segunda-feira, 5 de julho de 2010

Gelatina de tangerina com iogurte e chocolate

A única chatice de assinar revistas culinárias estrangeiras é ter de folheá-las, marcar suas receitas favoritas e então empilhá-las na estante e esperar seis meses até que o hemisfério sul esteja na estação equivalente à da revista. A primeira revista do Jamie Oliver que chegou em casa era edição especial de Natal. Abarrotada de coisinhas gostosas e outonais/invernais, e nós em pleno verão... Tudo bem que mexerica não é uma fruta exclusiva de inverno por aqui; sua estação até que é bem extensa, ainda que seu pico seja mesmo no frio. Mas guardei com carinho esta receita, lembrando-me do ano anterior e de como comera praticamente apenas cítricos em julho, cansada das maçãs e peras de junho e ansiando pelos morangos de agosto. [Sim, há morangos no mercado, mas só como morangos orgânicos, e por enquanto, ainda meio fora da época, eles estão carésimos. Prefiro esperar a estação certa e comprar mais barato – sério, tipo 40% mais barato.]

Eu comprara uma bela braçada de mexericas orgânicas já explodindo seu suco de maduras, e, antes que as colocasse a perder, expremi-as na mão mesmo (tão macias e suculentas estavam), passei o suco em uma peneira para filtrar caroços e fiapos, e preparei essa gelatina. Ainda que ansiosa pelo resultado, confesso que não acreditara em seu potencial. Mas ela é deliciosa, leve e merece infinitas repetições. Lembrei-me dos sabores artificiais da infância e não há nada que me faça voltar àquelas gelatinas de cores plásticas e sabores duvidosos.

Quantas mexericas/tangerinas você vai usar depende da fruta, na verdade. Para meia receita, usei apenas 4 mexericas imensas, apesar de a receita inteira pedir 30. É mais fácil comprar quantas mexericas quiser, espremê-las, medir seu suco e alterar a proporção da receita de acordo. A quantidade de açúcar também é a gosto do freguês e depende da doçura das frutas. No meu caso, usei quase nada, umas duas colheres apenas.

GELATINA DE TANGERINA COM IOGURTE E CHOCOLATE
(ligeiramente adaptado da revista Jamie Magazine)
Tempo de preparo: 15 minutos + 3 horas na geladeira
Rendimento: 3 porções

Ingredientes: 
  • 2 envelopes de gelatina (24g)
  • 800ml suco fresco de mexerica orgânica (10-30 mexericas, dependendo da espécie)
  • açúcar cristal orgânico a gosto
  • um pedaço pequeno de gengibre, descascado
  • 1/2 colh. (chá) essência de baunilha
  • 200g iogurte natural 
  • chocolate amargo

Preparo:
  1. Coloque a gelatina em um potinho com 150ml do suco e deixe descansar por 5 minutos. 
  2. Coloque o restante do suco em uma panela com açúcar suficiente para adoçar, mas não para tirar a acidez da fruta completamente. Misture um pouco de gengibre ralado (a gosto), com qualquer suco que a raiz liberar.
  3. Leve a panela a fogo alto e aqueça apenas até notar algum vapor. Não deixe ferver. Retire do fogo e misture a gelatina amolecida, misturando bem com um batedor de arame. 
  4. Quando não houver mais nenhum resquício de gelatina, passe o líquido por uma peneira e distribua em 6 copos pequenos. Deixe esfriar, e quando estiver em temperatura ambiente, leve à geladeira por no mínimo 3 horas, ou até que esteja firme. 
  5. Na hora de servir, misture a baunilha ao iogurte e distribua nos copos. Tire raspas de chocolate com uma faca ou um descascador de legumes e polvilhe as raspas sobre os copos. Sirva imediatamente.

9 comentários:

claudia disse...

Oi Ana,

Necessito experimentar e será destino certo para as tangerinas que sobraram da semana passada.
Já preparei com maracujá e ficou uma coisa de louco.
Quero tentar com limão, mas sei que é uma frutinha um tantinho mais complicada para trabalhar.

Abraços,
Cláudia

Carla disse...

Que bela sugestão para frutas sumarentas. A tangerina deve ficar óptima precisamente pela acidez, que é uma coisa que adora na fruta.
Beijinhos.

pimenta disse...

Eu adoro gelatina e acho que será óptimo com maracujá.
Tenho uma pequena dúvida, será que podemos usar folhas de gelatina branca, penso que faz o mesmo efeito, quanto ao maracujá, será que posso usar polpa congelada, isto porque aqui em Portugal não existem muitos maracujás, e é uma fruta cara por aqui.
Um beijinho, e se puderam dar dicas agradeço.

Manuela

Thais Weiller disse...

Olha, não acho que adianta muito [do ponto de vista "saudável"] substituir a maioria dos ingredientes por organicos e utilizar gelatina tradicional, que é feita de carniça e restos animais... Já tentou usar ágar-ágar? tem em quase todos as lojas de produtos orientais e funciona maravilhosamente. E ainda, é feito de algas, então é rico em fibras.

Patricia Scarpin disse...

Ana, que coincidência! Escrevi ontem justamente sobre como mudei de idéia sobre as gelatinas depois de provar as versões com suco de fruta de verdade. Hum!
Vou ter que provar esta versão cítrica e linda. Me aguarde!
Beijo!

Ju R. disse...

Oi Ana!
É possível fazer a gelatina com agar-agar?

Beijo.

Ana E.G. Granziera disse...

Manuela,
apenas siga a proporção e método de preparo da embalagem de gelatina em folha.

Thais,
concordo com você. Mas como eu faço gelatina a cada morte de papa, resolvi seguir a receita normalmente. Eu uso agar-agar também.

Ju R.,
é só substituir seguindo instruções de preparo e proporções indicadas na embalagem do agar-agar.

Bjs

marcel gussoni disse...

Ana, bela receita! E as fotos lindas como sempre.

Me tira uma dúvida: você assina a revista do Jamie? Comprei quando viajei por aquelas bandas mas não acho por aqui.. :(
Foi pelo próprio site? Vi que lá tem a possibilidade de assinar. Mas penso que você pode ter conseguido comprar no Brasil. :)

abraços e obrigado.

Marcel

Miriam disse...

Desculpe a ignorancia, mas como assino a revista do Jamie Oliver, tem algum site aqui ou é pelo site dele?
beijo

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails