter um Porsche. Mas adoro repensar o processo, os estopins de todas as mudanças em mim, e quase posso ouvir o som das engrenagens se movendo e das chaves estalando em meu cérebro, mudando meu raciocínio, evoluindo meus gostos e desgostos, fazendo novas escolhas.



E vejo como justamente hoje é tão mais fácil escolher. Escolher o simples. Escolher verde. Escolher família. Escolher silêncio. Conforme vou simplificando, eliminando o desnecessário, o extra, o entulho, o que importa se torna evidente e preenche todas as frestas inseguras de minha estrutura. Vou indo hoje a passos mais lentos, tentando não me cobrar tanto a perfeição absoluta – tão difícil –, mas vou mudando pequenos hábitos. Nunca pensei que cancelar a TV a cabo fizesse tanta diferença na minha interação familiar e no meu aproveitamento de tempo. Vendi meu computador para ficar apenas com o lap (não havia motivo para ter ambos, a não ser apego), e vi, surpresa, também minha conta de eletricidade despencar. Cancelei minha conta de todas as redes sociais e me vi cercada apenas de meus amigos de verdade e pessoas que sabem meu telefone. Parei de perder tempo na frente do computador e depois reclamar que não havia tempo para outras coisas, como brincar com o cachorro. Propus a meu marido que ficássemos 30 dias sem gastar dinheiro, inspirada no Extreme Frugality, e o resultado foi melhor do que eu esperava. Não apenas financeiro, mas percebemos como encontramos coisas para fazer juntos e aproveitar a companhia uns dos outros quando simplesmente "sair para gastar dinheiro" está fora da mesa. Como entulhamos nosso lar com tralhas inúteis por simples tédio – levante a mão quem dá um pulinho na Amazon quando não tem o que fazer.   o/ 



Simplificar tem sido a melhor escolha que fiz nos últimos tempos. A vida vai ficando mais fácil e mais leve.

Agora, de simples e leve esse bolo não tem nada. Quatro camadas de um bolo intenso e úmido de chocolate, intercaladas com ganache, caramelo com flor de sal e amêndoas. Esse foi um exemplo do esforço oposto a simplificar, uma vez que, confesso, não foi nada fácil preparar e montar um bolo de camadas com um bebê requisitando minha atenção o dia todo. Encaixar as etapas nos cochilos do pequeno foi um exercício de planejamento não muito bem sucedido. Para quem tem uma tarde livre de interrupções, no entanto, ele é um passeio no parque.

BOLO DE CHOCOLATE COM ECHEIO DE CARAMELO SALGADO

Ingredientes:
(caramelo)
  • 1 xic. açúcar
  • 1/4 xic. água
  • 2 colh. (sopa) xarope de glucose
  • 1/2 xic. creme de leite fresco
  • 1/4 xic. manteiga sem sal, em cubos
  • 1/4 xic. sour cream
  • 1/2 colh. (chá) suco de limão
  • Uma pitada grande de flor-de-sal e mais um adicional para a montagem do bolo
(ganache)
  • 650g chocolate meio-amargo picado (não ultrapasse 61% de cacau)
  • 3 xic. creme de leite fresco
(bolo)
  • 2 xic. açúcar
  • 1 3/4 xic. farinha de trigo
  • 3/4 xic. cacau em pó
  • 1 1/2 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 1 1/2 col. (chá) bicarbonato de sódio
  • 1 colh. (chá) sal
  • 1 xic. leite integral
  • 2 ovos grandes
  • 1/2 xic. manteiga sem sal, derretida e fria
  • 1 xic. água quente
  • 1 colh. (sopa) café instantâneo

  • 1 1/4 xic. amêndoas sem sal, torradas e picadas grosseiramente

Preparo:
(caramelo)
  1. Misture o açúcar, 1/4 xic. água e o xarope de glucose numa panela média sobre fogo baixo até que o açúcar dissolva.
  2. Aumente o fogo para médio, cubra e cozinhe por 4 minutos.
  3. Retire a tampa, aumente o fogo para alto e ferva sem mexer até que esteja com uma cor âmbar intensa, cerca de 6 minutos.
  4. Retire do fogo. Adicione o creme (vai borbulhar vigorosamente). Com um batedor de arame, misture a manteiga, o suco de limão, o sour cream e uma pitada generosa de flor se sal. Deixe esfriar completamente. Pode ser feito até 3 dias antes. Deixe voltar à temperatura ambiente para usar.
(ganache)
  1. Coloque o chocolate numa tigela grande. Leve o creme à fervura e derrame-o sobre o chocolate. Deixe amolecer por 1 minuto e então misture até que esteja homogêneo. Deixe esfriar até que fique numa consistência firme o bastante para espalhar sobre o bolo. PPode ser feito até 3 dias antes. Deixe voltar à temperatura ambiente para usar.
(bolo)
  1. Preaqueça o forno a 180ºC. Unte 2 formas de 21-22cm de diâmetro, forre o fundo com papel-manteiga e unte o papel. Enfarinhe, retirando o excesso. 
  2. Peneire o açúca, farinha, cacau, fermento, bicarbonato e sal numa tigela grande. Junte o leite, ovos e manteiga derretida e bata na batedeira em velocidade baixa até que esteja bem misturado. Aumente a velocidade e bata por 2 minutos. 
  3. Misture o café em pó a 1 xic. de água quente até dissolver e junte à massa, batendo até que fique misturado. A massa será bastante líquida. Divida a massa entre as formas (cerca de 3 xic. cada) e asse até que um palito saia limpo ao ser inserido nos bolos, cerca de 32 minutos. 
  4. Deixe esfriar numa grade por 10 minutos. Passe uma faca nas laterais para soltar os bolos, desenforme, retire o papel e deixe que esfriem completamente. 
(montagem)
  1. Corte cada bolo ao meio. Coloque uma metade de baixo no prato. Espalhe 1/2 xic. de ganache sobre o bolo. Coloque 3/4 xic. de ganache num saco de confeitar com um bico redondo de 0,5cm. Faça um anel de ganache na beirada do bolo. Espalhe 1/4 xic. de caramelo dentro do anel. Polvilhe uma pitada de flor de sal e 1 colh. (sopa) amêndoas. Cubra com outra metade do bolo e repita as camadas, até a última metade. Espalhe o restante da ganache por todo o bolo e pressione as amêndoas picadas nas laterais do bolo. Pode ser feito 2 dias antes. Cubra com uma redoma e leve à geladeira. Retire 1 hora antes de servir.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails