quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bolo de peras ao conhaque e chocolate branco

Existem dicas e existem intromissões.

Dica: bota a banheira do bebê no box do chuveiro que facilita a vida.
Intromissão: bota um casaco no menino que ele tá com frio.

Dica: não lute contra sua nova rotina quando tiver um bebê pequeno em casa; assim você estressa menos.
Intromissão: você PRECISA (insira qualquer predicado irritante que soe como uma lei universal da mãe estressada).

Dica: presuma que tudo é normal e bebês são criaturinhas em formação completamente imprevisíveis; isso também estressa menos (e aborrece menos seu pediatra). Se o bebê tá fofo e feliz, aquele soluço não quer dizer nada.
Intromissão: que ABSURDO você não usar (insira qualquer objeto-tralha de bebê que você considere inútil).

Dica: nos momentos desesperadores, lembre-se de que não é para sempre: um dia seu filho VAI dormir, VAI aprender a ir ao banheiro sozinho e VAI dizer a você o que o está incomodando.
Intromissão: pára de comer chocolate, porque isso é cólica.

Dica: Happiest Baby on The Block. É bizarro, mas FUNCIONA. Fiquei fula de ter descoberto isso só no segundo mês.
Intromissão: peraí que eu sei botá-lo pra dormir (diz a pessoa, desenrolando o bebê, que estava tranquilo e imediatamente desata a chorar).

A lista é infindável. E hoje, andando com o bebê sentadinho no sling, olhando para frente, um homem me abordou, horrorizado: "Ai, mas isso não está apertando o nenê???" INTROMISSÃO. Oi, você não me conhece. Bom dia. Tudo bom?

Claro que há quem vá achar que minhas dicas são também uma intromissão. A verdade é que qualquer coisa que digam a você que seja diferente do que você está fazendo com seu filho vai deixá-la ligeiramente ofendida. Porque por melhor que sejam as intenções, fica sempre aquele gosto amargo de "você acha que não estou fazendo um bom trabalho". E quem é mãe está sempre tentando fazer o melhor possível.

Ainda bem que existem também as dicas inofensivas, que só trazem felicidade. Por exemplo, quando a Pat me mandou uma mensagem me sugerindo que eu preparasse esse bolo, depois de ter comentado que eu tinha peras e chocolate branco dando sopa em casa. Foi bater o olho na receita (facílima) que corri para a cozinha. Talvez tenha sido o fato de usar uma forma 1cm menor do que devia (distração) ou ter aberto o forno 15 minutos antes (outra distração) que fizeram o bolo afundar no meio. Ou talvez ele deva ser assim mesmo, pois a massa ficou muito fofa, deliciosa com o sabor da manteiga noisette. O bolo ficou maravilhoso, macio, molhadinho, perfumado. De comer sozinha e escondido. ;)

Outra dica boa? Essa aqui: http://desenhoque.tanlup.com/
Finalmente produzi uma nova leva de posters de frutas e verduras, e estou testando vendê-los através dessa lojinha. Assim não preciso ficar fazendo novos posts a cada vez que produzir, e fica tudo concentradinho em um lugar só. Então quem estava esperando, vá lá. Se funcionar direitinho, do jeito que espero, mês que vem já coloco à disposição outras coisinhas mais. :)

BOLO DE PERAS AO CONHAQUE COM CHOCOLATE BRANCO
(do livro The Boozy Baker)
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 8 fatias gordinhas

Ingredientes:
(peras ao conhaque)
  • 2 colh. (sopa) açúcar
  • 1/4 xic. conhaque
  • 2 colh. (chá) suco de limão
  • 2 xic. peras (cerca de 2 peras) maduras, descascadas e cortadas em cubos de 1cm
(bolo)
  • 1 xic. farinha de trigo
  • 1 colh. (sopa) fermento químico em pó
  • 120g manteiga
  • 3 ovos grandes
  • 2/3 xic. açúcar
  • 1/2 xic. chocolate branco picado

Preparo:
  1. Combine o açúcar, o conhaque e o suco de limão numa tigela pequena e junte as peras em cubos. Deixe macerando por 20 minutos. Então escorra sobre outra tigela, reservando o líquido e as peras separadamente.
  2. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma redonda de fundo removível de 22-23cm. 
  3. Em uma frigideira pequena, derreta a manteiga em fogo baixo, cozinhando por cerca de 8 minutos, até que fique acastanhada e solte um cheiro de nozes. Cuidado para não queimar. Retire do fogo. 
  4. Numa tigela, misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
  5. Na tigela da batedeira, bata os ovos em velocidade alta até que fiquem bem claros e fofos. Vá juntando o açúcar aos poucos, batendo por mais uns 2 minutos. 
  6. Baixe a velocidade da batedeira e junte 1 colh. (sopa) do líquido de conhaque reservado (o restante não será usado). 
  7. Alternadamente, junte a farinha e a manteiga, começando e terminando pela farinha. Bata apenas até que a farinha esteja incorporada. 
  8. Espalhe a mistura na forma e espalhe por cima as peras em cubos e o chocolate. Leve ao forno por 45 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia limpo e o bolo esteja dourado. Deixe esfriar completamente na forma antes de desenformar. 

18 comentários:

Lílian disse...

Muito legal, Ana. Boa sorte na Tanlup.

Ingrid disse...

Ai, que delícia de bolo...
Dúvida: você usou o chocolate em callets mesmo? Picou um pouqinho mais ou deixou como são?

Obrigada!!

Patricia Scarpin disse...

Eu vou TER que fazer esse bolo! Eu fiquei tão feliz por vc ter gostado da dica. E agora o danado vai pra minha lista também. Bolos com frutas são imbatíveis, não? Delícia.

Ana, eu gargalhei com o vídeo que vc linkou - a cara do segundo bebezinho, quando o médico começa a soprar no ouvido dele, é impagável! Nunca tinha ouvido falar disso, achei interessantíssimo. Vou passar a dica para a Lu (tenho certeza de que ela vai achar uma dica boa). :D

Beijo, querida!

Mari Mari disse...

Menina, nao me lembro de voce ter dito que o seu bebe chorava muito... porque eu sou super fã do harvey Karp, embrulhei meus dois filhos, super recomendo o método, eu teria dito antes!! embrulhei o mais velho até uns 5 meses, a e pequena, até mais de 7 meses!

Mayara Kise disse...

Oi Ana, tudo bem? Leio seu blog ha uns 4 anos e sou super fã!! AMEI a sua dica do fornecedor de alimentos organicos, e adivinhe? fiz um pedido que chega amanha!! estou suuper ansiosa, faz tempo que nao como uma fruta com sabor de fruta mesmo (a ultima vez que me lembro estava na chacara de minha avó, comendos as frutas do pé!!).
Absorvo todas as suas dicas com a sede de uma aprendiz de cozinheira =D
Muito obrigada MESMO por facilitar o caminho pra quem está iniciando!
Muita sorte pra voce e sua familia! Tudo de bom!
Beijos

Cristina disse...

Bolos com frutas são meus preferidos e esse está muito apetitoso!Obrigada por repassar a dica!

Anônimo disse...

Oi Ana,

Acompanho seu blog há pouco tempo, mas adoro seus desenhos. Na verdade, amooooo, pois acho que são parecidos comigo...rsrsrsrs
Vou fazer esse bolo, com certeza, mas penso que substituirei peras por maças. Não são muito fáceis de achar por aqui!
Sobre os "que absurdo" e intromissões..conheço bem, e nem tenhos filhos! Afeeee!
Tici.

Roberta disse...

Ana, recebi a DICA do seu blog de uma amiga. E adoro! Também tenho um bebe pequeno e adoro cozinhar.

Valeu, beijo prá vc.

Roberta

CRISTIANE LARA disse...

Oi Ana, tudo bem ? Infelizmente algumas pessoas têm essa mania horrorosa de dar pitacos em tudo. Acha paciência, né ? rs
A receita do Bolo de Peras já está anotada no meu caderno de receitas.Adorei !E o vídeo do médico é bem interessante. Gostei também. Fique bem. Bj

Carolina Frîncu disse...

Ana! O bolo deve ser ótimo e assim que chegar em casa, farei. Sobre as intromissões... bine ati venit! Usei o sling até meu filho ter um ano e cansei de ouvir gente na rua falando que era uma vergonha uma mãe carregar o filho tão mal. O segundo tá na barriga e já tem gente se intrometendo. É a vida, né? Você é a melhor mãe que o seu lindinho poderia ter. Vai sentir isso cada vez mais claro e vai querer parar o tempo quando ele correr prá te dar o primeiro abraço e beijo depois de ter ficado longe de vc o tempo de um banho. Deus te cuide.

N. Tami disse...

Oi, Ana!
Aqui é a Nati!
Resolvi fazer esse bolo porque também tinha pêras e chocolate branco em casa... ele é incrível!

Um beijão pra vc e pra sua criança ítalo-germana!

moranguita disse...

hum excelente este bolo. nao tenho muito habito de usar peras nos bolos mas vou levar esta receita
beijinhos

Anônimo disse...

Oi Ana! Esse blog é tudo de bom. Além das receitas, aproveito as dicas sobre bebês. Tenho um de 1 ano e 5 meses e (corajosa!) um de 22 dias. Também sofro horrores com a intromissão. Outro dia ouvi de uma senhora no elevador que os dentes do meu filho estavam "demorando demais" para nascer. Nem pensei duas vezes. "É porque são bons. Dai demoram mais". Hellooo? Ela nem dentista ou médica era. Enfim, a gente tem que inventar uma resposta na hora, ou sai com esse gosto amargo mesmo, da crítica desnecessária e do trabalho mal feito. Enfim, valeu pelas dicas e a receita. Assim que conseguir ficar mais tempo na cozinha, vou sim tentar tudo. Ah, também encomendei uma cesta no alimento sustentável e adoraria saber onde vc comprou seu sling.
Beijo
Neide

Ananda disse...

Ana, fiz o bolo aqui em casa e foi o maior sucesso! Meus amigos do Facebook ficaram babando e pedindo a receita, acho que vai ter mais um monte de gente usando as receitas que vc publica. Bjs

Anônimo disse...

Opaaa o metodo do dr funciona mesmo? Vou guardar com todo carinho ate abril, quando precisarei desesperadamente hahaha. Obrigada pela dica!

Socorro Fonteles disse...

Oi, Ana. Adorei essa receita e quero faze-la amanha, mas não tenho conhaque em casa. Da para substituir por outro desatilado?

Socorro Fonteles disse...

Ana, querida, que bolo delicioso! Queria tanto faze-lo que resolvi sair e comprar o conhaque. Todos aqui em casa (eu, minhas duas filhas e meu marido) amamos este delicioso e perfumado bolo (o meu tambem afundou no meio - e olhe que a forma tinha exatos 22cm). Mas, da mesma forma que o seu, a massa não sofreu prejuízos, ficou leve e fofa. Beijos...

Deda disse...

Acabei de fazer o bolo e ficou uma delícia, fofinho... Hummm
Pra evitar q a massa afundasse, utilizei pêras em purê ( drenei e amassei pêras em calda não mt doce, da marca cassino) e derreti o chocolate branco na manteiga tostada. Pronto! Deu super certo!
Como fiz em forminhas pra cupcake, ele assou rapidinho, em menos de 15 min

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails