quarta-feira, 9 de março de 2011

Bolo integral de bananas e framboesas

Tem dias em que queremos fazer tudo direitinho, by the book, dentro das regras, e só tomamos na cabeça. Há outros em que inventamos de fazer tudo do avesso e as coisas inexplicavelmente dão certo. Quando a gambiarra sai melhor do que o esperado. Quando parece que os planetas se alinham e o universo não deixa que você se estrumbique apesar da probabilidade alta.

Parece que com bolos acontece a mesma coisa. Num dia, segue-se a receita à risca e o bolo explode, transborda, afunda, transforma-se numa gororoba incomível de proporções épicas. E noutras vezes, lutando contra todos os instintos, resolvemos fazer uma receita que não especifica tamanho de forma, que usa "pote de iogurte" e "envelope de fermento" como medidas, mudamos o tipo de óleo e a quantidade de frutas, e parece que Murphy dá um tempo, e tudo sai maravilhosamente bem.

Este bolo de bananas ficou muito saboroso com o uso da farinha integral, que tem um gosto naturalmente amendoado, e me fez pensar em, na próxima vez, substituir as framboesas por gotas de chocolate. Na falta de um óleo mais neutro, como canola, acabei arriscando e usando azeite de oliva extra-virgem, bem frutado, não muito forte. Sente-se algo de diferente na massa, mas ficou muito gostoso mesmo assim, ainda que prefira usar um óleo mais suave da próxima vez.

BOLO INTEGRAL DE BANANAS E FRAMBOESAS
(livremente adaptado da revista francesa Saveurs)
Tempo de preparo: 20 minutos + 45 minutos de forno
Rendimento: 1 bolo de 20x30cm

Ingredientes:
  • 1/2 xic. iogurte integral caseiro
  • 3 ovos grandes, orgânicos
  • 1 xic. açúcar cristal orgânico
  • 1 1/2 xic. farinha integral fina (orgânica)
  • 1 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 1/4 xic. + 2 colh. (sopa) óleo
  • 2-3 bananas, dependendo do tamanho, maduras e amassadas
  • 1 punhado de framboesas
  • manteiga para untar

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 205ºC. Unte uma assadeira de alumínio de 20x30cm.
  2. Numa tigela média, misture o iogurte, os ovos e o açúcar, misturando bem com um fouet. Junte a farinha e o fermento, misturando novamente, até que não se vejam mais grumos de farinha, e então junte o óleo, misturando até que fique homogêneo. 
  3. Junte a banana amassada, misturando com uma espátula. Despeje na forma e distribua as framboesas, afundando-as um pouco na massa. 
  4. Leve ao forno por 40-50 minutos, ou até que esteja dourado e um palito saia limpo quando inserido no centro do bolo. Retire do forno e deixe esfriar na forma, sobre uma grade. Passe uma faquinha nas laterais e desenforme.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails