terça-feira, 4 de outubro de 2011

32 e um bolo


Trinta e dois anos.

*Suspiro*

É difícil não lembrar meus dezesseis anos e os anseios que tinha naquela época. Imaginava que depois dos trinta anos eu seria uma grande diretora de criação de uma mega agência de publicidade, dirigiria um carro fenomenal, teria um apartamento sensacional, um(ns) namorado(s) gostosérrimo(s) e seria uma daquelas mulheres poderosas e fod*nas que o mundo de hoje diz que precisamos ser para sermos felizes. Em momento nenhum passou pela minha mente adolescente que aos 32 anos eu estaria casada, com um bebê de 6 meses, um cão, trabalhando em casa como ilustradora e querendo para mim uma vida cada vez mais caseira e simples. Nada poderia estar tão distante da imagem que tinha do meu suposto futuro.

Então, nesse momento, poderia entrar o texto "mas estou feliz por como tudo acabou acontecendo". E não haveria nada de errado com essa frase, a não ser pela adversativa. "Mas" não se encaixa aqui. O que acho realmente interessante ao comparar o cenário fictício com o real, é o fato de que eu em momento nenhum "não consegui" ser a mulher que eu vislumbrava naquela época. Não há frustração nesse quesito. Ao contrário, todas as oportunidades se apresentaram para que seguisse aquele caminho. Interessante mesmo foi ver como, na hora de decidir o que de fato queria para mim, fui declinando essas oportunidades em detrimento dos meus princípios, que foram amadurecendo ao longo dos anos e me mostrando o que era de fato importante para minha felicidade.

Hoje não reconheço mais aquela pessoa que achava que seria "tudo" ter um Porsche. Mas adoro repensar o processo, os estopins de todas as mudanças em mim, e quase posso ouvir o som das engrenagens se movendo e das chaves estalando em meu cérebro, mudando meu raciocínio, evoluindo meus gostos e desgostos, fazendo novas escolhas.



E vejo como justamente hoje é tão mais fácil escolher. Escolher o simples. Escolher verde. Escolher família. Escolher silêncio. Conforme vou simplificando, eliminando o desnecessário, o extra, o entulho, o que importa se torna evidente e preenche todas as frestas inseguras de minha estrutura. Vou indo hoje a passos mais lentos, tentando não me cobrar tanto a perfeição absoluta – tão difícil –, mas vou mudando pequenos hábitos. Nunca pensei que cancelar a TV a cabo fizesse tanta diferença na minha interação familiar e no meu aproveitamento de tempo. Vendi meu computador para ficar apenas com o lap (não havia motivo para ter ambos, a não ser apego), e vi, surpresa, também minha conta de eletricidade despencar. Cancelei minha conta de todas as redes sociais e me vi cercada apenas de meus amigos de verdade e pessoas que sabem meu telefone. Parei de perder tempo na frente do computador e depois reclamar que não havia tempo para outras coisas, como brincar com o cachorro. Propus a meu marido que ficássemos 30 dias sem gastar dinheiro, inspirada no Extreme Frugality, e o resultado foi melhor do que eu esperava. Não apenas financeiro, mas percebemos como encontramos coisas para fazer juntos e aproveitar a companhia uns dos outros quando simplesmente "sair para gastar dinheiro" está fora da mesa. Como entulhamos nosso lar com tralhas inúteis por simples tédio – levante a mão quem dá um pulinho na Amazon quando não tem o que fazer.   o/ 



Simplificar tem sido a melhor escolha que fiz nos últimos tempos. A vida vai ficando mais fácil e mais leve.

Agora, de simples e leve esse bolo não tem nada. Quatro camadas de um bolo intenso e úmido de chocolate, intercaladas com ganache, caramelo com flor de sal e amêndoas. Esse foi um exemplo do esforço oposto a simplificar, uma vez que, confesso, não foi nada fácil preparar e montar um bolo de camadas com um bebê requisitando minha atenção o dia todo. Encaixar as etapas nos cochilos do pequeno foi um exercício de planejamento não muito bem sucedido. Para quem tem uma tarde livre de interrupções, no entanto, ele é um passeio no parque.

BOLO DE CHOCOLATE COM ECHEIO DE CARAMELO SALGADO

Ingredientes:
(caramelo)
  • 1 xic. açúcar
  • 1/4 xic. água
  • 2 colh. (sopa) xarope de glucose
  • 1/2 xic. creme de leite fresco
  • 1/4 xic. manteiga sem sal, em cubos
  • 1/4 xic. sour cream
  • 1/2 colh. (chá) suco de limão
  • Uma pitada grande de flor-de-sal e mais um adicional para a montagem do bolo
(ganache)
  • 650g chocolate meio-amargo picado (não ultrapasse 61% de cacau)
  • 3 xic. creme de leite fresco
(bolo)
  • 2 xic. açúcar
  • 1 3/4 xic. farinha de trigo
  • 3/4 xic. cacau em pó
  • 1 1/2 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 1 1/2 col. (chá) bicarbonato de sódio
  • 1 colh. (chá) sal
  • 1 xic. leite integral
  • 2 ovos grandes
  • 1/2 xic. manteiga sem sal, derretida e fria
  • 1 xic. água quente
  • 1 colh. (sopa) café instantâneo

  • 1 1/4 xic. amêndoas sem sal, torradas e picadas grosseiramente

Preparo:
(caramelo)
  1. Misture o açúcar, 1/4 xic. água e o xarope de glucose numa panela média sobre fogo baixo até que o açúcar dissolva.
  2. Aumente o fogo para médio, cubra e cozinhe por 4 minutos.
  3. Retire a tampa, aumente o fogo para alto e ferva sem mexer até que esteja com uma cor âmbar intensa, cerca de 6 minutos.
  4. Retire do fogo. Adicione o creme (vai borbulhar vigorosamente). Com um batedor de arame, misture a manteiga, o suco de limão, o sour cream e uma pitada generosa de flor se sal. Deixe esfriar completamente. Pode ser feito até 3 dias antes. Deixe voltar à temperatura ambiente para usar.
(ganache)
  1. Coloque o chocolate numa tigela grande. Leve o creme à fervura e derrame-o sobre o chocolate. Deixe amolecer por 1 minuto e então misture até que esteja homogêneo. Deixe esfriar até que fique numa consistência firme o bastante para espalhar sobre o bolo. PPode ser feito até 3 dias antes. Deixe voltar à temperatura ambiente para usar.
(bolo)
  1. Preaqueça o forno a 180ºC. Unte 2 formas de 21-22cm de diâmetro, forre o fundo com papel-manteiga e unte o papel. Enfarinhe, retirando o excesso. 
  2. Peneire o açúca, farinha, cacau, fermento, bicarbonato e sal numa tigela grande. Junte o leite, ovos e manteiga derretida e bata na batedeira em velocidade baixa até que esteja bem misturado. Aumente a velocidade e bata por 2 minutos. 
  3. Misture o café em pó a 1 xic. de água quente até dissolver e junte à massa, batendo até que fique misturado. A massa será bastante líquida. Divida a massa entre as formas (cerca de 3 xic. cada) e asse até que um palito saia limpo ao ser inserido nos bolos, cerca de 32 minutos. 
  4. Deixe esfriar numa grade por 10 minutos. Passe uma faca nas laterais para soltar os bolos, desenforme, retire o papel e deixe que esfriem completamente. 
(montagem)
  1. Corte cada bolo ao meio. Coloque uma metade de baixo no prato. Espalhe 1/2 xic. de ganache sobre o bolo. Coloque 3/4 xic. de ganache num saco de confeitar com um bico redondo de 0,5cm. Faça um anel de ganache na beirada do bolo. Espalhe 1/4 xic. de caramelo dentro do anel. Polvilhe uma pitada de flor de sal e 1 colh. (sopa) amêndoas. Cubra com outra metade do bolo e repita as camadas, até a última metade. Espalhe o restante da ganache por todo o bolo e pressione as amêndoas picadas nas laterais do bolo. Pode ser feito 2 dias antes. Cubra com uma redoma e leve à geladeira. Retire 1 hora antes de servir.

72 comentários:

Flávia Junqueira disse...

Quase a mesma coisa aqui, até a idade (quase 32), com a diferença que sou agora uma expatriada e mãe/dona de casa tempo integral. Esse bolo soa espetacular. Que recheio!!

miosotiis disse...

Que lindo o teu texto Ana!
Primeiro, deixa-me desejar-te um dia muito feliz, preenchido, repleto.
Depois, dizer-te que também eu passei por esse processo, o de descomplicar. Nunca desejei um porche e desde miúda que faço escolhas contrárias às estabelecidas, mas sobretudo desde que tenho a minha casa as mudanças têm acontecido quase diariamente.

No fim de tudo, o que de mais importante temos cabe dentro do nosso coração.

*

Luísa Alexandra ♥ disse...

Muitos Parabéns!

Vanessa disse...

Ana, você é uma inspiração.

Patricia Scarpin disse...

Que. bolo. lindo. Pecaminosamente escuro, com esse recheio delícia... Divino, Ana! Adorei a escolha. E Thomas fazendo o cachorro de travesseiro? Fofura pura. Ai, que post delícia de ler. Quanto mais te conheço mais te admiro, menina.
Feliz aniversário e que muitos outros bolos gostosos e anos idem venham.
xx

Carolina disse...

Que interessante, Ana... Já faz algum tempo que acompanho seu blog, e confesso que seu estilo de vida é inspirador para mim. Estou longe de onde quero chegar, mas aos poucos, uma mudança de cada vez, pretendo ir construindo uma vida mais simples, mais saudável, mais sustentável (no sentido profundo da palavra).

Em dois dias completarei 25 anos, e coincidência ou não, espero que aos 32 eu também possa estar "casada, com um bebê de 6 meses, um cão, trabalhando em casa como ilustradora e querendo para mim uma vida cada vez mais caseira e simples". =)

Muito obrigada por compartilhar suas receitas, desenhos e idéias conosco, seus leitores à distância. Parabéns, torço para que você consiga cada vez mais a vida simples e caseira que deseja! =)

Andréia souto disse...

Ana Elisa, Parabéns! Li seu post tão sincero, tão cheio de luz e verdade...Muito lindo.Aos 32, aos 37(meu caso), aos 40 ou 50 optar pela simplicidade, pelo prazer daquilo que nos faz realmente feliz é uma benção.Seu filhote é um fofo!
Receba meu abraço.

Anônimo disse...

Ana,
Obrigada por compartilhar seus momentos conosco. Vc nos inspira sempre (sem puxasaquismo).
Que a vida conspire a seu favor e que seus sonhos/ objetivos se materializem.
Beijosss com carinho,
Henriqueta

linda disse...

Lindo texto! E que o resto dos seus sonhos de uma vida simples mas completa se realizem pelos proximos anos.
Alegrias mtas, com esse pequeno nao é dificil, alegrias todos os dias com certeza. bjs

GabsGruba disse...

Descobri seu blog por acaso e já virei fã! Parabéns!

Sarah Faria disse...

Ana, parabéns!
Adoro o seu blog e seu jeito de escrever, me envolvi na sua vida e acompanho a saga com o bebê! Acho o máximo poder trabalhar em casa e assim como você, estou na minha fase de descomplicar as coisas. Procuro a cada dia mais desacelerar a minha vida para poder viver cada momento com 100% de proveito!
Mais uma vez parabéns!
Se quiser conhecer um pouquinho do meu blog também tricotandonacozinha.blogspot.com

Igor Camerieri disse...

Ana,

Parabéns pelos 32 anos! Muitas felicidades!

A foto do Thomas e do Gnocchi ficou sensacional!

Do cenário fictício dos 16 anos, você apenas não declinou o namorado (marido) gostosérrimo! Rsrs

Bjos,

Igor Camerieri

Ana Maria disse...

Ana seu texto está delicioso como suas receitas. PARABÉNS para você e para mim, pq eu também faço anos hoje, 4 de Outubro! E dizem que somos pessoas equilibradas, prestativas e outras coisas boas, mas será que somos tudo isso? 'As vezes entro em parafuso e caio de ponta cabeça!
Beijos e abraços dessa sua fã e irmã de signo...

Vamary Rodrigues disse...

parabéns pra vc,nesta data querida...
desejo tudo que te faz feliz
vc é muito admirada e a sua forma de ver o mundo e a comida tem feito eu ter mais cuidado com a alimentação da minha familia
Parabéns e obrigada

Regiane Marques disse...

Ana,
Feliz Aniversário! Descobri seu blog há um mês. Gosto dos nomes que você dá às suas receitas.
Abraço!

Fulana disse...

sequer li a receita, tão tocada que fiquei com o bebê aninhado naquela maciez e bondade sem fim! feliz aniversario e obrigada pelas receitas e pelos textos (hoje meu jantar vai ser couve-flor assada seguida à risca!)

Claudia Mara Bertolini disse...

Olá Ana. Parabéns pelo bebê, pelos lindos textos e principalmente pelas sábias escolhas. O que é exatamente extreme frugality? Coloquei no Google e abriu um monte, tem algo sério e específico para eu ler???? bjs

Anônimo disse...

Herzliche Glückwünsche zum Geburtstag!!! =) Und guten Appettite.

Luciana

Lílian disse...

: )
Parabéns por tudo, Ana.

Carla Regina disse...

Que lindo, Ana. Parabéns pelo aniversário, pela simplificação, pela felicidade. E pelo bolo também, né?

Renata de Oliveira disse...

Obrigada, Ana, por compartilhar esses momentos conosco.
Seu blog foi um dos primeiros que comecei a acompanhar sempre, diariamente mesmo, e já testei e fiz sucesso com várias de suas receitas. A primeira foi o pesto, em um almoço de família.
Já o brownie de chocolate, aquele do dia da banheira, eu sempre faço, perfumando a casa com cheiro de conforto e gostosura.
Feliz aniversário!
Ficou simplesmente linda a foto do seu bebê com o cachorrinho!
Abs

Livia Luzete disse...

Feliz Aniversáriooooooooooo!

(depois volto para comentar o lindo post reflexivo)
Beijão.

Ju R. disse...

quase chorando aqui com o post, ainda mais com a foto dos filhos (gnocchi conta como filho, não?).

parabéns, sua linda! que sua vida seja repleta de alegrias, sucesso, muito amor, paz e comidas gostosas!

Silvana disse...

Ana! Copiando a Vanessa: Você é uma inspiração! Deus te ilumine! Parabéns

Anônimo disse...

Oi ana, muitos parabéns que Deus te ilumine sempre! para dizer a verdade, vc é uma inspiração! sempre que vou ao supermercado lembro do seu blog lool. Comecei lendo por causa do funcho que comprei por curiosidade e não sabia como preparar. Achei seu blog e suas palavras tem enriquecido meu cotidiano. Desejo-te saúde, amor, paz e principalmente muita paciência e tranquilidade para nos presentear sempre com a sua vida. Deus abençoe os seus pais e sua linda família. Beijinhos de Portugal

Anônimo disse...

Faz um tempo que não passo por aqui.... Adorei o seu texto, principalmente porque sentí muita afinidade, e é quase que dizer que alguém me entende....

Parabéns pelo texto, pela família linda e pelo preparo do bolo (pois com um filho pequeno e fazer um bolo assim é um ato de coragem).

Um beijo a toda família Miti

Laura Bicas disse...

Oi Ana,
Quando me mudei para o interior de Minas há 2 anos, sentia falta dos restaurantes, do shopping, este tipo de coisa. Com o tempo percebi que nada disto faz falta. A vida mais simples se mostra cada vez mais prazerosa. Mais tempo para o marido, para minhas comidas, para os cachorros, minhas plantas. Isto realmente faz a gente feliz.
Parabéns pelo seu aniversário e por suas escolhas.
Abraços, Laura

Blogando disse...

Eu também vou fazer 32, mas no dia 19.10. Estou buscando uma vida mais simples... aos poucos a socieddade vai mudando!
Parabéns.

Jux disse...

Belissima Ana
Auguri e buon compleanno. Spero che tu abbia una grandiosa giornata. Ti auguro tutto il bene possibile

milli Bacci :D

Dricka disse...

Ana parabéns pelo aniversário e sobretudo pela sua escolha de vida. Te desejo toda a felicidade que seu coração possa suportar, toda saude que seu corpo necessite para funcionar com perfeição, todo amor suficiente para aconchegar sua alma sempre.
Bjs

Dricka disse...

Ah!!! O seu pequeno matador de dragão está cada vez maior, mais lindo e fofo!!

Ulysses Borges disse...

Simplesmente o melhor food blog do Brasil. Parabéns !!!

Fernanda Garcia disse...

Parabéns Ana!
Você é uma grande inspiração para mim!
Beijos,
Fernanda

Muriel Goldoni Rossi disse...

Parabéns! Com certeza as escolhas que tu fez foram as melhores! Beijos e adorei a receita do bolo!

saborcomletras disse...

Ana,parabéns! Desejo,de coração, uma vida cheia de simplicidade, delicadezas, reflexões e mais que nunca que a colheita esteja à altura do plantio. Beijocas, Adriana.

Odessa disse...

Obrigada pelo seu devaneio filosófico sobre o simplificar. Quando jovens sempre sonhamos com a fama e o sucesso, mas, graças a Deus, aos poucos vamos descobrindo que a vida não é completa alcançando isso. Precisamos mesmo de ter uma vida simples para entendermos o que realmente importa, na profundidade de nossas vidas. Muitas felicidades para você e sua família.

Socorro Fonteles disse...

Parabéns, Ana!
Pelo aniversário, pelas maravilhosas conquistas, por sua família, e por ter formado uma legião de fãs (eu, inclusive).
Abraço,
Socorro Fonteles.

Cozinha Perfumada disse...

Ana, adorei seu post! Lindo de se ler e confesso que qdo era adolescente tb pensava assim como vc, q qdo tivesse X idade ia ter isso, aquilo e tal...Depois vemos q a vida muda e nós mudamos com ela! Seu filhote é lindão, adorei ele deitado no seu cachorro Gnocchi ! Tb espero que consiga tornar a vida cada dia mais simples e sustentável... Adorei seu blog! Parabéns pelo bolo que deve ter dado um trabalhão, mas ficou lindo e suculento! Feliz aniversário e felicidades e saúde sempre! Beijos! Tereza

Ana Lucia disse...

Ana,

Parabéns pelo seu aniversário e pelo texto lindíssimo.
Abençoado seja seu filho por ter uma mãe comprometida em fazer dele(ou tentar pelo menos)uma pessoa melhor.Ser mãe e viver não vem com manual, mas errando vamos acertando e tendo a certeza de que, naquele momento tentamos o nosso melhor.
Já estou um pouquinho longe dos 32, com 2 filhos de 20 e 17 e cozinho diariamente em casa. Cada vez eu me convenço que apesar da rotina do dia a dia eu passo um pouco do meu amor por eles através da comida e com certeza um dia você vai sentir seu filho se orgulhar da sua dedicação, pois apesar desse trabalho ser menos reconhecido, para nós mães, é uma prova de amor.
Beijos, Ana Lucia

Fúlvia e Suzie disse...

Adorei o post, são todos fonte de inspiração pra mim! O bolo me pareceu uma delícia!!!! Acho que vou fazê-lo no aniversário da minha pequena =)

E as fotos, lindas!! Thomas e Gnocchi lindos juntinhos!!! Me lembrou da minha, aos seis meses, também fazendo Suzie de travesseiro.

Parabéns, Ana, por tudo!

Lila disse...

Não sei o que é melhor desse blog, seu texto sempre primoroso e incentivador da simplicidade da vida, ou as receitas delícias que acompanham.

Ana disse...

Adorei ler o teu texto...para mim tamb+em acho que a felicidade está nas coisas simples, mas acima de tudo temos de nos sentir bem com as nossas escolhas...é a nossa vida, é o nosso tempo para ser feliz.

Muitos parabéns Ana.

Beijinhos

Sil disse...

Ana, parabéns! Pelo niver, pelo texto, pelo fofucho, pela cena linda com o Gnocchi, pela inspiração!
Vou roubar a frase daquele comercial e dedicá-la hoje a vc: "Inspiração muda tudo. E a vida fica assim... uma Brastemp"
bjssss

Memórias disse...

Oi Ana, meus parabéns!

Minha irmã mais velha está grávida, e acabou de fazer 32 anos também.
E preciso lhe dizer como você escreve bem! Leio o seu blog há pouco mais de 2 anos e quase nunca respondo seus posts.
Fiquei impressionado com essa visão sua da vida mais leve, menos entulhos, e mais tempo pra você, amigos e família.

Você é um exemplo para todos!

Abraços,

Guilherme.

Mariana disse...

Ana, parabéns e muitas felicidades! Leio sempre os posts e neles da para perceber o quão realizada você se sente. Fica a lição de que a gente sempre pode mudar de rumo, e que seja sempre para melhor! Abs.

Natalie Argolo Ponte disse...

Oi Ana, Feliz Aniversário! A idéia e o esforço de tornar a vida leve é um exercício diário. Me identifiquei com seu post pq aos 16 anos eu tb tinha essa idéia de que quando fosse mais velha teria uma super casa, carro, emprego, etc. Hoje, aos 27 anos, estou casada, tenho um cachorro lindo e cada vez mais opto por trabalhar menos, ganhar menos, consumir menos e viver mais! O filho ainda não veio mas em breve vai chegar!! Parabéns de novo. Adoro seu blog!
Bjos
Natalie

Deda disse...

Ola, ana! Descobri este site por acaso, quando procurava receitas de cupcakes e adorei seu jeito de escrever!! Parabens pelo trabalho! Ja adicionei a pagina como favorita!
Ah, e feliz aniversario...

Luciana Leal disse...

Feliz Aniversário!!!! Muitas felicidades pra você!!!
Adoro ler seus textos, é muito gostosa a forma como vc escreve...
Abraços, Luciana

Anônimo disse...

Oi Ana Elisa
parabéns, seu aniversário é no dia 3 e o meu no dia 4! O meu nome é Ana Maria...
Gosto muito do seu jeito de escrever e suas receitas são bárbaras...
o Thomas é lindo! parabéns mais uma vez!
Ana Maria

Simples Assim disse...

Oi Ana,
Eu também há algum tempo fiz a opção pela simplicidade e minha vida tem ganho mais qualidade e sentido.
Parabéns por suas escolhas, são elas que nos fazem felizes.
Não sei o que achei melhor se o bolo ou o texto.
Bj e parabéns pra vc,
Lylia

CRISTIANE LARA disse...

Oi Ana, tudo legal ? PARABÉNS (atrasado). Desculpe-me! Muitas felicidades. A foto do bolo está linda. E a do Thomas e do cãozinho também. Bj

Laura disse...

Parabéns pelo aniversário! E pelo bolo, porque 4 camadas definitivamente não são para os fracos :P
Acompanho sempre o seu blog, suas lutas, suas alegrias e fico felicíssima de saber que você alcançou seus objetivos na vida, por mais simples que ela seja. Que venham outros 32 anos!
:*

Nicole disse...

Olá, Ana! Já comentei aqui algumas vezes, mas me afastei por alguns meses.
Enfim, desejo-te um feliz aniversário, e parabéns por todas as conquistas. Creio que eu e todos que comentaram aqui são eternos admiradores do seu estilo de vida, bem como desejam não mais felicidade, mas sim que você mantenha a felicidade que já conquistou - que é muita.

Nessa linha, será que você poderia fazer um post sobre os trinta dias sem consumo? Você comprou comida, não? =P Tipo, o que entrou e o que não entrou na sua lista, quais foram as preocupações, etc. Uma experiência deveras interessante, e quem sabe com o seu relato, mais pessoas não se inspirem a fazer o mesmo.

Beijo grande,

Nicole

Maviane Ribeiro disse...

Feliz vida, Ana! Me tocou profundamente seu post. Cheguei no seu blog em busca de uma receita, mas fiquei em virtude deste post. E não era bolo de chocolate que eu procurava... rs
Daqui para frente, visitante assídua.
Obrigada!

Lígia disse...

Sou recém-formada e quando digo que penso numa vida mais simples do que as pessoas esperam que eu queria pra mim, assim como você se descreveu, recebo olhares tortos.
De qualquer forma, ainda não sei o que quero pra minha vida, mas é bom ver gente com personalidade como você ser feliz do jeito que você quer ser feliz. :)
No mais, não consigo ver fotos do seu bebê e não sorrir. :D

Karina disse...

Texto, foto e bolo lindos! Parabéns, muito sucesso, alegria e inspiração sempre!
Obs: Seu baby está lindo e Gnocchi fofo como sempre.

Luciana disse...

Sei que estou atrasadésima, mas desejo toda a felicidade do mundo pra você e sua família. Parabéns pelo aniversário e que sua vida seja rodeada de amigos e felicidade! Um beijão!

Ilka disse...

Ana, me identifiquei muito! Só q tenho 33 anos, meu bebê tem 4 meses, sou nutricionista e bordo em vez de cozinhar!
O bolo deu água na boca!
bju

Anônimo disse...

Ah, que texto mais lindo! Suas palavras foi como um abraço para matar a saudade, daqueles bem reconfortantes. Minha vida anda justamente o oposto...ao invés de eliminar excessos, coloco cada vez mais sal, pimenta, pessoas e tralhas...não estou dosando a mão. Espero que possa me sentir inspirada com sua declaração.

Fabiola Capelasso disse...

voce é "simplesmente".... otima!!!

Jô Bibas disse...

Ana, gosto de visitar teu blog pelas receitas, mas principalmente por você. Me vejo muito no escreve, coisa que aliás, você faz de modo delicioso. Seus textos são ótimos. Aqui, onde você fala dessa revisão de vida, foi um raio-x do que penso. E o texto do bebê sentado, lá em cima, é exatamente como me sentia quando tinha os meus pequenos.
Muito me interessam tuas receitas porque tenho uma filha estudando Backery e Pastery em NY. Por um ano.
Também tenho um blog, originalmente de artesanato, que hoje virou detalhe, e ultimamente coloquei 2 receitas de bolos de amêndoas em cima de pratos lindos que tinha adquirido por aí. Esse bolo com amêndoas que você postou aqui provavelmente será o próximo...
Uma boa semana para você!

Anônimo disse...

Tenho 30 anos e tenho levado para minha terapia esse assunto "escolhas da vida". obrigada por compartilhar conosco seus pensamentos!

Anônimo disse...

Fui apresentado ao seu blog por um amigo muito querido o qual me deu de presente, em 05/10, - o maior deles - este post: 32 e um bolo.

Não sou dado a doces, rs... logo os sons deste post estão consonantes com a frugalidade do meu momento.

frugalidade
s. f.
Qualidade de frugal. = SOBRIEDADE, TEMPERANÇA

Mr. Scarecrow

Tatoo disse...

Ana,

antes de qualquer coisa meus parabéns atrasados.
Eu que não sou muito de bolos, me peguei com uma vontade de provar um pedaço. Nem tanto pelo visual, não que ele não esteja lindo, pq ele está, mas sim pela sua descrição dele e pelo fato de eu amar caramelo.

bjos,

PATY disse...

Foi assustador ler seu texto e me lembrar das coisas que eu imaginava pra minha vida e a deliciosa surpresa ao perceber que eu prefiro a versão real... kkkk
Nunca tinha pensado nisso ...temos a mesma idade e o meu Bebe será encomendado o ano que vem...
E Como “30 dias sem gastar dinheiro,” ?
http://patyveiga.blogspot.com/

Rafaella disse...

Ana, eu já era sua fã mesmo antes de ler esse post, e agora sou ainda mais fã da grande mulher que você mostra ser através do blog. Um beijo grande e feliz aniversário (um pouco atrasado)!

marília disse...

conhece http://www.theydrawandcook.com/?
acho que vai gostar.

Kaká disse...

Amo seu blog! Você me inspira tanto! Cada palavra que usou neste post, eu teria escrito da mesma forma... somos muito parecidas! Aos poucos, também estou eliminando as "tralhas" da minha vida. Um dia chego, lá! Meu bebê deve vir só daqui uns 3 anos ainda, mas já imagino a carinha dele! O cachorro deve chegar antes, até abril deste ano, teremos um Shiba, para nos alegrar. Obrigada por estas palavras tão lindas e tão genuínas!
Grande beijo,
KaKá.

Juliane Alexandre disse...

Ana , gostaria apenas de dizer que admiro muito vc, seu modo de escrever, sua humildade e também o conhecimento que aprendi com todas as receitas e dicas aqui postadas, não passo um dia sem olhar o blog, fiz curso de cozinheiro no SENAC mas ainda assim aprendi tanta coisa aqui que só tenho a agradecer.Obrigada e continue nos fazendo feliz com todos os posts.

Laila disse...

Ana,
já viu esse post: http://softreceitas.blogspot.com.br/2011/10/bolo-de-chocolate-com-recheio-de.html ?
Queria só te avisar, caso não tenha visto, pois apesar de o blog "softreceitas" falar que publicará o que encontrar pela net tem até a sua foto e toda a receita, se for assim, poderia ter colocado apenas o link!
Abs

Ana E.G. Granziera disse...

Laila,
obrigada pelo aviso, mas nesse caso não tem problema: o blog da pessoa é de uso pessoal (ela não ganha dinheiro com ele) e ela colocou o link para o la cucinetta. Teria sido bizarro se fosse que nem outra pessoa que saiu colando os textos e fotos do meu cachorro junto. o_O
abs

Bárbara (O Mundo na Cozinha) disse...

Só isso: <3 <3 <3

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails