sexta-feira, 7 de maio de 2010

Maçãs fritas, fruta com cara de junk food, ou fritura que não é junk coisa nenhuma

Estou apaixonada pelo livro I Know How to Cook, de Ginette Mathiot e se você encontrá-lo dando sopa por aí, recomendo fortemente que o compre. O livro é para os franceses o que o Joy of Cooking é para os americanos e o que Dona Benta é para os brasileiros. É um manual imenso (bota imenso nisso, que o bicho tem quase 1000 páginas) sobre meu tipo favorito de cozinha francesa (ou de qualquer lugar): a caseira, de todo dia. Até agora, tudo o que preparei dele ficou delicioso. E essas maçãs fritas são apenas um exemplo. É preciso deixar a massinha pronta 2 horas antes de fritá-las, mas não há problema: eu as fiz num almoço de domingo, e antes de começar a preparar o almoço em si, fiz a massinha e coloquei na geladeira. Após o almoço, foi só preparar as maçãs e comê-las quentinhas junto com café. :)

Para preparar essas maçãs que viram um purezinho dentro da casquinha dourada e crocante, polvilhada de açúcar, você precisa apenas misturar 1/2 colh. (chá) fermento ativo seco instantâneo a 1 colh. (sopa) água morna, até formar uma pasta. Junta a essa pasta 2 xic. de farinha, 1 colh. (sopa) de óleo e misture com um batedor de arame, juntando um pouco de água morna até que forme uma massa leve como de crêpes. Bata 1 clara de ovo com um garfo por 1 minuto e misture à massa. Leve à geladeira por 2 horas. Passado esse tempo, aqueça óleo suficiente para fritar a 180ºC ou até que um cubinho de pão doure em 30 segundos. Descasque e retire o miolo de 6 maçãs de tamanho médio e corte-as em anéis de cerca de 1cm de espessura. Mergulhe anel por anel na massa e frite por alguns minutos até que estejam dourados e macios. Escorra em papel-toalha e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Coma imediatamente, mas cuidado com o recheio quente! Serve 6 pessoas generosamente.

Para quem tiver curiosidade, usei maçãs Gala nacionais, que estão uma delícia este mês.

P.S.:Use uma panela bem funda ou aquela telinha para evitar respingos de óleo, porque quando a maçã de fato começa a liberar água, o óleo borbulha que nem louco e voa respingo no fogão inteiro... :P

17 comentários:

Letícia disse...

essa foi de matar!!!
q deliiiiiiiiiiiiicia! to aqui no trabalho SONHANDO em chegar em casa logo pra testar!!!

nossa! seus vizinhos devem MORRER de vontade/inveja de tds os cheirinhos q saem da sua cozinha e ficam no ar!!! :)

vi o vídeo da entrevista!!! achei tão legal conhecer sua casa! :) fiquei me sentindo íntima! ehehehe!

explica de novo como fazer e usar as castanhas do cacau q vc guarda na geladeira? fiquei curiosa! :)

Patricia Scarpin disse...

Ana, que idéia deliciosa - sou suspeita pra falar, já que adoro sobremesas/doces com frutas, mas estas rodelinhas delícia converteriam até o mais radicais...
Lindas!

Giuliana disse...

Nossa mais eu senti até o cheiro se polvilhar canela!!!!!!!!

Ai minhas lumbrigas !

Silvia Fochesato disse...

Ana, tô aqui só imaginando o cheiro delicioso que isso deixa no ar....
Deve ser muuuito bom ....mesmo sendo fritura , até porque é como minha mãe diz "frito até um chinelo é delicioso".
Obrigada por mais essa receita, super inspiradora!
Bom final de semana!
abraço

Anônimo disse...

fermento químico ou biológico ( desculpe a ignorância)

Tati Blue disse...

adorei! adoro seu blog, tá linkada faz sie lá quanto tempo.
agora, a questão é a seguinte...
fermento seco instantaneo é o fermento químico ou o biológico?
perdão pela pergunta, mas... existe tanto químico (pó royal) quanto biológico (tipo fleshman) instantaneo.
é que essa meléquinha que vc descreveu eu imaginei com fermento biológico, mas pela receita eu acho que é químico.
conseguiu entender minha dúvida? rssssss

bjokas

vanessa . disse...

Sei que vou amar. E já me imagino fazendo pros meus filhos, quando eu tiver...

Ana E.G. Granziera disse...

Tati,
é o fermento biológico (fermento ATIVO seco instantâneo), aquele para pão mesmo, granulado. Ok?

Sabrina disse...

Nossa, Ana, dessa vez vc deve ter matado muita gente... Maçãs fritas!!! Hum...

Juliana disse...

Acabei de descobrir o teu blog pela revista ELLE, mas já estou encantada!
Parabéns pelo teu trabalho!
Abraços

Valentina disse...

Amei esta descriçao do interior. amo maças 'cozidas'. Na minha opiniao o sabor delas supera o sabor delas fresco.

divaartes disse...

Ana, Bom dia, vi no seu blog a receita de mãçã frita, não vejo a hora de fazer, porém fiquei em duvida com o tipo de fermento, seria o fermento seco para pães, por favor me responda para que possa fazer a receita.
Obrigada.

divalevasconcelos@yahoo.com.br

Jun.~ disse...

Um dia eu faço aqueles pasteizinhos que você postou alguns dias atrás. Parecem MUITO bons.

Ontem, no dia das mães, eu fiz um cheesecake da Nigella (do livro Nigella Express) com geléia de blueberry e lembrei de você, haha.

E olha, o vídeo com a entrevista sua, ainda não vi tudo (porque a internet é lerda aqui), mas parece super legal!

Abraços, e eu prometo passar mais vezes aqui pra te pentelhar :D

Junji

Rogério disse...

Acessório útil para tirar o miolo é o "descaroçador de maçãs". Talvez haja até em loja de 1,99. Para quem comprar o fermento em pacote grande, depois de aberto, é só colocá-lo fechado num pote de vidro tampado no freezer que dura até um ano.

Com licença que estou indo preparar a massa.

Rogério disse...

Feito, comido e adorado. Em relação à água seria interessante sabermos mais ou menos a quantidade necessária. Coloquei por volta de duas xícaras e meia de água usando farinha Renata. Quando fui tirar o miolo da maçã forcei um pouco e os pretendidos anéis viraram meias-luas. Na fritura a massa ficou bem estufada e lisa (na sua foto não parece muito lisa). Passei no açúcar de confeiteiro e no refinado e ficou bem melhor naquele do que neste.

Pepe444 disse...

Otimo o seu blog com otimas receitas :P

Visite o meu >>> http://artmusicblog.blogspot.com/ :)

thatiana Bandeira disse...

Que delicia!!! Fiquei com água na boca.
E olhe que nem sou muito de doce.
Vou fazer na quarta de sobremesa para uma grande amiga.
Beijos

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails