segunda-feira, 5 de julho de 2010

Gelatina de tangerina com iogurte e chocolate

A única chatice de assinar revistas culinárias estrangeiras é ter de folheá-las, marcar suas receitas favoritas e então empilhá-las na estante e esperar seis meses até que o hemisfério sul esteja na estação equivalente à da revista. A primeira revista do Jamie Oliver que chegou em casa era edição especial de Natal. Abarrotada de coisinhas gostosas e outonais/invernais, e nós em pleno verão... Tudo bem que mexerica não é uma fruta exclusiva de inverno por aqui; sua estação até que é bem extensa, ainda que seu pico seja mesmo no frio. Mas guardei com carinho esta receita, lembrando-me do ano anterior e de como comera praticamente apenas cítricos em julho, cansada das maçãs e peras de junho e ansiando pelos morangos de agosto. [Sim, há morangos no mercado, mas só como morangos orgânicos, e por enquanto, ainda meio fora da época, eles estão carésimos. Prefiro esperar a estação certa e comprar mais barato – sério, tipo 40% mais barato.]

Eu comprara uma bela braçada de mexericas orgânicas já explodindo seu suco de maduras, e, antes que as colocasse a perder, expremi-as na mão mesmo (tão macias e suculentas estavam), passei o suco em uma peneira para filtrar caroços e fiapos, e preparei essa gelatina. Ainda que ansiosa pelo resultado, confesso que não acreditara em seu potencial. Mas ela é deliciosa, leve e merece infinitas repetições. Lembrei-me dos sabores artificiais da infância e não há nada que me faça voltar àquelas gelatinas de cores plásticas e sabores duvidosos.

Quantas mexericas/tangerinas você vai usar depende da fruta, na verdade. Para meia receita, usei apenas 4 mexericas imensas, apesar de a receita inteira pedir 30. É mais fácil comprar quantas mexericas quiser, espremê-las, medir seu suco e alterar a proporção da receita de acordo. A quantidade de açúcar também é a gosto do freguês e depende da doçura das frutas. No meu caso, usei quase nada, umas duas colheres apenas.

GELATINA DE TANGERINA COM IOGURTE E CHOCOLATE
(ligeiramente adaptado da revista Jamie Magazine)
Tempo de preparo: 15 minutos + 3 horas na geladeira
Rendimento: 3 porções

Ingredientes: 
  • 2 envelopes de gelatina (24g)
  • 800ml suco fresco de mexerica orgânica (10-30 mexericas, dependendo da espécie)
  • açúcar cristal orgânico a gosto
  • um pedaço pequeno de gengibre, descascado
  • 1/2 colh. (chá) essência de baunilha
  • 200g iogurte natural 
  • chocolate amargo

Preparo:
  1. Coloque a gelatina em um potinho com 150ml do suco e deixe descansar por 5 minutos. 
  2. Coloque o restante do suco em uma panela com açúcar suficiente para adoçar, mas não para tirar a acidez da fruta completamente. Misture um pouco de gengibre ralado (a gosto), com qualquer suco que a raiz liberar.
  3. Leve a panela a fogo alto e aqueça apenas até notar algum vapor. Não deixe ferver. Retire do fogo e misture a gelatina amolecida, misturando bem com um batedor de arame. 
  4. Quando não houver mais nenhum resquício de gelatina, passe o líquido por uma peneira e distribua em 6 copos pequenos. Deixe esfriar, e quando estiver em temperatura ambiente, leve à geladeira por no mínimo 3 horas, ou até que esteja firme. 
  5. Na hora de servir, misture a baunilha ao iogurte e distribua nos copos. Tire raspas de chocolate com uma faca ou um descascador de legumes e polvilhe as raspas sobre os copos. Sirva imediatamente.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails