terça-feira, 29 de junho de 2010

Tigelão de coisas apetitosas: quinua, batatas, cebolas, nozes e folhas de beterraba

Percebi que ando comendo poucos grãos. Pode ser um resquício inconsciente de uma mente dominada pela dieta que durou mais de um ano, pode ser simples preguiça de deixar feijões de molho, pode ser distração mesmo, uma mera coincidência que eu esteja escolhendo receitas que não levem grãos. Dando-me conta disso, resolvi reverter logo a situação. Apanhei um potinho abandonado de quinua na despensa e o coloquei em uso. E à noite o jantar terá cevadinha.

Sempre que penso em grãos integrais lembro da Heidi Swanson, então fui direto ao seu blog em busca de inspiração. Essa tigela de coisas gostosas me pareceu perfeita, e adaptei apenas quantidades para um só comensal (1/3 xic. quinua, 1 batata. 1/4 cebola, 1 punhado de nozes) e substituí o primaveril aspargo pelas mais friorentas folhas de beterraba, rapidamente aferventadas e refogadas no alho. Tão pouca quinua demorou apenas 10 minutos para cozinhar, tempo durante o qual preparei todo o restante. Temperei o prato pronto com mais um fio de azeite e uma espremidinha de limão-cravo.

Ficou tão bom e tão simples que já puxei o potinho de quinua para frente da prateleira, para me lembrar de preparar esse tigelão mais vezes. (Receita completa no link acima.)

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails