sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Salada de escarola, funcho, maçã verde e queijo coalho

Para que ninguém acredite que ando vivendo à base de bolo, pão e pudim, essa é uma de minhas novas saladas favoritas. Na hora do almoço, a não ser que esteja um frio de rachar nariz, nada me apetece mais do que uma salada. Um hábito que tinha na época em que morava com meus pais e que retornou com força na época da dieta. Só uma refeição leve impede meu cérebro de desligar completamente após o almoço e me permite trabalhar, tranquila porém alerta.

Trata-se de uma mistureba de outras várias saladas de escarola que já comi. Apenas algumas folhas de escarola rasgadinhas, um talo bonito de funcho fatiado fino, meia maçã verde picada grosseiramente, cebolinha, salsinha e estragão frescos picados, tudo temperado com azeite de oliva extra-virgem, um pouco de vinagre de sidra, sal e pimenta-do-reino. A graça fica por conta do bastão de queijo coalho, desses de churrasco, cortado em cubos e dourado em um fiozinho de azeite em uma frigideira bem quente, até que quase todos os lados dos cubos estejam bem dourados e ligeiramente crocantes.

Essa salada ficou tão boa, que a comi durante quase a semana toda, apenas acompanhada de um belo suco de laranja feito na hora. As laranjas orgânicas estão feias de dar dó, mas incrivelmente doces e suculentas, e apenas duas delas renderam mais de meio copo de suco. Mesmo completando o copo com água o suco continua denso e doce como se fosse apenas fruta. Felicidade total!

De sobremesa, jabuticabas. ;)

7 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Mas você tá atacada na escarola, hein? Salada, pizza... :)

Brincadeira, Ana - a salada está linda, adoro queijo e fruta em salada, me ganhou de cara!

Beijo!

Monalisa disse...

Hummm que delícia! Pena que não posso comer com queijo (sou intolerante a lactose). Parabéns pelo seu site, acompanho sempre e na medida do possível adapto as receitas para lactose free. Gostaria de te fazer um pedido: coloca mais fotos do seu cachorro! rsrsrs. Sei que o site é de culinária, mas... ele é lindo demais! =) Beijos!

Mariane Martins disse...

Como, me diz, COMO você consegue ter um blog tão delicado? Achei pelo google, atrás de um bom final para algumas folhas de rabanete. Fui 'folheando' e estou muito contente, coisas orgânicas, integrais, com muitas frutas e parece ter muito sabor.
Agradeço desde já pelas receitas! Parabéns!!
B

Juliana disse...

Oi Ana,
Já faz um tempão que sigo seu blog e só agora resolvi comentar. Tenho 17 anos, moro com a minha mãe, então é difícil conseguir a cozinha pra mim haha
Mas eu adooooro suas receitas. São todas a minha cara: pouca origem animal e muitos orgânicos :)
Parabéns, continue assim
Beijos

vanessafontes disse...

a salada está bonita mesmo. estou atrás de alguma dica para salada com cuscuz marroquino. tem algo?

Cebolinhando disse...

Adooooooro queijo coalho! Tenho certeza que estava divina a salada!

Diogo disse...

Uma salada melhor do que a outra!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails