quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Gordices e bolo de chocolate e manteiga de amendoim (sem farinha)

É claro que os quilos de morango orgânico que saí comprando feito uma louca varrida viraram sorvete. Hmmmm... delicioso sorvete de morango. Morango, creme de leite bem gordo e açúcar. Ninguém vai me convencer de que há algo melhor no mundo.

No entanto, minha cabeça cheia de gordices estava alucinadamente buscando algo achocolatado para combinar com o sorvete refrescante. Fui direto na minha bíblia de tudo o que é de chocolate, o livro da minha diva da confeitaria, Alice Medrich: Bittersweet. Fuça, fuça, fuça, dei de cara com uma de suas inúmeras variações do bolo "Rainha de Sabá", que levava manteiga de amendoim e pedia para ser servido com sorvete de creme e calda de morango. Há!, esquece o sorvete de creme e a calda de morango, junta tudo numa coisa só e esse bolo ficará ótimo com meu adorado sorvetinho que me aguarda no freezer.

Dito e feito.

O bolo é fácil, delicioso, e, de fato, como diz Alice no livro, parece um desastre "inservível" depois que desinfla, como um soufflé fracassado. Mas é tão bom... Não imaginei que tão pouca manteiga de amendoim contribuísse de forma significativa no sabor do bolo, mas você pode sim senti-la galgando seu lugar ao sol em meio ao chocolate. Se você não é fã de um bolo com textura tão "mousse", basta guardá-lo na geladeira para que fique mais firme e não menos gostoso.

E para quem sempre me pede receitas sem glúten, esse bolo não leva nem um grama de farinha. :)

Quando uma menina que estava ao meu lado outro dia recusou-se a tomar um sorvete porque tinha X número de calorias e ai dela que não queria engordar um grama, pensei com meus botões se seria sábio de minha parte dividir com ela que não só eu fazia questão de que meus sorvetes tivessem muita gordura, como eu ainda inventara de fazer bolo de chocolate para acompanhar.

Resolvi deixar quieto, uma vez que esse tipo de pessoa ainda não entendeu que não é o leite integral no bolo que a faz engordar, mas o fato de ela comer o bolo inteiro sozinha. :P

BOLO DE CHOCOLATE E MANTEIGA DE AMENDOIM (sem farinha)
(do livro Bittersweet, de Alice Medrich)
Tempo de preparo:  35-40 minutos
Rendimento: 12-14 porções comedidas

Ingredientes:
  • 115g chocolate meio-amargo, picado (usei 60% de cacau)
  • 1/2 xic. açúcar cristal orgânico
  • 2 colh. (sopa) manteiga de amendoim natural*
  • 1/8 colh. (chá) sal
  • 6 colh. (sopa) de manteiga sem sal em pedaços, ligeiramente amolecida
  • 4 ovos grandes, tirados direto da geladeira
  • 1 colh. (sopa) de Bourbon ou Whiskey (usei rum escuro)
  • 1 colh. (chá) extrato de baunilha
*Para fazer manteiga de amendoim natural em casa, apenas bata no processador de alimentos amendoins sem pele e torrados sem sal até que se transformem numa pasta, em alguns minutos. Transfira para um pote bem fechado e mantenha na geladeira. Caso a manteiga se separe (óleo de amendoim fique na parte de cima), basta misturar novamente com uma colher antes de usar. Fonte: Joy The Baker

Preparo:
  1. Posicione a grade na parte mais baixa do forno e pré-aqueça a 180ºC (parece estranho não assar o bolo no meio do forno, mas acredite na receita). Escolha uma forma de fundo falso ou de mola de 20cm de diâmetro por uns 7,5cm de altura. Se não pretende servir direto no fundo de metal da forma, forre esse fundo com papel-manteiga. Não é preciso untar a forma.
  2. Aqueça o chocolate em banho-maria até que esteja quase totalmente derretido. Remova do fogo e mexa com uma espátula para terminar de derretê-lo e transfira para a tigela da batedeira. (Se a tigela da sua batedeira for de metal, coloque-a direto em banho-maria, como eu fiz, evitando sujar uma tigela extra.)
  3. Junte o açúcar, a manteiga de amendoim e o sal ao chocolate, e bata por alguns segundos em velocidade baixa, com o batedor de arame de batedeira, só para misturar.
  4. Junte a manteiga e bata em velocidade média, até que esteja cremoso e homogêneo.  
  5. Junte os ovos, um a um, batendo em velocidade média-alta, por cerca de 2-3 minutos, até que a massa esteja clarinha e muito leve, com consistência de cobertura amanteigada de bolo. 
  6. Transfira para a forma, espalhando com uma espátula e alisando a superfície tanto quanto possível, e leve ao forno por 25-30 minutos, ou até que um palito inserido a 5cm da borda da forma saia limpo, e inserido no centro do bolo saia ainda com gruminhos de massa grudados. 
  7. Retire do forno e coloque em uma grade para esfriar, período durante o qual o bolo vai desinflar completamente e desgrudar das laterais da forma.
  8. Para desenformar, passe uma faquinha na lateral da forma para terminar de soltar o bolo. Inverta-o numa grade, retire o papel-manteiga e inverta-o novamente num prato de servir. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, se quiser. O bolo frio pode ser coberto por filme plástico até a hora de servir ou desenformado, embrulhado em filme plástico e conservado em temperatura ambiente por 3 dias ou congelado por 3 meses. Para descongelar, basta desembrulhar e deixar voltar à temperatura ambiente.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails