segunda-feira, 10 de maio de 2010

Spaghetti com folhas de beterraba para uma segunda-feira fria


Se este não for o prato de spaghetti mais outonal do mundo, não sei mais qual é. Outono é definitivamente minha estação do ano favorita. E ainda que em São Paulo não se vejam cores de outono de forma tão óbvia como se vê em países de clima temperado, adoro ver os vermelhos e os alaranjados surgindo de mansinho nas feiras, em forma de folhas, raízes e frutas. Adoro as cores das batatas-doces, das cenouras, da polpa das abóboras, a folhagem do radicchio, do repolho-roxo, adoro pêras e maçãs de diferentes tons de amarelo e cor-de-vinho... Mas fico encantada quando as folhas das beterrabas aparecem firmes, brilhantes, verde-escuras e vermelho-sangue.

Peço sempre pelo macinho com as menores beterrabas, assim como as cenouras, para que assem inteiras, mais rápido, e porque são normalmente mais doces e delicadas, e sempre com as folhagens mais bonitas e novas, sinal de que estão fresquinhas. Em casa, imediatamente separo as folhas das raízes, para que não murchem. Lavo e seco como qualquer folha de salada e espero pela primeira oportunidade de refogá-las em alho e azeite. Nham!

Este prato de massa saiu do livro Chez Panisse Vegetables. Deixei um punhadinho de cramberries secos de molho em água quente (o original pedia groselhas, mas você pode usar passas). Enquanto isso, piquei meia cebola vermelha pequena e refoguei em um pouco de azeite com 1 dente de alho pequeno picado e uma folha de louro. Apanhei um belo punhado de folhas de beterraba e separei-as dos talos. Cortei as folhas em tiras finas, e os talos, em pedaços de uns 2-3cm. Quando a cebola estava translúcida, acrescentei as folhas e talos, os cramberries escorridos e uma pitada de sal. Tampei a frigideira e deixei cozinhar por uns 5 minutos, enquanto o macarrão terminava de cozinhar. Escorri o macarrão, misturei-o ao molho com mais um fio de azeite, pimenta-do-reino e algumas folhas de hortelã cortadas em tiras finas. Tão bom, tão colorido. :)

12 comentários:

raq disse...

olha a coincidência: estava pra fazer este prato na semana passada mas não achei folhas de beterrabas bonitas. no domingo fui na feirinha orgânica, achei e planejei para o jantar de hoje. agora não vejo a hora de chegar em casa e jantar. e este livro é muito legal mesmo, né?

Cherry disse...

Que bom aspecto. =)
Beijinho*

Patricia Scarpin disse...

Ana, se meu pai visse esse prato lindo de macarrão ficaria doido pra provar - ele adora folhas, de tudo quanto é jeito (toda vez que você fala de catalogna eu lembro dele).
E beterraba é a minha mãe, tudo e qualquer coisa com beterraba me faz voltar à infância e à lembrança da comidinha dela.
Nem preciso dizer que vou provar esta receita loguinho, preciso? :)

Beijo!

Carol disse...

Que diferente!!!!
confesso que fiquei intrigada para saber o gosto que esse prato tem, nunca comi folhas de beterraba, mesmo assim me chamou mto a atenção.
Adoro seu blog.
Bjos

Regiane disse...

Olá, conheci seu blog através do Chocorango, "adoreiii" já te linkei!!!
Bjoo e um ótimo começo de semana.

Rita disse...

Esse prato e o tipo de comida que eu adoro fazer, rapido e saudavel. Eu acho que muita gente joga as folhas da beterraba, que desperdicio, ne. Obrigada por compartilhar a receita!

Jana. disse...

O seu blog é um dos mais saborosos que eu ja li nessa blogosfera.
amei muito

Valentina disse...

Sou louca por outono também. agora estou A=P=A=I=X=O=N=A=D=A por esta receita. Absolutamente show o uso das folhas de beterraba.minha mae ficaria enlouquecida pois o amor de beterrabas foi herdado dela.

Renato Alves disse...

Ana,
Estou viciado no seu blog. Encontrei por acaso quando estava procurando traducoes de buttermilk e outras coisas. Estou morando nos EUA e tive curiosidade de saber o que sao estas coisas que americano adora por nas receitas. Estou esperimentando muitas receitas americanas. Cozinhando todo dia!! Seu blog me lembra muito o filme Julie&Julia. Venho de uma familia portuguesa-italiana e adoramos cozinhar. Meu irmao eh o Chefe Andre Meana, conhece? Ele participa do programa da Band Receita minuto. Falei do seu blog pra ele. Adoro suas receitas e ja tenho uma lista pra ir experimentando.
Sucesso!!
Renato

Diego disse...

Adorei a reportagem no SBT!!! Seu blog está de parabéns agora acompanharei sempre as receitas do blog!
Abraço

:)

disse...

Olá Ana! Procurando por receitas de cupcakes, caí aqui e por aqui fiquei, rsrsrs. Adorei tudo o que vi: receitas, fotos, histórias... enfim, sou sua mais nova fã. Hoje mesmo fiz os Cupcakes de Chocolate e todos aqui em casa gostaram muito. Se quiser ver como ficaram, segue o endereço da foto.
Bjs, obrigada por compartilhar e tudo de bom prá vc e seu Chuchu, rsrs.

foto dos cupcakes: http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAK8aM8tsPkQCwbIOfWMJ7V7tN4j--c_EGB-L6qsBwgGAdYpq25FxkNCC7KuABgELrq5QJztsZqAD-i5mNPA1FikAm1T1UI0gpZG6DSiocu6kyzwNF03GWqDF.jpg

Mallu disse...

muito gostoso. Acabei de almoçar essa receita.

Adicionei beterrabas e cenourinhas cortas e mcubinhos cozidas junto a cranberrys e ficou ótimo!

obrigada!


beijos e parabens

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails