quinta-feira, 20 de maio de 2010

Salada quente de camarão, chuchu e palmito

Desde a primeira semana de namoro chamei meu (hoje) marido de Chuchu. Começou de brincadeira, porque naqueles dias apelidava todo mundo que eu conhecia de Chuchu, só para rir um pouco. Foi com o tempo que todos à minha volta retornaram a suas nomenclaturas originais e Allex se tornou o único Chuchu da minha vida. Ficou. Fazer o quê? Em contrapartida, ele me chama de Pastel. Bastante apropriado.

Hoje na feira, munida da minha listinha de itens de época, resolvi me aventurar com algo que nunca havia comido, ou nunca fora suficientemente memorável para que me lembrasse de ter comido um dia (não riam): chuchu.

Essa é mais uma receita simples que me faz choramingar pelos cantos por terem assassinado minha querida e saudosa Gourmet. Para meu almoço solitário, usei um chuchu pequeno e um punhadinho de camarão. O bom de comprar camarão aos punhadinhos é que fica parecendo muito barato. ;)

Piquei bem fininho um dente de alho pequeno, umas 2 colh. (sopa) cebola e um pouquinho de pimenta dedo-de-moça. Juntei suco de limão suficiente para marinar, temperei com sal e deixei descansar meia hora, para pegar o gosto. Enquanto isso, descasquei o chuchu e cortei-o em palitos. Aqueci um pouco de azeite e cozinhei os camarões temperados com sal até ficarem rosados. Reservei num prato. Na mesma frigideira, refoguei o chuchu até ficar macio e ligeiramente dourado. Juntei um punhado de palmito orgânico em conserva fatiado e os camarões reservados, apenas para aquecer a mistura. Desliguei o fogo e temperei com a marinada e coentro fresco picado. Tão gostoso...

Como posso ter ignorado o chuchu por tanto tempo?

12 comentários:

Josi Guimarães disse...

Parece delicioso! Deu até água na boca!
Adoro chuchu, uns dizem que é sem graça, mas pra mim tem um sabor maravilhoso.
Gosto de fazê-lo para comer como salada, refogo com alho poró, alho, azeite e depois de frio acrescento limão! :)
Bjs

Amanda Scapini disse...

E faz o melhor suflê de todos!!! Experimenta.

Quéroul disse...

e não é?
chuchu é uma delícia. adoro chuchu com cebola, refogadinho.

;)
bom friozinho pra vc.

Patricia Scarpin disse...

Nossa, Ana, só você mesma para fazer com que eu me interesse por chuchu! :)
Que salada linda!

Dani Etoile disse...

Oi Ana, a cesta de orgânicos esta cheia de chuchu, mas nunca fui fã! Acontece que sua receita me deixou curiosa - existe comida boa com chuchu? - Vou tentar, vai!
bj
Dani

kellen disse...

mais uma que se interessou por chuchu por sua sua salada :)
ana, comecei a ficar de olho na sazonalidade e estou me surpreendendo com boas compras e gostos!

João Mario disse...

qUE BELA SALADA, INGREDIENTES QUE REALMENTE SE COMBINAM. fICO IMPRESSIONADO COM A qualidade ads suas fotografias. São de profissional. Se importa de me dizer que câmera usa?
Olha, quero te fazer também um convite para o sorteio de aniversário do meu blog. Passa lá e concorra a um livro do Bocuse.

Um abraço

João Mario

http://picadinhodebacana.blogspot.com

Juliana Masselli Castro disse...

Tenho que admitir, nunca comi chuchu também! ehehhe
Mas sabe que parece delicioso mesmo né?! Quem sabe um dia... ehhee

Beijos!

Anônimo disse...

Ana Elisa, só uma sugestão para o
camarão com chuchu: Ao invés de
passá-lo pelo azeite, coloque-o
diretamente no chuchu al dente.
No máximo 5/6 minutos no fogo. Dei-
xa o gosto mais acentuado... Aqui
no RJ temos camarões frescos e com
preços muito bons (por isso faço
muito camarão com chuchu para meu
marido, que adora!). Seu prato ficou lindo! Glaucia

Pedro disse...

Olá Ana

Ao contrário de você, chuchu faz parte da minha memória gastronômica afetiva. No quintal da minha avó tinha muito chuchu, colhíamos sacolas cheias. Tinha uma elevação no terreno que parecia um morro para os meus cinco ou seis anos. Eu dizia que subia o morro pra colher chuchu :) Depois, nunca deixei de comprar. E tem um bechamel com chuchu e mais algumas coisas que minha mãe faz que fica fantástico.

Abraços.

Bia disse...

Oi, Ana.
Acabei de conhecer seu blog e fiquei impressionada com suas receitas. As fotos são lindas. Mesmo quando meus pratos ficam gostosos, eles nunca ficam lindos assim ... Parabéns.
Sem falar que vc faz cada receita chiquérrima. Bolo de limão com recheio de lavanda ... era isso? Luxo total.
Um abraço
Bia

carol vannier disse...

Oi Ana,
acompanho seu blog há pouco tempo mas já estou fascinada por ele. Essa foi a primeira receita que experimentei, e realmente amei! Além de deliciosa, ela é muito light, o que cai bem para mim no momento ;)

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails