segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Salada de grão-de-bico, atum e alcachofras

Os afazeres não terminam nunca. Há tantos pequenos reparos ainda a serem feitos no apartamento novo, e, ao mesmo tempo, tanto trabalho para entregar, que tem sido difícil incorporar tudo à nova rotina modificada por meus pés de melão. Tenho contado com a ajuda de minha mãe para correr para cima e para baixo, ao correio, ao supermercado, passeando o cachorro, pois nesse calor não posso dar dois passos fora de casa sem que minha pressão despenque. 

E o bebê não pára quieto na barriga, chutando e se movendo o tempo todo, tentando me lembrar de que preciso, de vez em quando, parar um pouco e descansar (mas quem consegue??).

No espírito vapt-vupt, na tentativa de conseguir quinze minutinhos para colocar os pés de melão para cima, passei no mercado e comprei uma latinha de atum em azeite de oliva e uma lata de grão-de-bico conservado apenas em água e sal. Apanhei uma receita de sanduíche de Giada di Laurentiis e transformei-a em salada. Misturei o grão-de-bico, o atum e alcachofras em conserva numa tigela. Juntei um pouco de azeitona preta picada, um dente de alho minúsculo bem picadinho, raspas e suco de limão, um punhadinho de folhas de hortelã, azeite e pimenta-do-reino. Rúcula teria sido bem-vinda, mas não havia nenhuma em casa. Usei minhas alcachofras em conserva, que, muito menorzinhas do que a receita pedia na época, acabaram meio molenguinhas do cozimento e excessivamente ácidas do vinagre. Ainda assim, a salada ficou ótima. Acompanhei-a de pés pra cima e um copão de suco de laranjas orgânicas recém-espremidas. 

13 comentários:

Parreira disse...

Ana, sei que não tem absolutamente nada a ve rcom este posto, mas talvez você possa me ajudar. Ontem fiz cookies e eles "derreteram" sobre o papel manteiga, ficou um cookiezão...o que será que errei?
Obrigado
Ronaldo

António disse...

Deve ser boa. : D
Nos dias de calor, nós por aqui comemos, grão/feijão frade, com azeitonas pretas cortadas, tomate cortado, ovo cozido e cortado e cebola picada, temperado com azeite, vinagre e pimenta.
Este Verão, o teu blog vai ser uma fonte infinita de ideias para saladas... aqui a temperatura de Agosto ronda quase os 50º e uma pessoa só tem vontade de viver de água fresca -___- (e salada russa cheia de maionesse... mas isso engorda d+)

Dani disse...

E para vc que esta com pressão assim mais pra baixa, nada melhor que um pouco de coisas mais salgadas para compensar né?!

Precisa diminuir o ritmo moça, assim seu bebê tb não fica agitado.

Confesso que atum muito me atrai, mas grão de bico ainda é algo que não consigo provar, infelizmente.

Anônimo disse...

adorei! mas vou fazer a minha com grao de bico feito em casa, nao gosto de conservas... ana, sei q vc adora iogurte entao vou te passar essa receita. no site da donna hay tem essa receita de parfait de framboesa, mas eu ja fiz com outras frutas(morango, blueberry) e ficou ótimo!como um td dia e amo :)

kalina morena disse...

delicia.
delicia.
adoro seu blog, o layout, as fotos, a nonna, tudo.
seus textos sao muito interessantes.
abraco e felicidades na casa nova,
Kalina

Aline disse...

Oie, Ana

Amo grão de bico! Ainda não tive a oportunidade de experimentar alcachofra. Mas morro de vontade. Acho o seu blog super chique e fico ansiosa pelas novidades. Desejo a você e sua família, muitas felicidades e que vc continue dividindo conosco, com muito carinho, o seu dia a dia.
Bjus
Aline

Carol disse...

O bebê a mexer é muito bom sinal! Mas tem que descansar sim, beber muita água e comer muita salada! Vou experimentar essa agora mesmo. Beijinhos e descansa pq depois q nasce é q começa a festa!

Flora. disse...

Ai, ai, ai.
Nesse calorão, com tantas coisas pra se preocupar, deve dar trabalho mesmo! :)
Adorei essa salada como idéia de almoço apressado. De pé pra cima, melhor ainda.

Beijos!

Raquel disse...

Olá, Ana!Acompanho sempre seus posts, mas nunca escrevi p/ vc.À tempos que quero te perguntar:Onde vc encontra os lindos ovos organicos que vejo em suas receitas?Acho que são os Yamagushi....Eu só acho aqueles Red Label,Korin,etc, que suponho, não serem organicos coisa nenhuma! Me dê uma luz. por favor!!!!
Obrigada e bjs!Raquelneyan

Raquel disse...

Olá, de novo!
Esqueci de te dizer que já entrei em contato com o site Yamaguishi que me informaram apenas um local na zona norte de vendas.É mto longe prá mim que moro na zona oeste(pinheiros).Suponho que vc deva comprar nessa mesma região.
Mais uma vez, obrigada!
Email-raqsan@uol.com.br

Bruna F.L. Carvalho dos Santos disse...

Olá Ana, parabéns pelo seu blog! Acompanho há algum tempo e gosto muito. Comecei agora o meu blog e tomei a liberdade de colocar o link do seu na lista de favoritos, tudo bem? O endereço é http://gourmandisme.blogspot.com Abs!!

Juliana disse...

Que delícia de salada! Vou fazer com certeza!

Bjs

Gabi disse...

Essa salada é perfeita e a rúcula dá uma levantada no sabor mesmo.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails